Leon Tolstói

51 - 75 do total de 138 pensamentos de Leon Tolstói

Não há grandeza quando não há simplicidade.

Leon Tolstói
174 compartilhamentos

Não tema ninguém ou nada. Aquilo que é a matéria mais preciosa que existe em você não pode ser danificado por ninguém ou por nada.

Leon Tolstói
54 compartilhamentos

Trecho – Ressurreição
Em vão milhares e milhares de homens, aglomerados em um pequeno espaço, procuravam maltratar a terra em que viviam, esmagando de pedras o solo, para que nada germinasse; em vão arrancavam impiedosamente o arbusto que crescia e derribavam as arvores; em vão escureciam o ar com fumaça e petróleo; em vão enxotavam aves e animais: a primavera, mesmo na cidade, era ainda e sempre, a primavera. O sol brilhava com esplendor; a vegetação, reverdecida, voltava a crescer, tanto nos gramados como entre as lajes do calçamento, de onde tinha sido arrancada; as bétulas, os alamos, as cerejeiras espalmavam suas folhas úmidas e perfumadas, os botões das tílias, já intumescidos, estavam quase a florescer; pardais, pombas e gralhas, trabalhavam alegremente na construção dos ninhos; acima dos muros, zumbiam as moscas e as abelhas, radiantes de gozar novamente o calor do sol. Tudo era alegria: plantas, animais, insetos e crianças, em esplêndido concerto. Os homens, somente os homens, continuavam a enganar-se e a torturar a si próprios, e aos outros. Somente os homens desprezavam aquilo que era sagrado e supremo: não viam aquela manhã de primavera, nem a beleza divina do mundo, criado para a alegria de todos os seres vivos, e para a todos dispor à união e a paz e ao amor. Para eles só era importante e sagrado aquilo que haviam inventado para instrumento de mútuo engano e tortura.

Leon Tolstói
18 compartilhamentos

Eis o que é terrível ainda mais que o sofrimento e a morte dos animais. É o facto de o homem, sem necessidade, suprimir a suprema susceptibilidade espiritual de sentir compaixão e piedade para com os seres vivos como ele. É o facto do homem se tornar cruel violando as leis da Natureza matando para comer.

Leon Tolstói
55 compartilhamentos

Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.

Leon Tolstói
70 compartilhamentos

Se você quer ser Feliz, seja!!!

Leon Tolstói
139 compartilhamentos

Passei por muita coisa na vida e agora penso que encontrei o que é necessário para a felicidade. Uma vida tranquila e isolada no campo, com a possibilidade de ser útil à gente para quem é fácil fazer o bem e que não está acostumada que o façam; depois trabalhar em algo que se espera ter alguma utilidade; depois descanso, natureza, livros, música, amor pelo próximo - essa é a minha idéia de felicidade. E depois, no topo de tudo isso, você como companheira, e filhos talvez - o que mais pode o coração de um homem desejar?

Leon Tolstói
92 compartilhamentos

A mulher é tão interessante que a diferença entre uma boa e uma má mulher quase não existe.

Leon Tolstói
16 compartilhamentos

Se admitirmos que a vida humana pode ser regida pela razão, está destruída a possibilidade da vida.

Leon Tolstói
57 compartilhamentos

As grandes obras de arte somente são grandes por serem acessíveis e compreendidas por todos.

Leon Tolstói
13 compartilhamentos

O segredo da felicidade imortal reside, exatamente, na capacidade de cada coração para os sublimes testemunhos do Amor, da Renúncia e do Trabalho.
(Em Ressurreição e Vida)

Leon Tolstói

Se não procurares senão a recompensa, o trabalho vai parecer-te penoso: mas, se apreciares o trabalho por si mesmo, nele próprio terás a tua recompensa.

Leon Tolstói
10 compartilhamentos

A piedade é uma das mais preciosas faculdades da alma humana.

Leon Tolstói
28 compartilhamentos

Vemos aquilo que está fora de nós, mas não vemos o que está em nós; apenas o sentimos.

Leon Tolstói
25 compartilhamentos

A memória aniquila o tempo: conduz à unidade aquilo que parece ter acontecido em separado.

Leon Tolstói

Antes de falar sobre o bem da satisfação das necessidades, é preciso decidir quais necessidades constituem o bem.

Leon Tolstói
26 compartilhamentos

É necessária muita intuição e desenvolvimento mental para distinguir um jogo de palavras, uma frase e uma verdadeira obra de arte literária.

Leon Tolstói
39 compartilhamentos

Para se viver com honra, é preciso consumir-se, perturbar-se, lutar, errar, recomeçar do início, novamente recomeçar e lutar e perder e ganhar eternamente. A calma é uma covardia da alma.

Leon Tolstói
24 compartilhamentos

Os homens parecem-se com os rios: todos são feitos dos mesmos elementos, mas ora são estreitos, ora rápidos, ora largos, ora plácidos, claros ou frios, turvos ou tépidos.

Leon Tolstói
11 compartilhamentos

Será então impossível aos homens viverem em paz neste mundo tão belo debaixo dêste incomensurável céu estrelado? Como podem êles, num lugar como êste, guardar sentimentos de ódio e de vingança e a ânsia de destruir seus semelhantes? Todo mal que há no coração humano devia desaparecer ao contato com a natureza, essa que é a expressão mais imediata do belo e do bom.

Leon Tolstói
37 compartilhamentos

O Amor é Deus; e a morte significa que uma gota deste Amor deve retornar a sua Fonte

Leon Tolstói
101 compartilhamentos

É corajoso quem teme o que se deve temer, e não teme o que não se deve temer.

Leon Tolstói
29 compartilhamentos

O homem pode viver 100 anos na cidade sem perceber que já está morto há muito tempo

Leon Tolstói
20 compartilhamentos

Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.

Leon Tolstói
433 compartilhamentos

Se seu coração é grande, nenhuma ingratidão o flecha, nenhuma indiferença o cansa

Leon Tolstói
1.7 mil compartilhamentos