Carlos Drumond de Andrade Contagem do Tempo
"Onde há bondade, Deus reside; Guemilut Chassadim transforma cada lar em um templo e cada gesto em uma bênção."
"Guemilut Chassadim é a arte de dar sem esperar retorno, pois o retorno é a alegria de ver o outro feliz."
"Assim como o vento leva as sementes a novos lugares, a bondade nos transporta a novos horizontes espirituais."
"Cada ato de Guemilut Chassadim é um tijolo na construção de um mundo mais justo, onde o amor é o alicerce."
Musa hoje quando vi a sua foto fiquei impressionado, linda bem torneada de um bronze magnífico de um bem estar sentido-se na sua pele suave, é fogo que faz arder é chama que apaga e acende e luz do viver de um ser, e no seu ventre vive o rebento que dará vida a força do querer crescer.
Para não te perder peço-te um grande sentido de compaixão de amor de amizade e compreensão porque a paixão é cega a minha vontade de me perder num vasto mergulho no oceano do exeliris de Venus. Subir a Marte e fazer as pedras declamarem poemas e árvores cantarem como Orfeu e filosofar como Tales de Mileto ou Homero e defender as causas perdidas como Jesus Cristo, fazer valer a Utopia de Carl Marx e tornala real numa realidade tridimiciocional, poder ser subnatural utilizar no total a clarividência parameu espirito visionar o que paira e o que sai de mim e vagueia por ai a procura de uma Ninfa aquela mulher, de olho grande que vive perto da setima estrela a contar vindo do sol para a terra, para brotar no rebento, no ocidente, mesmo no centro do universo versus mundos infinitos que dão gemidos gritos aos cataclismos, havendo também sorrisos, alegria essa do viver pelo anoitecer e pelo amanhecer pela energia positiva vificada em nosso beneficio.
Por tudo amo, proclamo,sito, declamo porque me apaixono.
Por Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade
Sempre fui um menino sombrio,
A vida me fez sofrer muito,
Caminhei entre sombras e frio,
Com um coração sempre em luto.
As estrelas brilhavam no céu,
Mas na minha alma, escuridão,
Cada sorriso era um véu,
Ocultando profunda solidão.
O vento sussurrava segredos,
De um mundo de dores sem fim,
Meus olhos, cansados e negros,
Procuravam um raio de sol, enfim.
Mas entre as trevas surgiu uma luz,
Uma faísca de esperança, um refrão,
Que aos poucos a tristeza seduz,
Transformando em amor, o coração.
E assim, nesse caminho estreito,
Aprendi a viver, a lutar,
Mesmo com um passado desfeito,
A vida, eu voltei a amar.
Meu conhecimento sobre a Amazônia está intimamente ligado ao saber, ver e pensar de meu grande mestre e amigo o artista amazonense Moacir Andrade.
Pensar em desistir? Até penso, quando me lembro que ele nunca desistiu de mim, me faz querer continuar.
Vou escrever:
-A minha mensagem de Natal generalizada.
Com intuito de documentar este percurso de vida feito até aqui.
Após análise no caminho percorrido entre no agruras, aventuras, e realizações de muita tensões vivificadas com propósito de ir até onde a minhas capacidades permitem ir, olho para traz e deixo um homem morto, e nesta Natalidade nasce um homem para mais uma vez voltar a começar, andar pelo trilho, e redirecionar o foco, é sempre um início um nascer um rebentar naquilo que se semeou, um culminar de chegar ao Céu romper o véu e ver mais além, ir a busca na investigação,na pesquisa, na prática e na conquista é ser um de todos e para todos, no sentido de amar tudo e zelar por tudo.
O Natal é da família é meu é seu é nosso é em lembra do nascimento de Jesus Cristo, nesse exemplo me deito e acordo esperançoso numa melhoria e de mais virtudes boas ,atributos esses que são dádivas divinas Celestes.
Um bom Natal e próspero ano novo
Por,:: Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade
Reflexão em relação a Arte A arte somos nós num todo e nela representamos o nosso mundo a nossa percepção em relação a existência disto e daquilo, numa ação que marcamos aqui e ali com um marco nisto e naquilo. Tendo sempre em presente os vários estados da emoção, da razão, do pensamento. Ela faz- me existir perante sua existência e numa, fusão de um conjunto de palavras tento a definir, no entanto a arte define-se a ela mesmo e coabita no seu espaço, cativa o coração, nela vou procurando caminho e muitas portas e janelas se abriram para ultrapassar bons e maus momentos, sinto necessidade de fazer melhor e mais, sempre não vou desistir porque dela respiro e vivo é da minha alma que sai sangue da minha veia e tudo é feito com muita garra e intencidade, nos momentos da crise da pandemia Covid estava mais focado na pintura agora por outro lado uma vertente que também tenho uma paixão que é escrita e dou sentido a minha vida. Neste lema cultural de coltivar a mente. Fazendo as minhas peças. E como somos seres hereditários,que nos transformamos os nossos sonhos em realidades, porque somos luzes que iluminamos o mundo. Vencendo sempre o bem sobre o mal. E como me estou a revolucionar e moldar. E nesse sentido vejo-me desta forma tempo,trabalho e desenvolvimento. Nesse sentido tudo passou a ser bom. Contudo se eu gosto mais da Arte como voz, na retórica Hegel tem dialética entre o positivo e o Negativo entre a tese e anti tese, o certo é chegar-se a um consenso para bem comum. Num todo sempre vai existir o feio e o belo. O bom e mau. E nela está contida lógica e a relatividade tendo a sua medida e peso. Entre uns e outros. Para mim dá-me ou não prazer, o que estou fazer, mas faço pela ,paciência e aprendo a fazer. Logo sinto que quero melhorar e esta a dar-me gosto escrever, porque gosto..
Por:Emanuel Bruno Andrade
Que valor tem a Arte? A obra é a criação logo concepção é do artista da sua ação, nesse sentido descora-se todas as avaliações de terceiros logo que o artista se sinta realizado com o seu feito, sendo num todo a sua arte, descurando o feio e o belo, porque nesses pontos não recai a obra, mas sim numa existência, tendo uma classificação de arte contemporânea, o valor não está em questão o valor é o que é. A arte é num todo é a nossa vida, tendo como ponto de partida o ser humano como maior medida, nela está contido as vivências, são marcas que vamos deixando como marco, que demarcam tempo, espaços, experiências e nela está também a percepção, a perspectiva a emoção, a razão, o pensamento, o sentimento.... A arte não tem limite nem, podemos definir num todo sendo ela material e imaterial. Há quem se rege por regras, Há quem quer ser livre e espontâneo e automático desde da Bauhas na Alemanha e na revolução Inglesa Outros estilos de arte ganharam outros contornos, para o mundo contemporâneaj. É a partir de novas concessões para criar que se inova e nascem outras ideias a partir de quem é a luz para iluminar. Por isso tanta polémica eis porquê o valor. Um bem haja a arte na sua concepção.
A saborear os pensamentos dispersos.
Num instante num contexto reflexivo faço minha introspecção e nela encontro a razão de ser, de querer fazer elevar acontecimentos, as forças vou buscar ao divino que alimenta meu corpo e meu espírito, no entanto quero fazer mais.
Nasce esse desejo dentro de mim, por isso insisto e passo a passo, um pouco ali um pouco aqui acabo por contribuir para mim e outros.
A vontade de de querer ser e de fazer preciste,por isso faço e dou asas a imaginação criando isto e aquilo.O caminho faz-se fazendo-se a caminhada, com foco nos objectivos determinados.
Um dia vou lá chegar, enquanto sonhar vou buscar o desejo de querer alcansar minhas metas,meus ideais.
A motivação ganha-se com o entusiasmo e o amor dedicado ao propósito proposto,sempre com gosto,com esforço e garra para alcançar o mérito.
Nada é fácil, só se torta fácil quando feito por repetição, mesmo assim tem seu pesar.
Acreditar que a vida tem tempos de aprendizagem, e tempos que ensinamos.
Viver para aprender é crescer evoluir e progredir.
A cada dia uma etapa importante que lhe basta.
Disperso
Ser um entre muitos
É ser eu mesmo.
Repleto de sentimentos,
Raciocínio vago
Disperso que voa
Na brisa do vento
No céu espreita a 🌒
Que me ilumina na calada da noite,
Com a companhia das estrelas
Perdidas no universo
De ser
São elas pedras preciosas
Que dão sabor ao meu viver
Quando recordo a solidão da solitária
O grandão e o guarda no desdém
Fechando a porta
Aquele que ao fim da viagem quer chegar
Olho para o presente
Gritando para a liberdade
Presa
Por tantas amarras
Que as musas
Soltam a cada instante
Com a compilação de gestos
De aforro perante a vida
Um sem outro não vive
Respirar um pouco
Do afrodisíaco
inalar os feronomas
Estiveste tão ausente
Porque te escondes
Vou buscar o desejo
Encontrar o céu de várias cores
Nos retrocessos quero esquecer o passado
Vivo o presente
Sou outro de outra gente
Acreditar em ti é como se estivesse ouvir um embalo por isso canto
Encanto e danço
Vivo hoje
Para esquecer o ontem
Sonhando no amanhã
És eu sou
Nós somos
Todos somos
Pessoas
Com vontades
Procura acha
Busca encontra
Não te percas em esquecimentos
Procura acha
Busca encontra
As palavras algumas adquirimos, outras ecoam no subconsciente e no consciente, formando uma consciência,que resulta num pensamento sentido.
As palavras também hereditárias por ancestrais.
Que estão inscritas no ADN e pela ressonância de no ventre de nosso mãe começar a formar a consciência de ser e existir, nessa formação tudo contribui para a nossa identidade memória que forma a nossa personalidade o passado, representado no presente com a existência da palavra como vida, que guia dita o percurso de cada um.
Diz-me o que pensas, e sei onde queres chegar...
Net
Um místico
Que acredito viver
Acreditar no oculto
Passar do virtual
Ao real
Do obscuro
E fazer transladar
Do outro lado
Para o lado que quero falar
Destapar o desprovido
Subir ao céu
Ter tempo
Para ver o desconhecido
Mundos imparalelos
Do imaginário
Mundos criados por persepcao
Onde o meu e o teu ser
Se perdem
Em labirintos
Medidos por outros
Delimitados por outros tantos
Num click
Ganho recompensa
Noutra perco a
Noutra dou
Noutra plano, navegando
De pouso e pouso
Procurando encontrar -me
E nessa busca encontro o conhecimento do rasto deixado
A vontade de prosseguir o trabalho e sair do ninho para o banquete onde as bodas são o céu.
Por : Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade
Poema para Gilberto Stabili.
Gilberto Stabili, velhinho sábio e sereno,
Que espalha conhecimento por onde passa,
Com sua voz tranquila e seu olhar ameno,
Enche nossos corações de paz e graça.
Com seus anos de vida, ele acumulou
Um tesouro de sabedoria sem igual,
E sempre que fala, nos deixa admirados,
Com seu jeito simples e natural.
Seus ensinamentos são como luzes brilhantes,
Que iluminam nossos caminhos e nos guiam,
E sua presença nos traz alegria e esperança,
Como um farol que nos indica o rumo certo.
Gilberto Stabili, velhinho querido,
Você é um tesouro que a vida nos deu,
E nós somos gratos por tê-lo conhecido,
E por aprender com você o que é viver bem e ser feliz.
Saudade da Vó Terezinha
Ah, saudade da vó Terezinha,
Que traz consigo uma dorzinha,
Mas também um amor que não se esvai,
Pois ela sempre estará em meu coração, não vai.
Lembro-me dos seus abraços apertados,
Dos seus beijos carinhosos e dos seus cuidados,
Das suas histórias contadas com sabedoria,
E dos seus conselhos que me guiaram na vida.
Sinto falta do cheirinho da sua comida,
Do seu jeito simples e acolhedor de vida,
Da sua voz doce e tranquila que me acalmava,
E da sua presença que me alegrava.
Mas mesmo com a distância e a saudade,
Eu sei que ela está sempre ao meu lado,
Pois o amor que ela plantou em mim,
Permanece vivo e forte, nunca tem fim.
Então, vó Terezinha, saiba que te amo,
E que a sua falta me traz muito engano,
Mas que a sua lembrança me faz feliz,
E que a sua presença nunca será esquecida, nunca, jamais.
Guerreiro Pierre Logan
Meu irmão Pierre, um guerreiro de verdade,
Com sua espada em punho e olhar destemido,
Sempre pronto para lutar, sem temer o perigo,
Um combatente nato, que nunca se rende.
Com sua armadura reluzente e imponente,
Ele atravessa os campos de batalha,
Com a coragem de um leão e a força de um touro,
Inspirando todos ao seu redor.
Pierre, o guerreiro, que nunca desiste,
Que segue em frente, mesmo quando tudo parece perdido,
Sempre em busca da vitória, sempre em busca do triunfo,
E jamais se entrega à derrota.
Seu coração é puro, sua alma é valente,
E a bravura que ele demonstra é simplesmente fascinante,
Um verdadeiro exemplo de determinação,
Que inspira todos aqueles que o rodeiam.
Meu irmão Pierre, o guerreiro destemido,
Que jamais se curva diante da adversidade,
É um verdadeiro herói, um defensor da justiça,
Que honra sua causa com bravura e lealdade.
Poema sobre Panelas.
Panelas, cidade querida,
No coração de Pernambuco,
Teus encantos não se escondem,
Para quem te conhece, tu és um luco.
Tuas ruas calmas e serenas,
Respiram a tranquilidade,
Teu povo trabalhador e forte,
Vive com honestidade.
No centro da cidade,
A praça é um encanto,
Onde todos se reúnem,
E alegria é o canto.
Panelas, teus rios e pontes,
Mostram tua beleza natural,
Tua história e tua cultura,
São tesouros imortais.
Suas ruas de paralelepípedo,
Guardam a história do tempo,
Seus casarões, seus prédios antigos,
São um convite ao pensamento.
Assim é Panelas, minha cidade amada,
Que enche meu peito de emoção,
De orgulho e de saudade,
De ser parte dessa linda nação.
A natureza brasileira,
uma fonte de inspiração,
encanta a alma inteira
e nos leva à contemplação.
Machado de Assis já dizia
que a natureza é como um livro,
onde a sabedoria se irradia,
e nos enche de um amor vivo.
Guimarães Rosa, por sua vez,
falava da natureza sertaneja,
que ensina ao homem, de uma vez,
a lição da humildade que almeja.
Carlos Drummond de Andrade,
com sua poesia sensível,
via a natureza como uma verdade
que se expressa de forma incrível.
E Vinicius de Moraes,
com sua canção e beleza,
celebrava as belezas naturais,
que nos envolvem com tanta grandeza.
Assim, a natureza brasileira
nos leva a um mundo de emoção,
e nos faz perceber, de maneira inteira,
que a vida é uma grande benção.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade