Arquitetura Arte
A leitura não é apenas o consumo de dados, mas a arquitetura silenciosa que amplia os horizontes da cognição, transformando o vocabulário em percepção e o silêncio na voz do próprio intelecto.
Um sonho erguido com a arquitetura da essência
Desde menina, aprendi que o silêncio educa, que os livros ensinam mais do que os aplausos, que a introspecção é um território fértil onde germinam as ideias que um dia mudarão o mundo. Enquanto outros buscavam o ruído das multidões, eu encontrava abrigo entre páginas e pensamentos. Não eram apenas sonhos — eram chamados, vocações que se impuseram antes mesmo que eu soubesse nomeá-los.
Hoje, mulher, mãe atípica, pesquisadora incansável, comunicadora que honra a palavra como um instrumento de transformação social, reconheço: nada foi por acaso. Cada degrau exigiu mais do que esforço — exigiu entrega, renúncia, silêncio estratégico e uma fidelidade inegociável à minha essência.
Na última sexta-feira, estive na Gazeta do Povo. Não como um ponto de chegada, mas como uma confirmação inequívoca de que, quando se honra a própria verdade, o universo responde — com encontros, convites, oportunidades e reconhecimento.
Minha gratidão ao Gui Oliveira, que não apenas me convidou, mas também acolheu minha trajetória e me permitiu falar, com seriedade e profundidade, sobre um tema que transcende a retórica: o desenvolvimento humano, a potência da infância, a urgência de compreendermos que moldar futuros não é teoria — é compromisso, é responsabilidade, é amor em estado de ação.
Este é apenas o começo. Em breve, anos de pesquisa ganharão forma em dois livros — um legado que coloca à disposição de mães, terapeutas e educadores, ferramentas concretas para a grande janela de ouro da neuroplasticidade, entre os 3 e os 6 anos, quando o cérebro da criança está mais aberto ao florescimento de competências fundamentais para a autonomia e a qualidade de vida.
Não se trata de ser vista. Trata-se de ser. Não se trata de discursar. Trata-se de fazer, com ética, com rigor, com amor.
Enquanto eu respirar, seguirei construindo, persistindo, acreditando. Porque há jornadas que não se definem pela linha de chegada, mas pela decisão inabalável de nunca parar de caminhar.
Autoria: Diane Leite
"...Tenho alguns saberes, que me fazem apreendedor.
Uma arquitetura de razões pronunciadas.
Das mais súbitas, como aquelas a se moldar na quietude,
Como as derradeiras, que se pungem na pele na alma..."
In Do Aprender
VIDA E LINGUAGEM DO BEIJO.
By: Harley Kernner
Na minha arquitetura de poesias, trago a tona vidas aos meus sonhos e delírios, e nessa arte das minhas poesias, misturo elementos rústicos com outros estilos, como o moderno ou clássico, para criar um equilíbrio visual e um ambiente único que venha emociona o meu coração.
E como hoje me emocionei por sentir saudade dos emocionados beijos.
O beijo é algo que tem alma e vida, movido por sentimentos que transcendem o material.
Ele é uma expressão profunda de afeto e conexão, simbolizando amor, desejo ou amizade. Ele pode transmitir emoções intensas, desde a paixão até a intimidade, e tem o poder de criar memórias duradouras, eis aí a causa dessa saudade!
A emoção de um beijo, pode nos levar a um estado de vulnerabilidade e entrega, intensificando laços afetivos e, às vezes, revelando verdades que nem verbos ou dialetos algum não conseguem expressar.
Até que ponto essa emoção, que não respeita os semáforos dos, vai nos leva? Eu, acho que depende da relação e do contexto, porque quando o beijo envolve sentimentos recíprocos, ele ganha uma espécie de "vida própria", e nesse momento de conexão, ele transcende o ato físico e se transforma em uma experiência que vai além do toque, é como se o beijo carregasse uma energia capaz de mexer com nossas emoções mais profundas, alinhando o interior — o que sentimos — com o exterior — o que expressamos. Ele se torna um portal para os sonhos, pois ao beijar alguém de quem gostamos, somos transportados para um espaço onde o tempo parece suspenso, e as sensações se amplificam.
É como se, por um breve instante, pudéssemos tocar o infinito, navegando entre o presente e as fantasias que carregamos dentro de nós.
Essa fusão de emoções pode nos levar a uma realidade paralela, onde nossos anseios mais íntimos e a beleza de compartilhar amor nos conduzem a um estado de êxtase.
