Bolero de Ravel Carlos Dummond de Andrade
Eu te dei um valor que você nunca teve...
Eu fiz por você mais do que qualquer outro...
E você me retribuiu com um chifre na testa.
Vai... E não volte nunca mais!!!
Écloga (imitado de Alberto de Oliveira)
Tirsis, enquanto Melibeu procura
Esgarrado caprídeo, sonolento
Deita-se à sombra de pinhal e o vento
Escuta, olhando os cirros pela altura.
Chega porém das vargens Nise pura,
Que o tem preso a seus pés, e ele, sedento
De amor, mais o de sonhos lesto armento
Guarda, que esse, de capros, na planura.
Passa-lhe a ninfa ao lado. Ele então muda
O olhar para essa frol de primavera,
E diz, vendo-lhe os lábios e o regaço:
- Ai se eu pudesse, em vez da à frauta ruda,
Minha boca na tua, não tivera
Então escuro o engenho, e o corpo lasso.
“Não toque a campainha”
Se eu contar ninguém acredita.
Conheci um lugar onde a natureza se faz presente em plena cidade grande.
Se eu contar ninguém acredita.
Ouvi o som das arvores, pássaros, vento. Todos reunidos formando uma linda sinfonia.
Se eu contar ninguém acredita.
Nesse lugar o passado e futuro moram na mesma casa. E o presente? Está brincando no quintal com seus novos amigos.
Se eu contar ninguém acredita.
Nesse lugar crianças e velhos tem a mesma idade.
Sexos e gêneros são mutáveis e a única regra é ser oque te faz bem.
Nesse lugar as posições sociais não servem de nada. Todos ficam despidos de cargos hierárquicos.
Lá a vaidade não é bem vinda. Quanto mais nu, mais bem vestido você está.
Se eu contar ninguém acredita.
Nesse lugar o recreio dura para sempre.
Quanto mais divertido mais produtivo se torna.
Quanto mais místico, mais real é.
Conversei com algumas plantas, animais e seres deste lugar, e descobri uns segredos tentadores. Vocês querem saber? Que fique só entre nós. Eles me contaram que... Desculpe mas pensando bem, esse é um segredo só nosso. Conversem com eles e quem sabe eles te contam novos segredos?
Crie uma relação com esse lugar, pois ele já existe desde que você nasceu e está mais próximo de nós que imaginamos.
Esse lugar é dentro de você.
Esse lugar é dentro de nós.
Esse lugar somos nós.
Este lugar é aqui.
Dê muito amor e carinho a seus pais e avós. Lembre-se que no futuro também necessitará de muito amor e carinho de seus filhos e netos.
Digo melhor, se o inferno tem prazeres que nossos sentidos conhecidos desconhecem, então é possível ser feliz no inferno.
Os animais, assim como as crianças, precisam apenas de um pouco de amor e carinho para serem felizes.
Entre os teus lábios é que a loucura acode,
desce à garganta, invade a água.
No teu peito é que o pólen do fogo
se junta à nascente, alastra na sombra.
ORAÇÃO DO TRABALHO
Senhor, venho lhe pedir que abençoe meu trabalho e de todas as pessoas que trabalham honestamente. Guia meus passos e não permita que sofra alguma queda, acidente, violência, maldade ou qualquer outro mal, no trabalho ou fora dele, para que possa retornar bem ao meu lar. Rogo-lhe renovar minhas forças, durante meu descanso, para que possa retornar novamente ao trabalho e prosseguir evoluindo, com amor, saúde, disposição, bondade, paz, alegria... Amém.
De uma cantante alegria onde riem-se as alvas uiaras
Te olho como se deve olhar, contemplação,
E a lâmina que a luz tauxia de indolências
É toda um esplendor de ti, riso escolhido no céu.
Assim. Que jamais um pudor te humanize. É feliz
Deixar que o meu olhar te conceda o que é teu,
Carne que é flor de girassol! sombra de anil!
Eu encontro em mim mesmo uma espécie de abril
Em que se espalha o teu sinal, suave, perpetuamente.
Não posso dizer que vamos ficar junto para sempre, mas posso dizer que se não ficarmos juntos, amor da minha parte não faltou.
Empoderamento do assédio: há trinta anos, eu olhava para uma mulher, ela virava a cara com medo de ser assediada; hoje, ela olha para mim, eu viro a cara por medo de ser acusado de assédio. Homem se protege de mulher, e mulher se protege de homem, por causa destas e de outras violências ressonantes do Cabo-de-guerra retesado, Pseudo-igualdade de gênero é que o dia da mulher vai passar em branco. PREFIRO SER INFERIOR A VOCÊ DO QUE SER IGUAL.
Dia da Consciência Negra (20/11).
Não há o que comemorar, pois o Racismo, infelizmente, ainda subsiste nas consciências e atitudes de muitas pessoas.
