C. H. Spurgeon

101 - 125 do total de 171 pensamentos de C. H. Spurgeon

Todas as coisas se tornam possíveis a nós através da fé, porém, o poder não está na fé, e sim no Deus em que descansa nossa fé.

Creiam firmemente que o “sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”, que Seu sacrifício é total e plenamente aceito por Deus em favor do homem, de tal maneira que aquele que crê em Jesus não é condenado.

A fé crê também que Cristo fará o que prometeu, que se Ele
prometeu que não lançará fora ninguém que vier a Ele, é seguro que ele não nos lançará fora se formos a Ele. A fé crê que se Jesus disse: “a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”, isso tem que ser verdade, e que se recebemos essa água viva de Cristo, ela permanecerá em nós e fluirá de nosso interior em torrentes de vida santa; tudo o que Cristo prometeu
fazer, fará, e temos que crer nisto de tal maneira que busquemos receber de Suas mãos o perdão, a justificação,
a preservação e a glória eterna, como foi prometido.

Jesus é o que Dele se diz que é, e Jesus fará o que Ele disse que fará, portanto, cada um de nós tem que confiar nEle, dizendo: “Ele será para mim o que disse ser, e Ele fará por mim o que prometeu fazer, eu me ponho nas mãos
de Quem foi escolhido para salvar, para ser salvo. Eu confio em sua promessa que fará o que há dito que fará”. Esta é uma fé salvadora, e quem a têm possui a vida eterna. Sem importar quais são seus perigos e dificuldades, sem importar quais são suas trevas e depressão, sem importar quais são suas debilidades e pecados, o que assim crê em Cristo Jesus, não é condenado, e nunca verá condenação.

É por fé para que seja por graça, e é por graça para que não haja nenhuma jactância, pois Deus não pode tolerar o
orgulho. Paulo disse: “Não por obras, para que ninguém se glorie”. A mão que recebe uma caridade não disse: “Mereço um agradecimento por aceitar o presente”, isso seria
um absurdo. Quando a mão leva o pão à boca não lhe diz
o corpo: “Agradece-me pois eu lhe alimento”. O que faz a mão é algo muito simples embora seja algo muito necessário, mas nunca toma a glória para si mesma pelo que faz. Então, Deus selecionou a fé para que recebesse o dom indizível de Sua graça porque não pode assumir nenhum crédito, antes, tem que adorar ao Deus clemente que é o doador de todo o bem.

Se vocês crêem no Senhor Jesus Cristo, então vocês são eleitos. Se vocês estão dependendo exclusivamente do Senhor Jesus Cristo, então vocês pertencem ao número dos eleitos. Não importa se vocês são os piores pecadores do mundo, quero lhes dizer em nome de Cristo, que, se vocês se apresentarem diante do Senhor sem quaisquer obras pessoais, se vocês vierem dependendo somente do sangue e da retidão de Jesus Cristo, se vocês vierem agora mesmo e confiarem nEle, então vocês pertencem à lista dos eleitos - então vocês são amados de Deus desde antes da fundação do mundo, porquanto vocês não poderiam fazer isso a menos que Deus lhes tivesse outorgado o poder para tanto, e isso porque Ele escolheu vocês justamente para essa finalidade. Nesse caso, vocês estão salvos e seguros, se vocês se aproximarem de Jesus Cristo e se lançarem aos Seus cuidados, desejando ser salvos e amados por Ele.

A grandeza do perdão de Deus pode ser avaliada pela gratuidade dele. Quando um pobre pecador vem a Cristo em busca de perdão, Cristo não lhe pede para pagar qualquer coisa por isso, ou para fazer qualquer coisa, ou para ser qualquer coisa, ou para sentir qualquer coisa, mas Ele gratuitamente perdoa-lhe. Eu sei o que você pensa. "Deverei passar por uma determinada penitência da alma, pelo menos; mesmo se não for do corpo. Terei de prantear muito, orar muito, ou fazer muito, ou sentir muito." O Evangelho diz: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo". Confie em Jesus Cristo, e o perdão gratuito do pecado é, de imediato, concedido "sem dinheiro e sem pagamento"!

Gente preguiçosa não sabe o que é lazer; está sempre com pressa e bagunçado, pois como negligencia o trabalho no momento certo sempre tem muito o que fazer. Ficar na indolência, hora após hora, sem fazer nada é o mesmo que fazer buracos na cerca para deixar os porcos passarem, e eles passarão – não se engane, pois os buracos que farão ninguém vê, exceto aqueles que cuidam do jardim. O próprio Senhor Jesus nos disse que enquanto os homens dormem, o inimigo semeia a praga; isso está muito certo, pois o mal entra no coração muito mais frequentemente pela porta da preguiça que por qualquer outra. Nosso velho pastor costumava dizer: 'Um preguiçoso é a melhor matéria prima para o diabo, ele pode criar qualquer coisa desde um ladrão até um assassino'. Não sou o único a condenar os preguiçosos, certa vez, eu ia entregar ao nosso pastor a longa lista dos pecados de uma das pessoas a respeito de quem ele havia me questionado, eu comecei dizendo: 'Ela é terrivelmente preguiçosa'. No mesmo momento, ele disse: 'É o suficiente; todos os tipos de pecados estão nesse, ele é o sinal para conhecer um pecador cheio de pecados'.

(...)Quando Deus uma vez perdoa a um homem, Ele jamais o condena de novo. Não é característico de Deus agir sem sinceridade com as pessoas. Se estou em Cristo Jesus, o veredicto de "Nenhuma Condenação" é obrigatoriamente meu, sempre, pois quem pode condenar aquele por quem Cristo morreu? Ninguém, pois, "os que justificou, também os glorificou". Se você confia sua alma à Expiação realizada pelo sangue de Cristo, você está absolvido e pode seguir seu caminho em paz, sabendo que nem morte, nem inferno jamais o separará de Cristo! Você pertence a Ele e pertencerá a Ele eternamente!

Aqueles a quem Cristo veio salvar não têm nada de bom que coopere para a sua salvação. E Cristo não olha para eles a fim de encontrar alguma coisa que seja boa neles. Eu ouso dizer que o único requisito para a limpeza é a imundícia. O único requisito para ter um Salvador é estar perdido. E o único meio de chegarmos a Jesus é como pecadores perdidos, mortos e malditos.

Uma alma não pode morrer confiando no Senhor - antes o Céu e a Terra acabarem do que Jesus falhar em salvar a alma que confia nEle!

A fé salvadora aprende em acreditar em contradições, a rir das impossibilidades e dizer, "Isso não pode ser, mas mesmo assim, será."

Você é um pecador? Você sente isso? O Espírito Santo de Deus fez você se sentir um pecador perdido? Você precisa da salvação? Se você não precisa dela, não há dúvidas de que ela não foi prometida para você. Mas se você realmente
sente que precisa dela, você é eleito de Deus! Se você tem o desejo de ser salvo, um desejo dado a você através do Espírito Santo, esse desejo é um sinal para o bem. Se você tem orado verdadeiramente pela salvação, você tem aí uma clara evidência de que você é salvo! Cristo foi punido por você.

Esta é a prova infalível da Eleição – um senso de necessidade e uma sede de Cristo!

Nosso primeiro negócio não tem relação com a fé, mas sim com Cristo. Venha, eu lhe suplico, ao monte do Calvário, e fixe seu olhar à Cruz. Contempla ao Filho de Deus, quem fez os céus e a terra, que morre por seus pecados. Olhe para Ele, não há poder Nele para salvar? Olhe para Seu rosto tão cheio de piedade. Por acaso não há amor em Seu coração que demonstra que está desejando salvar-nos? Com toda certeza, pecador, olhar para Cristo lhe ajudará a crer. Não creia primeiro, para depois ir a Cristo, pois dessa maneira sua fé será uma coisa sem valor. Veja a Cristo sem nenhuma fé, e lance-se sobre Ele, ou se afunda ou nade.

O pecado não é destruído nunca exceto pela fé em Jesus. Todas suas meditações sobre o mal do pecado, e todos teus temores ante seu castigo, e todas suas humilhações de alma e prostrações, nunca matarão o pecado. É na cruz que Deus construiu uma força poderosa na qual qualquer pecado é enforcado para sempre, e o mata; está ali, no Gólgota, mas unicamente ali.

A verdadeira conversão dá segurança à pessoa, mas não lhe confere o direito de parar de vigiar.

Nosso senso de necessidade de Cristo e nossa busca por Cristo são provas infalíveis de que Cristo morreu por nós!

Quando Deus faz que uma alma queira, é uma clara prova que
quer dar Cristo para essa alma; e se você quer, Ele também quer: se Ele tem feito você querer, você pode recebê-lo. “Oh” – dirá alguém – “não posso pensar que eu possa receber a Cristo”. Alma, você pode recebê-lo agora.

É a profundidade e não a extensão da oração que é desejável

Você está quase submergido pelas turbulentas águas da aflição? Então, eleve sua alma ao Salvador. Descanse na confiança de que Ele não o deixará perecer. Quando você não pode fazer nada, o Senhor Jesus pode fazer tudo.

Ah, querido leitor, tu nunca acolhes um desejo para Deus que não anime a esperança de Deus; jamais pronuncias uma oração dirigida ao céu que Ele não esteja atento; e ainda que muito frequentemente tu tenhas sussurrado orações que foram como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada que logo se desvanecem, contudo, todas estas coisas comoveram as entranhas do SENHOR Jeová; pois Ele tem escutado teu clamor e tem prestado atenção ao suspiro de tua alma, e ainda que tudo tenha se desvanecido, não passou despercebido, pois Ele lembra muito bem, mesmo nesse momento.

Os que ganham almas precisam ser primeiramente aqueles que choram por elas.

Não há imaginável circunstância, ou incidente, ou qualquer coisa conectada com o homem que pode excluí-lo da esperança se ele buscar perdão através do sangue do Salvador.

É um sinal de graça que reconheçamos nossas necessidades de graça. Aquele que sabe e sente que se encontra em trevas possui alguma luz. O próprio Senhor tem feito uma obra de graça no espírito que é pobre e necessitado, e que treme ante Sua Palavra; e essa é a obra que contém a promessa, sim, a segurança da salvação; pois o pobre de espírito já possui o reino do céu, e ninguém o possui a não ser aqueles que possuem a vida eterna.