Carta de uma Futura Mamae
Meu passado é uma singularidade.
O centro de um buraco negro.
O fardo mais pesado, mas menor para segurar.
De forma que é quase como eu me sinto ok.
É, realmente se sente como um novo capítulo da vida...
Tudo não pode terminar feliz,
As vezes esquecer é o melhor para um coração partido.
Viver por viver
Foi deitar-se
não sem antes dar uma olhada
na secretária eletrônica na esperança de encontrar pelo menos um número.
Não encontrou um único sinal...
Parou na porta do quarto, a mão na maçaneta, como se aguardasse ouvir uma voz
mas nenhuma voz se fez ouvir
A noite caia no marasmo costumeiro
Despiu-se devagar, olhando pela janela, a fim de inspecionar o vaso de violetas e os gatos da vizinhança
Fitou a noite escura, a rua deserta... Tudo silencioso, se evaporara o sutil sabor de todas as coisas. A rua agora é um úmido concreto mal cheiroso, nada limpa.
Arrastou-se até a cama, fechou os olhos
e adormeceu...
Fotos
Quase cinco da manhã de uma tipica madrugada de interior, aquele friozinho, pés sem meias, gelados que coloco um sobre o outro para não passar tanto frio a toa, pois basta um pouco esforço para pegar as meias que preciso, esforço que não estou afim de fazer, não agora.
Olho a hora no celular, como está noite está passando rápido. Olho sobre a cama, ali está o livro que atualmente leio, o marca-página me mostra que tenho lido pouco.
O silêncio desta madrugada é deliciosamente quebrado pelas calmas gotas que se encontram com as telhas no telhado, com a grama quase alta, com a calçada que rodeia a casa, e estas gotas calmas fazem a noite ficar nostalgica. Som desligado, celular ali parado, livro sem ler, chuva que cai com tanta calma, pedindo atenção para ser lembrada.
Abro a porta do armario e ali encontro uma caixa, posso chamar de caixa de lembranças, ela guarda cartas, bilhetes, cartões, algumas fotos e cds, dvds que contam através de videos e fotos um pouco dos anos anteriores. Tantas lembranças de pessoas tão importantes, que continuam sendo importantes mas não continuaram a escrever nas páginas da minha vida.
Agora ao lado do computador estão os inumeros cds e dvds empilhados, escolho pelas descrições que eu mesmo escrevi neles. Nossa como eu mudei, interessante perceber que das fotos que estou vendo não gosto mais do que duas ou três, sendo que quando as tirei, escolhi e gravei, eram justamente as que eu mais havia gostado. Garanto que isto ocorre com você também ao ver as fotos de anos atrás, não gostamos do que vemos, dos angulos das fotos, das roupas que usavamos, das caras e bocas que faziamos, mas sabemos que tudo isto conta a história de uma fase, de uma época e mesmo que não falemos, estas fotos representam como eramos. Isto me coloca a pensar como nossa visão muda com o passar do tempo, como a gente se via e como nos vemos agora.
Fotos, como é bom olhar para cada imagem, cenário e lembrar como se fosse agora o momento que aquela foto foi registrada, quantas recordações, estou rindo de mim mesmo, como isto é bom.
Sigo mudando as fotos e os cds, assim como na tela as fotos passam e cada uma trás uma recordação, o mesmo ocorre no coração. Um cd sem descrição me chama a atenção, e ao abrir, fiquei inerte olhando aquele momento eternizado nesta foto, meche com minha emoção, agora não estou mais sozinho na imagem, ali está, você.
Minha amada, quantas lembranças, eu e você sorrindo, e o filme passando na cabeça, como se eu estivesse revivendo este momento, a cada foto que agora minha tela apresenta, uma nova lembrança de saudade se abre ao meu coração.
A saudade de nós transbordou do coração e fazendo companhia para a chuva, esta escorrendo dos olhos, lágrimas de saudade, alegria, momentos, nossos momentos.
Na foto estamos abraçados, felizes, sorrindo, nas fotos o tempo não passou, a gente não se separou e nada acabou, tudo está ali, naquele abraço que é tão seu, aquele abraço que me recebia aberto ao me ver, que me aconchegava, que me esquentava nas madrugadas frias iguais esta, aquele teu abraço que aproximava nossos corações e unia nossas vidas.
Choro ao ver a foto de nossos lábios se tocando, nossos olhos fechados na hora do beijo, um sinal de entrega, de confiança, um mergulho um para dentro do outro, estavamos mergulhados no amor. As lembranças são tão fortes que fecho os olhos e sinto você aqui, posso sentir teus lábios nos meus, teu corpo no meu, sua vida e a minha, como a gente se amava, como eu te amo...
Será que esta pensando em mim agora? Será que as lembranças de nos dois também transbordam de seu coração? Assim como em mim, as fotos na tela do computador ou no porta retrato são cópias perfeitas das fotos gravadas em minha memória e docemente guardadas no baú do coração?
Ao redor o tempo passou, não estamos mais juntos como nas fotos, você fez novas escolhas, eu também. Não posso acreditar que o tempo tenha cido capaz de apagar em você os momentos de nos dois, sei que o tempo não foi nem capaz de amarelar nossas lembranças, que ainda elas refletem com as mesmas intensas cores de nossos mais simples e felizes gestos de amar. Estas fotos gritam ao meu ouvido perguntas que me deixam desorientados, pois não sou capaz de responder, mas a pior delas é porque te tenho somente em fotos, imagens, lembranças, é como se uma voz falasse sutilmente: - E a moça que te beija, te abraça, te ama nas fotos, onde está?
Onde está você? Onde estou eu, perdi você para mim mesmo. Erros, escolhas, momentos, medo...
Somos seres que odiamos a solidão, mas somos mestres em cultiva-la. Como pode alguém ter medo de ser feliz? Como pode a felicidade que as fotos sem voz, conseguem gritar a quem as vê, assustar?
Desliguei o computador, mas não sou capaz de desligar minha vida da sua, mesmo sabendo que você está criando novos álbuns ao lado de outra pessoa e em muitos deles colocou o nome de, felicidade, sei que o nome não corresponde aos dois fotografados, você escolheu partir, partir da minha vida, você escolheu outros olhos para navegar nos sonhos, mas saiba que estas fotos não serão apagas. Não sei porque ainda choro por você, mas é sentimento, não sei explicar. Sei que ainda senta no mesmo banco, vai nos mesmos lugares, reconhece meu perfume a larga distancia, beija outro querendo encontrar o sabor do nosso beijo, mas este sabor não se encontra em qualquer pessoa, é um sabor único, afinal não é em todo beijo que se encontra um amor.
Preciso dormir, preciso voltar a viver, mas sei que não preciso te esquecer, que teremos novas fotos, que tudo será melhor, para o amor tempo, não existe. Quando cansar de sofrer, venha ao meu encontro, venha pois ainda te espero, mas, não deixe de se entregar ao amor desta vez, não deixe que nossa felicidade fique para sempre guardada no caração. Tenho muitos espaços guardados para nós dois em lindos momentos de amor. Aquele coração que lhe dei é apenas saudade, enorme saudade em forma de fotos, fotos de sorrisos, abraços, beijos, fotos de amor, fotos de lembranças do que eramos nós, fotos que revelam o amor, fotos não são apenas fotos.
"vejo o significado do ser amigo
como uma pessoa de segundo plano
que sua única funcionalidade é está alí
sempre disponivel para nos completar naqueles momentos
e por uma simples ausência sem explicação
ele perderá nossos laços de amizades.
Nunca perguntamos se somos amigo dessa pessoa
que chamamos de amigo."
A caixinha......
Em uma pequena caixinha,
queria poder colocar,
o que uma fadinha,
sugeriu para te presentear.
Ela sussurrou no meu ouvido,
como se estivesse a cantar,
-Coloque na caixinha:
Um pouco do céu, da terra e do mar.
Fiquei imaginando,
de que forma colocar.
Para que tudo coubesse,
e a caixinha pudesse fechar.
Do céu peguei uma estrela,
mas uma estrela toda não caberia,
então peguei a poeira do rastro,
que ela deixava quando caía.
Da terra, eu queria colocar,
a mais bela rosa que eu pudesse encontrar.
Mas lá a rosa não poderia sobreviver,
então coloquei a semente para que você pudesse ver,
a rosa um dia nascer......
E por fim ainda restava,
um espaço para colocar,
algo da imensidão,
de todo aquele mar.
Então eu coloquei,
no espaço que faltava,
uma pequena conchinha,
que trazia dentro dela,
um pouco do mar em uma única gotinha.......
Depois de fechar a caixinha,
eu pude perceber,
que lá dentro estava,
um pedaço do mundo, de presente para você............
O peso da culpa
Peço que não levem para uma interpretação masoquista, no entanto, tendo já mencionado no último texto sobre em que ponto nossos problemas ganham dimensões incalculáveis e nos limitam de fazer aquilo que queremos, indago outro sentido, ..;
Em que ponto estando bem, diga-se bem de um modo geral, bem nos estudos, na família, nas relações pessoais, com os amigos, parentes, vizinhos, bem até em quesitos saúde e bem- estar, em que ponto, estando bem pode-se sentir-se mal ?
Talvez deva ser mais direta..., como é possível ter tudo e não ter nada? ...Como teoricamente deva-se estar feliz, mas , no interior, borrar em lágrimas?
Como em um baile de máscaras que todos fingem utopias e sorrisos forjados mas que se corroem por dentro.
Se corroem por um passado que embora tentem escondê-lo uma hora ele sempre vem à tona, .
Como seres humanos que se culpam todos os dias pelos seus vícios e manias passadas, por uma dependência química ou quiçá uma dependência psicológica, ou como aqueles seres humanos que se culpam até hoje pelos laços afetivos perdidos e que nunca mais, drasticamente, serão reatados..; Que se culpam pela morte de um parente ou um amigo querido, ...que se culpam por um acidente.
Acidentes.
Que se culpam por não ter dito palavras doces quando eram requeridas em ocasiões amargas, ... que se culpam por não estarem presentes nos momentos que deveriam estar.
Seres humanos que se culpam tanto por um passado que, possuem até o medo de se arriscar a não viver mais sob a própria culpa.
Culpa. Guilt. Culpabilité. 有罪.
Imaginem que sobre seus ombros esteja uma mochila bem pesada que lhe caleje de dor, e cause feridas em seus braços.
Imaginem que nela esteja toda a angústia de fatos, todas as perdas, todos os palavrões ditos ou até mesmo todo silêncio não pronunciado,...;
Imaginem todos os seus relacionamentos que não deram certo, imaginem toda dependência que lhe levou a uma reabilitação, imaginem todos os esporos de uma vida cosumida e desgastada com o tempo.
Imaginem toda culpa que carregam.
Imaginaram?
Agora, movam-se.
Não há possibilidade.
É pesado demais para se carregar.
Toda a culpa não se supera em pouco tempo ou,talvez nem em cem
anos.
É necessário que da culpa brote consciência, mas não me venham com textos melancólicos de auto-ajuda que nos submetam a uma psicologia barata de como a partir de uma perda é necessário manter-se vivo e como a partir de uma decepção é necessário prosseguir e recomeçar.
Estereótipos não cabem em determinados contextos.
Não é nada fácil, admitamos.
Não mesmo.
Talvez o tempo não cure nada, ou cure tudo, os talvez apenas desloque, como muitos dizem, o incurável do centro das atenções.
Mas leva um tempo danado.
Ferida nenhuma se cicatriza em pouco tempo, e mesmo assim, deixam cicatrizes.
Eu não dito normas a quem perdeu, a quem teve uma juventude jogada ao relento, a quem se rendeu as drogas, a quem perdeu um filho, um pai, um amigo, a quem se culpa até hoje por um acidente fatal, a quem se culpa pela perda de um amor.
Não me coloco nem de longe superior à dor dos outros. A de ninguém..., não seria justo.
Afinal de contas, estando a mil metros de distância do que realmente se passa é muito fácil proclamar poemas ou ditar 7 normas de como superar, ou até mesmo, escrever cartilhas.
Porém, é impossível saber o que se passa na cabeça de cada indivíduo, ...;
Não é possível saber o que leva uma menina de 14 anos ao suicídio, o que leva alguém a cheirar crack, o que leva um pai ou a madrasta a jogar a filha pela janela de um prédio, o que leva alguém a entrar no crime, o que leva alguém a fugir de casa em plenos 17 anos.
A dor, meus caros, é única.
Única para aqueles que a sentem nas próprias veias e que a veem sucumbir e se tornar fatal.
Por isso mesmo torna-se essencial que não se meçam os problemas com uma fita métrica, que não os definam em grandes ou pequenos.
Problema é problema, poxa. E cada um tem o direito de lidar com ele do jeito que bem lhe entender, seja a base de remédios faixa preta, seja a base de psicanálise, seja a base da escrita, ou seja até mesmo, e por que não, a base do diálogo.
Não meçam aquilo que você nem se quer chegou a vivenciar, ou digamos, nas boas línguas, não julgue aquilo que você diz meramente que conhece, mas que ao final das contas, não sabe nem um terço da história.
Tendo julgado tanto e se colocado nos problemas dos demais, o que se ganha com isso?
Afinal, nunca se sabe o que há por trás de um sorriso.
Homens, de uma vez por todas entendam, mulher gosta de um colo quente, mulher gosta de um beijo sincero, que olhe nos olhos delas ao invés de olhar apenas para os seios, mulheres gostam de serem surpreendidas no meio da madrugada com uma mensagem dizendo que você estava pensando nela, mulher de verdade não liga pra marca do seu tênis, do seu boné, mulher não liga pra marca do seu relógio, o que ela quer é seu tempo ao lado dela, um abraço apertado, sentir seu cheiro, mulher quer mesmo é ser valorizada, amada, compreendida, mulher gosta que sinta ciúmes dela, mas não a ponto de estragar uma relação, mulher gosta de receber presentes sim, quem não gosta? Mas o presente pode ser uma flor, um bombom, qualquer coisa que mostre que você lembrou-se dela por onde quer que passe, mulher respeita sua privacidade, mulher tem seus momentos de crise, carência e é exatamente nessa hora que ela vai precisar de você como um amigo, um herói ao lado dela, mulher admira um homem que seja cavalheiro, que a trate feito uma dama, mulher gosta de sair com as amigas porque cada um deve ter sua privacidade, mas mulher também gosta de sair com seus amigos e se sentir importante do seu lado quando e apresentada a todos como SUA, mulher detesta homem submisso, mas odeia homem arrogante, grosso, a mulher vai te valorizar muito mais se em uma briga de ciúmes por causa daquela fulana que você conheceu ao invés de você gritar, você apenas a abraçar ela e falar baixinho que o amor supera tudo, mas a confiança tem que esta em primeiro lugar.
Enfim, se você acha que tudo isso que eu falei aqui é mentira, e porque você ainda não encontrou uma mulher, e sim algumas quaisquer.
MENINAS liga para o que vocês podem oferecer a elas, MULHERES não correm atras, mulheres correm do lado pra ajudar o homem a evoluir, ou então ele continuara sendo um moleque, que tem que combinar com as meninas...♥.
acho que estou esperando algo mais do que só amizade..
e acho que o que eu espero não passa de uma miragem..
e por isso as veses tento te esquecer, pois quanto mais converso
com você vejo que estou seguindo essa miragem que vai me levar
a um poço de frustração, desilusão, dor..
sei que você pode me fazer sofrer bastante, mas, não consigo te
esquecer, é como um vício, quanto mais tento se afastar, mais penso
em você.
Queria uma resposta sua, um sinal, sei lá, qualquer coisa que me diga,
que você não vai me magoar, que posso confiar em você, que não vai
me esquecer..
O valor de uma paixão
Enquanto você está ai
Pouco se importando
Por uma simples decisão .
Uma pessoa,por sua causa,
Pode estar triste,chorando e se perguntando:
Será que sim ou será que não?
Uma coisa vou te dizer,
Não faça essa pessoa sofrer.
Pois mais cerdo ou mais tarde
Essa pessoa você pode perder.
E se um dia não intender mais
O significado da palavra ''amar'',
É só perguntar para a pessoa que tanto desprezou
Que ela vai te explicar.
Vai te dizer com sinceridade
Que a palavra AMAR
É você gostar de alguém de verdade.
Mais isso não é um aviso
E sim a realidade!
A paz do lar do noivo.
- Amor,posso te confessar uma coisa?
- Fala amor.
- Odeio ir na sua casa e ficar rindo , tendo que fingir que sou muito simpática e me meiga . Fico me sentindo um E.T, droga entende que são SUA família não minha. Vou casar com VOCE, não com eles. Todo dia tenho que ta enfurnada lá? Fala sério.
- Você não tem motivos para não gostar de ir lá!
- Não tenho motivos? Tá. Não tenho motivos , a não ser aquele que quando fui lá pela primeira vez a minha querida sogra me chamou de " cheinha " ahh , ou aquele que eu tinha saído com você e ralei minha perna no asfalto e no outro dia quando fui na sua casa,ela me achou com muitas "perebas" ah ou será aquele outro motivo que ela reclamou do meu short ? Ou será aquele que quando cheguei seu sobrinho de 5 anos me abraçou e me chamou pelo nome da sua ex pensando que eu era ela? Ou será o outro que quando eu chego sempre fico por fora de tudo e não tão nem aí? Entre os outros tantos motivos que eu já esqueci..
E aí amor,ainda acha que eu não tenho motivos ? Agora é cada um no seu quadrado meu filho.
Pensar positivamente
Assim como um Medico planeja positivamente uma cirurgia ,antes de começar, nós também podemos planejar o projeto de nossas vidas positivamente afastando de nossa mente desilusões !!!!!
Quando vc pensa positivamente vc está trazendo uma áurea de sucesso em tudo que vc faz !!!!!
Pense sempre em viver
Pense que seu dia , em todos os dias serão azuis
Pense sempre que tudo dará certo
Pense e traga para o seu coração a luz e nunca a escuridão pois só assim vc irradiará felicidade......
Simplesmente eu.
Uma garota Fracassada,
Que escuta e nao enttende nada,
Acorda na madrugada
Anda descabelada, Nao linga pra nada!
Uma garota sem sentido,
Num mundo de fada
Num mundo escondido
Com seus sentiments encondidos
Quer se virar sozinha, nao quer ombro amigo.
Uma menina machucada,
Tragicamente magoada
Nao liga pra opinioes
Dane-se os padroes
Diga-me agora Ou nao quero saber de nada.
Simplesmente eu,
Besta,Chata,Insistente..
As vezes sem perceber faço feridas
Com meu jeito inconsequente
de teimosa e impaciente.
Mas agora so me basta sorrir,
e sair andando pelo o mundo afora!
Eu vou lutar, nAO vou embora,
Vou erguer a cabeça agora.
Nao vou olhar pra tras,
Vou firmar meus olhos pra frente.
Vou criar meu futuro, Vou viver meu preesente.
Eu sou a tipica mineira,
Vivo dizendo besteiras
Se como me lambuso inteira
Se luto nao desisto, Eu sou Brasileira!!
Simplismente eu,
Que com palavras se torna bizarra,
Ando Calma,Nao sou de farra.
Se é pra brigar vou com garras
Dependendo do abraço, Vem logo e me agarra!
Simplismnete sou assim,
Me deixe quieta, Nao fale de mim
Pra mim o Paraiso? é como jardim!
Uma garota que existe, exirge, Insiste.
Nao engane, Se enganar se dane!
Sou simplesmente simples!
Uma vez um poeta disse: "Não fazemos amigos, reconhecemos" F.Pessoa
O reconhecer está em enxergar no outro, o que quer, deseja, aspira da vida, afinidades, medos, angústias, ou apenas uma admiração, ou de ser o como o amigo é...ser reconhecido por eles como alguém, existir. Muitos dizem-se amigos uns dos outros...mas basta uma "distância" seja ela física ou intelectual, para rejeitar qualquer elo ou contato, pois quem quer ter um amigo que não pensa como ele mesmo? É difícil né! Pois como seres em constante aprendizado que somos, alguns buscam fazer o melhor com o que absorvem do conhecimento do mundo...outros utilizam apenas para seu próprio benefício...mas respeitar o outro não é concordar com tudo que ele pensa... O "homem" já acertou muito em sua evolução, mas também já errou pra caramba...os erros mais tristes está ligado ao seu sentimento, principalmente a Fúria!
Estórias
Me bateu uma vontade de escrever sobre o amor, sobre "nós". Mais havia alguma coisa que me impedia de falar sobre "nós". Deveria ser o fato de "nós" nunca ter existido. Eu apenas tinha dentro de mim lindas estórias de um "eu e você" e um "felizes para sempre" no final. Mesmo sendo apenas estórias - eu era feliz-. Mais chega um momento que as estórias não satisfazem mais, e você começa a querer escrever uma linda história, que contenha um "nós" e um "felizes para sempre" no final - que seja de verdade-. E você começa escrevendo tudo que contém no seu coração flamejado de amor. E percebe que não é tão fácil assim ser feliz com um "nós", porque na trajetória da sua história você encontrará muitos nós a serem desatados, muitas cicatrizes a serem saradas, muitos corações a serem conquistados e machucados, muitos lágrimas a serem derramadas... Ai você olha pra trás e percebe, que nas suas estórias você era mais feliz, mesmo elas sendo apenas estórias.
