Calma

Cerca de 3734 frases e pensamentos: Calma

⁠A passividade é vista, por muitos, como fraqueza — uma árvore que se curva ao vento, sem resistência, sem carácter. Dizem que quem tolera é porque teme, que quem se cala tem medo do confronto, que quem se afasta é um submisso, um "banana". Mas o silêncio não é fraqueza, nem a calma é covardia. Há uma força que se revela na quietude, uma sabedoria que prefere a distância, uma paz que não se oferece à tempestade.

Mas aqueles que julgam com olhos curtos não sabem que, por trás de cada gesto contido, há um limite invisível, um ponto de ruptura que não se anuncia, que ninguém vê até que se quebre o silêncio. Eles pedem para que mostremos as garras, para que nos revelemos como lutadores. E quando, por fim, o tom de voz se altera, o rosto se endurece e o coração se solta, os mesmos que pediam a batalha recuam, como quem teme o fogo depois de o ter provocado. Querem a calma, mas não entendem a violência do espelho que, por fim, reflete a sua própria face.

E eu? Eu sou passivo, mas não estúpido. Calmo, mas não resignado. Aceito o fardo da paciência, porque sei que não sou um boneco de marionete. E quando me chatear, quando o peso se tornar insuportável, os que me pediram para mostrar os dentes não gostarão do que verão. A passividade tem o seu valor — e eu sei, melhor do que qualquer um, até onde posso ir sem perder o que sou.

⁠A passividade, muitas vezes confundida com fraqueza, carrega em si uma outra forma de força, que escapa aos críticos. Aqueles que a julgam, acreditando que se trata de medo ou covardia, não percebem o poder de quem escolhe o silêncio. Quem exige que se mostre as garras, que se revele a fúria, não entende a quietude de quem não sente necessidade de expor as suas intenções. O que parece fragilidade pode, na verdade, ser uma forma de resistência que não se traduz em palavras ou gestos, mas numa serenidade que recusa o confronto sem razão.

E, contudo, existe sempre um ponto onde a quietude deixa de ser sustentável. Quem escolhe o silêncio sabe que, eventualmente, o tom mudará. E quando a paciência chega ao seu limite, quem tanto desejava a luta, ao tocá-la, recua, desconfortável com aquilo que antes queria ver. A passividade não é uma fraqueza, mas uma maneira de não se submeter ao ruído do mundo, de não se deixar arrastar pelas expectativas dos outros.

Sou passivo, mas não sem entendimento. Calmo, mas não submisso. Respeito o meu próprio ritmo, porque sei que a verdadeira força está em saber não ceder às pressões alheias, em manter a calma mesmo quando tudo à volta pede uma reação. Quem me conhece entende que o silêncio não é vazio, mas uma forma de escolher o momento certo para se mostrar.

⁠Atente-se para correção e conhecimento das habilidades necessárias, para uma execução com confiança e segurança na valorização dos momentos mais adequados, para tomar as melhores decisões e atitudes.

Inserida por Wagner_Dom

⁠O verdadeiro prêmio não está na chegada e sim na jornada, saiba apreciar a paisagem ao seu redor com calma e sem pressa.

Inserida por DeyvisonMafra

“Olhar para o abismo, me traz a tranquilidade e a cura do que preciso por hora.”

Inserida por sabrinapedrosa

⁠"Quanto mais o homem não querer dar uma resposta (Seja em tudo ou em algo); A mente buscará uma resposta intensamente, da tal maneira que não se procura por si mesmo. É questão de tempo e calma."

Inserida por SilasSalatiel17

⁠"Dizem que paciência tem limite. Pode até ser verdade, como tudo também na vida tem seus limites. Mas paciência é um valor humano, e este deve estar presente sempre (e principalmente) nas situações mais adversas e desafiadoras que possamos enfrentar.
Conte até 10, 100, 1000... ou até nem pare de contar até que possa agir com calma, prudência e sabedoria."

Inserida por FEBA

⁠“No silêncio habita a força dos que confiam” — no Tao que flui sem esforço, e no Deus que age no invisível.
Do Taoismo ao Cristianismo, a calma e o não-agir não são ausência, mas presença plena: sabedoria que escuta, fé que repousa, poder que não precisa se impor.

Inserida por ada_paiva

⁠Pipas a voar,
Sol a raiar,
Vento a soprar,
E pássaros a cantar.

Coisas tão simples,
Que tornam a nossa vida única.
E bela.

Inserida por eshelley_rocha

⁠Às vezes, é necessário desacelerar um pouco para que a ansiedade perca a velocidade.
Às vezes, é necessário colocar a vida no piloto automático e se permitir ser feliz sem a pressa de ter que chegar na hora certa em lugares que a gente nem sabe onde fica.
Às vezes, é necessário pausar a vida e saboreá-la com mais prazer. As coisas só acontecem quando têm que acontecer e colocar a carroça na frente dos bois não vai acelerar o processo.

Inserida por ednafrigato

RIO

Tal como um constante rio
Ora calmo, ora bravio
Eu vou seguindo o meu curso...

Meu destino é alcançar
Em algum momento e lugar
A imensidão do lindo mar

No caminho há remansos
E momentos de harmonia
Mas também há cachoeiras,
Rochedos e ribanceiras.

Muitos são os desafios
Que eu tenho enfrentado...
E tantos são os problemas
Que eu tenho contornado.

Mas há também as alegrias
Que inundam meus belos dias

E vou seguindo, sem parar
Quer apressado ou devagar
Como um constante rio
Em busca do lindo mar.

Inserida por MarcoARCoura

⁠Nem Deus construiu o mundo em um dia, imagine você.

Inserida por zanovisk

Fique calmo!

As coisas acontecem devagar.
Você é acostumado ver um rio em sua grandiosidade, mas já foi ver a nascente?

Inserida por zanovisk

⁠os erros se mostram quando a mente cambaleou pelas divagações alheias, qual bom seria se todos 残念 o próximo sem hipocrisia.

Inserida por mathias_oliveira

⁠É possível encontrar refúgio da aridez da vida no colorido das flores, no canto dos pássaros e na paciência dos rios, mas para isso é preciso antes de tudo querer, e então construir um templo na parede de sua memória que você possa chamar como seu celeiro de paz.

Inserida por wandermedeiros

⁠Assim como você respeita o seu corpo, seus desejos e a sua mente, o tempo também precisa que você seja paciente.

Inserida por gutoakasaki

⁠Que eu seja capaz de compreender que algumas coisas não foram verdadeiramente feitas para mim. O dom da compreensão é algo magnífico que quando praticado, é capaz de deixar a nossa vida mais leve. Portanto, que esta nova semana, traga junto o poder de entender os acontecimentos através de uma mente tranquila.

Inserida por rayssaruffo

⁠A CAMINHADA

Depois de muitos anos de vida absolutamente tranquila, numa dessas noites de gala, tipo, vendo um filme na TV e degustando alguns petiscos, pouca coisa, tipo o que vier pela frente. De repente senti sede e levantei da poltrona, na verdade tentei levantar, engraçado, parecia que minhas juntas, nervos, sei lá o que mais estavam todos travados. Que vergonha, eu, que sempre arrotei um papo incrível de ser forte como um touro, saúde de ferro e mais ainda, bah, estava parecendo um touro mesmo, gordo e confinado à espera do abate.
Minha mente começou a lembrar de médicos que diziam: acima do peso, (nem tanto assim), fumante, sedentário: fórmula suicida e fatal, mais, pensei, comecei a ver uma cova funda e aberta esperando por mim, toda gulosa, me dizendo, vem, vem, como se eu eu fosse um prato bem cobiçado e apetitoso, (não pra seu bico, miserável, pode esperar sentada, de pé vai cansar).
Não tenho particularmente tanto medo da morte, visualizei meu velório, pessoas chegando, filhos, filhas, netos, sobrinhos, irmãos, amigos,inimigos, conhecidos em geral, enfim........ meu consolo é saber que depois de morto todo mundo vira santo.
Oh, como ele era bonito, tão bonzinho,tão querido, um santo, um santo, repete o coro; ainda mais que meu primeiro apelido foi “Amado”, pra Santo Amado, falta só um pouquinho, mas me horroriza pensar em deixar uma criança sem pai, sim, tenho um filho pequeno, (benção do meu outono), na verdade tenho 07 filhos, as más línguas dizem que posso ter mais por ai, (como tem gente maldosa nesse mundo, Meu Deus), e dez netos, a porteira depois que abre não para de passar, deve ter mais pra vir e não quero deixar nenhum deles ainda.
Não, não sou tão bom nisso de fazer filhos, embora adore que pensem assim, houve um tempo que se uma vizinha ficasse grávida todo mundo me olhava desconfiado, esse mundo esta cheio de calunia e maldade mesmo. Claro que, sempre achei que se é para ter alguma atividade física, he,he, essa é perfeita, ainda mais quando une ardor, paixão e amor, bem, isso é outro papo, voltemos a (outras)atividades físicas, os médicos diziam, jogue bola, nade, caminhe.
FAÇA alguma coisa, ai, ai, e eu selecionava mentalmente por eliminação, jogar bola? não vai dar, nadar como? vou é afundar na hora, (não sou tão gordo, NÃO), só tenho um pouquinho de excesso de peso, bem, restou a caminhada, mas como se já caminho bastante?, afinal, vou ao banheiro um monte de vezes, a cozinha mais ainda, ah, esse sim é um passeio incrível, fantástico, chegar a cozinha após uma extenuante caminhada, (vinte ou trinta passos), abrir a geladeira. Oh, Deus, que paisagens maravilhosas, doces, compotas, bolos e mais, mais, que delicia, isso que é vida......mas eu a estou perdendo, opa,opa, opa.
OK, OK, vou caminhar, vou, vou.... ai meu Deus, bem, decidi, vou e fui mesmo, que tristeza, isso é caminhada?, na verdade me lembro de me arrastar, quase cair, a força da gravidade é incrível mesmo, o corpo todo travado e dolorido, que que é isso, minha gente? que que é isso?, e a noite então, parecia que tinha dado volta ao mundo, lutado com mil guerreiros para salvar minha princesa, não podia sentar porque os nervos estavam encavalados, (é assim mesmo que fala?), não podia deitar, nada... os pés, ai, meus pezinhos, (44), estavam cheios de bolhas, como se diz lá no norte de Minas, OH, dóóóóóóóóó.
Mas enfim, fui, fui mesmo, sou valente, guerreiro, herói indomável, bonito, charmoso, etc, etc (menos, menos, vão dizer as pessoas invejosas), bem, voltando a caminhada de novo, o primeiro passo é com certeza o mais difícil mas, existem momentos na vida que é preciso, sob pena de morrermos todo dia um pouquinho, sacudir a poeira e o mofo, quebrar correntes para realmente VIVER, sentir o sangue correr célere nas veias, aspirar o ar sofregamente, afinal li uma vez que as águias tem um momento em que ou morrem ou se renovam, pô, meu , se UMA águia, rara e especial, (infelizmente a grande maioria morre mesmo por covardia, sei lá), tem essa coragem e determinação, no mínimo eu tenho que fazer igual, afinal na escala da criação, nós, humanos somos os "inteligentes", dominadores da terra, ah,verdade, queremos dominar também o espaço.
......A continuar assim, essa minha caminhada ainda vai render um livro, um livro? Tá, tá, que seja um conto, ou vá lá, que seja uma mensagem para um filho, neto, bisneto, pra quem for..., que um dia face a algum problema, ( á vida é feita deles), pense, pô, meu o velho, (cade o respeito, seu mal educado), até que tinha coragem. DECIDIU caminhar, gordo daquele jeito, era igual a uma jamanta, (pra quem não sabe os caminhões mais antigos, grandões,pesadões, eram chamados assim), e tudo enfrentou para realizar e concretizar sua decisão, bonito, hem?, já vai ter valido a pena meu esforço.
Como eu ia dizendo, que coisa, começo a falar uma coisa, vou pra outra, e ainda pra outra, devo ser um perdido mesmo, alias, já me chamaram assim em tempos passados, rsss. Então, de novo, como já disse antes, tomei a decisão de caminhar todos os dias e tenho procurado cumprir esse objetivo todos os dias, fácil, não, o pessoal aqui da minha terra quando quer dar um arroto de valentia fala assim: “dou um boi pra não entrar numa briga e mil pra não sair”.
Todas as vezes que ouvi isso na minha vida, tremi de excitação e respeito, caramba, dar mil bois pra não sair de uma briga, pensava cheio de inveja e admiração, o cara é poderoso mesmo. Puxa vida, euzinho, depois de uma longa vida, (nem tanto assim), no máximo hoje com muita valentia, eu poderia falar dou um frango pra não entrar numa briga e vai, coragem, dois frangos pra não sair, será que exagerei? Apesar que acho mesmo uma estupidez ficar arrotando papo, tem é que fazer e não falar.
Caramba, parece que sai do assunto mais uma vez, mas que coisa, desculpem, desculpem, como é fácil ficar pedindo desculpas, não? Aprontamos, aprontamos, ah, foi por imaturidade, sei lá, depois, “desculpe”, pronto, num passe de mágica tudo se resolve, mas que coisa, sai da linha de novo, linha? Mas era pra ser pelo menos uma mensagem, mas com certeza ainda vai ser, com certeza.
Bem, então, ontem não pude caminhar, amanheceu chovendo, (aqui quando começa a chover, chove num dia e...no outro também), chovendo? nada, era tempestade mesmo e eu fiquei todo encolhido na minha poltrona, quietinho, o tempo todo me xingando, que covardia, meu, ter medo de água, isso porque na bíblia, (sim, leio sim, de vez em quando). Diz lá, que eu li, “nascerás da água e do espírito”, isso mesmo? Bem, acho que sim se não for me desculpem, já estou aprendendo a arte das desculpas, sou bom aluno, um dia aprendo, ainda que fique velho tentando, velho pra mim é após cem anos, viu, seus xeretas? He, He, He, por enquanto sou só um pouquinho usado.
Mas que droga, já estou ficando irritado com isso, quero falar da minha caminhada mas as vezes meu pensamento é mais rápido que minha vontade, bem, estou na terra de domar touro bravo, não vou dominar meu pensamento? Esperem pra ver... ontem amanheceu chovendo e não pude caminhar, então DECIDI caminhar todos os dias nem que chova canivete, (oh, Deus, nem tanto, nem tanto). Mas esta decidido e quem me conhece, sabe que quando me decido não volto atrás, posso demorar pra decidir, depois já era, bem, daí fiz uma prece silenciosa.
Oh, Senhor, mande chuva sim, que a chuva é uma benção da natureza a essa terra tão castigada, mas será que daria para mandar antes ou depois da minha caminhada? POR FAVOR, rogo e imploro, (não é o mesmo?), minha professora de português diria que é redundância, (achei que era palavrão na primeira vez que ouvi) Fui logo olhando se ela era redondinha lá atrás, (sem maldade), não era, era toda magrinha, cabelos longos, linda de morrer, acho que foi meu primeiro “amor”, suspiro, ai, ai e mais um ai de reserva.
Antes que me esqueça, também decidi, (quantas decisões), vou começar a falar que resolvi, pensei, sei lá, que seja enfim, quero escrever sobre minha caminhada. Facilidades, ainda não vi nenhuma, quanto as dificuldades, sim, é o que há, daí alguém sugeriu que eu fizesse um BLOG, caramba, soôu como GLOG, pensei, será que esse trem é pra beber? Sou mineiro não, mas minha querida Minas gerais está tão perto que deve ser contagioso, né? Bem, quanto ao tal blog, tive vergonha de perguntar, eu e a tecnologia ainda não estamos tão chegados e interligados, tipo o mais antigo e o mais novo, capice?.
Depois pesquiso lá no Google, oh, nome, cada nome... ainda mato esses caras que ficam complicando a vida da gente mas a vida é assim, tem gente que adora complicar, e se é pra complicar pra que simplificar? Então, depois descobri que esse tal de blog é tipo um registro diário na internet, tem de tudo nesse mundo, bem, mas na verdade eu que sempre tive o desejo de ser poeta, escritor, oh, sonho, quanta pretensão. Meu Deus perdoa esse pobre coitado, vou escrever um blog, vou pensar no caso...vá esperando, bem, sei lá, até pode ser que sim, afinal quero evoluir, já estou até aprendendo a pedir desculpas toda hora, e por falar nisso me desculpem de novo.
Então na noite antes do outro dia, (finalmente), choveu, choveu e eu pensei, obrigado meu Deus, vai chover tanto a noite que na hora que caminho, no alvorecer do primeiro raio de sol, o céu indo do escuro para o claro, avermelhando e alaranjando toda a paisagem, lindo, nossa, até me emociono, faz lembrar até de Jesus que transformou a água em vinho, se pudéssemos fazer o mesmo em nossas vidas, hem? Bem, então...amanheceu, amanheceu? Aonde?, cadê o raio de sol? Esta nublado, chovendo tudo que podia chover com um ventinho indo pro gelado, pô, e agora? Eu, com minha decisão tão assentada e tomada, com todo meu papo de poder chover até canivete, ai, ai, temos mesmo que pensar melhor pra decidir, depois voltar atrás é muito triste.
E agora, José? o povo fala assim e eu nunca soube, será que era o pai de Jesus? Acho que nunca vou saber, o que sei com certeza é isso, esta chovendo desse jeito e eu preciso caminhar agora, esse é meu horário, o que gosto, o que quero, parece até uma conspiração de tudo para que eu não atinja meu objetivo. Ah, mas deixe estar, acho que não me conhecem não, ergui a cabeça, ergui não, abaixei, por causa da chuva e sai desafiando os elementos, não sou valente?Sou, não sou? Sou, sou, mas, ai, ai, essa água esta gelada, mas eu digo, falo que só gosto da água bem gelada mesmo, vamos nessa.
Ora, pensando bem, vou é aproveitar e ainda economizo a água do banho lá de casa fora a energia, afinal a moda é economizar, reciclar, he,he. Sou ecológico desde criancinha ainda mais se economizo com isso, (dinero na bolso, mais melhor), assim falava meu querido pai, quanta saudade da sua sabedoria, ....... de tudo, lembro de você e uma lágrima teima em querer rolar na minha face, não deixo por vergonha mas ela derrama no meu coração.
Fui caminhando e cerca de cem metros depois estava perfeitamente integrado na paisagem, (mas que paisagem?), todo molhadinho, estava chovendo em mim, dentro de mim, através de mim, e eu fui em frente, tocando em frente, me arrastando.
Tentando ainda por reflexo me esconder da chuva, de que jeito?, eu já era a chuva inteira ainda mais que depois de andar um tãntão, parecia uma eternidade, uns mil quilômetros no mínimo. Havia agora também a transpiração, o suor que se misturou com a chuva, bem, tudo é água mesmo, pois que se misture, beleza, estou chegando, nem acredito, cheguei, parecia um pintinho,(filhote da galinha, viu?).
O outro, "aquele", bem,(agora fiquei até com vergonha), não é tão inho assim, he,he, mas voltando ao que interessa, eu inteiro, inteirinho, todo molhado, todo molhadinho, oh, dooooooooooooó, mas venci, venci, grato, Deus, por tudo, pela chuva, por tudo, grato de verdade, bem que dizem que seu fardo é leve, deve ser porque à frente das dificuldades quando queremos realmente ou até quando decidimos não mais querer, de ti vem a ajuda e a força, obrigado, obrigado, obrigado.

Inserida por ahmad_serhan_wahbe

Ao cessar a confusão do pensamento, pude ouvir meu coração bater.

Inserida por guilhermekrauss

Estou em um momento e lugar 100% calmo e totalmente sozinho, foi aí que relembrei de tudo que já passei pra chegar onde estou e imaginei tudo que ainda vou ter que enfrentar pra chegar no lugar que eu quero estar, então eu percebi que o que mais vale a pena nunca é o alvo e sim o caminho que você percorreu, é fácil ter alguém pra comemorar com você no dia da sua vitória, mas é durante a caminhada que você descobre quem são as pessoas que estão dispostas a te ajudar atravessar os trechos mais difíceis da sua trajetória, é no caminho que você descobre quem realmente são os merecedores de comemorar na chegada, pensando nessas coisas é fácil concluir que devemos ser gratos por tudo, mas uma coisa é certa, gratidão nunca foi sinônimo de acomodação, então sejamos gratos a Deus por tudo pelo caminho e pelo alvo, mas nunca deixe de sonhar, sempre queira ir mais longe.
Aniversário é dia de comemoração mas também um bom momento para reflexão.
Dedico esse dia para todos aqueles que fazem parte ativamente da minha vida sempre me dando a mão quando preciso, em especial:
@liamariabraga (Irmã)
@joao_e.g.d.s (Irmão)
Regiane (Esposa)
Meu pai (Francisco Braga)
Minha mãe ( Nazaré Sousa)
*E minha querida vó Antônia que já partiu desta vida, mas que ainda vive dentro de mim através das lembranças de tudo que fez por mim e por toda nossa família*

Inserida por TiagoGdaSilva