Capitalismo
Pra mim só há duas lógica que acredito que um ser humano possa defender o capitalismo
1. Ele não sabe o que acontece
2. Ele não evoluiu
Existe a terceira que seria "Zona de conforto" porém essa eu não falo porque a qualquer momento ela pode desabar e prefiro acreditar que essa lógica é proveniente das duas juntas...
Somos coniventes extremados com o travesseiro do capitalismo que conforta nossa alma através da religião que usurpa de muitos para dar a poucos. Tudo em nome de Deus.
Simplesmente vejo o capitalismo como algo extremamente ruim para a humanidade e a natureza. E não é necessário ler nada para chegar a este raciocínio. Absolutamente nada. Mas fora isso, o que temos?
O marketing não é uma arma diabólica do capitalismo. Nos dias de hoje, é uma ferramenta indispensável para a reaproximação com os fiéis.
Estou feliz, pois estou conseguindo me distanciar
Da fome por dinheiro.
E do capitalismo e consumismo desenfreado, exacerbado.
Se a moda do capitalismo é gastar, então vamos minha gente gastar amor, sorriso, abraço, perdão. Vamos alimentar o sistema chamado vida.
O capitalismo trivializou a paixão, fez com que as pessoas se desiludissem em relação ao amor. Isso leva a pensar que as relações sexuais são algo que se compra no mercado só para levar a vida adiante. O capitalismo tenta dissuadir a criação de vínculos reais. E valoriza demais o prazer. E, para a psicanálise, o prazer é sempre um problema. Qualquer pessoa que te venda um prazer fácil está mentindo. Se o que queremos é prazer profundo, com troca entre pessoas, ele será difícil, cheio de conflitos.
Não sou aversa ao capitalismo, à moda ou ao marketing. Sou contrária às suas desmedidas que resultam na inconsciência e alienação dos indivíduos.
O problema da "exclusão" e da desigualdade social não é o capitalismo e sim a corrupção, existente em qualquer modelo econômico em que o sistema político seja corruptível, levando em conta a cultura do povo de um país em que a educação não seja prioridade.
A corrupção não é uma prática apenas de ricos... Há muitos pobres que aderem à práticas corruptas para saírem da pobreza, mesmo sabendo que é errado, cientes que tais práticas trazem benefícios ilusórios e não resolvem o problema do todo.
O que fundamenta a lógica imoral da exclusão é a corrupção, quando inveterada na cultura de um povo.
O ser humano é um animal de circo no capitalismo, obrigado a fazer truques para ganhar algo pra comer.
