Amor Textos de Luis Fernando Verissimo
Em meio a tantas mentiras diárias e incessantes; hoje, 1º de abril, "comemora-se" o dia da mentira; mas eu preferia q essa data, pelo menos nesse dia, fossem feitas reflexões sobre as mentiras, sobre seus efeitos, suas desgraças... Que neste dia fosse lançado o desafio do 8º mandamento: "Não levantarás falso testemunho, nem mentirás"; pelo menos hoje, pra desvendar, pra ser diferente, pra ser exemplo, pra ensinar, testemunhar o quanto é melhor ser de verdade!
Correspondendo ao vivo anseio daqueles que se acham em atitude de sincera adesão à mensagem do advento e do aviso urgente contra o ataque de satanás aos mandamentos de Deus, em especial ao quarto mandamento do santo Sábado, é necessário que a doutrina cristã, certa e imutável, e que tem de ser respeitada fielmente, seja aprofundada e apresentada de maneira a satisfazer as exigências da nossa época sem perder o claro ensino das Escrituras, considerando a razão e a tradição como esclarecedores do contexto e do discernimento espiritual necessário.
Quanto custa ultrapassar as fronteiras do inatingível e tornar real sonhos idealizados? Não há um alto preço que recompense conquistas, que subestime sonhos, que desordene planos, que desorganize metas e que trace por si só a finalidade de cada detalhe, empreendido em busca de objetivos concretos, a verdade é que não há um valor capaz de mensurar a vontade de vencer, a persistência de acreditar na importância de cada passo, na alegria de cada progresso, no experimentar do insubstituível sabor da satisfação, nada melhor que o silencio do tempo em perceber que cada lágrima faz o sorriso florescer, por entender os motivos é tão fácil compreender: ininterruptos porquê's e reais motivos de ser.
"Um dia eu cheguei a pensar que os sonhos se tornavam realidade… Ah, se isso fosse verdade, tudo seria como uma criança quando ganha um algodão doce, os olhos enchem de lagrimas e o sorriso? ah quase esqueço do sorriso, sim o sorriso, ele sai mesmo sem nos querermos, porque ali naquele momento aquele tão esperado momento vem sem a gente pedir. Devemos ser positivos, pensar que esses sonhos podem ser tornas realidade, imaginarmos que é realidade ainda mais quando isso é envolvido no amor. Amor? Sim o amor, aquele que como o sorriso vem sem a gente esperar e mesmo que a gente não queira ele vem. Uma das coisas mais lindas da vida é o amor e o sorriso, porque são coisas tão comuns e tão parecidas se nos formos comparar, porque a dor de quando alguém nos nega um sorriso ou nos nega um pouco de amor é muito comparável, e ai que entra os "sonhos" porque quando esse amor ou esse sorriso for negado é que a gente sonha em ter, e é uma coisa tão simples e tão difícil que não precisamos muito para fazer essa realidade. Acho que não devemos negar um sorriso ou amor, porque só quem já foi negado sabe como é. E ainda me pergunto se os sonhos podem se tornarem realidade…"
" O seu defeito nunca vai incomodar á alguém que não gosta de você, afinal, do que não gostamos, simplesmente ignoramos.. diz a sabedoria popular. Se tem gente se preocupando com a tua vida o suficiente pra querer tirar você do sério, é porque com certeza você tem algo a oferecer. "
Em momentos decisivos precisamos parar um pouco e buscar entender o que realmente queremos para o amanhã, é importante enxergamos o nosso potencial, entendendo também que essa leitura de nossa capacidade pode denotar um engano. Porque existem capacidades que nunca foram exploradas e só saberemos que a temos quando realmente precisarmos utiliza - lá.
Quando todo mundo desistir de você, persevere. Quando ninguém mais no mundo mundo acreditar em você, persevere. Quando você não tiver mais forças para lutar, persevere. Quando você não enxergar nenhuma possibilidade, persevere. Quando o fracasso de surpresa chegar, persevere. Quando os inimigos se multiplicarem, persevere. Quando os teus sonhos se frustrarem, persevere. Quando as fortes ondas do mar, quererem, o teu barco naufragar, persevere. Quando o vento forte, contra você soprar, persevere. Quando você não ver mais razões para existir, persevere. Pois os que vencem na vida, não são os fortes, nem os inteligentes, nem os mais bonitos, nem os grandes, nem os espertos, mas aqueles, que simplesmente perseveram.
E porque, segundo o meu costume, não hei de vos falar mais livremente? Dizei-me, por favor: serão, talvez, a cabeça, a cara, o peito, as mãos, as orelhas, como partes do corpo reputadas honestas, que geram os deuses e os homens? Ora, meus senhores, eu acho que não: o instrumento propagador do gênero humano é aquela parte, tão deselegante e ridícula que não se lhe pode dizer o nome sem provocar o riso. Aquela, sim, é justamente aquela a fonte sagrada de onde provêm os deuses e os mortais.
Ai você percebe que o tempo ta passando e certas atitudes suas que você até gosta não são mais aceitas pelas pessoas.... O que eu digo sobre isso é, irmão só mude se você quiser, se as pessoas não gostam de como você é não ligue, nunca ninguém irá conseguir agradar todo mundo, e outra, é muito mais fácil gostarem de ti pelo que vc é do que pelo que você finge ser... Mais uma dica, nunca mude sua essência se ela te faz bem, mas se quiser melhorar faça.
É que as vezes é mais fácil crer que o problema são os outros, e que o problema é com os outros. Tentar enxergar seus defeitos e ir alem deles é muito difícil, e de difícil já me basta a vida certo?. Errado, se a vida tá difícil pode ter certeza que a unica pessoa que pode fazer algo para melhorar isso é você, então ergue a cabeça, almeje sempre o horizonte mais com cuidado onde pisa, e se prepare a vida foi feita pra ser vivida!
O próprio termo "humanidade" varia de cultura para cultura, não se pode julgar a cultura de um pais com base na sua própria. O que é bárbaro aos nossos olhos, pode não ser a outros. Então, não nos falta humanidade, mas, sim, empatia, ou seja, capacidade de se pôr no lugar do outro, de sentir e compartilhar as suas dores e sofrimentos. Como é algo recíproco, alguns chamam de amor ao próximo aliado ao respeito a si mesmo.
É estranhamente compreensível, a não rara e incomum ausência, o modo de aceitabilidade à coisas eminentemente desprezíveis, o adaptar a que nos submete a vida, a simples questão de tempo, tempo, tempo, é estranho e diferente, aceitar o que não se aceita, falar para ouvir, sentir sem dizer, falar e não fazer, harmônicos e contrários comportamentos, não hão de se entender, nem mesmo assim deixam de ser, uma frustante tentativa de compreender a contraposição inerente a cada palavra, ato ou fato cotidianamente externado; tudo tem um preço, mas quanto será custa compreender?
Não haveria de me desvencilhar desses caminhos, não ousaria inventar e reinventar qualquer percalço, o que é pra ser, assim será, eu sempre soube disso, algo que me convém atentamente observar, o quanto as matérias eminentemente humanas, sempre me surtiram um indescritível efeito interno, algo totalmente superior a uma simples questão de escolha, quase como uma verdadeira vocação, razão pela qual, sopeso os fardos que são indolores, renuncio a todas aquelas coisas, como se não fizessem a menor falta, para simplesmente caminhar contigo pelos mais dificultosos caminhos, de mãos dadas.
Filhos de Eugênio de Mazenod, cujo zelo pelo anúncio do Evangelho se comparou ao vento mistral, herdeiros de uma linhagem quase duas vezes secular de Oblatos apaixonados por Jesus Cristo, deixem-se atrair cada vez mais pelas massas imensas e pobres do terceiro mundo, como por este quarto mundo ocidental, imerso na miséria e frequentemente na ignorância de Deus. (Alocução de João Paulo II aos capitulares, em 02 de outubro de 1986)
Meditar e conectar com a essência e o sagrado que existe dentro de cada ser humano. E se autoconhecer da forma mais sutil e deixar fluir os pensamentos. Durante, o processo de meditação, não deixamos de pensar apenas, não dialogamos com eles. Deixe- os irem e virem, assim como, a dança da vida.
" (...) Fuja da superficialidade de quem explana uma procura espiritual apenas como felicidade, pois certamente estas pessoas estão nos primeiros degraus. De forma lógica, a felicidade será uma das nossas mais puras recompensas no paraíso eterno, porém quem esconde as cicatrizes não tem bons propósitos com a batalha alheia ou ainda não passou pelos próprios campos sombrios. Esconder as provações é colocar o próximo em um caminho de declínio e delírio quando não amparado da forma correta”.
No campo educacional público, o menor determina o maior. Quando a tutora chega à escola, a rotina muda: o horário se estende, o lanche cheira melhor; fala-se mais baixo; papéis se lhe distribuem; bandeirolas se agitam; alunos também fingem. E não se fala outra coisa: O pessoal da Secretaria está aí. "Quem não deve não teme".
Mais um mês se inicia e ele simboliza mais um ano de vida para muitas pessoas especiais que nasceram nesse mês... Desejo-lhes coragem para seguir, sorrisos constantes para que a felicidade nunca os abandone, paz no coração, pois sem paz é impossível ser feliz e sem a felicidade não conseguimos ser gratos pelos milagres diários que Deus nos concede. Que haja gratidão todos os segundos, pois Deus esteve em cada fatia de tempo desse novo ano de vida e Ele tem muito mais para conceder... Por isso, que haja disposição para seguir, pois os caminhos já foram desenhados por Aquele que nunca erra, que nunca falha e nunca nos abandona... Celebre, apenas celebre, pois a vida deve ser aproveitada com aquilo e aqueles que são os responsáveis por nos fazer felizes. Parabéns por seu aniversário!!!
As mulheres de fevereiro têm a fé sempre acesa, o brilho nos olhos que vem da luz de seu coração e o sorriso sempre aberto porque sabem que a sua confiança está em Deus. Seus dias são plenos porque Deus presenteia com milagres todos os dias aqueles que sabem enxergar o seu poder e o seu cuidado, e elas sabem... Ah, como sabem...
Experiência de hoje, correndo atrás de documento e dependendo de funcionários da educação: só tirar alguma lição, quando a raiva passar. Já pensou ir 4 vezes ao departamento para conseguir uma certidão de tempo de serviço, no intervalo de 3 dias?! Agora submeter-me-ei as imposições do "Senaprev" ... Por aqui, quando você solicita a aposentadoria é como se estivesse roubando, parece-me que ninguém tem direito adquirido. Mas, eu compreendo, é assim que eles se sentem grande, humilhando os outros.
