Carlos Drumond de Andrade Contagem do Tempo
Pontes
...E depois de tanto tempo ainda ouço sua voz me dizendo as mesmas coisas, são as mesmas histórias e os mesmos contos de fada que antes não tinha sentido.
Porém, hoje digo que não vou conter todas as vontades que eu tenho ao te ver, também não vou esconder tudo que realmente gostaria de fazer. Sinto muito! Demorei demais para te encontrar, sonhei noite e dia com esse momento e quando achei que estava ficando louca pedi a Deus um sinal. Um sinal para saber se essa busca insana tinha uma ponta de verdade.
Eis que em meu colo fui agraciada com tua presença cada vez mais latente. E que todo esse tempo de espera, a tua espera, era apenas uma confirmação que durante esse longo caminho eu andava em tua direção, que meus olhos nunca se desviaram dos teus rastro e que cada caso do passado te deixava mais próximo. Como uma ponte que uma certa hora nos ligaria de forma simples e sutil, como um passe de mágica.
Um grande amor perdido no passado, um passado mais distante do que a nossa compreenção possa entender, porém, não tão distante da verdade escancarada do rencontro dos nossos olhares. Do saber que ali existiam dois seres se reconhecendo, duas almas trocando carícias após tantos anos sem contato.
Enfim, enfim o reencontro chegou e o que grita mais alto é a vontade de dizer:
“Eu quero segurar a sua mão”... “Eu quero segurar a sua mão”...
O Conhecimento, a reflexão e o tempo.
Na busca do conhecimento, depois de algum tempo, percebe-se que o mesmo só é absorvido por meio da reflexão.
Entre o calar e o falar, existe toda a diferença de quem você é.
A simulação do saber depara-se com a simulação da ignorância e deste ponto em diante aqueles que tinham dúvida sobre sua ignorância passam a ter certeza.
O tempo é fator determinante para que o ser humano possa ter o entendimento da necessidade da reflexão, a tranquilidade e o equilibrio da busca incessante do saber.
Com o passar do tempo, somam-se em sua história, momentos bons, outros não tão bons assim; mais todos inerentes a lapidação do carater, moral, entendimento e do conhecimento do que se encontra ao seu redor.
Vejo o desespero dos que se enganam na busca do conhecimento, quando de fato dele necessitam.
Vejo o descaso com o conhecimento pela falta de reflexão e pela desidia com o passar do tempo.
Dizem que mal de amor se cura com o tempo.É só esperar que os dias passem;não há ferida que não cicatrize,não há amor que resista.
A verdade é que,querendo sair do sofrimento,o doente de amor passa os dias tentando ajudar o tempo nessa tarefa da cura.Assim,ele começa a represar suas lágrimas,a abafar seus gemidos,a fechar seus olhos,a calar sua voz e a repreender sua memória(ah! essa memória que insiste em nos fazer voltar no tempo,e sem a qual não somos).
Não está contente com sua vida e as coisas que tem? Simples, passe um tempo visitando hospitais, orfanatos, asilos, moradores de rua, favelas e depois de ver e ouvir pessoas que realmente tem do que reclamar e não reclamam, tire suas próprias conclusões de quem você realmente é (PLDD)
"Antes do tempo estar nas engrenagens do relógio, ele está no canto do galo. Bem antes no giro do sol; antes ainda nos impulsos do Criador."
Um me ensinaram que fazer loucuras era errado, mas com o tempo fui aprendendo que fazer loucuras faz parte da vida, pois só quem viver intensamente tem experiência e histórias para contar...
Antigamente no tempo da "Era Vargas" a população tinha medo de quem deveria protege-las, A POLICIA. Nos ultimos acontecimentos vimos que muita coisa mudou de lá pra cá. A população esta tendo mais confiança nos policias e estão denunciando os principais criminosos a quem a policia deveria combater... Essa cobinação perfeita de união, cidadania e justiça faz com que todos faremos um país melhor e mais justo, dando aquelas pessoas que convivem com o perigo diariamente mais paz e tranquilidade. Mas, tenho uma pergunta curiosa... ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR???
Uma dia ou um ano, pode ser maravilhoso ou não, isto não importa, qualquer que seja é um tempo, e isto vai passar.
O tempo é uma escola onde não se passa de ano ou de semestre... O compromisso real é com a maturidade. Por isso pouco importa se atingimos 1.5, 2.8 ou 5.6... Para a vida não há formatura, não há colação de grau, tampouco se avalia uma classe... A vida dá a chance de que cada indivíduo avalie a si mesmo. Eu, você, todos nós estamos inseridos neste processo de crescimento a que chamamos vida... E neste processo me vejo por vezes olhar para trás, vislumbrando o caminho que trilhamos até aqui.
O fato é que, sorrindo, sofrendo ou nos fazendo sofrer, ao longo da vida vivemos experiências que nos fazem compreender lições que mais cedo ou mais tarde haveremos de inserir no nosso aprendizado individual, e estas, ficarão para sempre marcadas nas nossas lembranças. Teremos conquistado assim mais uma aprovação, das tantas que a vida nos irá submeter, e esta conquista será sempre individual, será só nossa. Poderemos celebrá-las com muitos, mas jamais poderemos responsabilizá-la a ninguém.
Quanto tempo o tempo tem, se o tempo não nos dá tempo para viver? O tempo passa e a vida só nos leva se nos deixarmos levas. Por isso, viva-a enquanto há tempo. Caso contrário, o tempo a levará.
Não há mudanças em nós ou dentro nós, não. O que há em nós é calor do tempo que derrete nossa rigidez, pondo em vista, o nosso verdadeiro interior, onde somos frágeis porém verdadeiros.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade