Autêntico
Não se invente.
Seja autêntico(a) com o seu sorriso ou com a sua tristeza.
Ambos, são resultados daquilo que fez por merecer.
"Por vezes poderei parecer patético, e digo-vos, sou patético autentico!...antes assim do que pseudo original!"
Sábio é aquele, raro, autêntico. Que diante dos sentimentos mais vergonhosos e talvez até um pouco humilhantes, esquece de vez o orgulho, o pudor e assume sinceramente o que faz seu coração disparar. Seja por medo, por amor, por culpa, por prazer, por insegurança. Este simplesmente não está afim de ser julgado por ninguém mais do que ele mesmo, e está fazendo a sua própria vida acontecer diante de suas próprias regras. Afinal, fugir de uma realidade só a torna mais cansativa, mas nunca a faz desaparecer.
O MENTOR VIRTUAL
"Torno-me um autêntico idiota quando permito que os hormônios do mau humor naveguem livres através do meu corpo, tornando me cego à toda beleza do universo que me cerca, e que em breve não mais poderei ver. A vida é muito mais simples que a danação criada pela nossa mente, e maior que qualquer futilidade passageira" ('Fragmentos do Mentor Virtual' - Campinas-SP - Fev/2012).
Saber viver mesmo sendo julgado a todo momento. Ser autêntico, mesmo que seja desagradável. Não fingir em relações sociais, não forçar a barra ( são coisas que sempre percebo). Nada de hipocrisia, nem charlatanismo, sempre admitir os próprios erros. Nunca tenha medo de ninguém, toda criatura é frágil e todo ser humano defeca. Quando falam de ti, entenda que aquela pessoa está olhando para um espelho. Muitos querem que os outros sintam inveja, alguns poucos nem se importam com sentimentos mesquinhos. O importante é dar sua contribuição sem buscar nada em troca.
QUANDO VOCÊ É AUTÊNTICO APENAS OS VERDADEIROS AMIGOS PERMANECEM AO SEU LADO, POIS A SINCERIDADE ÀS VEZES MACHUCA. MUITOS PREFEREM VIVER UMA REALIDADE MAQUIADA, RECHEADA DE MENTIRAS E FALSIDADE, ONDE O MESMO QUE ELOGIA, DIFAMA EM SEGUIDA.
Fácil falar sobre autenticidade e saber valoriza-la, mas na boa! Difícil mesmo é ser autentico e principalmente manter a LONGEVIDADE DA AUTENTICIDADE para as escolhas da vida!
Para os que não conhecem o significado da palavra, posso utilizar os seguintes termos: fidedignidade, genuinidade, veracidade, entre inúmeros outros.
Infelizmente o mundo cria condições para não sermos autênticos, acabamos por ser fruto e consequentemente vitimas do comportamento coletivo que gera necessidades e padrões sócio-comportamentais, até entendo isso, mas o problema é que são criados ESTERIÓTIPOS que muitas vezes vão contra a verdadeira essências das coisas e do que devemos valorizar, e como consequência as "boas práticas" provindas de um senso comum com base em SER e demonstrar o que não se é acaba por estabelecer-se e consequentemente se DEFINIR.
Sou contra reprimimos nossa real natureza ou capacidade em prol de um esteriótipo frequentemente aceito e de sucesso ( na preocupação de sermos simplesmente aceitos).
Contudo, mesmo FALSAMENTE cientes dos impactos causados em sermos algo que não somos muitas vezes optamos pelo tão requisitado ESTERIÓTIPO para obtermos sucesso em nossas relações não é?
E o que será que acontece neste caso? Uma clara e perfeita desconexão da sua natureza e vontade, versus à necessidade de êxito diante dos olhos de terceiros, ou daquele alguém "especial" que você elegeu para conquistar, mesmo assim você segue o roteiro! ATÉ QUE: MEUS PARABÉNS! Você seguiu o roteirinho, executou alguns joguinhos e conseguiu!
Mas meu caro: E O SEU ÊXITO? E AS SUAS NECESSIDADES? ONDE ESTÃO? POR QUANTO TEMPO VAI VIVER COM ALGO QUE NÃO É PRA VOCÊ?
E é justamente ai que mora a ironia! Não mantemos por muito tempo algo que não somos! Nossa real natureza acaba sempre eclodindo com agressividade e mostrando aquilo que deveríamos ter demonstrando desde o primeiro momento! O erro não é só de quem esta do seu lado, mas primeiramente seu por não ter sido criterioso com você mesmo, afinal você se modelou em prol do outro, mas esqueceu de você?
E o erro também é do outro que também se modela por você, OU PIOR! O ERRO É DE AMBOS, pois não veem valor na autenticidade, mas no roteiro comumente praticado!...........Produções em série, fábrica de futuras tristezas!
Sendo que na verdade só podemos montar um quebra-cabeças com peças diferentes, similaridades devem existir, mas complementaridade é preponderante!
E No fim, o que você ganhou seguindo o roteiro? Você com certeza conquistou por um tempo aquilo que queria, mas não pôde e nunca poderia manter! Não é ADERENTE À SUA NATUREZA, e você foi fraco! Covarde! e medroso, pois não mostrou de fato quem realmente é, e sabe por qual motivo fez isso? Porque você prefere o caminho mais fácil! E acredite, eu entendo o porque de geralmente você optar por ele, é porque INFELIZMENTE o caminho mais difícil é o mais questionado pelo senso comum em relação ao seu verdadeiro êxito, mas ao mesmo tempo é o estado mais desejado de cada ser humano, quando você é lembrado e amado pela sua autenticidade, por ser quem você é e como é!
Quando você escolhe o caminho fácil, geralmente é este que o leva aos relacionamentos perigosos e falidos, sustentados por mentiras e falsas afirmações! É o caminho que leva às oportunidades mais inaderentes e inconsequentes para com o seu ser, e tudo isso por causa de uma única palavra: AUTENTICIDADE, ou talvez três: FALTA DE AUTENTICIDADE.
Be yourself!
Ser autêntico consigo, porque a falsidade anda de mãos dadas com a hipocrisia e a verdade não se nega e se esconde!
Sempre desconfiei de quem se auto proclama/ rotula e intitula: ‘eu sou ético’! Eu sou autêntico e não ético! Não sei agradar em fala, gestos, mesmices e sendo quem eu nunca serei- eu sei ser honesto! Não sei ser metade, e sim completo! Não sou vulnerável, sou concreto! Não sei/ aprendi a valorizar a conduta, a postura, as ações, os princípios e valores dos outros, sem reconhecer e apreciar sua história! Aprendi a ter suspeita dos discursos englobados e fadados dos falsos moralista (de vitrine e de boutique), repletos de: bajulações, adulações e pedantismos! Isso é encarnar o contraditório do teórico x o prático, ferir o bom senso, macular o caráter, violar a integridade, sepultar a honradez, triturar a honestidade, esfacelar a inteireza, estilhaçar a probidade, esfarelar o correto e as virtudes! Por isso, é atividade simples e fácil, jogar as migalhas e as tomates para os dissimulados, fingidos e camuflados que se afundam nos devaneios e oportunismo! Existem os que se escondem por traz da religião, do cajado, do véu e da cruz- e se revelam no profano (sem medo do pecado e das faltas)! Assim conjecturar os (falsos) bondosos e os que levantam a bandeira do bem- ala Rousseau, é tarefa de risco! Enfim, brindar com queijos e vinhos a arrogância da falsidade- sorrindo diante da face da hipocrisia, baratear o discurso e confundir os bons modos, acima dos seus caprichos! Tripudiar e esnobar- soa a um novo tipo de homem moderno- aqueles que têm coragem de tiram os aparelhos elétricos da mãe na UTI, e ainda tem entusiasmo e força de irem para a missa de 7º dia!
Para muitos hipócritas, ser autêntico é sinal de loucura. Mal sabem eles o hospício que carregam dentro de si, preferem manter prisioneira a sua verdadeira personalidade em prol padrões impostos pela família e sociedade para ser igual a todo mundo, tornando-se verdadeiros loucos mais tarde.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Cristão Autêntico