Aprende que ser Flexivel
Com tanto conteúdo preciosíssimo aser descoberto a cada instante,
e tantos preocupados em vender somente a embalagem!
Qualquer ser pensante que se detenha minimamente no movimento do Tao consegue perceber a inutilidade de nossas vaidades, diferenças e preconceitos.
Ainda me dizes que te decepcionas? Ó tola carência humana de ser levada a sério, quando tua extensa trajetória já deveria ter-te convencido de que a natureza humana não é séria!
Passamos a vida inteira ouvindo receitas de como ser feliz, quando a felicidade é tão mais simples que isso: ela acontece quando sentimos alcançada a borda do copo, e o mais que a vida oferece faz com que transborde. Esse algo a mais pode até ser bom, mas vem como complemento em vez de essência, pois que o copo já estava completo.
“A reputação de mil anos pode ser anulada pelo comportamento de um único momento”, diz um provérbio japonês. Mas quando o histórico de toda uma vida depõe contra o indivíduo acontece justamente o contrário: o momento em que tenta anulá-lo não muda coisa alguma, e o tempo de vida que ainda tem pela frente poderá não ser suficiente para apagar a reputação que construiu.
Pode-se ser crítico ferrenho e sistemático da má política desde que isso não nos deixe insensíveis ao perfume e à beleza de uma flor. O antídoto contra a amargura é não olhar as coisas sempre pela mesma lente, nem torna-la refratária à multiplicidade das cores. Lembrando Guevara, há que se mostrar duro quando preciso, mas sem nunca abrir mão da ternura.
Muitos de seus desejos podem ser concretizados até no último de seus dias, mas para se mostrarem úteis existe um prazo de validade.
Não te permitas ser derrotado pelos que te julgam de forma indigna. Tu és o que as marcas de teus passos revelam, e não o que os covardes escolhem falar de ti.
Uma garrafa após ser quebrada nunca mais será a mesma. Seus inúmeos peços nunca mais se encaixarão de uma maneira perfeita.
Tudo o que procuro é um sentimento, pode ser de segurança ou acalento, onde posso sentindo o reconhecimento, sabendo do meu pertencimento!
A felicidade é algo particular, não pode ser universalizada, diferente do sofrimento. Afinal, não sofremos todos sempre pelas mesmas coisas ?
Do lado interno e escudo
No Hades do meu ser
Onde demonios urram e matam pela oportunidade de experimentar segundos de sentimentos vis
Eu tento incessantemente fazê-los saciados com atitudes insanas
Mas nem sempre eu tenho forças
Eles vencem, um a um...
A ignorância de uma sociedade adoecida
Desconsidera o que acontece na subjetividade
Esperando padrões e modelos
Me sinto ridícula e feliz.
Ao ser chamado de “poeta” sempre me remetem à velha questão do ovo e da galinha: é o Poeta ou o Pensador quem vem primeiro? Inclino-me a acreditar que
o Poeta já traz a poesia em seu sentir, ao nascer, e sua expressão – falada ou escrita – é que é desenvolvida, bastando para isso aprender a falar ou escrever.
O Pensador, em contrapartida, é construído a partir de sua auto-observação, bem como do mundo à sua volta. Dessa feita, enquanto já se nasce poeta, é a vida que reúne as informações necessárias à reflexão do Pensador. A poesia, portanto, se mostra inata e primária em sua essência. O refletir é secundário, resultante de aprendizado. A razão do Pensador inibe a emoção do Poeta, que se faz mais autêntica sem ela. Já a poesia do Poeta precisa do Pensador tão somente para dar forma ao que já se mostra completo em seu interior.
Nossa vida deve ser como um rio que tem no profissional e no pessoal as suas margens. Não há como juntá-las sem desfazer o rio, que perde para sempre sua identidade e seu rumo em direção ao mar.
A maturidade só vale à pena quando vem acompanhada do entendimento do que deve ser feito, da decisão para fazê-lo, e de serenidade para lidar com seus desdobramentos.
A retração social do passar dos anos pode tanto ser sentida como um retorno aterrador e compulsório ao casulo da impessoalidade quanto como reavaliação de escolhas pela visão ampliada de nossa realidade nuclear para exercício de um direito inalienável. Mais do que uma contingência, entendê-la é um privilégio pela tomada de consciência do quanto o superficialismo de antes se volatiliza para abrir espaço à plenitude da essência que ele mascarava. O núcleo, desta forma, se vê liberto da falsa idéia de perda, alcança maturidade bastante para entender o sentido da renovação e de seu real significado, o que o transforma num momento mágico.
- Relacionados
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Frases sobre sorrir que te inspiram a ser feliz
- Frases femininas para celebrar o poder de ser mulher todos os dias
- Mensagens de Natal para o dia 25 de dezembro ser ainda mais especial
- 37 frases sobre aproveitar a vida e ser feliz de verdade
- Cansei de ser boazinha
