Bolero de Ravel Carlos Dummond de Andrade
Só quem esteve ao seu lado no momento de suas tempestade te conhece profundamente, porque, na tempestade que nos atingem, não há espaço para mentiras e nem fantasias.
Talvez o mundo real esteja cheio de gente falsa, e aqueles que se mostram de forma verdadeira acabam sendo vistos como hipócritas, como se refletissem a hipocrisia alheia ou simplesmente não se importassem em serem confundidos com os falsos. Assim, tudo parece virado do avesso: os normais são tratados como anormais, e os doentes é que chamam os sãos de loucos.
Talvez o mundo real seja assim mesmo: os verdadeiramente lúcidos são vistos como loucos, justamente por serem minoria.
Em um mundo onde a mentira virou convenção, ser verdadeiro parece uma afronta, um escândalo. Por isso, o lúcido é tachado de louco — não por estar errado, mas por contrariar a massa. Uma inversão de valores bosta estando muito presente na sociedade: a tendência de rejeitar a verdade quando ela destoa da maioria. Quem é autêntico incomoda, pois sua presença desnuda a falsidade generalizada.
Em um mundo onde a mentira virou convenção, ser verdadeiro parece uma afronta, um escândalo. Por isso, o lúcido é tachado de louco — não por estar errado, mas por contrariar a massa.
Talvez o mundo esteja, sim, virado ao avesso — onde os doentes são chamados de sãos e os sãos, de loucos.
Concordemos com essa: Somos o que fazemos, e não o que dizem que somos ou o que querem que sejamos.
Revelamos quem realmente somos por meio de nossos atos repetidos. E é somente a conduta que define o homem.
As contradições são arquiteturas de mentiras mal elaboradas — como se um gato que, mesmo no escuro, ele não conseguisse esconder se completamente deixando o rabo do lado de fora.
O idiota renega a comida do prato, se debate de forma irada e depois acaba comendo a comida no chão.
O melhor professor é o exemplo, então cada um ensina por meio do que vivem fazendo para serem vistos, mediante ação e reação, causa e efeitos, escolhas e consequência, ou porque mostra várias vezes fazendo, sendo, portanto, as ações, comportamento e conduta, menos puras ou não, as que mais fazem os verdadeiros, que são homens com os caracteres nobres, para o caráter em si estar nobre e puro também.
Um homem que conquistou a si mesmo, a víbora mais venenosa do paraíso, se torna sua aliada, porquê, um homem que conquistou a si mesmo está em plena harmonia com o universo.
Algumas pessoas irão passar na sua vida sem compreender a sua grandiosidade, porque, só ouviram suas palavras e palavras vão ao vento.
As pessoas irão te julgar de acordo com os conhecimentos delas e não pelo teus feitos, a compreensão limitada, confunde caridade com arrogância.
Eu gostaria de saber, baseado em que argumento, convincente, que os cientistas astrônomos, confirmam com convicção o que acontecerá daqui a 50 milhões de anos com o universo.
Quando chegarmos a esse tempo, nem a nossa milésima geração estarão vivas. Tudo bem. O que me invoco, é que no presente, esses mesmos cientistas, ainda, não sabem nem a origem da água existente em nosso Planeta.
Fortaleza/Ce., 22/05/2025.
"A vida é uma sequência de relacionamentos! O fruto do relacionamento é o conhecimento/autoconhecimento, registrado no inconsciente em memórias! O consciente é o julgador (certo ou errado / verdadeiro/falso). Não por acaso é que o Freud o chama de ego!" (CH²)
Racionais e livres pensadores tornam-se ateus céticos depois de lerem a Bíblia. Os que sem lógica, razão, senso crítico para questionar e discernimento para compreendê-la, muitos tornam se preguiçosos mentais, limitando-se a ouvir salmos, provérbios e versículos num contexto, lidos por padres e pastores. Assim, não conseguem entender passagens como João 8:32, 1 João 2:6 e 2 Coríntios 6:17-18.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp