Boas Ferias Vou Sentir sua falta
Muitas vezes o fim de um relacionamento é modo que Deus usa para que não seja o fim da sua história
Eu vejo alguns líderes dizendo que estão pedindo que Deus manifeste Sua Presença nessa geração, mas então eu me pergunto:
Como Deus vai se manifestar em altares completamente bagunçados?
Hermenêutica, Homilética, Exegese e Eisegese.
- Hermenêutica: Do grego “hermeneutike” que, por sua vez, deriva do verbo grego “hermeneuo” e transmite o significado de “elucidar; explicar; interpretar; traduzir”.
É a disciplina que lida com os princípios de interpretação. Ela é considerada a ciência da interpretação ou a arte da interpretação. O objetivo é a interpretação e a compreensão clara dos textos Bíblicos.
- Homilética: Do Grego "homilos", que significa, multidão assembleia do povo, derivando assim outro termo, "homilia" ou pequeno discurso do verbo "omileu" conversar.
É a disciplina que se ocupa com a preparação e o discurso, sendo a arte de falar em público, expor e explicando com a finalidade de convencer os ouvintes.
Na homilética são usados a eloquência, que é a elegância no falar, entonação da voz, que deve ser audível e clara para os ouvintes, observando as pontuações e acentuações. Outra regra da homilética é a postura, fisionomia e indumentária do orador.
- Exegese: Do grego "eksegéomai", termo este formado pela preposição "eks", do interior para fora, de dentro e pelo verbo "geomai", conduzir, guiar. Etimologicamente, este termo significa: “interpretação; exposição; explicação”.
Assim, a exegese bíblica é a disciplina ou processo de expor a mensagem do texto bíblico; de “extrair ou conduzir para fora” a informação expressa e verdadeira na revelação divina dentro da Escritura. Por conseguinte, a exegese vem de “dentro da Bíblia para fora” e nunca ao contrário.
- Eisegese: Do grego "eisigisis" e da preposição grega "egeomai", “conduzir, guiar”. Dessa forma, a palavra eisegese significa “trazer de fora para dentro a interpretação de um texto.”
A eisegese é uma interpretação peculiar, subjetiva e tendenciosa de um texto bíblico que vem de “fora para dentro”, que contrabandeia para dentro do texto das Escrituras Sagradas as crenças, ideias e práticas particulares do intérprete. A eisegese, portanto, é o inverso da exegese, pois enquanto a exegese “tira para fora” o que já está no texto da Bíblia, a eisegese “coloca para dentro” o que não está nas Escrituras. São os famosos malabarismos bíblicos que alguns heterodoxos fazem descaradamente; e também os irritantes palpites e achismos dos rasos na doutrina bíblica.
A eisegese é uma prática muito utilizada pelo diabo e pelos falsos mestres e profetas (Gn 2.16-17; 3.1; Sl 91.11; Mt 4.5-6).
Dito tudo isto, devemos ter em mente que a Escritura deve ser interpretada respeitando os contextos anteriores e posteriores e a sinoticidade bíblica. Lembre-se também que a Escritura é auto-interpretativa; pois, um versículo não interpreta um capítulo, um capítulo não interpreta um livro e um livro não interpreta toda a Escritura.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Quando lido à luz de sua pessoa e obra, ele brilha com um novo significado. Cristo é a Chave, a única Chave que abre as Escrituras.
A graça ou amor de Deus... Não depende de sua [homem] boa disposição, ou bons desejos, ou bons propósitos e intenções; pois todas estas coisas fluem da livre graça de Deus; elas são apenas as correntes, não a fonte. Elas são os frutos da livre graça, e não a raiz. Elas não são a causa, mas os efeitos dela.
Nenhuma escritura pode significar que Deus não seja amor, ou que sua misericórdia não seja sobre todas as suas obras; isto é, o que quer que ela prove, nenhuma escritura pode provar a predestinação.
Quando o calvinista fica encurralado com os desdobramentos da sua teologia determinista e fatalista, a saída é lançar tudo no campo do “indizível”, do “inefável” e do “mistério”.
Um jovem que não rejeita o chamado de Jesus para servi-lo, não está desperdiçando sua mocidade, mas ganhando a eternidade.
Não permita que sua fraqueza e insensatez, ou o que você ainda não tem forças para evitar, abalem sua fé, sua confiança em Deus, ou que isso tire sua paz e alegria no Senhor.
Conheça a sua doença! Conheça a sua cura! Você nasceu em pecado, portanto, deve nascer de novo, nascer de Deus.
A pessoa que você escolhe para se casar afetará em tudo a sua vida. Sua saúde mental, sua paz de espírito, sua felicidade, como você lidará com dinheiro, com sucessos e com fracassos, como seus filhos serão criados e muito mais. Assim, escolha bem!
Quando alguém diz que não existe verdade e que cada um tem a sua verdade, isso é uma completa alienação da busca de crescimento e aperfeiçoamento do ser como indivíduo.
Quanto a Sua Relação com o Pastor na Igreja que Você Congrega, Entenda que:
1- Seu pastor não é seu dono, portanto, ele não pode impor ou determinar na sua vida pessoal. Quem escolhe onde trabalhar, que curso ou faculdade fazer, onde viajar, quando viajar, com quem manter relação amorosa (desde que não fuja dos padrões gerais da bíblia, que condenam o jugo desigual), como gastar dinheiro, o que comer, que tipo de casa construir ou similaridades é você, não ele. Fuja de todo pastor ou líder religioso que desejar controlar a sua vida. Não abra mão da liberdade que tens em Cristo.
2- Seu pastor não é infalível e nem inerrante, portanto, ele não pode exigir da sua pessoa uma obediência cega e acrítica. Analise sempre o que seus líderes dizem e ensinam, e só siga o que for biblicamente correto e plausível. Que sua obediência ao seu líder termine onde termina a obediência dele à Bíblia. Fuja de todo líder religioso que quer obediência cega.
3- Seu pastor é um servo, ele está aí para servir à igreja e a todos os irmãos e irmãs, portanto, se ele só gosta de ser servido, desejando mordomias, exigindo contribuições e ofertas para sustentar um estilo de vida luxuoso e de ostentação, como restaurantes caros, carros luxuosos, viagens extravagantes e só dá atenção aos irmãos e irmãs que têm dinheiro, saiba que estás sob a liderança de um lobo devorador e comerciante da fé. Fuja dele!
Pense nisso, cuidado com os comerciantes da fé e aproveitadores da igreja.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Ateus expressam sua raiva contra Deus, embora, na opinião deles, Ele não exista.
Teologia Arminiana
Se um homem tira os olhos de Deus e confia em sua própria força, você pode esperar sua queda.
Teologia Arminiana
É verdade que não devemos falar do Amor de Deus sem falar de Sua Justiça! Como também é verdade que nunca devemos falar da Justiça de Deus sem falar de Seu Amor!
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Decepção: frases para mostrar sua insatisfação com certas atitudes
- Frases de escritores famosos que vão despertar sua inspiração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Frases sobre sorriso para expressar toda a sua alegria
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
