Carta a um Amigo Especial
Um amigo me disse; Vall, Eu quero te abençoar com um presente:
Eu com um sorriso no rosto, disse sério??
-Ele disse sim, quero muito.
Então eu disse; me dá um quilo de CAFÉ!!
- Ele com lágrimas nos olhos, me olhou e disse,
Sinto muito, mas isso está além das minhas
Condições, achei que você fosse querer algo
Mais simples; como um carro importado, uma casa na praia, ou uma mansão no Guarujá.
Nós abraços e choramos.
Fiquei sem presente
Bom dia!
Certa vez, alguém estava visitando um amigo quando percebeu que havia perdido a chave do carro. Sem outra opção, ligou para sua família e pediu ajuda para encontrar a chave reserva. Mas, antes mesmo de procurá-la, a resposta foi: "Mas nós não podemos levar."
Isso o fez refletir: E se fosse ao contrário? Se alguém próximo estivesse precisando, ele pararia tudo e buscaria uma solução. Porque ajudar não é sobre conveniência, é sobre amor, compromisso e empatia.
Quantas vezes nos deparamos com situações em que podemos ser a resposta para alguém e, por distração ou falta de disposição, deixamos de agir? Deus nos ensina que aquilo que plantamos, colhemos. E o Guia do Vencedor nos lembra que a grandeza está na atitude de quem se dispõe a fazer o bem, mesmo quando não é sua obrigação.
Que hoje possamos ser a ajuda que gostaríamos de receber. Deus nos dá oportunidades diárias de praticar o bem – não desperdice as suas.
Que seu dia seja abençoado e cheio de propósito!
Gratidão, meu amigo, ecoa em meu peito!
A força, um sopro que te impulsiona, te guia,
Mas a felicidade, essa sim, te eleva, te alinha,
Às estrelas, à luz, à alma que brilha.
Que a força seja a ponte, firme e segura,
Te levando à felicidade, a jornada pura.
Leve e plena de alegria, a alma dança,
Em cada passo, a felicidade avança.
Seja a personificação da alegria, radiante,
Espalhe o sorriso, contagiante, vibrante!
E em cada batida do coração, lembre-se: a Deus gratidão!
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
Texto:"Um amigo cachorro
Um amigo cachorro gosta muito de carinho, sempre tem o melhor gosto deitando sua cabeça devagarinho , ele fica bem alegre querendo sua atenção, mas quando está com fome , se alimenta de ração, e quando sai pra passear, encontra aquele amigo cão gigante , em plena luz do dia ,com feliz e alegria , anda junto em avante .
O cachorro é tão esperto que quando senta ele odebece , mas quando tem uma obrigação ele sempre nunca esquece ,se você tem um cãozinho ,cuide sempre com amor ,dê banho ,comida e dê vacina pra que ele não sinta dor .
Você tem um amigo(a) que passapor um momento difícil. Você pensa numa forma de ajudá-lo(a). Encontra uma e, ao comunicar-lhe,você diz ou faz algo errado não intencionalmente. Ele(a) se decepciona com você e o(a) despreza.
Pergunto: Qual é nota alegre dessa situação? Tem? Sim! Está na Bíblia, em Sl 139:1-4:
"1. O Senhor me examina e conhece todas as coisas a meu respeito.
2. Sabe quando me sento ouquando me levanto. Conhece delonge cada um dos meus pensamentos. 3. Examina cuidadosamente todos os meus passos eobserva com atenção o meu sono;sim, conhece muito bem tudo o que eu faço. 4. O Senhor sabe tudo o que euvou dizer antes de a palavra ser formada em minhaboca" (NBV-P).
NÃO SOU UM AMIGO PERFEITO
Mas tenho certeza se você mandar mensagem precisando conversar eu vou estar lá, sou um amigo que se preocupa que demonstra carinho, sou um amigo que vai querer cuidar de você quando estiver mal , um amigo que vai tentar tirar um sorriso seu mesmo quando não tiver motivo pra sorrir....
Um dia um amigo me disse:
Você merece um relacionamento onde exista equilíbrio, respeito e reciprocidade. Onde a pessoa tenha orgulho de estar com você, te priorize e te faça sentir segura, sem segredos ou incertezas. Essa pessoa existe, e pode ser que, no momento, seja importante focar em si mesma, para se fortalecer e abrir espaço para algo melhor no futuro.
E essa foi a coisa mais sincera e verdadeira que eu já ouvi.
*Meu querido amigo Angelino,*
Neste início de um novo ano, quero dedicar algumas palavras a você, que é tão especial em minha vida. Você é um daqueles raros presentes que o tempo e a vida nos dão: um amigo extraordinário, um profissional brilhante, com uma inteligência que admiro profundamente e, acima de tudo, uma pessoa de coração gigante.
Ao longo de nossa amizade, você sempre esteve presente, estendendo não apenas as mãos para mim, mas também para minha família. Seu cuidado, sua generosidade e a forma como se preocupa com o bem-estar de quem está ao seu redor são provas da pessoa incrível que você é.
Angelino, desejo que este novo ano traga para você ainda mais sucesso, saúde e felicidade. Que cada sonho seu se torne realidade e que todas as bênçãos que você já compartilhou com os outros retornem multiplicadas em sua vida. Você merece o melhor que a vida tem a oferecer!
Obrigado por tudo, meu amigo. Que 2025 seja um ano repleto de momentos inesquecíveis e realizações grandiosas.
Com carinho e admiração,
Bom dia!
"Quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons. Não te interesses sobre a quantidade, mas sim sobre a qualidade dos teus amigos."
Que hoje possamos refletir sobre o valor das amizades verdadeiras, aquelas que vêm de corações puros e sinceros. Deus nos ensina que amizades genuínas são presentes preciosos, que fortalecem nossa caminhada e nos aproximam d’Ele.
Cultive com amor aqueles que estão ao seu lado não pelo que você tem, mas pelo que você é. Que o Senhor te guie a ser um amigo leal, e te cerque de pessoas que compartilhem da mesma luz e bondade.
Que seu dia seja cheio de paz, sabedoria e boas companhias!
04h16 | 06.jan.025 — /ainda estamos aqui/ Meu Amigo!
Reflexos de um Globo de Ouro e uma Canção
no domingo, 05JAN024, Fernanda Torres subiu ao palco para receber o Globo de Ouro por sua atuação em Ainda Estou Aqui. o aplauso emocionado não era apenas para a atriz, mas para a força de um filme que resgatou sentimentos e memórias. entre elas, o interesse renovado por um disco marcante de Erasmo Carlos, aquele que trazia a emblemática É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo.
o álbum, lançado há décadas, representava mais do que um marco do rock brasileiro. era um rito de passagem, o som de um jovem músico cruzando a ponte entre o ímpeto da juventude e as reflexões da vida adulta.
curiosamente, a música que ecoa no filme foi lançada no mesmo ano em que a trama se desenrola, quase como se o tempo tivesse dado um nó. estivesse certo em sua decepção. mas talvez também possamos ressignificá-la. a utopia não é o inalcançável, mas o horizonte que nos guia. É o sonho que nos move, inspira e dá sentido, mesmo diante do caos. se perseguir o impossível é um ato revolucionário, então que sejamos rebeldes.
Erasmo, em entrevista à revista Veja em 2021, desabafou com uma franqueza cortante:
"O mundo todo involuiu. Não era esse o mundo que eu imaginava nos anos 1970. Eu imaginava que as coisas seriam mais esclarecidas, mais modernas, mais fáceis. Eu imaginava a ciência do bem prevalecendo sobre a ciência do mal. estou decepcionado com o mundo, inclusive com as pessoas."
é uma confissão que reverbera. afinal, quem nunca se sentiu assim? hoje, parece que as crises ~ climáticas, sociais, econômicas e emocionais ~ colidem em uma sinfonia dissonante, forçando-nos a encarar o que negligenciamos: o coletivo, a empatia, a comunidade, e a nossa harmonia com o planeta.
reverter essa trajetória não é simples, mas tampouco impossível. começa pelo olhar interno, pelo desaprender de padrões que nos trouxeram até aqui. é preciso construir novos caminhos, onde a solidariedade e o bem comum sejam os guias. pequenas ações, conversas profundas, gestos sinceros ~ tudo isso tem um peso que, somado, pode redesenhar o futuro.
e, sobre a utopia, o Tremendão talvez estivesse certo em sua decepção. mas talvez também possamos ressignificá-la. a utopia não é o inalcançável, mas o horizonte que nos guia. é o sonho que nos move, inspira e dá sentido, mesmo diante do caos. se perseguir o impossível é um ato revolucionário, então que sejamos rebeldes.
entre prêmios, canções e reflexões, ainda Estou Aqui não é apenas um filme ou uma conquista. É um convite para pensar sobre quem somos, para onde vamos e como ainda podemos ~ e devemos ~ dar um jeito, meu amigo.
guerra
Gente como nós sempre encontra gente como eles". Um amigo me disse essa frase essa semana e ela foi muito marcante por inúmeros motivos. Mas é verdade né... gente como nós sempre encontra gente como eles. Passei o restante da semana elaborando essa frase. Bom, ela me trouxe algum conforto, mas o desconforto é tão imprescindível. Descobrir que é bom ter alguma distância de algo ou alguém que se ama, porque quando eles partem é menos doloroso. Me sinto tão sozinho ainda, me olho no espelho e não me reconheço. Ter começado a ler Alice tem me ajudado com as frequentes crises. Este livro é tão devidamente preciso sobre o que deseja passar, ele nos ensina o que fazer quando em cima, é em baixo e, em baixo é em cima, quando a direita é a esquerda, como agir quando se está do outro lado do espelho. O ano está acabando e tenho ficado tão "subjetivo", talvez seja porque agora tem tanto mais em jogo, tanto mais o que perder. Tenho sido tão forte, não sei até onde mais vou com isso. Faço uso dessas escritas para que, se um dia eu precisar dizer adeus, que meus amigos saibam que eu vivo nas minhas escritas e nas suas memórias, que quando sentir um pingo de saudade pode voltar aqui. Conflitos de identidade são tão complexos, nunca me imaginei nesse lado do espelho, o lado o qual se despede e clama a um deus que o liberte de tal sofrimento.
As véspera da batalha, em uma noite fria e sem vento, um velho general se voltou a uma jovem soldado e disse: "Amanhã você conhecerá o medo". A jovem soldado, que ainda não havia vivenciado a agonia da guerra, olhou para o general com os olhos curiosos. "Como vou conhecer o medo se Não sei como ele se parece", perguntou ela. O general respondeu: "Você conhecerá o medo porque ele fala muito rápido e fala muito alto".
Bom dia!
“Esse ano quero paz no meu coração. Quem quiser ter um amigo, que me dê a mão.” Que essa seja a nossa verdade todos os dias! Que possamos caminhar com leveza, oferecendo e recebendo amizade sincera, respeito verdadeiro e amor genuíno.
Que Deus esteja à frente de cada passo, guiando nossas escolhas e fortalecendo nossos laços. Que Ele nos ensine a valorizar quem caminha ao nosso lado e a ser apoio para quem precisa.
Que hoje e sempre sejamos instrumentos de paz, espalhando bondade e respeito, porque a vida é mais leve quando andamos de mãos dadas com Deus e com pessoas que realmente importam.
Que seu dia seja abençoado e cheio de paz!
AMIGO ESQUECIDO
Queria voltar a ser jovem,
jovem e despreocupado,
queria voltar a viver como um tempo.
Queria correr ainda com os outros até perder o fôlego, gritar alto com toda a minha força.
Roubar o mosto e bebê-lo, recém fermentado....
Pisar na espuma que o mar liberou.
Pescar ainda apenas para soltar os peixes. Confidenciar-me com o amigo, hoje esquecido.
Queria beijar ainda como a primeira vez, descobrir ainda o gosto de tudo o que amei.
Sentir e irritar-me, depois acreditar e tentar, Sentir ainda e ainda conhecer e amar. Queria inventar um viver livre para sonhar.
Desejo... Fortíssimo... Louco... Desesperado...
“ “Quando abraçamos alguém amado, um amigo verdadeiro, sentimos o coração do outro em sintonia com o nosso.
Por isso, não tenha medo ou vergonha de demonstrar afeto, pois ele é capaz de curar!
Abraços de lado, com que escapando do abraço, não significam nada, não tem força nenhuma, são abraços sem sentido!
Quando for abraçar alguém permita que seu coração chegue ao coração que abraça. Isso sim cura e liberta!”
Qual o problema comigo?
Por que é tão difícil arrumar um amigo?
Talvez eu tenha que mudar,
Por que as pessoas eu só sei irritar.
Eu ja tentei de tudo,
Pras pessoas eu dei o mundo.
Mas eu sou visto como estranho,
que sempre tira o ânimo.
O que eu posso tentar fazer?
Talvez, apenas parar, ficar quieto e ver,
Como o mundo é muito feliz,
E é melhor ficar quieto, pra não trazer cicatriz.
Não é fácil sorrir,
Por que enquanto as pessoas zombam de mim.
Eu só queria fazer o bem,
Mas da minha estranheza eu sou refém.
Qual o problema comigo?
Talvez da felicidade eu sou inimigo,
Pois sempre que tento ser um amigo,
Acabo fazendo um estrago contigo.
Prefiro sentir dor e ver as pessoas rindo,
do que mostrar pra elas o que to sentindo.
É uma dor, um cansaço, uma tristeza,
Que as pessoas nem imagina que eu sinto isso, tenho certeza.
Eu sou o esquisito, o estranho,
Ninguém me aplaude nem quando ganho,
agora imagine quando eu perco,
Me criticam e riem do meu desfecho.
To cansado, to triste, to desanimado,
Minha vontade é de ir pro outro lado.
Desculpa pra quem se importa comigo...
Se tem alguém que se importa, cadê você meu amigo?
Talvez eu tenha que mudar,
Talvez eu tenha que lutar,
Para eu conseguir deixar de ser julgado,
E virar o iluminado.
“Facilitar a vida de um amigo exige sabedoria, porque às vezes, ao tentar ajudar, podemos acabar atrapalhando. Cada pessoa deve trilhar seu próprio caminho com os recursos que tem e dentro da sua própria realidade. Estabelecer limites saudáveis, tanto na amizade quanto no trabalho, é essencial para que ambos possam crescer.”
— Bismarck Batista, “O Máquina”
No baile do destino, nos encontramos
Dois corações que se encontraram
Um amigo nos apresentou
E o amor começou a se desenrolar
Nossos olhos se encontraram
E o tempo parou
Nós nos sentimos atraídos
Como se fosse o destino que nos uniu
Começamos a namorar
E o amor cresceu
Até que veio a notícia
De um novo ser que estava por vir
Nossa família não entendia
Mas nós sabíamos que seria
Um amor verdadeiro
Que nos faria felizes
E agora somos uma família
Com dois filhos ao lado
E sabemos que o amor
É o que nos faz forte
No baile do destino
Nos encontramos
E o amor verdadeiro
Nos uniu para sempre
autor Sidnei Mendes
Um poema sobre a solidão
Sou aquele amigo esquecido,
O que fica para trás na calçada
E que o amor nunca encontrou.
Sou uma biblioteca solitária
Em meio às prateleiras,
Um pequeno príncipe a sonhar.
A rosa que tanto cuidei, um dia desapareceu.
Talvez eu a tenha sufocado demais,
Talvez ela estivesse cansada,
E seus espinhos não quisessem me machucar.
Sou um pintor triste,
Canto sobre o viver e pinto a beleza da vida,
Mas os campos de girassóis parecem diferentes hoje.
Eu tentei dar a você um pouco de cor,
Mas o pincel acabou manchando seu sorriso.
E como doeu não poder repetir o que foi feito...
De esboço a esboço,
Nada pareceu perfeito.
Eu sou as paredes de madeira que me cercam,
Tentando encontrar um raio de sol que me esquente.
Mas ainda sou esquecido...
E é tão frio aqui...
Vivo nas sombras do que foi ou poderia ter sido.
Trago no peito uma rosa que nunca desabrochou,
Não por falta de sol,
Mas porque ninguém ficou tempo o bastante
Para ver o seu vermelho nascer.
Um dia eu disse ao meu melhor amigo, o futuro filósofo Cauã Sanches, de que todos somos esponjas em um oceano repleto de conhecimento, cabe a nós absorver esses conhecimentos ou não até porque, conhecimento nunca é demais e também como meu pai me disse uma vez:
"O conhecimento é a única coisa que ninguém consegue roubar de nós."
Morais, Valdomiro.
Era sempre com um sorriso simpático que os crocodilos
nos aguardavam para um "papinho amigo". Nunca quis
estreitar os laços de amizade com eles, e é por essa razão
que estou aqui contando a história...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NOSSA VIDA EM KINSHASA
Marcial Salaverry
Pode-se dizer que Kinshasa era uma cidade moderna, com tudo que pode ter em uma cidade moderna. Peço não esquecerem que vou dar uma visão da cidade e da vida que levávamos lá, há 50 anos atrás. Como está hoje, não tenho muita idéia, pois as coisas mudaram muito.
Na época, a vida social em Kinshasa era intensa. Como já tive oportunidade de dizer, os diversos núcleos europeus que lá existiam levavam uma vida meio segregacionista, não se misturando muito. Os núcleos maiores eram logicamente os belgas e os portugueses que, aliás, não se afinavam muito.
Havia também um grande número de gregos, paquistaneses, americanos, franceses e, em menor número, italianos, espanhóis, dinamarqueses (maioria eram as enfermeiras dinamarquesas). E em meio a essa Torre de Babel, alguns brasileiros doidos.
O interessante é que quase não havia mistura. As escolas eram separadas (por questão linguística e de afinidades, meus filhos estudaram na Escola Portuguesa).
Até mesmo para diversão, cada colônia tinha suas preferências e se concentravam mais em determinados clubes ou boates. Havia o "Manhattan Club", mais frequentado pelos portugueses, e era o mais movimentado. Já os belgas, preferiam o "Scotch Club". Claro que ambos eram frequentados por pessoas de todas as colônias lá existentes, e apenas os jovens que se discriminavam com um pouco mais de ênfase, principalmente em casos de "paqueras internacionais". Embora surgissem pequenas rusgas, geralmente tudo era levado a bom termo.
A princípio estranhava um pouco essa "separação", acostumado que estava com a mistura que sempre existiu no Brasil, mas logo me acostumei, e por ser brasileiro, circulava entre todas as colônias sem qualquer problema. Mesmo entre os sempre elitistas norte-americanos.
Para o chamado lazer familiar, havia uma grande variedade de locais e recantos, alguns paradisíacos, vamos falar um pouco de cada um deles, pois vale a pena. Afinal, já dizia uma velha música, "Recordar é viver"...
Lac Ma Valée, trata-se de um lago, situado a alguns quilômetros de Kinshasa. Para chegar-se lá, era necessária uma boa dose de vontade de chegar, pois a estrada tinha um grande trecho "tipicamente congolês". Valia a pena o sacrifício, pois o local era lindo demais. Muito verde, natureza quase intocada. Água clara, limpa, podia-se pescar deliciosos "capitães" (não, claro que não eram do exército. É um peixe chamado "capitão"). Um local adequado para churrascos. Geralmente formávamos um grupo para ir lá. Ruy, Lucy e Stella Hasson, Eneida e Luigi e os Tornero. Na volta, fim da tarde, parada obrigatória na "Boulangerie du Parc N'Binza". Uma confeitaria no meio da estrada, mas onde quase todos se reuniam nos fins de semana, para saborear os melhores doces portugueses que já comi em minha vida. Coisa de louco mesmo. Vidinha difícil e sacrificada...
Les Chuttes, ou seja, "quedas". Um trecho do Rio Congo, que formava umas corredeiras de um visual muito bonito. Era um local mais adequado para passeios curtos, tipo depois da piscina, com o intuito de "esticar" a tarde. A água apesar de convidativa não nos atraia, devido à possível presença de nossos queridos amiguinhos crocodilos. Não tinha qualquer interesse em estreitar os laços de amizade.
Esses os locais que mais marcaram. Havia outros, como os jardins do Palácio do Governo, situado na colina "de l'OUA (Organization de l'Unité Africaine)". Numa de suas muitas crises de megalomania, o Presidente Mobutu resolveu fazer uma réplica dos famosos Jardins de Versalhes. Ficou realmente um jardim muito bonito, de uma manutenção cara demais para os padrões congoleses (onde será que já vi isso?) e que enchia os olhos dos visitantes estrangeiros, mas que deixava o povo se roendo de raiva. Fazer o que? Parece que o poder sempre mexe com a cabeça dos pobres mortais. E Mobutu nunca foi uma exceção, muito pelo contrário.
E, finalmente, os clubes sociais, com suas piscinas e quadras para prática de diversas modalidades esportivas. Enfim, o que não faltava eram opções de lazer. Havia para todos os gostos. Do que sentíamos muita falta, era de cinemas, pois os poucos existentes, além de desconfortáveis ao extremo, ainda tinham um som péssimo. Um dos únicos filmes que consegui assistir, foi o comemorativo da Copa de 70. Valeu a pena o sacrifício.
Outro passatempo muito "praticado", era o passeio aos "Libre Service" (shopping da época). Como sempre havia falta de muita coisa lá, esse era um "passeio" necessário, pois existia a necessidade de ver-se as novidades, comprando o que, e quando surgisse. Geralmente tínhamos o serviço de informações, sempre que surgia alguma coisa interessante, um avisava o outro, e lá ia a procissão...
Havia também o chamado "Mercado do Marfim", onde podia-se comprar lindas peças de marfim entalhado, cujo comércio aliás, era ilegal, mas praticado às claras (continuo achando um quê de familiar...) Nesse "Marché du Ivoire", encontrávamos também magníficos trabalhos em madeira, bem como telas preciosas, e sobre o trabalho dos artistas, sejam os pintores, escultores, há que se dedicar uma atenção especial, o que será feito em capitulo à parte pois, realmente é algo digno de nota. Podem aguardar.
Relembrando as coisas lá vividas, posso asseverar que foi um experiência de vida muito válida, e que me faz procurar ao máximo bem aproveitar a oportunidade e procurar fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, vivendo "um dia de cada vez", pensamento que sempre tive lá, e me ajudou a viver e sobreviver para poder contar a história...
- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Mensagens de aniversário: reflexões e homenagens para alguém especial
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
