Ateu

Cerca de 1239 frases e pensamentos: Ateu

Creio: o ateísmo alheio não muda meu relacionamento com Deus.
Admiro: minha fé em Deus não desabilita a inteligência do ateu.
A verdade é que há tanta perspicácia no descrente, que a origem de tal mente, só pode ser divina.

Inserida por Lizzyauer

Sem pretender complicar as coisas, devo, no entanto, admitir que o ser humano tem necessidade de atribuir sentido à sua existência.

Ao que eu saiba, gato, cachorro, cavalo, macaco, não têm necessidade disso. Começa que, ao contrário do bicho-homem, não sabem que vão morrer. E aí está todo o problema: se vamos morrer, para que existimos?, perguntamos nós, sejamos filósofos ou não. Aliás, é por essa razão que surgem os filósofos, para responder a essa pergunta de difícil resposta.

Em busca de soluções, o homem inventou Deus, que é a resposta às perguntas sem resposta. Por isso mesmo, e não por acaso, todas as civilizações criaram religiões, diferentes modos de inventar Deus e de dar sentido à vida. Há, porém, quem não acredita em Deus e busca outra maneira de dar sentido à existência, à sua e a do próprio universo.

Esses são os filósofos. Mas há também os que, em vez de tentar explicar a realidade, inventam-na e reinventam-na por meio da música, da pintura, da poesia, enfim, das diversas possibilidades de responder à perplexidade com o deslumbramento e a beleza.

Há, porém, quem dê sentido à vida empenhando-se nas pesquisas científicas, nas realizações tecnológicas e nas produções agrícola, industrial ou comercial. Também existem os que encontram esse sentido na ajuda aos outros ou na dedicação à família.

Qualquer uma dessas opções exige do indivíduo maior ou menor empenho, conforme as características de sua personalidade e as implicações da opção feita. Por exemplo, se a opção é no campo da arte, os problemas que surgem podem conduzir a um empenho que às vezes implica numa entrega limite, que tanto pode levar à realização plena como à frustração do projeto.

Diversamente, no plano político, por envolver um número considerável de indivíduos, o sectarismo ideológico tem consequências graves, às vezes trágicas. O exemplo mais notório é o nazismo de Adolfo Hitler, que levou ao massacre de milhões de judeus e a uma desastrosa guerra mundial. Mas houve outros exemplos de sectarismo ideológico, como o stalinismo e o maoismo, de lamentáveis consequências.

No plano da religião, então, por adotar muitas vezes a convicção de que ali está a verdade revelada, tanto se pode alcançar a plenitude espiritual como render-se ao fanatismo intolerante, a exemplo do que ocorreu, no século 13, com a Inquisição, quando a Igreja Católica criou tribunais para julgar e condenar os chamados hereges. Eles eram queimados vivos na fogueira, já que teriam entregue suas almas ao Diabo. A religião é, certamente, o campo propício ao surgimento da intolerância intelectual, precisamente porque ela se supõe detentora da verdade absoluta, da palavra de Deus. Hoje, temos, nesse campo, a atuação fanática do Estado Islâmico.

Mas voltemos à necessidade que temos todos de dar sentido à nossa vida. Generalizando, pode-se dizer que o bicho humano, para ser feliz, necessita de uma utopia. No século 20, para muita gente, essa utopia foi a busca da sociedade fraterna e justa, concebida por Marx e que, sem se realizar plenamente, extinguiu-se. A consequência disso é que, hoje, vivemos sem utopia, o que atinge particularmente os mais jovens.

Sem dúvida, a maioria deles, de uma maneira ou de outra, encontra seu caminho, um sentido para sua vida. Mas há os que, por uma razão ou por outra, tornam-se presas fáceis de uma opção radical, como a do fanatismo islâmico que, além de lhes oferecer um rumo –uma espécie de missão redentora–, atende a seus ressentimentos. A isso se somam muitos outros fatores, como as raízes étnicas, a descriminação, a frustração social e, sobretudo, um grave distúrbio mental.

Inserida por Rockland

Nós devemos encontrar um equilíbrio entre a satisfação de todas as nossas necessidades e a não satisfação. A consistência desse equilíbrio é a seguinte: o excesso de privação conduz o ser humano ao desespero; e o excesso de posse o conduz à indolência. Se nós obtivermos deste mundo tudo o que nós queremos, nos tornaremos ao final espiritualmente indolentes. Por outro lado, se não possuirmos deste mundo nada do que precisamos, nos tornaremos ao final desesperançados. Isso quer dizer que o complemento do querer a divindade não é o não querer o mundo, mas o não querer o mundo demasiadamente. Pois do ponto de vista da divindade o mundo é um de seus aspectos.

O equilíbrio é encontrado quando o ser humano conduz a sua vida de tal modo que ele nunca esteja plenamente satisfeito ou plenamente insatisfeito. Devemos acostumar a nossa alma com o fato de que as coisas do mundo vêm sempre pela metade. Quem acha que o mundo deve ofertar tudo o que é desejável, acaba por tornar-se idólatra. Por outro lado, quem acha que o mundo é incapaz de oferecer alguma situação satisfatória, acaba por tornar-se ateu. Quem estabelece uma dicotomia entre o mundo e Deus acaba por acreditar que não existe Deus algum. O ser humano deve, então, reunir o mundo e Deus em sua alma individual. A sua individualidade deve conter uma relação com Deus e uma relação com o mundo, e ambas as relações não podem ser contraditórias. Elas devem se complementar num certo sentido como o sol e a lua se complementam. O sol é sempre luminoso. A lua cresce e diminui. Essa oscilação lunar representa o tipo de relação que o ser humano deve estabelecer com o mundo. O mundo não irá oferecer luz todo o tempo, mas também não oferecerá trevas todo o tempo.

Inserida por Fsantos11

Entre o ateísmo e o laicismo caminhamos para o mundanismo descompromissado.

Inserida por vitordtavares

O fato de você ter vindo do nada meu amigo,te torna um nada.

Inserida por jessicadecamargo

Pessoas Tenta pregar a Religião que Não e Nada mas que um mito um conto , Fábula , Como uma '' Verdade absoluta'' sem nenhum conceito verídico .

Inserida por fbvf

"O conceito de perfeição só é alcançado quando se entende e vive-se aquilo que envolve toda a inteligência invisível que transcende a matéria".

- Bruno Radicheski

Inserida por BrunoRadicheski

O QUE É SER CRENTE?

No significado literal da palavra, é ser alguém que acredita ou tem convicção em algo. Vendo por este ângulo, até o ateu é crente... No sentido usual e até mesmo banalizado da palavra, crente é a pessoa convertida a uma “fé” especifica, mais precisamente a uma religião... Para tais crentes, o fato de um fulano não frequentar a sua igreja (e pior ainda, não frequentar nenhuma) faz dele um descrente, um perdido na fé, desviado, praticamente ateu ou - nos termos demoníacos da religiosidade - "do mundo".
Mas o que de fato é ser convertido? É ter fé numa religião, frequentar ou até mesmo ter um cargo num templo religioso? É ter os Dons do Espírito no suposto poder de cura, de línguas, profecia, pregação, exortação, exorcismo, santidade, milagre?
Nada disso! E por conta do fideísmo e da religiosidade desenfreada destes religiosos que veem Deus como um socorrista, um gênio da lâmpada, um mágico, garçom ou funcionário público, é que a fé ficou tão banalizada e praticamente irracional, radical e impraticável.
Eles se apegam ao sobrenatural da fé... Querem ser super-humanos, angelicais, paranormais, divinos... Sentimentos e comportamentos luciferianos e mamônicos que não passam de pura hipocrisia, vaidade, apostasia e até blasfêmia contra o Espírito que eles dizem servir enquanto servem a outros deuses...
Não entenderam e não querem entender nada sobre o Evangelho, pois a eles convêm ser como são e acreditarem no que acreditam... Convém enriquecer explorando o fideísmo alheio, convém ser visto como um “ser especial”, pois convém o “poder” e a fama, convém ter uma “fé” que reputa as responsabilidades e culpas a Deus ou ao diabo, convém a facilidade da barganha em vez do sacrifício e obediência, convém ser crente “esquenta banco” de igreja, convém ser crente “sabor de mel”, convém ser apóstolo de terno e gravata, convém ser obreiro com selfies e holofotes de Facebook e Youtube, convêm ter alguém que os diga como devem acreditar e proceder para ter uma vida que não foi a que Jesus ensinou...
Porque é mais cômodo ser enganado, para depois ter quem culpar. E é muito mais confortável adaptar a fé no seu modo de vida do que adaptar a vida na Verdade da fé.
Todos querem desfrutar dos Dons, ainda que teatral e ritualisticamente; mas ninguém quer provar dos Frutos, pois requer a verdadeira conversão que é a mudança de caráter, em doses diárias e constantes, que independe do dia, lugar, situação e motivo.
Não se engane... Não há mais apóstolos, profetas ou intermediários (como quer que os denomine)... O Livro Sagrado já foi escrito e a nós cabe sermos o que somos: humanos, meros mortais, pecadores e dependentes da Graça e misericórdia de Deus, que continua trabalhando por nós (e não para nós).
Fazer florescer a humanidade é muito mais difícil do que fingir ser super-humano. Um necessita domínio próprio, o outro necessita o domínio do próximo. Um requer esforço diário, o outro apenas ensaios. Porque um é vida real; o outro, conto de fadas em que a magia uma hora acaba e a carruagem volta a ser abóbora.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27)

Inserida por ketantonio

Crítica religiosa

De joelhos! Ao seu líder, ao seu mestre, ao seu rei, ao seu senhor! Humilhem-se diante da face do criador! Mostre a ele toda sua imperfeição e tente convence-lo que não foi assim que ele o criou.

Inserida por KeynaPetry

Fé e Descrença.
Eu acredito que as pessoas podem ser crentes ou descrentes,no entanto, sou veementemente contra as ditaduras e a escravidão intelectual. Ou seja, se você é crente ou descrente ; viva sua fé ou ceticismo respeitando outras linhas de pensamento. Dessa forma, no meu rol de amigos há : católicos,ateus,evangélicos,agnósticos,kardecistas,deístas...Haja vista que o que importa (na minha opinião) não é o conceito racional e/ou metafísico do cidadão,mas é se os seres humanos são exemplares.

Inserida por NiltonSantana

A inexistência da onipotência é a cegueira daqueles que olham mas não enxergam.

Inserida por AleFernandesNassar

Deus é um GRANDE sistema de manipulção para escravizar o povo e enrriquecer as igrejas

Inserida por LucasRCunha

Igreja= Lugar cheio de pessoas vazias, manipuladas e com sérios transtornos psicológicos

Inserida por LucasRCunha

Deus pode existir, ou não; se fazer presente, ou não... Tudo depende do seu grau de fé, e a gratidão de cada um (...).

Inserida por MayconHalss

Sabe qual é o segredo da Vitória?
Não murmurar,não ficar contando miséria e com o pouco que você tem abençoar o próximo.
Abençoando... abençoado será!
Tem muita gente que só reclama da vida, não é reclamando que você vai alcançar a vitória ...O que Deus te prometeu Ele vai cumprir!
Chega de reclamar do crente ao ateu.

Inserida por MicheleDumont1

O Criador e sua Palavra acima dos homens, nunca os homens e sua palavra acima do Criador!

Inserida por israellopess

Deus não formou uma Igreja covarde e frágil, Deus formou sua Igreja forte e poderosa no Espírito Santo!

Inserida por israellopess

A crença em algo maior, a natureza criadora, sempre tive, e acredito que no íntimo todos possuem, apenas não entendia que se chamava-se Deus, por isso por um período até me denominei ateu, pois via milhares de pessoas falando em Deus de forma vazia, ou falando dele e pregando mandamentos mas fazendo milhares de coisas erradas, que nada condiziam com o que preconizavam.
.
..
.Vejo ainda que muitos me mostraram um Deus que ainda continuo não acreditando, por isso busco o conhecimento para que a verdadeira natureza divina se revele através da Bíblia e do Espírito Santo e eu não dependa de homens para chegar a conclusão do que é Deus e sim que ele se revele a cada dia na minha vida eu possa ter a mínima ideia de tudo que ele representa.
.
..
Mas vi que eu estava errado, em não citar o nome de Deus, pois Deus, muitas vezes, nada tem haver com aquilo que o homem o define.
.
..
Errei em acreditar no homem, em depender do homem para alimentar meu conhecimento e hoje vejo que nada sei e quanto mais estudo vejo que menos saberei acerca da infinidade de Deus.
No entanto, sei que o pouco que aprendi através do Evangelho é capaz de me guiar com passos firme pelo resto da minha vida.

Inserida por galegombt

Já duvidei muitas vezes da existência de Deus, mas Ele nunca duvidou de mim. Seu amor é sem fim.

Inserida por Lugli

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp