Amor Textos de Luis Fernando Verissimo
Paz em vez de violência
Neste mundo necessitado de amor.
Compaixão, misericórdia entre
Os irmãos, que sejamos recíprocos,
Assim como o dia com a natureza,
O sol com as plantas.
Que sejamos unidos como as formigas
A trabalharem juntas.
Que tenhamos paciência
Para com as cigarras,
Que cantam em plena manhã,
A nos despertar.
Pode me colocar do avesso
Descrever em seus versos de amor
Aquilo que tu tem chorado
Junto com o teu travesseiro.
Bagunce tuas certezas
Me veja, olhe e diga que não sou eu.
Finja que não escuta o nome que seu coração diz.
Zombe do amor que sente
Porque todo mundo sabe que você mente
Todos sabem que eu estou
em tudo que você faz.
Finja.
Dance, cante, reze.
Viaje.
Não adianta fugir
quando o que se quer esquecer
Já mora dentro da gente.
Anjos do amor
Criança da vida
Da alegria que contagia,
Do sorriso sem malícia,
Que enche a casa de alegria.
Criança que vive,
Que pula, que brinca,
Criança que inventa.
Frágil, inocente e pequena,
Pequeno anjo, que ensina a amar.
Pequeno anjo que ensina a perdoar,
Que contagia e nos faz sonhar.
Amigo ou amor?
Fico me perguntando se poderíamos ser amigos, se eu conseguiria disfarçar o amor que transborda pelos meus olhos, se eu conseguiria apertar tua mão sem desejar teu abraço, se conseguiria sorrir com você e não sorrir pra você, olhar tua boca falando qualquer coisa e não querer tomá-lo nos braços e te calar com um beijo?
Me pergunto se doeria menos subornar meu sentimento com a tua presença, mesmo sendo você inalcançável?
Seria possível perdoá-lo por ser tão vazio de mim, passeando entre amores que não sou eu, sussurrando mentiras que adoraria ouvir, fazendo promessas que nunca vai cumprir, desperdiçando o tempo que nunca me deu?
Tem como alimentar o amor ao mesmo tempo que o mata, sem morrer também?
Não!
Então... Eu vou fingindo, você continua cego, a vida vai passando... e no fim de tudo eu estou de cabeça erguida sorrindo, por dentro chorando, você segue seu caminho e eu sigo te amando!
- Ray Sousa
Amor passarinho
Agora sabemos...
Não foi amor...
Nós acontecemos!
Um caso por acaso...
Uma brecha no tempo...
Um filhote de passarinho, tadinho!
Morreu no ninho, não voou...
Nasceu com asas e não alcançou o céu...
O céu azul do amor.
Passar, passei, passamos!
E agora lá estamos...
Sabe Deus fazendo o quê e com quem.
Sabe Deus se lá amamos; ou se continuamos acontecendo na vida de mais alguém.
"Um verdadeiro amigo a gente nunca esquece, laços invisíveis nos unem além do tempo e do espaço. A confiança mútua e cumplicidade nos aproximam e nos faz perceber que as grandes verdades da vida estão escritas em letras maiúsculas dentro do coração daqueles que temos a honra de chamar, meu AMIGO." -
Estou cansado da minha vida. Existe um ditado que diz "não dá para agradar todo mundo", mas eu não consigo agradar ninguém. Eu não sei por que faço tudo o que me pedem, não consigo guardar mágoa, mas por algum motivo eu sou ruim pra eles. Cansei de ouvir suas mentiras. Eu sou bom com eles, mesmo me tratando mal, como disse, não guardo mágoa, às vezes só queria sumir e ficar sozinho com meus pensamentos, como agora. Eu não sei o que fazer mais, desse jeito não dá para viver. O errado é tão certo e o certo é tão errado. Não posso levar mais esse peso comigo.
Ela ainda está na janela do seu quarto vendo a chuva cair. Ainda está, com seus fones de ouvido esperando sentir. Ainda guarda, dentro do seu caderno, aquele bilhete que jurava amor eterno. E hoje, ela jura jurar que na chuva ela quer dançar, para poder extravasar. E ainda esperar alguém tirá-la para dançar.
Eu não vou insistir para gostar de mim, a pessoa precisa entender que nem tudo poderá ser mudado e que precisa aceitar como sou, se tiver um interesse. Essa pessoa pronta e feita de propósito para ti não existe. Por isso, fica ao lado de quem desperta o melhor em você, e uma verdadeira transformação vai acontecer. Isso se chama afinidade. No fim das contas, cada um sabe, dentro de si, até que ponto está disposto a ser o grande amor da vida de alguém.
Vai ser em uma chuva passageira, em um dia de terça-feira. A mudança de tempo, vai te castigar. Quando vir fortes ventos, seu amor-próprio vai voar. Vai tocar uma música romântica, fazendo você cair em lágrimas na cama. Vai fazer bastante frio, é aí que a temperatura da saudade sobe a mil. Quando passar cenas românticas na televisão, você vai sentir um grande aperto no seu coração. Quando olhar pra janela embaçada, vai sentir claramente minha falta. E quando sua ficha cair... Vai perceber que, me levantei e fui embora ser feliz. ''Caminhando mais pra frente, você vai correr atrás.''
Tem momentos que estamos bem confusos. Parece que nosso cérebro está com menos um parafuso. Nós ficamos totalmente indecisos, sem certezas. Começa uma guerra da emoção e razão, dentro das nossas cabeças. Ficamos sem saber o que escolher, se seguramos ou soltamos. A indecisão fica clara em se ver, mesmo querendo escurecer por debaixo dos panos. Sem saber pra onde ir, pra onde vai... Sem se decidir, se quer menos ou mais. Seja em uma roupa pra vestir, relacionamento, cursos, enfim. Tudo fica bastante confuso! ''É uma confusão, onde se igualam o sim e o não.''
