Vitório
A corrupção não é um crime de um partido, mas do corrupto, independentemente do partido, poderes (executivo, legislativo, judiciário ou Ministério Público) ou setor (público, privado, ONG).
Quem sou eu? O que sou eu? Não sei. O que sei é que sou alguém. Sou mais do que dizem e menos do que querem. Sou apenas eu. Nem certo nem errado. Quem sou eu?! O que dizes que sou?
Sinto falta dos antigos
Sinto falta dos novos
Sinto falta até dos que não conheci
Sinto falta de mim
Sinto falta de ti
Não sei mais o que sinto
Sinto falta do que senti
Não sei mais quem sou
Sinto falta do que fui
Enfim, sinto falta de tudo, de todos
Talvez eu só sinta falta da pureza
Que um dia tive e que sei
Não voltará mais a mim.
Algumas pessoas são grandes o suficiente para falar o que da na "telha". Mas também são hipócritas o bastante para não ouvir o que o outro tem a dizer.
Eu aprendi que amar é uma decisão e não apenas um sentimento, como sempre pensei. Aprendi que amar é controverso, pois as vezes parece fácil e outras complexo. Aprendi que amar, depende exclusivamente de mim. Que dizer EU TE AMO é fichinha, mas demonstrar com atos é fascinante. Que perdoar as vezes é complicado, mas quando se ama, torna-se fácil... Continuo aprendendo com as várias formas de amar e se doar. Amor de amigo, de irmão, pai e mãe. Amor de alguém que você escolhe pro resto da vida. Bom... Tudo que sei sobre o amor é que eu acredito nele e que vou continuar acreditando, afinal eu nasci pra amar. E você?
Eu pretendo melhorar nem que seja 1% a cada dia . Assim eu me tornarei uma pessoa diferente toda semana .
A doce presença da morte
Não havia sinais que aquele seria o último dia dela, a manhã foi como todos as outras, levantou-se, lavou o rosto, preparou o café e foi trabalhar, nada indicava que aquele seria seu ultimo dia na terra dos vivos. Ela trabalhou como nunca, deu todos os telefonemas necessários, resolveu todas as pendências e foi pra casa no final do expediente e seguiu o mesmo caminho, mal sabia ela que naquela curva da avenida com uma rua qualquer, alguém fecharia os cruzamentos e bateria no seu carro, encerrando de vez o seu dia tranquilo e monótono. Se ela sofreu não se sabe, o que deu pra ver é que seu semblante era de um trabalhador cansado por um dia de trabalho exaustivo, 40 horas semanais, sem ir ao cinema, teatro, barzinho, sem tempo pra se divertir ou cuidar da família ou amigos, rosto de quem nunca teve tempo para viagens e bobagens deste tipo. Ninguém prevê os instantes, talvez se ela soubesse que seria seu último dia, ela sairia cedo do serviço e visitaria sua família ou faria algo que sempre quis fazer e nunca pode fazer por falta de tempo. Não dá pra mudar o momento, mas tudo seria diferente se ela soubesse antes que a vida pode ser mais leve, só dependia dela dividir os fardos. Descanse em paz, dizia a lápide dela.
O amor.
Houve uma época que eu acreditava no amor, eu sonhava com alguém vindo me buscar em uma tarde de domingo e ansiosa no portão, rezava para que chegasse logo. Era tão mágico o amor para mim, que não acredito que nada disso era real. Sonhar é a parte boa da história, acordar é o pesadelo. Ninguém entende o amor, mas o que é mesmo o amor? O início que ainda vamos conhecer, o meio que nos encanta ou fim que que nos tira a venda da realidade. Não dá para ter uma noção boa da realidade, tudo é tão exaustivo, tão incomodo, não acredito que pude me encontrar em magias e devaneios. Casar, encontrar alguém para dividir a magia do encontro e depois chorar amargamente a desilusão de não ser tão mágico quanto na imaginação. Ter 15, 20 anos ou um pouco mais, nos torna escravos de uma fantasia que acreditamos ser muito maior do que realmente é. A vida não nos ensina que cada pessoa é uma verdade e que ninguém nos completa, ao contrário, o tempo nos divide em comportamentos, ações e atitudes. Se pudesse escolher uma nova vida, escolheria eu.
A gritaria na minha cabeça, um silêncio na minha voz, todas essas notas musicais estão compondo uma melodia comprida na minha história. Não há culpa ou culpados, somente uma distorção da realidade que insiste em aparecer de repente. Quero uma oportunidade para eu poder viver uma vida mais minha, sem cobranças, silêncios, resmungos e falta de reciprocidade. Eu aprendi a resolver na minha cabeça os conflitos que eu mesmo faço e somente assim, posso ser um pouco feliz e seguir minha vida em harmonia com minhas escolhas.
Cida Vitório
Desconfio - Soneto
Os dias são tão inertes e escuros,
As pessoas não se relacionam.
Existe o medo de dar de cara em muros,
Mas o que os aflige é a ferida que os direcionam.
No passado não tão longe,
Pessoas eram mais abertas ao próximo,
Hoje vejo que nada é como antes,
Cada um por si é o lema que levam para si próprios.
O amanhã pode até ser novamente triste e acabado,
Só que eu não vou deixar de fazer novos amigos.
O fato de ter se esvaído a emoção e ter ficado um estrago,
Jamais me fará um homem de pedra que apenas terá inimigos.
O correto e o errado podem seguir direções diferentes,
Mas o que me une á você é exatamente o que nos separa.
Sentidos opostos, almas próximas, assim caminho em direcção ao nada.
Por Onde Andarei
A paz é um direito.
Direito de comer.
Direito de beber.
A vida é uma luta.
Luta que sangra.
Faz cair os dentes.
O tempo é relativo.
Relativo no que acontece.
Relativo no que vai acontecer.
A derrota é inevitável.
Inevitável como o choro.
Inevitável como o sorriso.
Viver é um direito.
Direito de se magoar.
Direito de amar.
Direito de ao menos poder falar.
Que seja por um dia,
minha alma estará limpa.
Assim como o céu em dia de sol.
Como eu digo: "Viver é dor".
A vida se perde sem amor.
Folha E Um Lápis
Parece bobeira minha, mas eu achei você por aqui,
nem quis acreditar que ainda pensava em você.
As ruas da cidade ja não estão coloridas quanto antes,
vamos correr, e tentar trazer a vida novamente.
Não estou sózinho, eu sei que alguém olha por mim,
quero liberdade, você comigo em paz.
Amigos, milhares deles há minha volta assim,
como numa roda de musica traz.
E ontem vi que o violão estava sem a corda Mi,
o que acontece é que não temos dinheiro.
A Wis quer me ouvir,
mas sem cordas não vai dar pra tocar com o porteiro.
Pegue logo uma folha e um lápiz antes que tudo fuja,
escreva essa história de alegria.
Começa com uma ideia e evolui para uma musica,
uma onda de positividade que traria a paz
onde você estivesse, e limparia essa agonia.
O outro Lado
O outro lado está próximo, assim como o meu ser.
Não há barulho, caos ou tiros. Há apenas um som,
que bate conforme respiramos.
Talvez nada disso seja assim tão real, mas a verdade
é que precisamos de algo pra seguir em frente.
Aqui, há "amigos" traindo uns aos outros, e no final acabou.
Tudo fica por isso mesmo, e não há evolução.
Ainda haverá cor, onde existe preto e branco. Rasgam
só para ver o sangue e a pureza do que ali está.
Não entendo como Deus faz isso, como isso é belo
e simplesmente perfeito.
Já me entreguei ao que sentia no momento e abandonei
certas coisas que não deveria abandonar,mas ainda luto
por algo, e esse algo é amor, e sei quem o tem. Apenas
não entendo como.
"Viva a liberdade, a verdade e a igualdade.Onde a vida é mais pura.Viva beleza, pureza e a realeza em viver,Pois a mente não precisará de cura"
Após cada refeição, se você deixar uma colher de comida no prato, quantas colheres de comida você jogou no lixo se você viver 100 anos. Pense nisso.
Quando você joga um grão de arroz cozido no lixo, você já parou para pensar e contabilizar quanto trabalho é jogado fora?
Desde o preparado da terra para o plantio, a colheita, os equipamentos utilizados, as pessoas que trabalharam na cadeia produtiva, o transporte, o combustível, o custo dos pneus, o óleo, sal, a panela, o fósforo, gás, fogão, colher, água, tempero, o seu trabalho para conseguir dinheiro para comprá-lo, etc.
Você como ser racional, dotado de inteligência, após a refeição joga fora toda uma cadeia produtiva extensa no lixo. Isto é racional e inteligente? É apenas um grão de arroz cozido que você joga fora? Não! Pense nisso.