As vezes sou Dura com as Pessoas
AMIZADE.
Num mundo de descartável, encontrar uma boa amizade, é raridade, porém, quando verdadeira, dura uma eternidade.
Aquela postura de "cagando e andando" pra você, de quem faz pouco caso e nenhuma questão, de literalmente um zero a esquerda....
NÃO ACEITE !!!
Ninguém oferece um mundo inteiro para viver das migalhas que de repente caem aqui e ali, mande para o inferno a situação e viva o mais intensamente que puder.
A vida passa, você envelhece, e aquilo que pode ser feito só hoje e não o é, não é nada além de puro desperdício do seu tempo, e desrespeito com sua pessoa e existência.
Antes de você, minha vida era como um marshmallow queimado, dura, quebradiça e triste. Você veio, abriu e virou o centro gosmento da vida de todos nós.
Eternamente não é o que dura para sempre, mas sim o que dura um segundo e é capaz de marcar tão fundo, que se faz impossível de esquecer.
A pobreza vivida nas ruas do centro
tem sido vítima direta da hipocrisia
dos nossos governantes e 'patrocinadores'.
A própria população discrimina meus
irmãos que nada podem fazer a não ser
catar lixo para comer. Mesmo assim temos
artistas das cores, dos quadros, das músicas...
Aqueles que transformam a obra mais prima
que temos em arte, a vida.
Tento uma direção, mas logo encontro um
obstáculo, e outro... Outro. Indiferença,
como esta eu não posso lutar.
Tiraram minhas armas, menos uma.
A minha ideia. Religião, novela, futebol, o ópio do povo.
Centro das angústias do estresse de São Paulo.
Praça da Sé: Uma criança, um mendigo bêbado no chão.
Mais uma alma feriada, menos uma mãe feliz.
Realidade não se vê, se enxerga.
Artigo - 2017 [Carta Capital].
Precisei de uma dura lição: compreender que, às vezes, um simples sorriso, quando repleto de amor, pode iluminar o mundo sombrio de alguém. E você, já decidiu sobre qual será seu ato heroico de hoje? Talvez ele seja mais simples — e mais poderoso — do que imagina.
Se a verdade incomoda, não é porque é dura demais, mas porque desmascara o que não queremos admitir.
Eu sou um sonhador, que entendeu que a vida é muito dura com os sonhadores, mas que aprendeu a seguir, porque parar nunca foi uma opção.
TORNAR-ME
O mundo cai ainda sobre as minhas costas cansadas. Recobre de escombros a minha pele...
Mas construirei palácios nas estrelas... se isso puder ser útil para tornar-me.
A vida é minha, meu é também o destino. A força..., uma constante necessária,
e a esperança, sua complementar,
nos ajuda a progredir, a continuar...
A vida é dura e duro é também o destino.
Nossa única defesa natural... é mantermos em nosso coração
a nossa imensa capacidade de Amar.
Folhas caem, o vento sopra. Quem pode trazer uma resposta melhor? Se não o tempo, é a hora. Quem me conta histórias verdadeiras? Olhos cheios de vida, olhar triste... Para que me sufocar em uma rua de amargura? Quem pode ouvir meu pedido de ajuda?
A solidão não me incomoda. Faça o que quiser, não mudará meu jeito de pensar. Não tenha medo de agir. Você está sempre ausente, então diria que não faz falta. Não derrame lágrimas quando ele partir.
Gato solitário, em um canto escuro, clamo ao Senhor: 'Por que sofro assim? A maioria dos humanos é cruel, ministra-me drogas, restringe minha comida, quer moldar-me à sua imagem, arranca meus testículos e me faz sangrar até a morte. Prendem-me, drogam-me, buscam minha extinção, mas dizem que me amam. Vejo meus irmãos livres, felizes e longevos, enquanto os cativos sucumbem cedo, aos 1, 2, 3, 4 e 5 anos de vida. Que pecado cometi, ó Deus, para merecer tal destino? Estou fraco, não suporto mais. Leva-me contigo, Senhor, pois as palavras de amor dos humanos são vazias.'
Vou dizer-lhe uma dura verdade que ninguém tem a coragem de dizer. Os homens prefeririam atear fogo no reino do que ver uma mulher ascender ao Trono de Ferro.
DURA PARTICULARIDADE
Sinto um suspiro forte que percorre
Por toda entranha da minha poesia
Quando nos versos vejo a analogia
De amor e dor, se fé qualquer acorre
Sinto cada poética quando morre
E rouba do espírito a farta alegria
Se nem da esperança tem tutoria
Se de abandono se tem um porre
Sinto não ter a inspiração valorosa
E sim, a severa, rude e tola escrita
Quando só quer ter prosa amorosa
Sinto aperto, uma sensação ermita
Cá no peito, duma solidão teimosa
Ah! dura particularidade, sem dita!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
17 setembro, 2022, 12’10” – Araguari, MG
