Leon Tolstói

101 - 125 do total de 134 pensamentos de Leon Tolstói

...doentes serão todos os que nos outros vêem sintomas de loucura quando não têm um espelho em que possam ver o que lhes vai dentro da alma. (A Tortura da Carne)

Leon Tolstói
3 compartilhamentos

Parece-me que o sorriso, e só ele, faz aquilo que chamamos a beleza de um rosto.

Leon Tolstói
36 compartilhamentos

A única certeza absoluta que o homem tem é que a vida não tem sentido.

Leon Tolstói
23 compartilhamentos

Predender-se que a vida dos homens seja sempre dirigida pela razão é destruir toda a possibilidade de vida.

Leon Tolstói
5 compartilhamentos

A nós parece que o trabalho mais importante do mundo é o trabalho visível, mas nosso trabalho invisível para o aprimoramento da alma é o trabalho mais importante do mundo, e todas as outras formas só são úteis quando o realizamos.

Leon Tolstói
2 compartilhamentos

Se meditamos sobre a existência depois da morte, então a doença pode parecer levar-nos mais próximo à passagem de uma vida para outra, uma transferência mais desejável do que indesejável.

Leon Tolstói
Inserida por DavidFrancisco

Só há uma coisa neste mundo à qual vale a pena dedicar toda a sua vida. É a criação de mais amor entre os povos e a destruição das barreiras que existem entre elas.

Leon Tolstói
2 compartilhamentos

A doutrina de Cristo não é uma jurisprudência que, sendo imposta pela violência, pode modificar de imediato a vida dos homens. É um novo conceito de vida mais alto do que o antigo e um novo conceito de vida não pode ser prescrito, precisa ser livremente assimilado. E só pode ser livremente assimilado de duas maneiras: uma interna, espiritual, e outra externa, experimental. Alguns – a minoria – com uma espécie de instinto profético, advinham imediatamente a verdade da doutrina e seguem-na. Outro – a maioria – não chegam à verdade da doutrina e à necessidade de segui-la senão por uma longa senda de erros, experiências e sofrimentos. A maioria da humanidade cristã chegou hoje a esta necessidade de assimilação pela via experimental externa.

Leon Tolstói
6 compartilhamentos

E, de fato, se Evguêni Irtênev estava mentalmente enfermo quando cometeu seu crime, então todas as pessoas são também doentes mentais; porém, mais doentes ainda são, sem dúvida, aqueles que veem nos outros sinais de loucura que não veem em si mesmos.

Leon Tolstói
2 compartilhamentos

Que estranha ilusão é supor que a beleza é uma virtude.

Leon Tolstói
49 compartilhamentos

Pode se viver uma vida magnífica quando se sabe trabalhar e amar. Trabalhar por aquilo que se ama e amar aquilo em que se trabalha

Leon Tolstói
15 compartilhamentos

Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.

Leon Tolstói
14 compartilhamentos

Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira.
(Em Anna Karienina)

Leon Tolstói
2 compartilhamentos

Eu sou chato, até te ver triste... Eu sou insensível, até te ver chorar... Eu sou maduro, até te ver sorrir... Eu sou completo, até perceber que você é a minha metade.

Leon Tolstói
54 compartilhamentos

As infelizes são infelizes cada uma de seu jeito.

Leon Tolstói
Inserida por rebecaalmeid

Aos zés-ninguém é que cabe a função de propagar a espécie, aos outros, a de contribuir para o desenvolvimento intelectual, para a felicidade dos seus semelhantes.

Leon Tolstói
Inserida por dvdepizol

Os cavalos fogosos conhecem-se pelo porte e as pessoas apaixonadas pelos olhos.

Leon Tolstói
28 compartilhamentos

Fale de sua aldeia e estará falando do mundo.

Leon Tolstói
2 compartilhamentos

As massas adoram o poder

- Penso muitas vezes que, apesar de fazermos as caminhadas com os próprios seres por quem combatemos, ignoramos a sua presença e nem sequer queremos conhece-los. Quanto a eles, ainda é pior, porque nos odeiam... É isso que é horrível.
- Não vejo nisso nada de horrível. – replicou Novodvorov, que escutava a conversa. – As massas só adoram uma coisa: o poder – acrescentou. – Ora, o Governo exerce o poder; por isso eles o adoram e nos odeiam. Amanhã, quando estivermos no poder, será a nós que adorarão...
(in Ressurreição)

Leon Tolstói
Inserida por EmOutrasPalavras

Os homens são como os rios

Um dos preceitos mais enraizados e mais geralmente admitidos é o de acreditar que os homens possuem em si qualidades imutáveis: há homens bons ou maus, inteligentes ou estúpidos, enérgicos ou apáticos, e por aí adiante. Ora, os homens não são assim. Podemos, apenas dizer que um homem é mais vezes bom que mau, mais vezes inteligente que estúpido, mais vezes enérgico que apático, ou o contrário; mas classificar um homem, como sempre fazemos, de bom ou inteligente e um outro de mau ou estúpido é um erro. Também os rios, todos de água, são umas vezes mais estreitos, outros rápidos, outros largos ou calmos, transparentes ou frios, caudalosos ou tépidos. Ora, os homens são como os rios. Cada um traz consigo a semente de todas as qualidades humanas, de que revela, em certos passos, umas características, noutros, outras, chegando mesmo, em certas ocasiões, a mostrar-se sob uma forma completamente oposta à sua natureza íntima, que, não obstante, mantém.
(in Ressurreição)

Leon Tolstói
3 compartilhamentos

Para se realizar uma atividade qualquer, é preciso considerá-la útil e importante. Por isso, qualquer que seja a situação de um ser humano, ele formará da vida social um conceito que lhe permita encarar a sua atividade como importante e útil.

Imagina-se sem razão que os ladrões, os assassinos, os espiões e as prostitutas julgam desfavoravelmente a sua profissão e se envergonham dela. Nada disso.

As pessoas que são colocadas pelo destino ou pelos seus próprios erros em determina situação, por muito repreensível que seja, constroem uma concepção geral da vida onde a sua situação particular aparece eminentemente útil e respeitável.

Com o fim de sustentar os seus pontos de vista, apoiam-se instintivamente num determinado meio que admite a concepção geral de vida por que optaram e o papel que desempenham, em particular, nesse tipo de vida.

Causa-nos surpresa vermos ladrões orgulharem-se da sua destreza, prostitutas de sua corrupção, assassinos da sua crueldade. Mas só nos surpreendemos na medida em que, sendo o meio em que essa gente vive muito limitado, permanecemos à margem dele. E, no entanto, não se produz o mesmo fenômeno entre os ricos que se orgulham das suas vitórias, ou melhor, dos seus crimes, e entre os poderosos que se orgulham do seu poder, ou seja, da sua tirania?

Se não chegarmos a reparar que essas personagens, procurando justificar as respectivas situações, têm da vida, do bem e do mal, uma concepção corrompida, é apenas porque o círculo daqueles que a adotaram cada vez mais se amplia, a ponto de nós próprios estarmos incluídos.

Leon Tolstoi, in Ressurreição

Leon Tolstói
3 compartilhamentos

Onde há amor, lá Deus está.

Leon Tolstói
3 compartilhamentos

- De que se trata?
- Do seguinte: suponhamos que estavas casado, que gostavas da tua mulher, mas outra te seduzia...
- Perdoa-me, não percebo absolutamente nada. Era como se eu, ao sair daqui satisfeito com o jantar, passasse por uma confeitaria e roubasse um doce.

Leon Tolstói
2 compartilhamentos

A vida que nós recebemos nos foi dada não para que simplesmente a admiremos, mas para que estejamos sempre à procura de uma nova verdade escondida dentro de nós.

Leon Tolstói
2 compartilhamentos

Se você procurar pela perfeição, nunca estará contente.

Leon Tolstói
3 compartilhamentos