Brasileiro

Cerca de 2227 frases e pensamentos: Brasileiro

Lília Cabral - Atriz
Emerson Nunes- emerson@portalibahia.com.br


O público brasileiro já se acostumou a odiar a frieza da personagem Marta, vivida pela atriz Lília Cabral, na novela 'Páginas da Vida'. Mas ela fez uma pausa nas gravações da novela para interpretar a protagonista Mercedes, uma quarentona bem humorada em busca de respostas em uma consulta com um psicanalista. O espetáculo teatral Divã é uma adaptação do livro homônimo de Martha Medeiros. Lília Cabral conversou com o iBahia e falou sobre a versatilidade de interpretar personagens diferentes, a maldade e o bom humor de seus personagens.

iBahia- Marta está matando o público de raiva em Páginas da Vida, mas ao mesmo tempo é o maior sucesso. Como a atriz Lilia Cabral recebe essa popularidade?
Lília Cabral - Nossa! É maravilhoso, onde eu vou todos dizem 'como esse personagem é mau', mas ao mesmo tempo fazem elogios ao trabalho. Eu não podia estar melhor coroada dentro de uma novela, que é um sucesso, muito bem escrita do Maneco.

iBahia- Qual a sua opinião com relação a atitude de Marta ao saber da gravidez da filha e de não querer a neta portadora da síndrome de down?
Lília Cabral - Acho que ela levou um baque, mas acabou sendo muito dura. Eu não faria da mesma forma, mas também não passaria a mão pela cabeça, mostraria os limites e a colocaria para enfrentar a realidade. Ela também não soube enfrentar o choque de saber que a neta tinha a doença. Eu lembro da minha avó, que ficou nove anos em uma cama. Acho que ela deveria Ter aceitado e até dado apoio, mas Marta não enxerga esses pontos.

iBahia- Quem é a personagem Mercedes?
Lília Cabral - Ela é uma mulher de 40 anos que resolve fazer análise pela primeira vez. Ela tem o trabalho dela, marido e filhos, mas tem alguma coisa que incomoda demais. É na análise que ela descobre que a vida dela estava morna e que ela precisava viver, a partir daí ela vai ganhando e perdendo coisas. Mas em compensação ela vai vivendo, coisa que ela não fazia até então.

iBahia- O que leva as pessoas a procurarem a terapia?
Lília Cabral - Acho que um desconforto interno, uma coisa que você precisa saber, uma resposta, uma necessidade de entender mais as emoções e de colocá-las no lugar certo.

iBahia- Você acredita que um psicanalista traz soluções?
Lília Cabral - Não sei se ele traz, mas ele ajuda a reconhecer. Ele estuda para te colocar nos caminhos. Mas também acredito que o analista tem que ir de encontro ao que você é, às vezes a gente não acerta o analista da primeira vez. É como se fosse um casamento, tem que está em boa sintonia com ele; uma pessoa que só fala e não tem nenhum envolvimento não dá certo.

iBahia- Você é responsável pela adaptação do livro Martha Medeiros para o teatro junto com Marcelo Saback, Marta Góes e o diretor Ernesto Piccolo. Como foi essa experiência?
Lília Cabral - Eu ajudava no sentido de cortar e acrescentar coisas que a gente tinha acabado de discutir e ler, mas quem adaptou mesmo foi Marta Góes e Marcelo Saback, mas eu também dei as minhas pinceladas (risos). Fizemos a adptação e depois partimos para ensaiar e colocar em cartaz. Ela vem sendo bem sucedida desde a época da estréia, em todos os lugares fomos bem recebidos.

