Biografia de Epicteto

Epicteto

Epiteto, do grego Epictetus (55 - 135 a. C.), foi um filósofo frígio, de uma região da atual Turquia.

Nas suas muitas dissertações, vê-se claramente que era um individuo ponderado em todas as suas reflexões. Costumava dizer: "Nada do que é grande surge repentinamente, nem mesmo a uva, nem os figos. Se agora me disseres: Quero um figo, respondo-te: É preciso tempo. Antes de tudo, deixa virem as flores, depois que se desenvolvam os frutos e que amadureçam."

Nascido escravo e só liberto depois de adulto, Epiteto não escreveu um único livro. Seu pensamento é conhecido graças a um discípulo, o historiador Arriamo, que teve o cuidado de anotar as ideias de seu mestre e depois transformá-Ias em dois livros, Entretenimento e Manual. Seu tamanho intelectual era tal que o imperador filósofo Marco Aurélio foi influenciado por vários dos seus pensamentos, escrevendo que um dos acontecimentos capitais de sua vida foi ter tido acesso às obras deste filósofo.

Para Epiteto, todos os acontecimentos são determinados pelo destino e, portanto, fora do nosso controle. Daí que o filósofo tenha dito que:

"Revoltar-se contra os fatos não altera os fatos e ainda traz uma dose de tormento desnecessária".

"Não se deve pedir que os acontecimentos ocorram como você quer, mas deve-se querê-los como ocorrem: assim sua vida, será feliz”.

Acervo: 155 frases e pensamentos de Epicteto.

Frases e Pensamentos de Epicteto

Não busque a felicidade fora, mas sim dentro de você, caso contrário nunca a encontrará.

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.

Epicteto
Discursos de Epicteto (livro II, capítulo 17).

Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.

Qualquer pessoa capaz de te irritar se torna teu mestre; ela consegue te irritar somente quando você se permite ser perturbado por ela.

Primeiro aprenda o significado do que você diz, e então fale.