Frei Betto

Encontrados 10 pensamentos de Frei Betto

Temos só duas vezes mais genes que os vermes , 60% deles são cópias dos genes de moscas , fungos e bactérias.A diferença genética entre um negro e um branco é menor do que a existente entre dois negros. Isso deita por terra nossa empáfia e nossa pretenção , Uma pancada equivalente à descoberta de Copérnico de que a terra não era o centro do universo, conforme acreditava-se no século dezesseis.

Nesse ano, espalharei em meu peito sementes de girassol e cobrirei a cabeça
com ervas aromáticas, para que a minha pele transpire luz e a minha boca profira perfumes.
Não me privarei de suculentas alegrias e só darei a meu corpo o que empanturra o espírito.
(Sementes de Girassol)

Somos todos passageiros da mesma nave espacial chamada Terra. No entanto, como nas caravelas dos colonizadores e nos aviões transatlânticos, viajamos em condições desiguais.

"Ser humano é lutar pela plenitude da "Vida."

"Devemos falar com Deus o tempo suficiente para poder escutá-lo."

Primeiro, disseram que não haveria mais guerrilhas.
Acreditei e, com as botas, abandonei sonhos revolucionários.
Em seguida, disseram que terminara a luta armada.Tornei-me, pois, violento pacifista.
Depois, disseram que a esquerda falira,
E fechei os olhos ao olhar dos pobres.
Enfim, disseram que o socialismo morrera,
E que uma palavra basta: democracia.
Então, nasceu em mim,
A liberdade de ser burguês.
Sem culpa.

Inserida por grasypiton

Há que distinguir felicidade, alegria e prazer. Prazer é agradar os cinco sentidos: degustar um bom vinho, contemplar uma pintura, ouvir uma boa música etc. Os prazeres são momentâneos, epidérmicos. Não duram. E quem os confunde com felicidade fica sempre em busca de novas sensações no intuito de se sentir feliz.
A alegria também é momentânea. Sentimos alegria ao rever a pessoa amada, ao receber uma homenagem, ao assistir a um bom filme, ao comemorar a vitória do time de nossa preferência, ao celebrar uma data importante com a família e os amigos ou ao vencer um desafio profissional.
No entanto, ninguém sente prazer ou alegria acometido por uma doença, diante de uma catástrofe natural ou sofrendo perseguição. Porém, ainda assim pode se sentir feliz. Eis a diferença. Mesmo sob a dor e o sofrimento uma pessoa pode ser feliz, desde que saiba integrar as adversidades no sentido que imprimiu à sua existência.
(do Livro: Felicidade foi-se embora?)

Inserida por EmOutrasPalavras

Infelizes são aqueles que, do alto de sua arrogância, julgam que os negros são inferiores aos brancos, e seringueiros e indígenas devem abrir espaço para amplos pastos que ocupam o lugar das centenárias árvores derrubadas. Infelizes são aqueles que se apagam com unhas e dentes a funções de poder, pois fora dele se deparam com a sua baixa autoestima e sofrem por não suportarem viver como cidadãos comuns.

Nada mais feliz uma pessoa do que o sentido que imprime à própria vida, seja enfiada em um laboratório pesquisando células de formigas, seja como militante de um partido político que busca a transformação da sociedade. Bastam-lhe condições mínimas de uma vida digna e, como assinalou Aristóteles, boas amizades. Montaigne dizia que o amigo é esse alter ego, um outro eu que cada pessoa precisa para ser feliz. Ninguém é feliz sozinho, pois sozinho ninguém se basta.
(do livro: “Felicidade foi-se embora?”)

Inserida por EmOutrasPalavras

Quando a violência à diversidade de gêneros se reveste de roupagem religiosa, acende o alarme de que se choca o ovo da serpente. O nazismo resultou também da perversa ideologia religiosa que acusa os judeus de “assassinos de Cristo”.

Inserida por jfernandanogueira

⁠Ninguém escolhe ser pobre.

Todo pobre é, de fato, um empobrecido.