Ânimo, Coragem e Fé
A FALSA CORAGEM DOS REBELDES SEM CAUSA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
A face do "Face" virou o QG dos jovens mimados que resolveram se rebelar contra nada, para preencherem equivocadamente os seus egos inflados de vento e suas cabeças vazias de projetos de vida. Patrocinados pela boa vida que seus papais inadvertidamente lhes dão sem cobrar nenhuma responsabilidade ou postura, esses rebeldes sem causa e contexto xingam pessoas de bem; anunciam que soltaram flatos; cometem bullyng; combinam atos de vandalismo e besteiras; poluem de todas as formas esta ou aquela rede social.
Com toda a coragem falsa e fácil de quem está protegido contra o mundo pela barra-da-saia da mamãe ou a posição social - muitas vezes pretensa - do papai, os jovens mimados do "Face" dizem que são independentes. Dizem, mas têm mesada. São presenteados com carros e motos, a depender das notas nos boletins escolares. Ganham casinhas anexas à barra-da-saia de suas casas e morreriam de fome, se ninguém fosse lá nas horas certas para levar seus lanchinhos.
É muito fácil ser jovem raivoso no "Face". Desacatar cidadãos comuns ou zombar de quem cresceu, tanto por fora quanto por dentro. Difícil mesmo é criticar com razão, inteligência e contexto as mazelas do poder público; a corrupção judiciária; o avanço da violência; o machismo; preconceitos. Difícil mesmo, além de corajoso, desafiador e ousado, era ser jovem contestador, inquieto e sedento de cidadania e liberdade, nos duros e tristes anos da ditadura militar.
COLAGEM X CORAGEM
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Algumas pessoas que você admira e julga o máximo, têm Facebook; assistem novelas e gostam de festinhas. Outras, que você também admira e julga o máximo, acham que tudo isso é besteira; futilidade; coisa de gente sem boa formação.
Você, que vive tentando ser admirado por ambas as partes para sentir que também é o máximo, não sabe mais o que fazer: ora pensa e age como aquelas pessoas, ora faz como aquelas outras, a depender de com que lado conviva no momento.
Um dia distante ou logo ali, você há de se olhar no espelho e não ver o próprio rosto, apesar da cara que verá. E a prova de fogo dessa hora será decidir se já não é tempo de ter seus gostos, conceitos, discernimentos e verdades. Tudo seu.
No fim das contas, você terá que tomar uma decisão: resolver, de uma vez por todas, se você pretende ser para sempre os outros... ou abre mão da colagem, para ter a coragem necessária de se tornar você mesmo.
ARQUIVO MORTO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Dou ao tempo a coragem dos meus passos,
porque tenho a missão de ser quem sou,
crio laços e driblo a solidão;
não me dou ao vazio que se oferta...
Quero apenas o quanto está pra mim;
vou pro mundo que vem ao meu olhar,
lá no fim se desenha o que já é
neste mar de verdades pré-moldadas...
As receitas estão no arquivo morto,
há um porto em que todas as sucatas
contam suas histórias pra ninguém...
Forjo a rota, o destino, crio a fé
sem correr, pois a vida me acomoda;
tenho muita preguiça de morrer...
MEDO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
A coragem de temer,
muitas vezes nos convém;
tenha medo de não ter
medo de nada e ninguém.
Respeite autorias. Sempre cite o autor.
SENSATA ILUSÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tive medo e tomei a coragem propícia
pra vencer os avisos do vazio em vista;
cada pista e seu dedo apontado pro nada;
solidão atraente para quem recua...
Foi assim que cheguei a quem chegou a mim
com um fogo nos olhos, um ninho nos braços,
no quintal do seu corpo a liberdade plena
dos espaços expostos à nova paixão...
Sem amar me lancei numa história bonita,
infinita em seu tempo, imortal pra que a morte
fosse bela e causada por muito viver...
Fiz de conta que fiz o que não foi amor,
mas amei sua farsa numa troca insana
bem humana e sensata nas grandes carências...
Enfrente seus inimigos sem medo, pois a coragem é a arma mais poderosa para vencer qualquer batalha.
Evoluir é ter coragem de fechar a porta pra quem atrasa teu chamado. Propósito não negocia com distração.
Probidade não é ser bonzinho, é ter coragem de manter a honra mesmo quando a vantagem está do outro lado.
Você bem
sabe que
sou tudo
aquilo
que você
não tem
coragem
de ser nesta
existência,
E que nada
é coincidência.
Nas paredes
dos calabouços,
Por cada grito
silenciado,
Em tudo e todo
o pedido de
socorro não
atendido
E nos corpos
dos torturados,
e muito
mais próxima
da tua
consciência:
Não me calo
e nem perco
a paciência.
O General
que foi preso
injustamente
não foi
encontrado,
ele está
desaparecido
E como
ele existem
outros
da mesma
maneira,
E por todos
eles não
me canso
de pedir
pela liberdade
e por consciência.
Catanduvas
Ajuntamento de mata dura
nela a alma brasileira pura
feita de imigração e coragem,
Catanduvas, amor bonito,
tu estava escrita nas estrelas
e para ser o meu destino.
Erva-mate em ti plantada,
chimarrão pronto e feito,
Por ti topo qualquer parada
e não durmo até voltar
para o aconchego de casa.
Querendo ir na Querência
do Chimarrão dançar,
Na Festa do Chimarrão
encontrar a tradição
para junto contigo festejar,
Catanduvas, amor lindo,
tu és a minha razão de ficar.
Chimarrão na cuia,
lembrança na prosa partilhada,
Catanduvas, amada,
tu me encantas sempre e fazes desta
alma por ti eternamente apaixonada.
