Apaixonada por Alguem que Nao Conheco
Não podemos conhecer nada de exterior a nós próprios que nos supere (...) o universo é o espelho em que podemos contemplar apenas o que aprendemos a conhecer em nós.
Há que trabalhar, ainda que não seja por gosto, ao menos por desespero, uma vez que, bem vistas as coisas, trabalhar é menos aborrecido do que divertirmo-nos.
A caridade fingida do rico não é, nele, senão um luxo a mais: ele dá de comer aos pobres, como aos cachorros e aos cavalos.
Sou um homem de letras, nada mais. Não estou certo de ter pensado nada de original em minha vida. Sou um fazedor de sonhos.
Um bom general deve não apenas conhecer o modo de vencer, mas também saber quando a vitória é impossível.
Confesso que o gênero humano não é tão mau como certas pessoas o apregoam na esperança de o governar.
O escândalo do mundo é o que faz a ofensa,
E pecar em silêncio não é pecar totalmente.