Frases sobre capitalismo e socialismo
Você não é o pensante
Você é o pensado
Você não é o mandante
Você é o mandado
Sorria você está sendo filmado
É sorri muito
Você é o programado
O ser humano vive na base de disputas, não tem como uma sociedade viver sem elas. A partir do momento que existe um caminho fácil e benéfico a ele, deixará os outros de lado e seguirá por ele. Logo, uma nova disputa é lançada, criando com o tempo novas desigualdades e novas teorias 'milagrosas' para o fim desse processo caracterizado como 'opressor'.
Se a declaração de imposto de renda fosse em época de eleição, governo nenhum seria eleito, mas por sorte do governo o rebanho tem a memória curta.
Não existe ser de esquerda ou direita!
O que existe pode ser:
O espertalhão – Ser sem escrúpulos que se utiliza da sua astúcia para poder auferir benefícios.
O esperançoso – Ser de bom coração que acredita que tudo será resolvido de forma harmoniosa.
O batalhador – Ser de bom coração, mas que acredita que o “status quo” irá mudar somente se houver uma luta para aniquilar o sistema.
O baderneiro – Ser brutalizado que quer somente ver o “circo pegar fogo”.
O benigno – Ser solidário que apesar das diversidades faz a sua parte sem entrar no mérito da questão.
O preguiçoso – Ser inerte que vive de reclamar e esperar que alguém faça algo por ele.
O ignorante – Ser que vive apertado e não sabe o que está acontecendo, mas que repete o que a “massa” passou a falar depois de ser orquestrada pelo grupo de “espertalhões”.
O alheio – Ser que sabe o que está acontecendo, entende, mas prefere ficar neutro para não dar “murro em ponta de faca”.
O intelectual – Ser que apresenta soluções, mas que os outros costumam chamar de “louco” pois ninguém entende o que ele fala.
O falso salvador da pátria – Ser que geralmente aparece travestido de homem digno, mas é somente um “lobo em pele de cordeiro”.
Atualmente, devido ao hábito do século XIX de superestimar o fator econômico, caracterizamos o conflito pelos termos superficiais socialismo e capitalismo. O que realmente está acontecendo por trás dessa fachada verbal é a última grande luta da alma faustiana.
É importante ter amigos que nos motive a trabalharmos nosso senso crítico, afinal, a ciência vê na dúvida, na experimentação e no resultado o conhecimento aprimorado, o capitalismo vê no trabalho a força motriz da sociedade, logo para quê se acomodar com o senso comum? O comum foi usado pelo socialismo como elemento de propaganda de massa, dando poder a alguns que mataram outros sem porquês, sem direitos, por isso o senso comum é uma das causas da alienação do homem que Marx tanto falou em seu Tratado sobre a Alienação Humana, mas ele não viveu para ver o que o seu estudo fez em favor de Castro, Hitler, Mao, Lenin, Stalin e etc.
Tracemos um paralelo entre o desenvolvimento do avião e o desenvolvimento sócio-econômico das nações.
No início da aviação, as pessoas discutiam se o melhor modelo eram asas móveis ou eram asas fixas.
Depois de seguidos fracassos as asas móveis foram abandonadas e nem se falam mais nelas.
Parece incrível que no século 21 ainda estejamos discutindo sobre socialismo versus capitalismo, mesmo que o bater de asas dos países socialistas em diversas ocasiões tenha se esborrachado no chão.
É uma perda de tempo gigantesca continuar debatendo sobre ideias que comprovadamente não funcionam, enquanto as asas e turbinas do capitalismo se mostram tão superiores.
A direita gosta tanto do rico que quer privatizar tudo para que as pessoas possam empreender e prosperar , já a esquerda gosta tanto do pobre que quer deixar tudo público para todos dependerem do governo vivendo miseravelmente , já o centro gosta tanto do povo que mescla os 2 pois sabe que o setor público nunca dá certa sem o privado e o privado nunca dá certo sem o público .
Pensando bem, tudo o que o ser humano cria é imperfeito — e pode, consciente ou inconscientemente, estar em comunhão com diabo. Tanto o capitalismo quanto o socialismo são criações humanas, e por isso, podem carregar sombras.
Não sou totalmente marxista. Rejeito, por exemplo, a crítica agressiva à religião, o materialismo como cosmovisão e a defesa da revolução armada. Na Bíblia, está escrito sobre Mamom, o deus do dinheiro. E, olhando para o mundo hoje, é evidente: tudo gira em torno do lucro, não da vida humana.
O ser humano deixou de ser o centro da humanidade; o dinheiro ocupa esse lugar. O capitalismo nos ensina a valorizar o lucro acima da dignidade, e por isso acredito que o socialismo — ou o comunismo — representa uma alternativa mais próxima da solidariedade e da justiça social.
Infelizmente, no Brasil, há uma imagem distorcida sobre a esquerda. Muitos acreditam que ser de esquerda é sinônimo de defender aborto, ideologia de gênero e legalização das drogas. Isso é apenas uma fração da pauta progressista.
Eu mesmo não sou totalmente a favor dessas bandeiras. Para mim, ser de esquerda é ter uma posição filosófica diante da vida em que a solidariedade prevalece sobre o egoísmo — como bem disse José Mujica.
"História, materialismo, monismo, positivismo e todos os 'ismos' desse mundo são ferramentas velhas e enferrujadas que já não preciso ou com as quais eu não me preocupo mais. Meu princípio é a vida, meu fim é a morte. Gostaria de viver minha vida intensamente para poder abraçar minha morte tragicamente."
"Não há nada inerentemente explorador em qualquer acordo genuinamente voluntário, como concordar em trabalhar por um salário [...] no entanto, sob o capitalismo de estado (em oposição a um mercado verdadeiramente livre) há uma relação de exploração entre os interesses dos endinheirados e as pessoas comuns. "
Muitas pessoas vão morar nas ruas porque perderam o emprego e não tem como pagar o aluguel. Como irão procurar emprego e irem ao médico nos primeiros dias se não tem endereço?
A mais importante reflexão sobre a esquerda política: se eles mentem tanto sobre o presente, imaginem o quanto mentem sobre o passado
Jamais confunda a realidade com a análise feita sobre a realidade. Esse é o mínimo conhecimento que você precisa ter sobre epistemologia.
