Carta de uma Futura Mamae
CARTA AOS PAIS
Meu irmão.
Evocamos as homenagens que lhe são tributadas, pela nobre missão que o Senhor da Vida lhe concedeu, na condição de pai na Terra, venho ao encontro de seu coração, a fim de que possamos, juntos, refletir acerca de alguns elementos que muitas vezes, são deixados lado, por variados motivos.
Você sabe que ser pai no mundo é honrosa oportunidade com que Deus brinda o homem, com que abençoa a masculinidade, homenageando a sua função co-criadora, ao lado da mulher que se fez mãe pelos vínculos carnais.
Assim, meu irmão-pai, torna-se necessária a sua atenção para os episódios mais estridentes que acontecem nos momentos que passam, na conjuntura social.
Ouve-se falar dos tormentos dos vícios, do tóxico em particular, solapando as energias jovens, começando a destroçar a criança, ainda nas primeiras experiências infantis, enleando até mesmo os seus filhos na volúpia viciosa, e tantas vezes você não se interessa e , por isso , nada vê.
É verdade que você se encontra preocupado com a manutenção doméstica. É valido que você se torne o eixo em torno do qual giram preocupações. É compreensível que esteja cansado, ao voltar dos sucessos cotidianos da profissão.
Porém papai, não deponha sobre os ombros da companheira-mãe a responsabilidade de, sozinha, conduzir o lar, educar a prole, acompanhar os passos dos pequenos e dos mocinhos, fazendo-se presente onde se torne preciso. Você pode e necessita, meu amigo, na condição de genitor, participar desse luminoso esforço, que é o de conduzir ao Criador as almas que lhe foram apresentadas na função de filhos.
Quantas vezes você tem mirado nos olhos dos seus filhos para sentir-lhes as realidades intimas, pelas “janelas da alma”?
Quantas vezes você tem renunciado a um lazer para que esteja com eles, nos compromissos escolares em que se faça importante a sua pessoa, numa ou noutra atividade social, a fim de que se sintam apoiados por sua presença a dar-lhes segurança?
Quantas vezes você tem dialogado com seus filhos, ouvindo-lhes as opiniões sobre a vida, as pessoas, os fatos cooperando no esclarecimento de equívocos e fazendo recolocações devidas, auxiliando-os a caminhar pelas vias do discernimento?
Quantas vezes visitou, você mesmo, os ambientes, os redutos, nos quais vivem e se agitam seus filhos, a fim de conhecer onde estão comumente, com quem estão e o que fazem, demonstrando interesse pelo acerto deles na vida?
Quantas vezes chamou-lhes a atenção, com carinho e energia, ao vê-los bandear-se para caminhos obscuros, induzidos pela propaganda tendenciosa do mal ou pelas opiniões de quem se lhe apresenta como liderança da moda?
Quantas vezes você conseguiu conversar, sem gritar; orientar, sem imposição descabida; corrigir, sem agressão, para que eles adquirissem o senso do equilíbrio das proporções e da tranqüila disciplina?
Pense, meu irmão, pense seriamente, desarmado emocionalmente, para verificar se não terá tido ou se não tem participação nos equívocos em que os filhos se lançam por ignorância ou desamparo, por falta de sua assistência...
Se, muito bem, que você ama seus filhos. Entretanto , o amor, sendo a virtude por excelência, deve ser vigilante e perspicaz, para que , em seu nome, a insensatez e assombra não se estabeleçam.
Hoje, quando tantos filhos sofrem a carência da presença dos pais, Vigie-se para não trocar por presentes matérias a atenção que lhes deve, de modo a conquistá-los. Ainda que tenha coisas para dar, de-as, mas oferte-se a eles. Sorria com eles, corra com eles, ajude-os em pequenos serviços, em singelos deveres escolares. Ouça-lhes as historias simples do dia-a-dia, vividas com colegas e amigos. Dê valor às suas dificuldades, sem exageros prejudiciais, contudo. Pergunte-lhes, ao tornando-se, assim, amigo-confidente, para que seja aceito como conselho.
Mas, não se olvide de que todas as suas orientações, palavras e ensinos se esboroarão, ruirão por terra, se você apenas quiser ensinar, sem que viva, nobremente, os ensinos que ministra.
Reflita, pai querido, que seus rebentos lhe conduzirão a mensagem de vida aonde quer que forem, impregnados que estarão por tudo quanto lhes houver oferecido.
Não se esqueça, ainda, papai, que você não está a sós, com sua companheira, para o conduzimento dos filhos. Contam vocês com a assistência e com a participação dos nobres Emissários do Bem, que se fizerem seus Anjos Quardiães, e que têm interesse em recambiá-los a Deus, valendo-se da sua disposição de pai e mãe na Terra.
Não diga que se torna difícil a lide, por lhe faltar o burilamento da cultura escolar. Para orientarmo-nos pelo bem, pelo caminho correto, junto aos nossos afetos, não temos necessidade de diploma, mas, sim, de bom senso e maturidade, aliados a uma profunda confiança em Deus.
Repito-lhe que os Espíritos Avalistas da sua família acompanharão as suas lutas e dificuldades, limitações e empenhos , suprindo onde seja necessário, a fim que você consiga avançar , cooperando com o Criador de modo efetivo, e mais afetivo, alcandorando-se com os seus educadores bem formados.
Ao abraçá-los por sua coragem e por seu amor, junto aos filhos amados, auguramos-lhes verdadeiros progressos, na marcha para a real felicidade, após a sua missão devidamente atendida.
Vereda Familiar
J. Raul Teixeira
Carta...
Venho hoje lhe escrever ,
p'ra falar sobre nós dois...
Não posso deixar p'ra depois
o que tenho a lhe dizer.
Amei-o muito... Você sabe.
Mas , na vida amor...Tudo passa !
"Não há bem que nunca acabe,
nem mal que sempre perdure..."
Nosso amor não foge a regra.
Foi bom enquanto durou...
Chegou ao fim... ACABOU !
Eu não sei bem por onde começar, essa carta é daquelas que mesmo sem remetente chega onde precisa chegar, não preciso nem escrever seu nome pois até você saberá que ela te pertence...
Sabe as vezes eu queria que você sentisse tudo o que eu senti, mais pra ser sincera acho que te machucaria mais pisar neste seu orgulho que te domina... me pedir, me implorar perdão dizer que queria ser meu amigo e confessar que nunca foi.
Como eu queria que você ao menos me ouvisse para eu poder te contar tudo que passei... Sabe se a noite falasse ela te contaria o quanto eu te desejei, a lua te contaria o quanto eu te chamei, as estrelas te contariam quantos pedidos eu fiz e o meu travesseiro iria te contar quantas foram as lagrimas derramadas por sua causa...
Eu nunca soube se você me magoava ou me fazia bem e hoje exatamente hoje que completa um ano eu percebo que por mais que o tempo se vá as lembranças sempre ficam, todos dizem que é bom reviver mais hoje eu tenho certeza de que você não se foi, que não foi, não é nunca será facil de te esquecer...
Eu sei que sou aquela flor que você pisou, aquela que passa e você nem nota, eu sei que sou o olhar que você evita e o sorriso que você matou. Eu até posso ser aquela que não te esqueceu, mas *** eu sou aquela que você pra sempre perdeu.
E já que você gosta de fazer algumas pessoas sofrer, aproveite pois este é o ultimo mêz que sofro por você, essa foi a ultima noite que chorei sem me arrepender, se sermos amigos um dia???? Não sei pois agora não depende só de você!
'A abelha fazendo o mel vale o tempo que não vou...
Tudo viver ao teu lado.'
Querido,
Quando estiver lendo essa carta, saiba que dei tudo de mim por nós. Nas noites frias te cobria e aquecia com o meu amor, te alegrava nos dias tristes com meu sorriso, e nos dias chuvosos pintava arco íris na sua janela, nos dias de cansaço levava ânimo e força para continuar, quando pensava em desistir o apoiava à seguir em frente. Quão burra eu fui por ter feito todas essas coisas, e simplesmente não ter cuidado de mim. Apenas vivi a sua vida, dei tanto de mim ao ponto de não sobrar nada para mim, cheguei ao ponto em que não conseguiria viver mais sem você. Você me disse "siga em frente", como o faria sem ti ao meu lado? Apenas pensou em si, não se preocupou com o final. E qual seria o final disso tudo senão esse? Queria levar flores no teu caixão e decorar teu velório, ou pedir para que fizesse isso no NOSSO por nós. Sempre por nós, em tudo. Agora faça por mim; pegue aquelas violetas de que tanto gostava e ponha sobre mim, não quero Letícia chorando diga-a que estou bem e que tudo ficara melhor, não há nada que não passe. Cuide do meu jardim, aquelas rosas vermelhas que estão a desabrochar merecem viver, dê um beijo na Ursula e peça mil desculpas por nunca ter contado-a o que realmente me acontecia; mande lembranças ao meu pai; e pra você eu deixo meu total DESPREZO.
Grata.
Carta de um anjo mal
Sei que você vai rir quando ler essa carta e nem adianta tentar me enganar, eu sei tudo sobre você, aliás, metade das coisas que você faz eu faria exatamente igual. Serias uma mulher maravilhosa se não fosse esse seu ar feminista e arrogante perante os homens. Mera implicância sua minha princesinha [/sei que você se remói de ódio quando te chamo assim], mas acredite: no fundo você me ama e sua vida seria um tédio sem mim, sou eu quem põe alegria nessa sua vidinha pacata de menina comportada e organizada. E por falar nisso, que manias você tem hein?! Não pode ver nada fora do lugar que já sai juntando, se tem uma poeirinha no chão, lá está você com uma vassoura na mão, não consegue deixar um copo sujo, cama desarrumada, um livro fora do lugar... Quer um conselho? Vou te dar mesmo assim: a vida é tão melhor quando desorganizada, o divertido é procurar. Se ao menos você parasse de reclamar de mim e me deixasse aproximar... eu poderia te incumbir a fazer coisas deliciosas, tudo o que você tem vontade, mas falta coragem. Você poderia acordar arrependida, mas não dormiria na vontade. Isso jamais. Podes me chamar de cachorro, sem vergonha, solte o verbo, fale também aqueles palavrões que você diz quando está furiosa. Já que estou falando, vou falar tudo o que penso. Você deveria fazer mais daquelas loucuras. Sim, eu estou falando daquelas. Antes era mais fácil te convencer, bastava eu ficar buzinando algum tempo no seu ouvidinho e você não aguentava a tentação. Agora não, acho que à medida que cresces ficas mais teimosa. Teimosa e burra, poderia ser tão mais divertido. Você tem que fazer tudo que der na telha, não precisa pensar no que os outros vão dizer, os outros serão sempre os outros. Poderias sumir de vez em quando. Pra que sempre atender esse maldito celular? Deixa ele tocar e depois diga que não ouviu chamar. Minta de vez em quando, não precisas falar sempre a verdade. Sempre que sentir vontade de um beijo na boca beije esses garotos que são afim de você. Dê a eles um pouco de felicidade. Se forem bonitinhos é claro né minha princesinha. Vá em frente e se divirta. Mas você não faz isso, essa sua mania de ser leal com os sentimentos dos outros me irrita e pode confessar: irrita a você também. Viu como eu sei tudo sobre você?! Sei que você não gosta de dar satisfações, de ser fiel a um homem, mas não entendo porque és. Já que estamos falando de pegação, digo, já que estamos falando de coração, você bem que poderia pegar o primeiro ônibus e ir visitar esse garoto que você diz amar, mas na minha opinião o único homem que você realmente ama sou euzinho aqui. Sim, não precisa dar satisfação pra ninguém, arrume a mala, pegue o dinheiro e vá, não pense nas consequências. Você seria tão mais feliz se me desse ouvidos. Deixe esse medo bobo de lado, se você não fazer agora, vai fazer quando? Faça tudo o que você sempre quis, mas nunca teve coragem por ser boazinha de mais. Lembre-se: mulher boazinha é mulher ruim, a pior coisa que uma mulher pode ser é boazinha. Se depois você se arrepender [/o que eu duvido] pode colocar a culpa em mim, diga que é o seu demônio interno que te faz fazer essas loucuras, pode dizer que eu não presto, que sou um safado e ainda por cima um demônio homem. Eu não me importo com essas palavras que me soam como carinho. Eu vou estar do ser lado, rindo desse seu martírio desnecessário. Ah, me perdoe algumas discordâncias gramaticais, como você sabe: português nunca foi o meu forte, princesinha.
Ass: Seu anjo mal
CARTA DE AMOR
Olho-te todos os dias procurando um motivo pra te odiar, mais nada consigo encontrar,É tão grande meu amor por você que não me imagino sem você.Você pode até em mim não acreditar.Mais um dia você vai saber o quanto é grande meu amor por você.Queria tanto que soubesse que acreditasse no meu amor.Mais isso não posso te obrigar.Minha única saída é não desistir de você.Lutar ate o fim por você.E se não conseguir não pense que deixarei de te amar.Porque o que eu cinto não tem fim nem barreiras.Ver-te feliz é o que eu mais quero.Fazer-te feliz é a minha meta, minha missão.Acreditar nos nossos sonhos, nas nossas verdades.Minha vida começou quando te conheci,E terminara no dia em que você me deixar.Minha sentença, minha vida longe de você.Podes até não acreditar em mim, nem nas minhas palavras.Mais acredites em mim porque essas palavras são verdadeiras.Não quero mais ninguém a não ser você,Se agüento todas as coisas ruins que fala ao meu respeito,É porque eu te amo e sei que no fundo você não pensa isso de mim.Não penses que foi assim com o outro,Porque isso não tem nem comparação.Pela primeira vez dei um passo em minha vida,Um passo que seja somente meu, sem ninguém pra me orientar.Quero caminhar da nossa maneira.Do nosso jeito, do jeito certo.Estou caminhando do jeito certo,Se algo for estragado não será por mim, isso tenho orgulho de falar, não to jogando a minha vida no lixo, porque agora eu tenho porque querer a felicidade, nada farei pra jogá-la fora, enquanto eu estiver eu teu coração, terei motivos pra ainda viver, não pense que é drama, nem tão pouco fingimento, me dói em saber que podes pensar isso de mim, palavras são mais dolorosas que certos tapas, doem mais, ferem mais, certas palavras não caem no mar do esquecimento, mais sabe o que me faz esquecer delas, o amor que eu cinto, o amor que me fortalece, escrever pra você é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, todas as coisas que eu te escrevo, que eu te falo, ou coisas que eu ainda nem te falei, tem assim como você um espaço insubstituível no meu coração, todas guardadas, e não pense que elas não servem pra nada porque elas me dão forças, quando ouço coisas ruins de sua boca, elas La pelo outro lado estão me falando, não acredita porque você ama ele, e faça o possível e o impossível para fazer com que ele acredite em você. Eu não tenho outra inspiração que não seja você, nem pense nisso. Eu amo uma única pessoa, e essa pessoa esta do meu lado todos os dias, a melhor coisa é acordar do seu lado, te ver todos os dias, saber o que você esta fazendo.
Te agradeço por me fazer feliz, por me fazer sentir cada dia mais viva, e por mais que você duvide do meu amor, mesmo assim ainda me faz muito feliz, os momentos que passo ao teu lado são mais valiosos do que qualquer outra coisa conhecida na face da terra.
Jamais deixarei de te amar, não importa o que você faça, nem o que me falem de você, estou convicta do meu caminho, das minhas escolhas, você me ensinou o verdadeiro sentido da felicidade, e essa lição eu jamais vou esquecer, e é com essa lição que eu pretendo ser feliz pro resto da minha vida, mais eu só não serei se você não quiser, porque estou fazendo tudo certo.
T. amo W. pra sempre C.
A Última Carta
É totalmente insuportável querido ter que escrever-lhe neste estado, não pense que não o amo, amo-te com a itensidade das forças que ainda me restam, apenas estou cansada...e hoje sei que Deus está me dando a oportunidade de descansar...
Perdoe-me por não confiá-lo minhas angústias, só estava quieta esperando que elas fossem embora...mas elas não foram...e até agora ainda as sinto latente vagando em minh'alma...
Hoje sei que não posso mais lutar, não me considere fraca não suportaria...lutei enquanto pude, tenha certeza que muitas vezes sorri quando minh'alma chorava...se debatia pedindo socorro...
Preciso dizer-te que embora a felicidade não tenha me visitado nesta vida, minhas maiores alegrias foram ao seu lado, meu anjo...se puder me encontrar com quem hoje me leva pedirei que o livre da angústia da minha perda, o pouco de crédito que tenho no céu usarei por você...usarei pra você...
Demorou mas hoje sei que nasci com a dor do mundo em minhas costas, nosso amor aliviou muitas delas, não pense nunca que não me ajudou...a verdade é que carreguei um fardo pesado demais pra dividir com a pessoa que mais amei na vida...sabes o quanto amo a justiça por isso nunca permitiria que minhas tristezas roubassem-lhe os sorrisos.
Prometo-te que até meu último suspiro pensei em nós...pensei nos teus olhos e os quis como nunca mas sei que se os vissem agora pela última vez não iria ter paz pra aceitar a minha partida...a minha partida pra longe dos teus olhos...
Despeço-me e beijo-te com meus pensamentos, como a primeira vez, lembra amado? Agora já sinto a paz de quem esperou a vida toda por um consolo...não chores...preciso fazer-lhe um último pedido: reconstrua sua vida...agora entendo que sofrerás e isso me dói tanto,tanto,tanto...mas vai passar não é isso que tanto me dizias quando em prantos encostava minha fronte na tua?Olhe o horizonte com esperança...com toda esperança que hoje me falta.
Posso ir em paz pois sei que cumprirás o meu pedido, teu maor nunca permitiu negar-me nada...Saiba que amo-te e o fato de aceitar meu breve destino não significa que desisti de nós...a vaga de anjo da guarda que abri no céu será minha...sinta que te cuidarei...pela eternidade te cuidarei...até quando meus cuidados trazer-te de volta ao nosso lar.
"Carta para um estranho"
Me deparo com o olhar vago, por entre devaneios e sorrisos – estupidamente – bobos, sem conseguir explicar o quão bom é ter te conhecido – mesmo que informalmente – mesmo que por métodos artificiais – uma pessoa assim, completa de si. Verdadeira!
Contigo desfiro sorrisos que estavam guardados e empoeirados num pote abarrotado de frustrações. Daqueles que dão vontade de desenhar com giz de cera no papel bandeja de um restaurante de esquina. Daqueles que dão vontade de aventurar-se na cozinha e preparar um prato diferente ao som de Djavan. Sorrisos esses – que são seus – são meus – são nossos!
Sei que muita gente deve me achar a mais completa idiota, eu dou razão!
Por senso de sociedade, isso é fora do comum, fora do contexto de “vida certa”. Mas para ser sincera, estou pouco me importando com a opinião alheia. Você – em pouquíssimo tempo – está me fazendo um bem enorme e isso é o que mais importa.
Julguei-me tão impenetrável, e me deparo – aqui – agora – em situação imensurável.
Esse acontecimento me despertou a vontade de um gostar simples, que há tempos não sentia. Um gostar daqueles rotineiros e apaziguadores, bem cadentes de nós, bem gostoso, bem simples…! Sem joguinhos premeditados, ou teorias.
Sua perturbadora suavidade me fascina, me deixa completamente encantada por sua perfeita imperfeição. Imperfeição – perfeita para alguém como eu. Perfeição – que preenche as lacunas entre meus defeitos e efeitos.
Por fim, meu sorriso contigo sempre será inédito. E moverei montanhas, para que essa coisa gostosa seja mútua. Seja nossa!
Estranho meu.
CARTA PARA O MEU AMOR
Preciso dizer que te amo. Eu sei que não é necessário, pois eu sei que você já sabe disso. Sei que pode ver nos meus olhos e nos meus gestos. Mas eu apenas preciso que você tenha certeza. E nenhuma prova seria melhor que esta. Eu dizendo que te amo. Na verdade, escrevendo. Te escrevo essa carta porque não sei falar essas coisas muito bem. E eu também não saberia me expressar muito bem com palavras faladas. Não fui acostumada a expressar meus sentimentos através de palavras. Mas como sei que isso é importante, tento, por meio dessa carta, dizer para ti o quão importante me és. O quão importante sempre me será. Mesmo que não seja meu.
Essa é a última carta que escrevo pra ela,essa noite quero esquecer aquela mulher.
Eu já me cansei de dormir sozinho esperando por ela rolando na cama sonhando que um dia...
Ela voltará.
Triste ilusão dar tanto amor à quem não merece
pobre coração que agora padece morrendo aos poucos por te amar demais
Quantas madrugadas debruçado na minha janela
olhos rasos d'água pensamento nela
uma chama que se apaga como uma luz de vela.
Vou te amar para sempre!
Depois da carta, frases decoradas
meio estagnado fiquei só.
Na solidão, indo em contramão,
tentando esconder a dor, lembrando o que poderia ser
Um amor.
Só de pensar em teu sorriso lindo;
no brilho dos teus olhos.
Meu coração gritou esta canção:
Vou te amar para sempre
Vou te ter para sempre
Em meu coração
Dúvidas existem, medos e desilusões
Mas o amor é maior.
Vou pedir a Deus para que te abençoe por onde você for
Vou pedir por nós, mesmo que não haja
lugar para o nosso amor.
E agora você está
tão longe de mim.
Estou tão triste assim.
E agora fiquei sozinho.
Na solidão, por causa de um não.
Carta para um Anjo
Procuro um lugar
Procuro um amor
Procuro um alguém
Procuro me encontrar em algum lugar, com alguém que me de muito amor.
E parece impossível.
Já encontrei alguém que me largou no meio do caminho, que não quis encontrar nosso lugar, que simplesmente soltou minha mão..
E eu chorei, chorei porque não tinha mais ninguém para me dar amor.
Chorei porque eu tinha me acostumado a ouvir e dizer: TE AMO
Chorei porque agora estou só
Estou caminhando.
Procurando alguém, mas na minha lembrança só vejo o teu rosto, só ouço a sua voz, só sinto nós dois, só vivo o passado.
E no presente vou caminhando na mesma estrada aonde você largou minha mão.
No meio dessa estrada tento achar outro alguém e continuar seguindo para algum lugar, o lugar que era só meu e seu aonde você não quis chegar.
Mas no meu coração, bem no fundo sempre vai existir um pedacinho que hoje é triste mas, que ainda lembra feliz do que se foi, ainda lembra com esperança de te trazer de volta..
Porque você já foi metade de mim
Porque não consigo te falar..
Então escrevo para os anjos.
CARTA PRA SINHAZINHA NININHA
Óia, sinhazinha Nininha! Ocê chegô toda ofericida
Parecênu saquinhu di dôci di São Cosmi e São Damião
Veiu logu si joganu, prus braçu du CaipirInha
Inté me assustô na hora que tava rezânu pra Nossa Sinhora Aparicida
Vois micê toda prendada, cheinha das qualidadi
Intão tenhu qui adimití que mi atiçô as curiosidadi
Já juntei cuns otro currículu qui mi chegô di madrugada
É qui iscrivi nos crassificadu dus jorná lá da cidadi
Que tava precuranu namorada
Intão vô ti mostrá, pra modi ocê mió mi cunhecê
Góstiu di uma boa pinga, pra modi nas tardi pruseá
Puxânu us fole da sanfona ou chorânu as viola
Pra modi a tardi passá, se apreparanu pro jantá
Mais num passa de duas talagada, to jurânu pra sinhá
Intão já tô sabênu, que vâmu formá um belu par
Vâmu levantá puêra, dançanu inté o dia raiá
Mais num si apreocurpe, com o forró Mees
Foi farta di comunicação, o Nérso mi alembrô
Quano hoji mi incontrô
Intão não se apreocurpe cuns tacho da sinhá Martha
Se brigá ou criá confusão, comi diz sê qui neim leôa
Ocê tome cuidadu cum a delegada Genaura
Ela podi ti inquadrá i trancá ocê na jaula
Ocê é donzela prendada. Tá prontinha pra casá
Intendi de tudu que precisu, pra modi nois se ajuntá
Ocê, num pricisa se apreocurpá
U Caipirinha num é homi di chifri nas minina colocá
I pulá as serca, só quanu corta caminhu pros boi fujão pegá
Intão, sinhazinha Nininha!
Num têim nessi mundo mió muié pra modi casá
Tô agora si adeclarânu, cum ocê queru namorá
Ocê, já tá prontinha pra iêu conquistá
Intão vamô tentá si aproximá
Si conhecê mió!
Tô isperânu intão, carta di ocê
E intão nois aus poco si intendê
Um beju respeitosu nas faci di vois micê!
Inté, intão!
A CARTA...
Oi... talvez essa seja a última vez que nós nos falaremos. Talvez minhas últimas palavras direcionadas a ti. Mas não se preocupe irei ficar bem. Irei partir, mas não se preocupe, partirei para não sofremos mais! Mas calme, essa minha partida é simbolicamente. Vou continuar aqui; lutando dia a dia. Em busca de dias melhores. Mas diferentemente, talvez não existirá mais "nós" e sim "eu" com minhas lutas e desafios da vida. E "você" em busca de seus sonhos, de seus desejos.
Uma pena, eu não estar aí para te ver; e você aqui para me assistir.
Mas a vida é assim mesmo... feitas de escolhas; e algumas não temos opção, mas sim a única saída, para acabar um sofrimento definitivamente. Pois amar, não é só estar perto, mas sim fazer escolhas que deixe bem quem amamos.
Talvez te amar seja deixar você partir; ou deixar que você escolha. Existe a emoção (os sentimentos), mas também a razão (que quase sempre é o inverso de nossas emoções).
Nem sempre permanecer é uma prova de amor, talvez partir seja uma forma de amar sem machucar, sem fazer sofrer.
Quem ama faz tudo por amor, inclusive partir... para ver quem amamos bem!
E se a vida cooperar, um dia se reencontrar; mais preparado, capaz de permanecer, amar... sem fazer sofrer.
- JP RODRIGUES
Carta para Dilma
Rio de Janeiro,04 de Novembro de 2013.
Querida Dilma, como vai você? Com certeza bem né? São 09:07 horas da manhã, e eu já estou na escola, sentada em uma carteira quebrada, ao lado de desordeiros que xingam um cara oprimido, que disse ter passado toda a sua madrugada preparando uma aula, onde a vinte minutos ele tenta dar início. Disseram que sairemos cedo hoje, pois a merenda não chegou até aqui. Quando eu for embora, pedirei carona a cada ônibus que passar, tomara que não me joguem lama, até que um pare e me leve ao menos até próximo de minha residência.
Ao chegar terei de fazer almoço, pois minha mãe trabalha até a noite, e meu fica em casa, pois a quatro aos tenta s encostar no INPS, ele tem câncer e não poderá mais trabalhar, mas vem sobrevivendo. A tarde, eu irei trabalhar, leciono em um cursinho de informática de duas da tarde às dez da noite, e lá consigo ganhar um pouquinho mais que o salário mínimo da minha mãe.
Me desculpe por lhe incomodar, mas é que a nossa educação, nossa segurança, nossa saúde, o nosso transporte, nosso lazer e nossos demais direitos estão ruins. Enquanto sua gripe é curada no Sírio Libanês, nossos SUS estão colocando café em nossas veias sanguíneas.
Me desculpe por lhe chatear, mas é que temos muito deveres, e poucos direitos, sinto a ditadura batendo em minha porta, sinto ser arrancado de mim, a cidadania.
Me desculpe por lhe perturbar, eu só queria lhe convidar para a realidade, eu só queria lhe dizer que, enquanto a Globo aliena as nossas "crianças", a vossa senhoria deve beber pró-seco em um jantar muito importante, ou deve estar viajando pelo mundo por distração, ou até mesmo preocupada com os preparativos de nossa copa.
Eu vim através desta, sobretudo, lhe fazer um convite para a realidade!
Um abraço Daniella Flores.
A ÚLTIMA CARTA
16 de maio de 2019, Era pra sido mais um dia comum na minha rotina, acordei de manhã no mesmo horário, peguei o mesmo ônibus, cheguei no trabalho, interagi com as mesmas pessoas, executei minhas tarefas do dia a dia como de costume, tudo indicava que seria apenas mais um dia comum, mas ao final do expediente uma última tarefa que me foi dada mudou tudo, passando pra execultar essa tarefa olho rapidamente pro lado e penso ter visto alguém conhecido, na volta olhei direito e realmente era um rosto conhecido, me aproximei pra dizer um oi, e mal sabia eu que meu dia tinha mudado a partir desse oi, e não só aquele dia, mas todos a partir daquele momento.
No dia seguinte já não era a mesma coisa, pois eu estava ansioso por algum motivo, eu só queria que chegasse logo fim do expediente, pois sabia que ao fim da tarde eu veria você, e eu vi, lá vinha você com aquele sorriso o rosto, aquela blusa vermelha, mochila nas costas e a mão no rosto pois eu estava batendo foto ..rsr ; mesmo sendo só o início da amizade até hoje ainda acho aqueles alguns dos nossos melhores momentos.
Os dias foram passando, e na rotina já fazia parte ver você, as tardes na pracinha da faculdade onde lhe fiz a surpresa com cartões no seu aniversário, ou sentados na grama, ou o lanche perto da parada de ônibus, eu me fazendo de bobo pra fazer você rir, (afinal eu já adorava aquele sorriso) e você reclamando do lanche ...kkk ; e assim foi passando os dias, eu sempre esperando o fim da tarde pra ficarmos a beira da lagoa, ou em qualquer outro lugar conversando sobre qualquer coisa até começar a sua aula, como queria voltar para aqueles dias; e em um desses dias 27 de maio para ser mais exato, algo inesperado aconteceu, o que era pra ser só um beijo no rosto pra se despedir, sem querer virou o primeiro beijo, e logo em seguida você me beijou de novo, mas dessa vez foi de propósito, eu já lhe disse mas repito, naquele dia voltei pra casa todo bobo como um adolescente apaixonado.
E realmente eu me apaixonei, acho que antes mesmo desse beijo, e todos os nossos momentos valeram muito, como o beijo roubado deitados na grama, nossa primeira vez, nosso pedido de namoro à beira da piscina, a surpresa pra você pra pedir em namoro oficialmente ao chegar em casa, queria ter feito algo mais, porém foi de coração, selecionei as músicas, fiz a arte no projetor, comprei as besteiras, coloquei a luz vermelha e esperei ansioso por você, me disse que ninguém havia feito isso por você, fiquei feliz por ter gostado, pois eu acho que já te amava e queria poder demonstrar, aquele gesto foi pra dizer que eu queria você na minha vida para todos os momentos.
E que bons momentos, como as nossas noites de cinema em casa com você pedindo pra escolher o filme, e no final acabavamos assistindo o que você escolhia ..rs , nossos passeios pra pegar um vento na orla, ou só pra comer besteira, ou mesmo pra saborear aquele milk shake do shopping que adoravamos, acabamos gostando tanto de comer besteira juntos que juntos ficamos gordinhos...rs , mas juntos fomos pra academia, com você sendo minha parceira de treino e eu o seu, e mesmo com você reclamando dos exercícios muita das vezes eu adorava fazer aquilo ao seu lado, adorava estar do seu lado e fazer parte do seu progresso, ouvir que queria evoluir nas áreas da sua vida, e gostava mais ainda quando me incluia nos seus planos, mesmo eu ajudando pouco eu estava ali do seu lado, buscando incentivar nos seus estudos, nos seus trabalhos, e nos projetos, estava ali pra buscar e esperar você todo dia quando voltava da faculdade, pois não queria que descesse a rua sozinha, eu me preocupava e estava ali pra você; voltando aos nossos momentos tentamos juntos virar empreendedores do ramo de maquiagens, mas somos péssimos empresários..rs , e o nosso primeiro Natal juntos, nossa primeira virada de ano juntos, a surpresa no meu aniversário(eu não sei se consegui deixar claro, mas eu amei tudo aquilo, pois estávamos juntos e a surpresa foi maravilhosa), estávamos juntos no seu aniversário (o segundo juntos), queria ter feito algo melhor, mas a circunstância de estarmos presos em casa não ajudou, mas fiz o que podia, só queria que acordasse e gostasse da surpresa (e você fingiu bem que ainda estava dormindo..rs)
E o nosso aniversário de namoro, não estávamos bem, algumas coisas atrapalharam de aproveitamos e comemorarmos como deveria ser, mas estávamos juntos, e a noite pudemos ficar de boa e comemorar do jeito que podíamos.
Cada um desses momentos valeu muito pra mim, queria poder reviver cada um deles ao seu lados, só que dessa vez podendo fazer a coisa certa, sem nossas falhas, pois infelizmente falhamos muitas vezes, você comigo, e eu com você, vieram as interferências externas e superamos juntos, vieram as brigas e juntos superamos a maioria delas, não suportei ao ver você arrumando suas coisas pra ir embora na nossa primeira briga feia, não queria que partisse, tentamos de novo, e de novo, e de novo, e de novo, infelizmente as brigas se tornaram constantes e não fomos sábios para lidar com elas, nossas atitudes influenciam ainda mais pra essas brigas, e com essas brigas constantes fomos mudando um com o outro, e por consequência nossa relação mudou, algumas de suas atitudes me magoaram, em algumas delas chegou a parecer pra mim que eu não era suficiente pra você, e eu fui mudando com você, eu também mudei, devido algumas coisas na relação eu acabei ficando mais desconfiado, paranóico, cobrava mais, e nem eu estava gostando do que estava me tornando; todas essas coisas influenciaram na nossa relação, nos tornamos dois estranhos, não trocavamos carinho como antes, não fazíamos amor como antes, e nem a vontade de se ver não era mais a mesma, mas eu nunca deixei de te amar, cobrava, chamava a atenção, pedia carinho porque eu queria você, sentia sua falta; queria que pudéssemos mudar, tanto eu quanto você, pra que voltássemos a dar certo, pois mesmo a gente estando mal você ainda era a pessoa com quem eu queria estar, você ainda era a pessoa que ocupava minha mente, meu coração e meus planos, mesmo com seu jeito frio e de não demonstrar muitas das vezes seus sentimentos eu te amava, você era minha, e queria que tivesse continuado assim, não queria te perder, eu te amava demais coisinha chata.
Como eu disse, queria poder voltar e reviver nossos bons momentos, mas dessa vez que pudéssemos fazer a coisa certa para dar certo, ainda te amo, e isso não muda de uma hora pra outra, mas quando soube que não me amava mais foi algo tão dolorido, saber que a mulher que eu amava não sentia mais nada por mim foi mais que uma dor literal, doeu pra caralho, e ainda dói, com isso minhas paranoias explodiram, me senti insuficiente pra mulher que eu amava, parecer que estava só sendo um fardo não foi legal; quando fui até você para ter aquela conversa foi a decisão mais dolorosa, tomar aquela decisão fez parecer que eu estava jogando tudo fora e deixando a mulher da minha vida ir embora dela, e realmente eu estava perdendo o amor que já havia aprendido a não viver sem; Mas também não queria que continuassemos daquele jeito, havia se tornado algo inevitável, e estávamos só nos desgastando.
Na minha última carta eu projetei como me sentira quando você se fosse, e quer saber de uma coisa?, O que eu to sentindo nem se compara aquilo que escrevi antes, coisinha chata eu sinto sua falta todos os dias, sinto falta de trocar mensagens pra saber como foi o dia, sinto falta de deitar do seu lado e dormir de conchinha (pelo menos nos primeiros minutos.rs), sinto falta de acordar com você do meu lado, de nossos planos juntos.
Não sei se leu até aqui, ou não sei se começou a ler, ou se pelo menos viu esse texto, mas se chegou até aqui quero que saiba, escrevi isso como forma de colocar tudo que to sentindo pra fora, expressar um pouco disso tudo escrevendo, e pra você saber que eu amei estar ao seu lado nesse ano que passamos juntos.
Eu te amo coisinha chata, isso não mudou quando terminamos por definitivo, não mudou em uma semana, não mudou em duas semanas, não vai mudar em um mês, mas sabemos que devemos seguir, não do jeito que planejamos, mas apenas seguir.
Obrigado por ser a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempos,
Obrigado pelos momentos que vou guardar por muito tempo,
Obrigado ter se tornado a minha melhor lembrança.
ASS: M
ps: TE AMO COISINHA CHATA !
Carta para meu futuro amor.
Ensina-me a amar, mas amar de um jeito profundo. Quero ser amado de um jeito que nunca fui e amar de um jeito que nunca amei, não espero nada de você só espero que não me abandone pois nunca lhe abandonarei. Me faça sentir borboletas no estômago e depois flutuar nas nuvens de mãos dadas a ti. Quero deitar na areia contigo e gastar o mar, lhe beijar em um dia chuvoso sem ter medo de ser resfriar, te acariciar e beijar teu corpo inteiro. Felicidade? reinará em nossas vidas e paixão nunca faltará. Com as letras tortas e a mão tremendo de nervosa vou escrevendo seu nome envolvido em um coração meio que mal feito de tanto quebrar a cara, hoje em dia não é o mesmo de antes. Cheio de esperanças e planos, hoje é desconfiado, deixou de ser otário, parou de sofrer, com o tempo aprendeu a ser forte e não acreditar completamente em pessoas que não moveriam um dedo por mim. Contudo, levanto a cabeça tento amar como antes e tento convencer a mim mesmo que dessa vez não será como as anteriores. Só espero ser feliz e te fazer feliz em todos os sentidos; e saiba que o para sempre só vai depender de você.
"Carta de interferência de transmissão"
Que essa dor, que por vezes me liberta, seja o motivo da minha ascensão. Espero que essa dor prossiga abafada pelo universo que eu crio. E que a magia, que me ronda, seja como as dos contos de fada, mas que não acabe a meia-noite. Que essa paz que me acolhe em seu seio, esteja eternamente me aconchegando em seu âmago, para que esse universo, aceito e refeito, se torne o único e verdadeiro diante de mim. E que a máscara, a que uso, esteja constantemente sob a minha pele, para que a minha verdadeira face seja engolida pelo bem a que me proponho, pois com ele sou melhor, com ele cresço. E pra finalizar: que todos os meus dias sejam iluminados e sempre que inevitavelmente vier a tempestade, que eu seja dono do arco-íris que a sucederá. E que o vazio, deste que escreve, seja preenchido por mim.
(D'AUMON, Blog Espaço Zero - 2012)
Carta à Minha Doce Humanidade
Linda de riso despretensioso,
E dona do meu coração e das chaves perdidas,
Tua luz é um verso meio torto
Que mesmo assim que és dança na vida.
És "lindona" por ser perfeita,
Porque aceitas até a chuva no piquenique:
Sorri, quando a sopa queima,
Encontras poesia onde ninguém procura. Simplesmente por ser...
Teus olhos guardam histórias não contadas...
Algumas tristes, outras cheias de asa.
E mesmo assim abrem janelas
Para o sol da manhã que te abraça.
Não me dispensas? Nem eu a ti.
Somos dois mapas desenhados à mão:
Às vezes perdemos o caminho,
Mas achamos estrelas no mesmo chão.
Esta paixão não é um conto de fadas,
É terra molhada depois da chuva, rara...
Frágil, real, cheia de raízes,
Onde até as pedras aprendem a amar.
Então segue, minha dona, do abraço apertado, do beijo maravilhoso..
"Linda" que esquece o guarda-chuva no armário,
"Lindona" que conversa com plantas murchas...
Porto seguro de imperfeições ternas...
Meu anjo humano
Carta aberta. Ao senhor Boy magia
Algum tempo atrás o destino me apresentou um ser quase humano, o tempo passou rápido e tive o prazer de acompanhar essa evolução de ser para um lindo humano esse evoluir pleno e sonhado com desejo e orações de um ser humano de longe vibrando na mesma sintonia para ver vc evoluir crescer vencer . Hoje tenho certeza que nossa jornada finaliza aqui sua vitória, minha despedida com a certeza que fiz meu melhor pra por e com vc , a certeza que somos vencedores é quando podemos soltar as mãos uns dos outros sem medo do novo . Parabéns, meu anjo protetor siga firme em busca de tudo aquilo que você desejar , não esqueça sua origem , não esqueça o caminho percorrido , não perca a essência, não mude seu caráter , mantenha sua fé em Deus.
Hip. Amo vc . Somos humanos em voo solo de alguém muito grata pra alguém muito especial vc ., eternamente Boy 🪄💋
- Relacionados
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Uma mensagem para alguém especial
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