Parece que o beijo em si sonha, é fala junto conosco, moldando nossos desejos e nutrindo nossas esperanças, de dias felizes no amor.
Aindo me lembro dos sussurros, e estralos dos beijos nas quatro estações do ano!
Harley Kernner
Arquitetura de Poesias
Escritor Particular
Poeta sem livros
EQUILÍBRIO TRINO!
By: Harley Kernner
A arquitetura ganha corpo, alma e espírito quando o seu idealizador entrega o coração, amando sem reservas tudo o que faz.
Cada traço, cada linha, cada detalhe se transforma em uma extensão de seu ser, criando não apenas espaços, mas experiências vivas e emocionantes. É nesse ato de doação completa que a verdadeira essência da arquitetura se revela, mostrando que, mais do que estruturas físicas, ela é uma manifestação profunda do amor e da dedicação de quem a concebe.
Parabéns, Anne Ribeiro, pelo seu talento, e por sua dedicação, nas suas habilidades.
No meu pouco conhecimento de arquitetura e urbanismo, vejo assim três importantes pilares, na sua arquitetura, que denota, "corpo, alma, e espírito", em um perfeito equilíbrio, sem o qual seu trabalho iria desmoronar com o tempo.
"Todo dom perfeito vem de Deus"
Harley Kernner
Arquitetura de Poesias
Escritor Particular
Poeta sem livros
Com os cabelos escapando pelos ombros
E na arquitetura dos teus lábios
Eu furto alguns versos
Pelo calibre de tua graça
Meus pensamentos se escravizam
Fazendo de ti, essencial.
A arquitetura se modificava, os modismos iam e vinham, tecnologias surgiam a todo vapor virtual, cada qual se ocupava com suas ocupações.
A poesia não é senão apenas uma forma da música. Ela é submetida às mesmas leis do ritmo, da vibração, que são as leis da vida em seus estados superiores.
A inspiração apresenta-se sob duas formas: uma pessoal, e outra mais ampla, transmitida pelos espíritos elevados, que retiram para a arte elementos das mais puras fontes e comunicam seus efeitos a um ser que os põe em obra por seus meios próprios e naturais.
Os grandes músicos terrestres podem, como os outros artistas, receber a inspiração, seja do espaço, seja como resultante de trabalhos anteriores. Trata-se exatamente do mesmo fenômeno que se produz com os outros artistas.
Num encontro de dois líderes, um empregado do líder Número Um irrompe no local, vociferando e cerrando os punhos. O líder Número Um diz: "Queira ter gentileza de se lembrar da regra número seis." Imediatamente o homem se recompõe, pede desculpas e se retira. Isso acontece mais duas vezes. Finalmente, o líder Número Dois não se contém e pergunta: "Qual é a regra número seis?" "Não se leve muito a sério", responde o Número Um. "Esta é uma regra boa", diz o Número Dois, "quais são as outras?" "Iguais a esta", diz o Número Um.
Nome: Mirla Cecilia, 24, São Luís - Ma
É poeta, cantora e compositora.
Decende de família artística. Desde criança entrelaçou-se com a música, apresentando-se em shows, adquirindo experiências práticas e profissionais. Recentemente foi pré-lançada pela mostra multicultural "Confraterna de Couto '16" que precederá o lançamento do CD "Destituição" de trabalho autoral da artista. Participou do Palco 42 e em festivais temáticos. Suas composições transitam em torno da universalidade, incluindo o Jazz, o Blues, o Pop, o Samba, o Reggae e a Bossa-Nova, estilos dos quais recebeu influências. A cantora compõe sobre os sentimentos e os sentidos, dando luz a metáforas e imagens poéticas. Sua música tem requinte e valores transcendentais.
“Questione tudo, não confie em nada. Nas palavras do meu modelo, Sherlock Holmes: ‘Elimine o impossível. O que sobrar, não importa quão improvável seja, deve ser a verdade'.”
Amar
E como Van Gogh, penso que não há nada mais artístico do que amar verdadeiramente as pessoas.
E foi com você que aprendi que uma obra de arte não precisa ser pintada sobre uma tela, você por exemplo, é uma obra de arte viva.
Os seus defeitos, tornam ainda mais linda essa obra de arte.
Pois com eles eu vejo o que e quem eu realmente amo.
A claridade de seus pensamentos, mostram o quão intensa e verdadeira você é.
E como esse sorriso belíssimo, mostra o quão sou fraco, pois me vejo perdido nele e em seus profundos olhos castanhos e cheio de amor.
