Cesare Beccaria

Encontrados 19 pensamentos de Cesare Beccaria

Para que uma pena produza o seu efeito, basta que o mal que ela mesmo inflige exceda o bem que nasce do delito.

Cesare Beccaria
84 compartilhamentos

Um dos maiores travões aos delitos não é a crueldade das penas, mas a sua infalibilidade (...) A certeza de um castigo, mesmo moderado, causará sempre impressão mais intensa que o temor de outro mais severo, aliado à esperança de impunidade.

Cesare Beccaria
66 compartilhamentos

Não é a intensidade da pena que produz o maior efeito sobre o espírito humano, mas a extensão dela.

Cesare Beccaria
70 compartilhamentos

Quereis prevenir delitos? Fazei com que as leis sejam claras e simples.

Cesare Beccaria
125 compartilhamentos

Nunca um juramento fez algum réu dizer a verdade.

Cesare Beccaria
285 compartilhamentos

(A tortura) é o meio mais seguro de absolver os criminosos robustos e condenar os fracos inocentes.

Cesare Beccaria
118 compartilhamentos

Quanto mais a pena for rápida e próxima do delito, tanto mais justa e útil ela será.

Cesare Beccaria
41 compartilhamentos

Nada é mais perigoso do que o axioma comum de que é necessário consultar o espírito da lei. Esta é uma barreira rompida pela torrente das opiniões.

Cesare Beccaria

A finalidade das penas não é atormentar e afligir um ser sensível (...) O seu fim (...) é apenas impedir que o réu cause novos danos aos seus concidadãos e dissuadir os outros de fazer o mesmo.

Cesare Beccaria
85 compartilhamentos

Cada cidadão deve ter a convição de poder fazer tudo o que não contraria as leis, sem temer outro inconveniente além daquele que pode resultar da ação da mesma.

Cesare Beccaria
20 compartilhamentos

Parece-me absurdo que as leis, que são a expressão da vontade pública, que abominam e punem o homicídio, o cometam elas mesmas e que, para dissuadir o cidadão do assassínio, ordenem um assassínio público.

Cesare Beccaria
19 compartilhamentos

Cada delito embora privado, ofende a sociedade, mas nem todo delito procura sua destruição imediata

Cesare Beccaria
Inserida por Lezinha.Felici

os homens,então,habituam-se a mascarar os próprios sentimentos e, com a prática de escondê-los dos outros,acabam enfim por escondê-los de si mesmos

Cesare Beccaria

A história dos homens é um imenso oceano de erros, no qual se vê sobrenadar uma ou outra verdade mal conhecida.

Cesare Beccaria
17 compartilhamentos

O prazer e a dor são os dois grandes motores dos seres sensíveis

Cesare Beccaria
Inserida por danieleeseixas

Só a arte das interpretações odiosas, que é ordinariamente a ciência dos escravos, pode confundir coisas que a verdade eterna separou por limites imutáveis.

Cesare Beccaria

É melhor prevenir os crimes do que ter de puni-los. O meio mais seguro, mas ao mesmo tempo mais difícil de tornar os homens menos inclinados a praticar o mal, é aperfeiçoar a educação

Cesare Beccaria
76 compartilhamentos

Freios aos delitos
“Um dos maiores freios aos delitos não é a crueldade das penas, mas sua infalibilidade e, em consequência, a vigilância dos magistrados e a severidade de um juiz inexorável, a qual, para ser uma virtude útil, deve vir acompanhada de uma legislação suave. A certeza de um castigo, mesmo moderado, causará sempre a impressão mais intensa que o temor de outro mais severo, aliado à esperança de impunidade; pois os males, mesmo os menores, se são inevitáveis, sempre espantam o espírito humano, enquanto a esperança, dom celestial que frequentemente tudo supre em nós, afasta a ideia de males piores, principalmente quando a impunidade, concedida amiúde pela venalidade e pela fraqueza, fortalece a esperança. A própria atrocidade da pena faz com que tentemos evitá-la com uma ousadia tanto maior quanto maior é o mal em que incorremos e leva a cometer outros delitos mais para escapar a pena de um só. Os países e os tempos em que se infligiam os suplícios mais atrozes sempre foram aqueles das ações mais sanguinárias e desumanas, pois o mesmo espírito de ferocidade que guiava a mão do legislador conduzia a do parricida e do sicário. Do trono, esse espírito ditava leis férreas a ânimos torturados de escravos, que obedeciam; na escuridão do privado, estimulava a imolação dos tiranos para criar outros novos.”

Cesare Beccaria, in Dos delitos e das penas

Cesare Beccaria
Inserida por OswaldoWendell
1 compartilhamento

As Leis que proíbem o porte de armas, desarmam apenas aqueles que não são inclinados nem determinados a cometer crimes.

Cesare Beccaria