Edma Ferreira Costa

Encontrado 1 pensamentos de Edma Ferreira Costa

Depois que um filho se vai, dizem por aí que a mãe fica louca...
e é verdade!
Ela passa a ser mais complacente com os erros dos jovens, passa a aceitar mais a partida dos mais velhos, chora e ora pelo menino na rua de pés descalços. Sofre desesperadamente a qualquer tragédia vista na TV ou nos jornais, onde mães ficaram sem seus filhos. Dói na alma desta mãe qualquer doença que atinge o filho de outra mãe que ela nem conhece e abençoa cada filho no ventre, quando mesmo de longe observa uma grávida.
Dizem que ficamos loucas chorando diante as fotos, olhando uma medalhinha antiga do filho morto, que é sintoma de insanidade falar sobre o filho, que melhor seria se nos calássemos, mudássemos de assunto ou mesmo nos ocupassem de outra coisa. Nos dão receitas, indicam chás, livros, simpatias, ceitas, religião e conselhos dos mais diversos.
Mas esquecem que de verdade a mãe que perde um filho na Terra é uma louca! Aprendemos a ser desprezadas, a ser evitadas, pois nosso olhar não tem brilho, porque os assuntos cessam e o silêncio passa a ser preferência. Preferimos um cantinho da casa, do jardim, do quintal ou mesmo da vida, do que aborrecer com nossa presença as pessoas e nem nos magoamos com isso. Aprendemos que sentir saudade é coisa boa, pois a saudade traz de volta... mas, assim como traz, mostra a distância e o que é ruim também é bom! Saudade dos vivos que privam-se de nossa presença é motivo pra compaixão, pois não entender uma "louca" também não é coisa de gente sã.
Dizem por aí que não sabemos fazer mais nada que cultuar nosso filho morto, mas nem imaginam o quanto oramos pelos filhos vivos de todas as mães e dizem e dizem...
E sem hipocrisia nenhuma afirmo: somos loucas realmente, somos totalmente insanas, pois apesar de amar nossos filhos, passamos a amar os filhos do mundo, os filhos de todas as mães feito loucas que somos, colocamos as mãos na cabeça, choramos o filho de quem nunca vimos, por aquele que nem nasceu; por medo de que alguma mãe neste mundo sinta a dor que sentimos!

Edma Ferreira Costa
Inserida por edmafcosta