Depois de uma, duas, três, quatro, cinco vezes, deixei de engolir seco e matei minha sede. Me libertei de você; hoje posso olhar para ti, bem nos seus olhos, sem tremer. Eu sentia medo de terminar, de assoprar mais uma vez a fita e querer reiniciar. Passar por tudo novamente, perdoar os mesmo erros de antigamente... Então decidi terminar depois de tantas idas e vindas... Foi difícil dizer pra razão um sim e que acabar era a melhor saída, mas fui corajoso, olhei no fundo dos seus olhos e disse em poucas palavras, adeus, entre nós não existe mais ''você e eu''. Seu arrependimento implorou uma nova chance, prometendo mudar, mas antes que minha emoção tivesse avançado, tomei a frente e falei, não dá. Naquele momento demos nosso último abraço, foi assim que nossos sentimentos deixaram de ser laços; cada um tocou seu barco. ''Cinco muito, por não ser mais seu par.''
São bonitos esses relacionamentos instáveis, de pessoas que se odeiam mais cedo e se amam mais tarde. Brigam um dia, se perdoam no outro, é mordida no nariz e beijo no pescoço. Vão embora sabendo pra onde irão voltar, vão ao encontro de onde podem se tocar. Acabam, mas depois voltam. Começam, mas logo em seguida se soltam. Entre tantos opostos, são tão em comum, são dois corpos tornando-se apenas um. Assim vão levando, caminhando, e o amor eternizando. São esses relacionamentos, que duram por bastante tempo. São nessas relações que existe as melhores emoções, felicidade, amor, saudade...''São esses relacionamentos instáveis que talvez sejam inacabáveis.''
Coloquei meu fone de ouvido e dei play em um mundo só meu. Me balançando em uma rede barulhenta num tedioso domingo, o tempo se passou e o dia anoiteceu. Ouvindo letras sonoras, as verdades batiam em minha porta. O coração escuta com toda atenção; alguns momentos que ando vivendo em forma de canção. Meu olhos se fecham, enxergo em minha frente um espelho negro. Meu corpo fica em pausa, meu rosto não sabe se sorri ou transborda lágrimas. O passado em alguns segundos volta, meu presente fica parado por algumas horas. Meus pés entram em sintonia, minha voz grita, o coração acompanha no ritmo da batida. ''Uma droga chamada música, as vezes fere ou as vezes, cura.''
Por que será que tudo que vem, vai. Que tudo que entra, sai. Que tudo que anda, desanda. Que tudo que vai em frente, da ré? Por que será meu Deus, que muitos tem tudo na mão, já outros não possuem nada no pé. Por que tantos têm dinheiro no banco, da mesma forma que encontro mendigos ao pranto? Por que será meu Deus, que tem tanta gente viciada? tantas pessoas se matando por nada. Por que será meu Deus, que tem tanta gente roubando, matando, odiando... e eu aqui feito um idiota, dentro da minha toca, de pernas para o ar, simplesmente a sonhar por um mundo melhor. Poderia acabar com o mal, a corrupção, o vício; mas termino como sempre, no inicio. Por que será, meu Deus?
Existem coisas, que sabemos de alma que não se podem ensinar, por não serem possíveis de aprender. E falo de coisas tão simples como uma gratidão que voa, um olhar de inocência, um abraço de corpo inteiro ou um sorriso de criança. Tudo aquilo que não se melhora, nem se treina, simplesmente porque ou está, ou não está. Eu acho que no fundo, Deus, as dispersou por aí apenas para nos mostrar que alguns eu, estão noutros eu, que não eu.
"Mas eis aqui o outro perigo e a minha outra compaixão: a memória do que faz parte da população remonta até o meu avô: mas com o avô acaba o tempo." Nietzsche-AFZ, ou seja, a hereditariedade religiosa comum dentro da herança genética produz seres que não subjulgam as suas doutrinas por serem filhos dos mesmos pais!
Sou tomado pela insensatez, e nesta hora meus lábios sentem o calor dos seus, meu corpo anseia, deseja angustiado pelo afago que só sua presença trás. Uma voz solitária grita seu nome e no infinito vejo desaparecer aquela por quem vivo, sofro, choro, morro ao acaso dia a dia, pouco a pouco até que nada mais reste de mim, se não a lembrança de ti.
Hoje eu tenho um pedido: não me peças o que sempre pede, verbalmente, intencionalmente ou de forma inocente. Não me peças o obsceno, o apaixonante e intrigante fogo, pois quem sabe esse é o fogo que não arde, que não queima e se queima não queima mais em mim. Deixa apagar, afinal é apenas um desejo que nada tem de importante pois já vivíamos sem ele antes que a vida nos presenteasse com ele, um docinho que agora amarga.
Hoje falei com Deus. Sobre meus medos, anseios e indagações, falei sobre a vida e de tudo que quase nunca falo. Bem mais que as estrelas do céu, bem mais que as águas dos mares, muito mais que o ar que eu respiro ou a falta de tudo aquilo que um dia sonhei. em você tenho o abraço apertado que por um amigo foi negado, o auxilio e amparo de um parceiro de caminhada que na estrada por diversas vezes carregou-me em seus ombros. Em meio a tanta dor, deixei de te agradecer por tudo o que tenho, enquanto tentava te fazer ouvir tudo o que eu queria. Em meio as lagrimas esqueci de te sorrir e dizer: Muito obrigado meu Deus, Pai e Amigo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp