Brasileiro
FELIZ NATAL
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Tivemos o ano brasileiro da imbecilidade presidencial nas falas, nos atos institucionais e nas decisões "de orelhada". Tudo criteriosamente seguido e copiado pelos filhos, capangas ministeriais e ministérios da “fé” comprada pelas promessas de vantagens reais ou ilusórias à vista e a perder de vista. Não me refiro à fé legítima, sem aspas, que não visa essa espécie de sinal da besta; esse carimbo ideológico de prestígio e de postas abertas... ou não me refiro à exceção; falo apenas da maioria.
Destaque para a imbecilidade popular. Da mesma forma, não de toda a população; só de sessenta por cento. Um povo que aplaudiu cada palavra, gesto e decisão contra ele próprio. “Bateu palmas para maluco dançar”; pediu – e teve – a ditadura de volta. Ululou a favor do sucateamento definitivo da educação pública; da perseguição aos professores que promovem o pensamento crítico e a liberdade de expressão – e perseguiu junto.
Prestou ação de graças à quase extinção da ciência que busca, entre outros feitos, a cura para doenças e vírus graves. Enalteceu a destruição da natureza, o abuso oficial contra mulheres, estrangeiros e crianças, a ideia do trabalho infantil, do armamento em massa e do extermínio dos índios, pela devastação de suas reservas. Alegrou-se como antes nunca, pela segregação acentuada dos negros, dos membros de seitas e religiões de matriz africana e dos gêneros não convencionais ou obrigatórios.
Vimos uma massa ensandecida, que atuou sem saber por que razão, contra as artes e os artistas até então amados por suas histórias, posturas públicas, engajamentos em prol do livre arbítrio e do respeito às escolhas e orientações. Gritou-se aos ventos, cada um seguindo ao outro, todos submissos à vara e ao cajado do poder. Multidão cega, seguindo a multidão, sem ninguém se reconhecer no meio dela, por se tratar de uma hipnose.
Vim aqui desejar feliz natal. Aos oprimidos, opressores, e os que se julgam opressores, iludidos por vantagens passageiras. Um natal de reflexões pelo bom senso. Que os cristãos iludidos com o poder inquisitório e os profanos que se converteram à inquisição repensem o país. A nação livre, o estado laico, o justo discernimento entre questões espirituais e sociais, para o bem de todos os cidadãos em suas diferenças de classe, cultura, culto, não culto, gênero, etnia e tantas outras.
Que os políticos legislem e governem com justiça. Sem maldades. Buscando recursos nas fontes certas. Cortando gastos onde o tesouro se oculta e não na miséria ou escravidão popular, que tem sido a fonte de suas riquezas pessoais, entra governo sai governo. Sejamos povo com menos vocação para povo no sentido pejorativo da palavra e com mais vocação para gente; cidadãos; indivíduos pensantes; seres sociais.
BRASILEIRO
Demétrio Sena - Magé
O brasileiro é um mistério;
brinca de sério para ficar feliz;
fica preso do lado de fora...
Sai entrando, anda correndo,
vive morrendo; não tem jeito...
Ser muito bom ou do bem
é o seu "maior defeito"...
Tira dúvidas com toda fé,
faz esforço para descansar
e o seu café, muitas vezes
"tem tudo; menos café"...
Brasileiro ou brasileira
corre devagar; dobra uma rua;
toma chá de sumiço; cadeira;
viaja na maionese; vira lua...
Tem quadro retangular,
mas também quadro redondo;
cospe fogo e marimbondo...
Empurra com a barriga,
mesmo com ela vazia...
Foge de rato e barata,
depois garante que mata
um leão por dia.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Não é ficção e sim realidade vergonhosa e triste do estado cultural brasileiro que muitos dos maiores e mais importantes baluartes de nossas artes e de nossas culturas tenham que chegar ao final da vida enfrentando abandono, grande miséria e fome, dependendo exclusivamente da boa vontade, caridade de alguns fieis amigos e da realização de shows beneficentes.
Pelo analfabetismo crescente do Mercado de Arte brasileiro, costumam aparecer varias oportunidades. Pois na verdade, sabe se que nem tudo que é muito importante para uma cultura, tem que ter um valor muito elevado.
Antes dito e hoje feito. O mercado de arte contemporâneo brasileiro, resinifica se e hipervaloriza obras e artesanatos caboclos, indígenas e de artistas ingênuos. Reconhecendo como o mais valoroso na arte e na genuína cultura brasileira.
O artista mais vanguardista brasileiro do século XX, foi sem duvida Oswaldo Goeldi que com a técnica da xilografia, modus operandi da arte mais popular da literatura de cordel elevou a técnica para a temática da melhor inspiração expressionista, para a historia da arte no Brasil e no mundo inteiro.
Devido a grande maestria do artista amazonense brasileiro Manoel Santiago, ele é um dos artistas mais falsificados. Não falsificam o que não tem valor. Logo as obras autenticas e reconhecidas do artista, tendem a valorizarem cada vez mais e de forma rápida. Tornando se um dos melhores investimentos da arte impressionista do mercado secundário no Brasil.
Meço a opressão social, a insatisfação existencial e a infelicidade do povo brasileiro, ao me deparar com a única manifestação popular que lhes restam em uma multidão sofrida irracional. Vejo isto na aglomeração e entusiasmos pré partida de um simples jogo de futebol. Nunca vi o que tenho visto ultimamente. Mesmo aos olhares acostumados o cenário é assustador.
A todo momento no mercado de arte brasileiro, encontramos meios profissionais iludidos e entorpecidos com falsas verdades, acendendo uma vela para encontrarem o Sol.
O estelionato mais impune e mais lucrativo brasileiro, é sem duvida alguma o mercado religioso das seitas evangélicas. Verdadeiras maquinas de falsos milagres, espalhadas nos lugares mais pobres da nação, sugestões imorais aos flagelados e falsas esperanças de curas e muita prosperidade aos pastores.
O baixo nível cultural e a falta de estudo geral do povo brasileiro tende a cristianizar a filosofia maçônica e a ciência espirita.
Cada grupo indígena brasileiro, tem mesmo que remanescente sua própria região, agricultura, alimentação, cultura, linguagem, mitologia e espiritualidade. Contudo todo o processo civilizatório até hoje ora governo e religioso, destruiu as suas verdadeiras identidades. Sendo assim, hoje cabe ao governo federal resgatar antigas praticas ancestrais, profissionalizar os mais novos cidadãos indígenas para que o jovens possam retornar aos seus locais de origens, mais preparados e resgatando suas verdadeiras e originais identidades.
Acredito bem mais em um Conselho Brasileiro Indígena, com representantes de todas etnias indígenas sobreviventes, do que a falsa e corrompida politização partidária populista de alguns indígenas, que em geral perdem o foco, suas lutas, identidades e passam ocupar um lugar marginal, entre o original e o politico. Pois não são mais nem indígenas e nem homem branco.
No passado politico brasileiro, a esquerda era comunista ou socialista. Hoje é ilegal, ladra, corrupta e abusiva em nome de uma boa democracia. A falta de instrução, de valores morais e de básicos princípios humanitários distorcem o pluripartidarismo de outrora em justificativa arbitraria para atos criminosos e vergonhosos sem autoria, responsabilidades e punição. E o pior que a justiça, a igreja e a população acovardada se calam. A justiça, por que tínhamos constituição, códigos e judiciário. A Igreja por que ainda somos a maior nação católica do mundo. A população que tinha por porta-voz legitimo da verdade a imprensa falada, escrita e televisiva, amordaçadas por anúncios governamentais ou empréstimos vencidos, não possuem mais liberdade.
Por mais que o povo brasileiro sangre, miseravelmente na mão de nossos carrascos e opressores, nossas estrelas por esperança são positivamente brancas, em nossa bandeira e jamais serão vermelhas pois refletem o nosso céu visto na capital do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, e ate hoje todo povo brada, em afirmação secreta diuturnamente, que venha "O Amor por princípio, a Ordem por base e o verdadeiro Progresso por fim."
As pessoas que fazem diferença em sua vida não são as que tem mais credenciais, dinheiro, fama, status ou prêmios. São as que realmente se importam com você. São pessoas simples e comuns que fazem o seu dia-a dia ser fora do comum. São pessoas que tornam a sua mais feliz e significante.
Viver o passado é roubar o presente, mas ignorar o passado também é roubar o futuro, afinal as sementes do destino são alimentadas pelas raízes do passado.
ORAÇÃO ECUMÊNICA DIANTE DA ENFERMIDADE
Deus, Pai amado, a Tua bondade é infinita, ampara os enfermos, pois eles precisam da tua energia, ilumina os que estão perdidos em busca do caminho correto, leva compaixão e caridade a todos os corações.
Deus, acalma os ansiosos, consola os deprimidos e dá repouso aos cansados.
Pai amado, leva o arrependimento aos que se sentem culpados, verdade aos que estão confusos, guia os que estão perdidos e dá guarida aos que estão sem família e sem teto. Afinal, tudo o que há na natureza foi obra Tua. Que todos possam conhecer o seu amor e justiça. Que Teus anjos, arcanjos e querubins derramem o amor, a paz, a fraternidade e a fé por toda a Terra.
Sabemos Deus, que uma ínfima partícula de teu princípio universal pode tanto renovar quanto avassalar o universo, então deixa que cada um de nós possa ter mais acesso à tua misericórdia, para que sintamos o teu poder, capaz de secar todas as lágrimas e mitigar todas as dores.
Juntos podemos em um só pensamento subir até o mais alto plano espiritual e acessar esse seu fecundo amor. Por isso aqui estamos, de braços e corações abertos à tua perfeição, ao teu poder e à tua bondade. Que possamos merecer tamanha justiça e misericórdia.
Que cada um de nós possamos nos esforçar na Tua Graça e subirmos até vós, por meio da caridade pura, da fé, da razão, mas acima de tudo, da simplicidade e da pureza que faz de nós a Tua semelhança, assim como Moisés, Buda, Jesus, Maomé e todos que nos revelam o amor de Deus.
Em especial aos enfermos que sofrem _________, aos Enfermeiros que deles cuidam dia e noite e aos demais profissionais de saúde dê a força, a cura e a certeza da vida eterna.
Amém! Assim seja! Aleluia! Amiin, Namas!
A virtude da paciência é a capacidade intelecto-moral de identificar, compreender e aceitar o tempo do outro, ou seja, é a virtude que percebe e aceita os tempos do ofensor, da adversidade, da indiferença, do atraso, da maldade, da incompreensão, da doença e do desamor.
- Relacionados
- Frases sobre o Brasil para se inspirar na grandeza do nosso país 🇧🇷
- Amor à pátria: frases para declamar o que sente pelo seu país
- Frases de amor ao Brasil: orgulho de ser brasileiro
- Frases para ditados: expressões populares para refletir e aprender
- Frases sobre o folclore
- Poemas sobre o Exército Brasileiro
- Poemas do realismo brasileiro para você conhecer
