⁠PERDOAR PARA TER UMA VIDA PRÓSPERA E... Roberto de Souza

⁠PERDOAR PARA TER UMA VIDA PRÓSPERA E FELIZ
O caminho é você quem escolhe, são muitas as estradas, algumas mais longas, outras mais curtas, esburacadas, declive... Frase de Roberto de Souza.

⁠PERDOAR PARA TER UMA VIDA PRÓSPERA E FELIZ
O caminho é você quem escolhe, são muitas as estradas, algumas mais longas, outras mais curtas, esburacadas, declives, curvas. Minha mãe sempre costuma me dizer, quem procura atalho, passa trabalho, então, está esperando o que para olhar de frente para a vida e assumir a autorresponsabilidade e dar direção por quais estradas irá caminhar?

A formatação da leveza da alma vem composta por várias engrenagens. Muitas pessoas pensam que o perdão é esquecer aquilo na qual nos sentimos magoados, não, não é isso. Perdoar é olhar para o fato ocorrido, recordar sem sentir dor, raiva, magoa ou ressentimento.

O exercício do perdão é a mola propulsora para a regeneração da paz interna. É o big bang do surgimento de uma nova esfera planetária da existência.

Vou usar um exemplo de duas pessoas que viveram juntas, tiveram um filho deste relacionamento, e hoje não estão mais juntos, a mãe tem a guarda do filho e o pai não convive diariamente com a criança. Neste momento a moça sente raiva do ex-namorado por não terem ficados juntos, por se sentir abandonada quando sonhou ser o momento mais mágico de sua vida, o ato sagrado de se tornar mãe e ter uma família feliz, foi um sonho rompido, que construiu memórias que bloquearam de forma abrupta o brotar de novas frequências libertadoras. Se isso não for olhado com a profunda capacidade do perdão, será algo que comprometerá muito esta relação de convivência em toda sua história, com isso, agora não será mais apenas uma pessoa na frequência desta dor, passará para a criança, para o pai da criança e para aqueles que vivem em volta desta história.

Lembrando que o exemplo aqui não é para julgar ele ou ela, e deixar claro que cada um tem seu tempo de maturação de suas feridas, e nem dizer que ele está certo e nem que ela está certa, é para trazer a análise da auto responsabilidade, e o quanto somos causadores de frequências que podem atingir um campo social muito grande, pois talvez o culpado de toda esta história da dor desta menina, seja realmente a não capacidade do rapaz valorizar uma mulher que entre tantos homens por ai, escolheu ele para ser o privilegiado para construir uma família.

Bom, mais o fato aqui é que quando exercemos a capacidade do perdão, conseguimos olhar a partir de outra atmosfera, é como se tivéssemos uma miniatura do globo terrestre nas mãos e pudéssemos olhar de cima, tendo uma visão panorâmica de toda realidade. Tudo aquilo que nutro, vou enraizando e as raízes vão ficando cada vez mais profundas, bloqueando a consciência para se colocar em outro estado de pensamento, assim desta forma, a raiva, o ódio, estarão potencializados, assim nasce o sentimento de vingança, que nada mais é do que ver o outro na mesma situação emocional em que você está ou em níveis ainda mais profundos, é como se com isso você estivesse satisfeito, o mal do outro, se torna a sua felicidade, o prazer e o sentido da vida.

Que engano brutal acabamos de entrar, você já ouviu falar que tudo aquilo que emitimos ao universo, assim, de forma muito original ele nos devolverá? Então por quanto tempo continuará machucando, dilacerando o bem mais sagrado que lhe foi dado que é a vida em sua plenitude de contemplação? Só contempla a vida quem tem paz, quem sorri com a alma, quem olha para um rio, um jardim, com gratidão. Escolhemos pessoas como alvos, e não olhamos para dentro.

No caso desta criança que é fruto do relacionamento dos dois, será influenciada totalmente com este campo de energia negativa e refletirá em sua história de vida, com certeza no futuro esta criança ajudará psicólogos, terapeutas a ganhar dinheiro para curar seus traumas e bloqueios, depois lógico de ter se decepcionado com vários acontecimentos na vida.

O perdão é o caminho para a felicidade, aprender a perdoar é como chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, cansado, todo sujo, com o desodorante vencido e depois de um bom e demorado banho quente, vestir uma roupa limpinha cheirando amaciante, se esparramar no sofá. O perdão nos permite provar da liberdade, este que é outro valor essencial para se deliciar da felicidade, digo a liberdade da mente, da consciência, da tranquilidade do pensar, isso nos torna presentes onde estamos. Entendeu? Vamos lá! Você já caminhou por algum lugar já conhecido, um bosque, na rua do seu bairro, e quando se dá conta, nem percebeu que já passou na frente da casa daquele seu vizinho que sempre acena ele com um bom dia, ou que andando pelo bosque, nem percebe que já passou por aquele banco que você sempre senta para olhar os pássaros que assentam naquela mesma arvores todos os fim de tarde de verão? Isso é não estar presente no agora, o poder do agora exige a liberdade e tranquilidade da mente.

Faça um teste, ao sair fazer uma caminhada ou ir na casa de uma amigo ou mesmo para o trabalho, tente estar presente em cada agora do trajeto, você vai perceber o tanto de casas, jardins, lojas, que a tempos não notava a presença deles ali. Se você já está fazendo isso, parabéns, continue, está no caminho certo.

Se conseguirmos olhar o globo do alto, obervar os amontoados de acontecimentos, bons ou ruins, de fora da cena, você irá conseguir se colocar no lugar do outro, e o mais importante, compreender em qual estagio de consciência estou, e tratar com rapidez para que as decepções não se enraízem, para que eu com urgência encontre as várias estradas da liberdade para trafegar.

A raiva, ódio acumulados do sentimento de vingança constrói pessoas ansiosas que remoem potencializando o tempo inteiro a dor do passado e projetando o futuro de forma desordenada e desequilibrada sem viver o presente da forma como poderia.

Perdoe para ser feliz, perdoar é olhar para frente, é viver o presente, é fazer o seu dia e daqueles que estão a sua volta mais alegre e em uma sinergia de completude. Aprendendo isso, dormirás melhor, não terás gastrite, sorrirás a toa, se emocionará com músicas, filmes, teatros, amizades surgirão, o orgulho cai ao chão e o amor brota de fontes límpidas.

Que tal escolher um trajeto para uma caminhada, e exercitar o agora, o perdão nos torna humildes de coração, solidários, amorosos. Seja protagonista do seu eu.

Roberto de Souza @roberto_de_souza_