Acordar em uma dia meio ensolarado prestes a cair um temporal, com rosas vermelhas a te esperar, não de quem você esperava...Mais elas estavam lá.
Você com sorriso casual abraça o buquê e lê o bilhete que nelas encontrara. E nele estava escrito: ESPERO QUE UM DIA MEU SONHO SE REALIZE!... e você sorri mais uma vez disfarçadamente, pra ninguém perceber que não era de quem você esperava que fosse, mais que elas estavam lá te esperando para exalar o perfume. As rosas eram lindas e vermelhas, a pessoa que te mandou teve um bom gosto.
Afinal, não são todos os dias que acordamos com um buquê de rosas vermelhas a nos esperar, mesmo sendo de que você não esperava!...Mais elas estavam lá.
Hoje pela manhã, ao acordar, sentei-me só ao lado de uma xícara de café puro. Vislumbrei meu semblante, cansado, pelo reflexo da janela, despi-me de minhas alegrias, e inventei algum problema, qualquer, para poder viver.
Acendi meu primeiro cigarro do dia. Fumegando, sentia a brasa queimar, além do papel, o meu coração, tão dolorido, tão desesperado. O aroma do café misturou-se com meus devaneios, trazendo um ar de graça a coisas tão torpes que se passam pela minha cabeça.
O sol começava a tomar conta da sala de jantar, sentia tudo esquentar, mas meu coração, oh, o meu coração ficava cada vez mais frio, como se ali dentro só existisse gelo. Nem a angústia da dor me é capaz de fazer soluçar, tudo passa sem som, sem brilho, sem palpe.
Passa a vida, como passa o calor do café. Esfriam os corpos, perfumes se perdem, o sol morre, a noite fria chega, chega numa manhã quente de janeiro. Abre os olhos. O sol brilha lá fora. Aqui dentro a lua gélida se faz luminosa, e tão grandiosa.
Lua que outrora foi sol, que em outros tempos aqueceu o meu amor. Hoje é lua, é dor, é desamor. Loucura. No mar frio das emoções que tenho agora, vejo meu rosto desfigurado, quem sabe cansado, atormentado. Vejo reflexos de dor.
Faça...
Faça caras e bocas, sorria, chore, sorria mais uma vez e não chore nunca mais. Sorrir faz bem para a alma, para o coração, para a vida, para o mundo. Faça acontecer coisas boas na sua vida. Faça a felicidade reinar, faça o amor reinar, faça a paz reinar, faça acontecer e não espere ninguém fazer. Faça sorrisos para alegrar, sem medo, sem dor, sem ardor e sem pudor. Simplesmente FAÇA!
Outra vez..
Sairei eu desta!!
Farta!,de ser sua boneca,seu arlequim.
Para enfeitiça-lo,de uma forma sutil..
Para vê-lo olhar novamente,com olhos de ternura,
Tendo com prontidão um gesto,uma palavra de amor,
Por fim...
Acordei disso tudo..
Quimera,se fosse verdade,
Agora porém,só vejo o brilho de teu sorriso,
Na poeira do tempo.
Quando toquei novamente seus lábios...
Algo recomeçou..
Uma contagem incansável... de um antigo amor.
Uma pausa para confições... disse que eu deixei-me levar pra longe de ti, por algumas poucas razões..
Você com os olhos cheios ( de alegria por me ter de novo ) falou : eu esperarei você, sempre e sempre.. por que eu te amo.
Aquilo acalentou toda onda furiosa que tinha dentro de mim.. aquilo foi o porto seguro que eu precisava.. a página estava contigo..
só contigo eu vou escrever nessa página em branco o nosso fim..
Juntos.. perto.. sempre.
E se der errado, eu irei retentar e retentar.. de vc eu não desisto.. eu não paro.. eu insisto.
Por que eu não quero perder um amor.. doeu perder todas as ilusões..
imagina o estrago que faria perder o amor real.. os que eu sempre citei em versos e canções ?
me nego.. me proíbo.. não posso perder você..
Portanto é um pedido.. Não tenha medo de deixar tudo por que eu cuidarei de todos os detalhes (futeis e não futeis) pra te ter.
E se eu errar, me perdoa.. não quero que espere de mim a perfeição..
Mas mesmo com nossas diferenças, quero ser o encaixe perfeito sdo seu coração..
To esperando o dia.. pra fazer acontecer..
E quando quero algo..
Nada me para.. é um sonho.. que quero viver com você.
Vem cá e me ajuda a esquecer toda a dor que um dia deixei em seu coração..
Vem cá.. eu sigo todos os caminhos.. suporto todos os espinhos..
Só me dá a mão.!
Vem cá !!
POIS É
A verdade pode durar uma vida inteira, perseguir uma mulher madura, assaltada de lembranças provocadas por uma amiga que mexe com uma varinha "o fundo lodoso da memória". E, de repente, a avó percebe uma convulsão na sua realidade, porque de repente outra verdade se sobrepõe. Explica. Reduz. E ao mesmo tempo amplia. Pois é. A verdade, em Lygia Fagundes Telles, é tão crua quanto esclarecedora. O que está em seus contos é a vida, sua própria e de outros, tão real e tátil como o chão áspero de cimento.
Reli, com assombro renovado, seu Papoulas em feltro negro, que ela incluiu no livro "Meus contos preferidos". Em onze páginas, Lygia roteiriza, organiza, sumariza, romantiza, anarquiza e enfim suaviza e cicatriza uma vida inteira.
Ojeriza.
Fuga.
Medo.
Ansiedade.
Mentira.
Não foi sem intenção que a narrativa das memórias suscitadas por um telefonema se concentre na latrina do colégio. Era o ponto da tangência. O ponto da fuga. A casinha fedorenta era melhor do que a sala de aula, com aquela presença esmagadora, opressora da professora castradora. Mentira! Tão bem dissimulada que pareceu verdade, por cinqüenta anos. E a verdade, um dia, lhe atinge a face como a aba de um chapéu de feltro, ornado de papoulas desmaiadas.
A memória é sinestésica. E os elementos formais estão ali, polvilhados no conto de Lygia, a declarar a ação dos sentidos. O tato da memória traz a aspereza do giz, o suor das mãos, o pé que esfrega a mancha queimada de cigarro no tapete. A audição da memória pede que se repita a Valsa dos Patinadores, como se repetiu a lembrança pela voz da companheira sessenta e oito, da escola primária. Mas o cheiro da memória remete, primeiro, a urina. A latrina escura. E eis a visão da memória a denunciar a obliteração. Negro quadro-negro. Trança negra. Saia negra. Feltro negro.
No meio do negrume, o sol reflete o seu fulgor majestoso na vidraça. É o esplendor do flagrante descobrimento. "O sol incendiava os vidros e ainda assim adivinhei em meio do fogaréu da vidraça a sombra cravada em mim." Dissimulação - mesmo em meio a tanta luz, há uma sombra. É uma sombra que persegue a personagem até o reencontro com a professora. Sombra, por definição, é uma imagem sem contornos nítidos, sem clareza. Como a professora, morta-viva, "invadindo os outros, todos transparentes, meu Deus!" E Deus, que sombra é esta a que chamamos Deus?
Pois é. Neste conto de Lygia, o gosto da memória, ou a memória do gosto, está ausente. Não se manifesta o sabor. Por que não se manifestou o saber, é por isso?
O conto é partícula de vida. É meio primo da História. Mais do que eventos, registra caráter, caracteres, costumes, clima, ambiente, formas, cores, preferências, gostos. O conto é uma das modalidades da história feita arquivo. Por isso conto, contas, contamos. O conto oral é o livro em potência, a história em potência. Ambos pertencem a quem os usa, e a quem de seus exemplos faz uso.
A escola deve ensinar a ler. Mas também deve ensinar a ouvir. Por isso, também na escola, que é um complemento da família, é preciso haver quem conte histórias. Como Lygia, que nos faz lembrar que é preciso haver a lembrança de uma infância vivida, o acalanto de uma voz querida, contando histórias, ilustrando a vida.
Lygia é de uma franqueza pontiaguda.
Este conto, em especial, é uma escancarada confissão de humanidade. A personagem é Lygia, ou qualquer um de nós. A personagem é frágil. Conquanto pensasse, a vida inteira, que era forte. Imaginava-se executora. Conquanto pensasse, a vida inteira, que era executada. Humana, enfim. Eis a verdade. Eis Lygia. Pois é.
Jornal das Letras, edição de agosto de 2007
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases para Conquistar uma Garota
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Uma mensagem para alguém especial
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã