Epicteto

51 - 75 do total de 81 pensamentos de Epicteto

Traz sempre diante dos olhos a morte, desterros e tudo que se tem por trabalho, e mais que tudo a morte. E com isto nem terás nenhum pensamento baixo, nem desejarás nada com muita força.

Epicteto

Perca PragmáticaEm relação a qualquer coisa nunca digas: «Perdi-a»; diz, ao contrário: «Devolvi-a». Morreu-te o filho? Devolveste-o. Morreu-te a mulher?
Devolveste-a. O teu campo foi roubado? Foi também devolvido. Mas quem o roubou é um miserável? Que te importa por quem o retirou aquele que to dera?
Enquanto te deixam tais bens, toma conta deles como de um bem que pertence a outrem, como fazem os viajantes numa hospedaria.

Epicteto

Porque se um julga a verdade por mentira, não é por isso ofendida a verdade, senão o que a não conheceu.

Epicteto

...e se alguns te consideram alguém, desafia-te a ti próprio e desconfia de ti.

Epicteto
Inserida por gtrevisol

Tomarias ser livre e senhor de ti mesmo: para o que há um só caminho, que é o desprezo de todas as coisas que não estão na nossa mão.

Epicteto
Inserida por gtrevisol

Antes de teres apurado a razão que levou alguém a proceder daqueles modos, como podes tu saber, em boa verdade, se alguém procedeu bem ou mal? E só deste jeito, ó caro, não correrás o risco de te pronunciar sobre situações falsas tendo-as como situações verdadeiras.

Epicteto

Algo de semelhante ocorre com as moléstias da mente. Sempre ficam traços e empolas e, a menos que sejam efectivamente eliminadas, golpes subsequentes no mesmo local produzirão, não mais meras empolas, mas feridas. Se não queres ser propenso à ira, não lhe cultives o hábito; não lhe dês nada que possa contribuir para agravá-la. A princípio, fica quieto e conta os dias em que não estás irado: «Eu costumava irritar-me todos os dias; depois, dia sem dia não; mais tarde, a intervalos de dois dias e, logo em seguida, de três!» Se conseguires passar trinta dias sem te irares, faz um sacrifício aos Deuses, em sinal de agradecimento.

Epicteto
Inserida por gtrevisol

Tudo quanto possuis te parece pequeno; tudo quanto possuo me parece grande. O teu desejo é insaciável, o meu não. Olha a criança enfiando a mão num jarro de gargalo estreito tentando retirar as nozes e os figos ali contidos: se enche a mão, não a pode tirar, e põe-se então a chorar.
- Deixa algumas nozes e poderás tirar as restantes!
Tu também: deixa o teu desejo ir-se embora, não ambiciones muitas coisas, que algo obterás.

Epicteto

Nenhuma das coisas que se admiram e se buscam com zelo é útil aos que as obtiveram; mas quando ainda não se as têm, imagina-se que, se acontecerem, todos os bens estarão presentes com elas; e, quando estão diante de nós, sentimos a mesma febre, a mesma agitação e aborrecimento, o mesmo desejo pelas coisas que não temos. Pois não é saciando-se com as coisas desejadas que se prepara a liberdade, é pela supressão dos desejos.

Epicteto

Livre é o que tu queres ser. Ora só um caminho há para que alcances esse estado de liberdade - o menosprezo pelas decisões que de nós não dependem.

Epicteto
12 compartilhamentos

A propósito de tudo o que te afecte os sentidos (ora de maneira agradável ou aprazível, ora pela sua utilidade, ora ainda por afeição ou amizade), não te esqueças de te interrogar sobre o que verdadeiramente é, por mais insignificante que te possa parecer o objecto eleito. Se uma panela tu prezas, não te coíbas de dizer para ti: «É uma panela que deveras me agrada». Porque, através desta maneira de proceder, de maneira nenhuma serás afectado caso ela um dia se parta. Se abraças o teu filho ou a tua mulher, tem sempre em atenção que mais não abraças do que seres humanos. Se um deles te morrer, e só assim, a perturbação não se apossará de ti.

Epicteto
Inserida por gtrevisol

Numa palavra: desafia-se a si próprio como se fora um inimigo de quem temesse várias armadilhas.

Epicteto

Se quiseres, és livre; se quiseres, não censurarás ninguém, não te queixarás de ninguém, tudo acontecerá ao mesmo tempo segundo a tua vontade.

Epicteto

Tem a cada dia diante dos olhos a morte, o exílio e tudo o que parece assustador, principalmente a morte: jamais terás então qualquer pensamento baixo ou qualquer desejo excessivo.

Epicteto

Não percebes que aquilo que para o homem é o princípio de todos os males, e da sua baixeza de alma, e da sua cobardia não é a morte, mas muito mais o temor da morte?

Epicteto
Inserida por gtrevisol

Como teria eu opiniões íntegras se não me basta ser o que sou e se ardo por parecê-lo?

Epicteto

Qualquer lugar onde alguém está contra a sua vontade é, para este alguém, uma prisão.

Epicteto
67 compartilhamentos

Nada é bom ou mau, a não ser na intenção.

Epicteto

A riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades.


Há apenas um caminho para a felicidade e que é deixar de se preocupar com coisas que estão além do poder da nossa vontade.

Epicteto

O que importa não é o que acontece, mas como você reage.

Epicteto
71 compartilhamentos

Ninguém é livre se não for dono de si mesmo.

Epicteto

Não é o fato que desorienta as pessoas, mas os juízos que fazem do fato.

Epicteto
Inserida por DavidFrancisco

O erro dos velhos é julgar o hoje com os critérios do ontem.

Epicteto

Quem tem sorte ganha no genro um filho, quem não tem, perde uma filha.

Epicteto
Inserida por DavidFrancisco

A verdade vence por si mesma, a mentira precisa de cúmplices.

Epicteto
Inserida por DavidFrancisco