Amor Textos de Luis Fernando Verissimo
Não esteja com alguém apenas para que sua carência seja suprida. Não esteja com alguém apenas para que, o vazio deixado, seja ocupado, por mais que o seu coração anseie de cuidados. Não é justo aprisionar o outro e entregá-lo o dever de juntar os seus cacos. O momento é de aprendizagem: Reencontre-se. Conheça-se melhor, bem como o que você está sentindo agora. E então, só assim, estando inteiro, você estará pronto para somar com alguém.
não podemos julgar a intensidade do outro só porque ela não queima como a nossa. haverá momentos que, para algumas pessoas, nossa intensidade será vista como rasa, pois não sentiremos por elas o mesmo que elas sentem por nós. da mesma forma, questionaremos algumas demonstrações de afeto apenas por serem distintas do modo que expressamos; o que não nos dá o direito de duvidar quando apenas mergulhamos diferente: hora mais fundo, hora mais cauteloso. quando o amor é apenas sobre que nademos juntos, independente da maneira que imergimos nele.
É excitante a idéia de encontrar alguém com quem você tenha química o suficiente para rir, conversar e agir naturalmente sem se esforçar em segurar um assunto. Mas é mais excitante ainda imaginar o que você e essa pessoa podem fazer quando estão sozinhos em um quarto pouco iluminado... Hm
mesmo que houvessem mil palavras, e dentre elas, mil maneiras de expressar seu significado, jamais poderiam ser elucidadas perante um gesto, um semblante tão espontâneo como um olhar. sentimentos não se descrevem. tolo do homem que procura razão por trás de suas emoções. já dizia leonardo da vinci: "as mais belas palavras são ditas no silêncio de um olhar", e logo concluímos que certos silêncios fazem mais algazarra que meros versos decorados. as palavras quando pronunciadas, elas se inficionam diante do ar poluído das mentiras e branduras. o silêncio, ele não se repele. não se proíbe. ele é inteiramente nosso, e assim será eternamente a linguagem dos apaixonados.
Saudade é bom. É o que mais se aproxima de estar próximo de quem não está. Dizemos que não queremos sentir saudade, mas o que não queremos é estar longe. Saudade é o que nos resta. E é o que nos lembra de que estamos juntos, de algum modo, mesmo quando não parece. Ela tem nos ensinado que o ego e o imediato são água salgada para matar a sede. E quantas vezes, por puro desleixo, estamos juntos mas não estamos? Foi um ano de escolhermos a dor da saudade, a dor da distância, em vez de uma dor maior. E quando a escolha não foi nossa, quando o pior não pôde ser evitado, só a saudade nos acolheu. Desejo a todos nós que continuemos escolhendo assim, como adultos, como crianças, como humanos, capazes que somos de ficarmos em pé diante da dor, sem desmanchar por dentro, ainda que as lágrimas venham a correr por fora. E para todas as nossas queridas companhias que se foram deste humilde plano de matéria, usemos a saudade com toda a convicção, para que vivam para sempre.
Te amo pelo simples fato de você existir, pois se não existisse eu provavelmente não estaria aqui, sorrindo ao escutar uma canção que me lembre de ti. Te amo pelo simples fato de você estar presente mesmo quando não está, pois sem te sentir do meu lado, eu provavelmente não conseguiria fazer muita coisa. Te amo pelo simples fato de você sorrir de 6 maneiras diferentes, pois foi assim que eu aprendi que é possível se apaixonar repetidas vezes por uma pessoa só. Te amo pelo simples fato de você me ensinar coisas da vida, pois é assim que eu sinto que você cuida de mim. Te amo pelo simples fato de você cuidar de mim, pois eu não sou de pensar muito antes de fazer as coisas e você sempre faz eu me sentir como se eu fosse seu mundo, ou pelo menos parte dele. Te amo pelo simples fato de você ter o seu jeito, foi isso que me encantou desde o primeiro dia que eu te vi. Te amo pelo simples fato de como seus olhos brilham e como eles refletem a pureza do teu ser. Te amo pelo simples fato de você balançar meu mundo. Pois… Não há pois. Te amo por tudo que envolve você. Te amo pela pessoa que você me faz ser. Te amo pelo o que você me permite ver. Te amo a cada dia, hora, minuto e segundo. Há inúmeras razões nas quais eu te amo e a principal delas é que você me permite amar. Te amo pelo simples fato de você me permitir sentir, me permitir amar e nem mesmo por um segundo, deixar que exista a possibilidade de eu te odiar… Pois como parte de mim, como parte do meu mundo, eu estaria odiando a mim mesma.”
Porque o ato de cozinhar é um exercício de criatividade, de ciência, de química, de física. Uma aula maravilhosa de história de uma comunidade, de um município, de um povo, de uma civilização e de um planeta inteiro. Mas, muito além disso tudo: cozinhar é, indiscutivelmente, um dos maiores atos de amor que um ser humano pode ter por outro. A ideia de alimentar o próximo com aquilo de que se dispõe, de agradar ao paladar de um convidado, seja ele pobre ou rico, isso é indescritível. Se você não sente amor, não se aproxime da cozinha!
Se na história do homem a partir de Paulo houve um enviado – um “messias” em hebraico, e “Cristo” em grego – e ele tendo sido efetivamente visto na história, a questão agora é a fidelidade ao que se viu numa nova crença; portanto, a fé, o que implica a esperança (e com a fé existe a esperança) há o conceito de ação na fé, na busca constante da esperança; o que Paulo chama de amor. Daí a tripla paulina que mudará o mundo: fé, esperança e caridade.
O privilégio de receber amigos queridos em casa é sempre maior do que o privilégio de ser recebido. A hospitalidade encontra-se no âmago das relações humanas, e o acolhimento ao seu visitante tende a potencializar e a alimentar sobremaneira tais relações humanas, corolários de paz e harmonia. Jamais deixemos de receber o viajante. Respeitemos o peregrino. Protejamos e afaguemos o visitante. Aprendamos com o hóspede. Escutemos as suas histórias, memórias e desejos. Ofereçamos o que puder para que ele se sinta confortável. Ultrapassemos o distanciamento da etiqueta formal para a intimidade sincera do calor humano.
Mágoa nada mais é que expectativas frustradas. Digo isso porque quando analisamos duas pessoas brigadas por exemplo, cada uma no seu ponto de vista tem a sua razão, a única diferença que quando colocamos muita expectativa em algo ou em alguém acabamos nos magoando por achar que a pessoa não nos mereça. Lembre-se tudo com excesso uma hora transborda.
Se por um lado a cultura popular se esforça para nos faz acreditar que durante toda a vida só teremos um amor verdadeiro, por outro, duvidando até das próprias constatações da ciência.querem enfiar em nossos cérebros que o amor sequer existe, mas que bom que, contrariando essas opiniões podemos constatar na prática que o amor existe sim e que não só existe como é ele a nossa verdadeira essência e o pilar que dá sustentação às relações humanas.
Sei que é difícil, mas entenda que o quê cura o desprezo, a rejeição, a angústia, o vazio, o estresse, o desamor, a mágoa em nós... É, simplesmente o amor, esse mesmo amor a alguém que causou tudo isso, porque só o amor pode ressignificar esses sentimentos, pois o amor a tudo resiste. Se não resistir, era qualquer outra coisa, menos amor.
Vem, banha-me de papiros e lírios e desertos, de Nilo Branco e Nilo Azul. Sou longínqua e persigo o sal das águas, as estrelas das mil e uma noites perfiladas no meu colo. Vela por todas as viagens que não fiz contigo. Senta-te e descansa a tua alegria na minha. Mistura-te ao meu silêncio. Faz de mim o que te falta.
O que fiz do que não fui? Continuo rodeada pela depuração das fontes, suas chuvas ensolaradas. Dando por mim que a divindade mesmo não sendo santa, continua a ser divina. Coberta de lua nascente, ouso onde nada há para retirar além do excesso de perfeição. Como dizer que era eu aquele grão de pó renascido no dorso das águas? No regresso dos ruídos, a rota úmida da cerâmica bebericando a forma, o dom de atemorizar o medo numa feitura apoiada no vento, dourada nas searas, no fluxo da terra remoçada pela explosão sem fim dos rios. Assinando-me de mim mesma.
"A vida é um caminhar constante de paços lentos. Toda história tem um sentido, tem um por que, no amor não pode ser diferente, até mesmo quando tudo parece não dar certo é possível retirar das experiências, achar um sentido para continuar em frente. Todo caminho tem um destino, porém nem todo o destino é o fim, às vezes o caminho pode nos levar a um recomeço, tal como a experiência de amar é justamente a certeza de que podemos recomeçar. O amor nada mais é do que o destino de quem procura pela felicidade."
Procuro-te constantemente, todos os dias, em cada pessoa nova que conheço. Em cada sorriso e olhar procuro por você, por seu brilho, sua luz e alegria. Procuro por você em todos os lugares... Há uma insana verdade... Não consigo negar que gosto do seu cheiro, da sua voz e que quero ser acolhida por seus abraços. Não posso negar que nos meus pensamentos não há ninguém mais, além de você.
E se Deus te falasse que você não precisa ser reconhecido por seu talento, inteligência e potencial?! Qualidades essas dadas por ele... e esses dons são necessários para que as pessoas reconheçam ele em você! Será que sua vaidade aceitaria?! Mesmo sabendo que ele é o único digno de toda honra e toda glória, infelizmente o ser humano sente a necessidade de ser aclamado e aceito. E você, o que realmente tem sido importante na sua vida? Fazer o bem para ser reconhecido pelos homens ou por Deus?
De forma alguma estou falando que é horrível casar, o casal tem que fechar naquela vibe, seja qual for, família, amigos, viagens, com tantas opções diante da liberdade de prazeres que se torna inevitável experimentar o sabor suculento de outra carne" (desculpa à expressão), imaginem como produtos, você entra nas lojas e tem aquelas ilhas de produtos dos mais variados modelos, as pessoas não tem mais saco pra tentar consertar algo que está ruim, já que está na promoção já levam vários de uma vez para um possível imprevisto". Realmente uma sensação descartável as relações atuais.
As pessoas diz nós amar mais sempre estão dispostas a nós abandonar e como nos fosse nada mais que grãos de areia nós ignorar e nossa dor não enxerga e com toda coragem do mundo olhar nos nossos olhos e dizer para nós continuar como se nosso amor não fosse nada de mais coisas banais mais mesmo assim continuamos as amar pois nosso amor barreira nenhuma já mas derrubaras
Sabe aquele alguém que te surpreende, que te faz se sentir a mulher mais incrível, que te encanta com as palavras e atitudes, que te enlouquece de todas as maneiras possíveis, que te conquista todos os dias. Aquela pessoa que nota quando você não está bem, te diz palavras confortantes que muda o nosso dia. Aquela pessoa que demonstra os sentimentos, que diz que sente a nossa falta e faz questão da nossa presença. Aquela pessoa que te enche de elogios mesmo você não estando em um dos seus melhores dias. Aquela pessoa que percebe todos os seus detalhes, quando você muda o visual e te acha a mulher mais linda do mundo. Aquela pessoa que quer sempre te ver bem, que te arranca milhões de sorrisos por dia, que ama o seu sorriso e faz questão de arrancá-los de você. Aquele alguém que te ama, que seria capaz de fazer qualquer coisa para que você fique bem. Aquele alguém que te protege, que te abraça e te conforta. Aquele alguém que te faça se sentir mulher, confiante e amada. Aquele alguém que faz questão de espalhar gentileza, que abra a porta do carro, que diga o quão você é linda e importante pra vida dele. Alguém que te encante, que te ilumine e te apoie nas suas decisões. Alguém que te cuida, que diz os seus erros sem julga-los. Aquele que te ajude a evoluir como pessoa, que te cative, te incentive. Este alguém merece ser valorizado também, afinal, não é fácil encontrar alguém que te desperte isso tudo.