iBahia- O espetáculo teve boa receptividade em cidades como RJ, SP, Porto Alegre, BH e até mesmo em Lisboa. O que você espera do público baiano?
Lília Cabral - Eu não crio muita expectativa. A peça começou sem nenhum tipo de prepotência, arrogância ou expectativa; agente queria fazer um trabalho sério, onde as pessoas pudessem se divertir, se comover e levar para casa as coisas que acabaram de ser ouvidas. A peça é engraçada, apesar de não ter sido feita com esse intuito, mas é verdadeira. Comove e entretém o público. As pessoas se identificam, e a identificação faz a gente rir de nós mesmo. É um espetáculo que faz as pessoas pensarem em situações que ou viveram ou conhece gente que já viveu. A gente tem aquele frissom de achar que vai dar certo, e porque não daria aqui? Vai ser muito bom (risos).

iBahia- Você também faz terapia o que te fez procurar o divã?
Lília Cabral - Eu procurei um psicanalista há muito tempo atrás, quando a minha mãe faleceu. Mudei de psicanalista, e estou com o Alberto Goldin há mais de dez anos.

iBahia- Marta necessita de um psicanalista?
Lília Cabral - Com certeza ela precisa (risos).

Inserida por AtrizS2Will

Trabalhador brasileiro

Sem honra
Sem horas
Partindo agora
sem sua senhora.

Sem gosto
Sem cheiro
Semblante no rosto
Deste derradeiro

Sem rumo
Sem casa
Sem sumo
Sem asa

Sem Leste
Sem Norte
Sem fé (apenas)
Sem sorte.

Inserida por Futurista2008

O Brasil precisa conhecer os textos e poemas de Augusto Branco, poeta brasileiro, autor do poema Vida (que foi colocado na net como sendo do Charles Chaplin). Um grande poeta brasileiro não pode ter sua obra usurpada desse jeito.

Inserida por ricksoler

Anti-dopping.

Nos últimos meses temos visto uma série de escândalos envolvendo atletas brasileiros com o dopping. Pensando nisso tive uma idéia: Que tal aplicar o exame anti-dopping em todos os servidores públicos do Brasil? Simples assim, a cada dia um servidor é sorteado para o exame, em qualquer área ou cargo que ocupe, Vereadores, Deputados, Senadores, Ministros, Presidente. E assim, como com os atletas que quando são detectados que usaram substâncias ilegais são punidos, os representantes que fossem flagrados pelo exame, perderiam o mandato.
Penso que seria um pequeno mas eficiente passo, para a re-moralização do país.

Inserida por ALeHunika

Ser brasileiro é não ser estrangeiro em terra alguma.

Inserida por Sardex

A evolução do povo brasileiro funciona como uma progressão aritimética cujo a razão é um terço !

Inserida por brunomichael

A incrível capacidade de um brasileiro se comprometer com a novela global, ou a zorra-total. Demonstra que a falta de capacidade em selecionar informações ja se tornou normal

Inserida por Eulisses

Infelizmente sou esse raio de brasileiro que não desiste nunca..

Inserida por Danicarvalho4015

É PRECISO CORAGEM

Para ser brasileiro...
pioneiro
ordeiro
festeiro
Para ser trabalhador...
doutor
escritor
agricultor
Para ser estudante...
retirante
amante
pensante
Para ser honesto...
receber salário
saldar o erário
tolerar salafrário

É preciso coragem...
para enfrentar
político corrupto
que abrupto
surrupia do povo
a saúde
educação
trabalho
Sem escrúpulos
mata os sonhos
desse povo alvissareiro ...

mel - ((*_*))

Inserida por MelaniaLudwig

A esperança do cidadão brasileiro
É tal qual um barco atirado ao mar
Primeiro encalha nos bancos do Senado
Pra depois na maresia do STF naufragar.

Inserida por areopagita

Brasil não!

O brasileiro tem nome
mas vive nessa agonia
o nosso dinheiro some
no bolso da monarquia
o ladrão é quem consome
e o povo passando fome
comendo uma vez por dia.

Inserida por GVM

Brasileiro, um povo equivocado!!!

Todo dia são divulgados escândalos de corrupção onde milhões de Reais são roubados dos cofres públicos, e este parece ser o maior problema do país, será???

Qual será mesmo o maior problema do país hoje? com certeza a estagnação da economia, mas as medidas que foram tomadas até agora não promoverão nenhum crescimento a curto ou médio prazo. Alguém já fez uma estimativa de qual é o prejuízo que este equívoco irá provocar para esta e para as próximas gerações, com certeza são da ordem de trilhões de Reais, pense nisto. Então entendam que não foi a corrupção a principal causa que levou o país para o buraco, mas foram as medidas equivocadas que durante décadas foram tomadas, exemplos: reserva de mercado da informática, fechamento da economia, confisco de poupança, aumento da carga tributária, etc, etc, etc.

Mas qual seria a primeira medida que um novo governo deveria tomar, para que a curto prazo a economia saia do buraco? COM CERTEZA SERIA A REFORMA TRIBUTÁRIA. Hoje o Brasil é um país que tem o consumo mais taxado do mundo, enquanto a maioria dos países se taxa menos o consumo e mais a renda, aqui é o contrário. O que deveria ser feito seria a criação de um imposto único para o consumo, similar à CPMF, reduzindo bastante o tributo sobre o consumo, aumentando a base de arrecadação, com custo zero. Isto provocaria de imediato uma redução no preço dos produtos e serviços, um aumento de renda da população, e até um aumento na arrecadação. O Brasil está pronto para implantar esta reforma, porque o CPMF já foi testado e comprovado.

Cabe a você jornalista e formador de opinião, questionar as autoridades, empresários, e intelectuais; sobre este tema, para que o país siga em uma direção viável para sair da recessão. Não fique intimidado com a opinião de especialista, por achar que só eles tem a solução para a crise atual, desconfie sempre da visão desse pessoal, porque a maioria não tem uma visão global dos problemas.

Portanto, por questão de patriotismo, coloquem este tema em discussão, para que as próximas gerações não sejam ainda mais prejudicadas.

Atenção! Fiz este texto, porque saí ontem para comprar um colchão e fazer a cópia de uma chave, e fiquei assustado porque fui informado que o chaveiro tinha fechado, o ponto estava para alugar, e a loja onde comprei o colchão iria fechar em breve. Tenho 60 anos, passei por várias crises econômicas, mas igual a essa nunca vi.


Opinião de:

Plinio Roberto
Recife

Inserida por plinioroberto

O povo brasileiro está tendo de comer o pão que Marx amaçou, que foi assado por Gramsci e que lhes foi vendido ao preço duma baita crise pelos intelectuais progressistas que só conhecem essa abatumada receita que estraga o sabor da vida e o paladar de qualquer um.

Inserida por areopagita

Caramba... parece que o caráter do povo brasileiro está se corrompendo pela desonestidade e corrupção.

Inserida por celinamissura

O melhor das artes plásticas e visuais brasileiras estão aqui, o brasileiro tem que aprender olhar para dentro de si mesmo e encontrar. Parar de vez com esta sobrevivência torta e capenga de só valorizar segundo a uma autorização colonialista estrangeira.

Inserida por ricardovbarradas

Por ser de minhas letras não a pátria melhor imperfeita do que minha cabeça, nada de brasileiro, sou da língua portuguesa.

Inserida por miguelyehudi

Polo nordeste.

Este polo é brasileiro
faz gosto de conhecer
nosso povo é hospitaleiro
e tem belezas pra se ver
esqueça o frio do estrangeiro
que o verão do ano inteiro
o nordeste tem pra você.

Inserida por GVM

Se tem uma coisa que me deixa pessimista é esse otimismo do brasileiro.

Inserida por castelon

É tão difícil e vergonhoso ser brasileiro e assistir essas aberrações institucionais, mas isso tudo acontece, quando não se tem educação suficiente para a organização de um grupo patriótico, aí escolhemos nossos algozes pelo voto inconsequente.

Inserida por biohelioramos

O martírio do brasileiro, é acreditar no milagre, sem que haja o Santo para isso

Inserida por biohelioramos

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp