Amor Textos de Luis Fernando Verissimo
COSTUMES ANTIGOS...
Por que não me deste pelo menos uma flor, quando me vi no caminho contigo? Se não a deixei de amá-la é porque ainda não deixei de ser feliz por elas.
As flores são necessárias ao cultivo do amor: alegra-nos e acalma-nos; acalenta e aquieta nossa alma. Quando alegramo-nos ao recebê-las, o mundo se torna melhor.
A atitude de ofertá-las, a alguém que se ama, ainda não deixou de ser um gesto de nobreza; só por ser costume antigo.
Um simples ato muda tudo à nossa volta. E o indiferente torna-se diferente: praticando mais a gentileza.
Ainda curtimos com ardor e ar de poesia, os cavalheiros à moda antiga. As belas flores, os buquês de rosas... O abrir da porta do carro...Um jantar fora.
O cavalheirismo ignorado,a nós, ainda o desejamos.
Rezemos na capela e jantemos com a nossa família, em volta da mesa, à luz de velas.
As boas maneiras e ternura é possível de ser praticada com mais frequência. E o elo da união se fortalecerá na vida que cultivarmos; ela não deixará de ser bela se a cultivarmos de maneira sábia.
Se isso não for relevante... Desculpem-me! Estou indo ali e logo volto.
(01.05.18)
Casas
Em cada uma delas, uma história.
Ruas
Muitas ainda como antes
Na minha memória.
Por elas andei, corri, me estatelei.
Novos prédios
Muitos prédios novos
Para os que nasceram nela
Ou para quem chega de outro chão
Para viver novos momentos
Na terra da promissão
Itaperuna
Lugar para onde a minha razão
Quer ir
Onde meus últimos passos quero dar
Meus últimos dias
Quero viver.
Itaperuna
É a minha sina
De ti não esquecer
Fostes o começo da República
O começo do meu tempo vivido (Ref: JSS)
Minha vida nunca foi fácil
Mas também não seria melhor
Longe de você ter nascido.
...
Poema em homenagem aos 129 anos de Itaperuna - 10/05/2018
Os filhos bebem da água que os pais estão capacitados à dar.
Água suja, limpa ou contaminada. Da rua, do poço, da poça ou mineral. Pura, adoçada ou com misturada. Sua, de terceiros ou roubada. Da chuva, da torneira. Com gás, sem gás ou saborizada. Quente, natural ou gelada. Líquida ou sólida (gelo).
Assim é o conhecimento e educação dado pelos pais aos filhos, sempre proporcional ao que estão capacitados a dar, pois ninguém dá o que não possui.
Dualidade
Por fora sou como me vês
Mil facetas de um caleidoscópio
Nuances de intensidade variada
dançando num bailado de cores
brilham e se transformam
Ilusão ótica, espetro da tua fantasia.
Por dentro sou como me imaginas…
Fujo quando penso que me adivinhas
Mostro-me quando sinto a tua sombra
Amordaçado, o interior nunca se mostrou
Sou Zeus e Hades. Mas não sabes
E nem eu sei o que sou!
A verdadeira força do nosso povo Cunhense e extensivo a todos brasileiros, não esta em suas atitudes que requerem o uso de força bruta, para mostrar a nossa cidade e ao nosso pais o que nós queremos de fato. Mas sim, esta em nosso intelecto e formação cultural demonstrarmos que somos nós "povo" que temos nossas opiniões para criarmos uma cidade e até mesmo um pais melhor para todos viverem. Enfim o povo tem de aprender a viver em comunidade que fortifica os ideais, longe da individualidade que massacra o direito constituído e pleno de uma sociedade...
nene policia
[...] É bom o que nos eleva à consciência da ordem e do sentido supremos, é mau o que dela nos afasta. Não tem outro significado o Primeiro Mandamento: Ama a Deus sobre todas as coisas.
[...] Não há certamente maior benefício que se possa fazer a um semelhante: mostrar-lhe o caminho do espírito e da liberdade, pelo qual ele pode se elevar a uma condição que, dizia o salmista, é apenas um pouco inferior à dos anjos. Tal é, substancialmente, a forma concreta do amor ao próximo: dar ao outro o melhor e o mais alto do que um homem obteve para si mesmo. Amamos o nosso próximo na medida em que o elevamos à altura dos anjos. Fazemos-lhe o mal quando o rebaixamos à condição de bichinho, seja com maus tratos, seja com afagos.
Eu não imaginava arrumar tanto inimigo como arrumei nessa politica atual que estamos vivenciando, onde meu candidato fora eleito...Prefeito eleito e toda sua cúpula hoje são meus inimigos, e claro acrescido de mais alguns bagres que adoram "àgua suja" que se juntaram às tráiras atuais ...Engraçado como a gente se engana com as pessoas, eu ajudei a eleger esse infeliz e sua corja de apaziguados, onde todos hoje levam uma boa vida nadando de braçadas nos cofres públicos, achando-se donos da razão e do poder e de toda coisa publica, simplesmente do dia pra noite todos meus inimigos seguindo o algoz...Ai eu fico pensando será que essa gentalha imaginava que eu iria me sujar roubando a dignidade de meu povo juntando-se a eles, será que essas pessoas quando eu estava a discursar no palanque contra a corrupção e ladroagem politica local, sobre banimento da incompetência no nosso meio e falta de honestidade na politica de nossa cidade, pensaram que eu estava mentindo para ganhar votos e confiança do povo...TROUXAS, eu jamais enganei o povo em minhas discursivas, sempre sonhei e sonho acabar com toda essa malfadonha politica de nossa cidade que somente usurpa o direito de uma comunidade sofrida e ingénua. Fizeram muito bem em ser meus inimigos, porque se a oportunidade surgir e depender de minhas ações coloco todo bandido corrupto na cadeia mesmo...A questão de falar o que sinto e ver o que muitos não veem ou talvez finjam não ver e engolem goela abaixo, eu não engulo, tenho nojo de "SAPO"...
OBS: não precisa curtir não...No meu caso eu falo porque o meu maior medo foi sempre o de ter medo - física, mental ou moralmente - e deixar-me influenciar por ele e não por sinceras convicções.
nene policia
Perdoe-me pelas vezes em que já te magoei, pelas vezes em que fiz que lágrimas caíssem dos teus olhos e molhassem esse teu rostinho;
Perdoe-me pelas vezes em que não pude evitar que o mundo te decepcionasse; pelas vezes em que não estava presente quando aquilo que mais queria era um simples sorriso.
Lembre-se minha pequena e frágil borboleta que não estàs sozinha!
Seremos o vento quando precisar abrir as asas e voar em direção à liberdade, seremos a lua pra tomar conta de você
quando estiver dormindo para que possa sonhar à vontade.
Nunca deixe que te digam que a dor nunca tem fim, que te façam acreditar que a luta será em vão, que não terá a chance de ter ao teu alcance o que faz transformar sonhos em realidade!
Tudo sempre acaba bem no final…e se não está bem é porque ainda não acabou!
Jamais esqueça que o impossível é apenas mais uma meta a ser alcançada e ultrapassada e que coragem é deixar que aquilo que desejamos seja mais importante do que o medo que sentimos!!!
Nas aventuras da vida, as pessoas sempre querem ser o mocinho
E sempre enxergam o bandido em vc
Sempre vêem os nossos defeitos,
Mais sempre haverá uma explicação plausível e racional para os defeitos deles
Quando o homem começar enxergar seus erros com os mesmo olhos que enxergam os dos outros aí poderemos acreditar, na evolução da humanidade
CORAÇÃO MADURO
BASTOU POUCA CONVERSA ENTRE NÓS PARA DESCOBRIRMOS QUE ERAMOS UM DO OUTRO, MORÁVAMOS TÃO PERTO, NO MESMO CONDOMÍNIO E NUNCA HAVÍAMOS NOS VISTO, COMO FOI BOM TE CONHECER AQUELE DIA, VOCÊ ME OLHOU DE UM JEITO MUITO DIFERENTE, NAQUELE MOMENTO FIQUEI PERDIDAMENTE APAIXONADO, NÃO CONSEGUIA PENSAR EM MAIS NADA; COMEÇAMOS A SAIR, CURTIR A VIDA JUNTOS, NOS AMÁVAMOS COMO DOIS ADOLESCENTES, OU SEJA, SEM FREIO, LOUCOS PARA SE REENCONTRAR APÓS ALGUMAS HORAS DE DISTANCIA; SABÍAMOS APROVEITAR O NOSSO TEMPO LIVRE, QUE FOGO! NÃO TENHA DÚVIDAS DO MEU AMOR POR VOCÊ, SEMPRE TE AMAREI COM O FOGO E O FÔLEGO DE UM ADOLESCENTE E COM A RESPONSABILIDADE E O CARÁTER DE UM ADULTO EXPERIENTE, CUIDA BEM DE MIM, PORQUE EU SEI QUE NASCI PARA CUIDAR BEM DE VOCÊ!
Ainda bem que existe um novo dia
A manhã depois da noite
O sol para aquecer
Após a escuridão fria
Uma renovação, uma nova chance
Mudanças? São sempre bem vindas .
Sempre há tempo de fazer e ser algo novo de novo
Todo dia o relógio é zerado, está em suas mãos
O tempo não para
A oportunidade de começar tudo de novo é um presente entregue a você todos os dias🎁
Sabe aquela criança que faz bagunça e a mãe chama à atenção,
Mais ele continua fazendo a mesma coisa.
Até ele quebrar algo, até levar uma surra?
É apenas uma prévia das besteiras que irá praticar na vida
Mais a diferença, é que a vida sempre será implacável, e pune sem a culpa de uma mãe machucando o próprio filho!
Homem Diz Que Não
Homem é bicho turrante
Quando tem não quer
Quando não tem quer.
Troca as mãos pelos pés
Calça sapato diferente
Porque não quer andar na moda.
O coisa inexplicável
Várias vezes corre
Corre muito e não chega.
É tão grande o conflito
Que dentro deste homem
A teimosia prevalece.
Se ele tem que ser assim
Para ser homem no mínimo não vai querer
Já que pra ser homem precisa ser do contra.
"Oi passado, tô te deixando para trás de vez , agora vou e quero viver exclusivamente para meu presente e meu futuro, quanto a vocês fiquem quietinhos ai, com seus egoismo, INVEJA, mesquinhes, sua vez já passou, já não fazem mais parte do meu presente(Politica, politicos, amigos falsos, povo traíra, etc, etc) e muito menos do futuro, porque vocês não foram bons o suficiente para minha vida, se contentem somente com as lembranças de quem eu já fui um dia pra vocês, e " vê se não vem mais bagunçar minha vida e nem encher o saco com picuinhas". Boa sorte a todos aqueles que me destestam e muitas felicidades aos que me odeiam, que vocês possam possuir tudo o que desejam, e por favor me esqueçam que existo porque eu já nem me lembro mais de vocês... eu já encontrei o que mais preciso..."DEUS EM MINHA VIDA".
nene policia
Não guarde ódio por ninguém, ame se possível intensamente.
Por que o tempo é muito rápido, viva e seja feliz!
Mesmo porque um dia tudo vai acabar, e quem se tem ódio ou raiva também tem seu termino deixa que a vida se encarregue deste desafeto. Porque o que se faz aqui se paga então esqueci e viva feliz.. Sua felicidade não tem preço e nem medida.
Nada é pra sempre so os momentos bons que você viveu, serão pra sempre.
Se alguém não gosto de você, esquece.
Se alguém não te da atenção se de atenção... Vai ao cinema curta do seu jeito.
Põe na cabeça se venho neste mundo sozinho, e volta sozinho.
Viva, por que o que incomoda as pessoas é você ser determinado, se estabelece na fé e siga em frente.
Por que toda manhã tem uma nova jornada pra você.
Não se esqueça sempre foi entre você e Deus nunca entre você e o mundo... É sempre pra Deus que você vive, e somente pra Deus se presta contas.. Nunca fique chateado com as pessoas elas também são filhos de Deus. Segue o caminho que Deus tem pra você seja firme . Deus esta com você hoje, ontem e sempre. Fé sempre. Viva sua história e escreva a sua historia... Nunca é tarde pra começar só depende de você, da seu primeiro passo. Adiante com muita fé... A paz!
Shirlei Miriam de Souza
AVIÃO
ESCUTO O SOM DE UM PÁSSARO GRANDE PASSANDO POR ENTRE AS NUVENS, SUA PRESENÇA É IMPONENTE NO CÉU, O SOL BATE EM SUAS ASAS E RELUZ, A SUA PASSAGEM É TÃO RÁPIDA QUE ULTRAPASSA AS BARREIRAS DO SOM; OLHO NOVAMENTE E VEJO ELE SE DISTANCIANDO,FICANDO PEQUENO; A SUA FORÇA E NOBREZA VÃO E VEM A TODO INSTANTE RASGANDO O MANTO AZUL NAS ALTURAS; A NOITE SEU PODER É VISTO DE FORMA FANTÁSTICA, O SEU BRILHO É ÚNICO E VOA ACOMPANHADO PELA LUA E AS ESTRELAS; EM SEUS INÚMEROS VOOS SÃO CARREGADOS SONHOS, CONHECIMENTOS, OPORTUNIDADES E VIDAS. A TECNOLOGIA QUANDO É USADA DE FORMA RACIONAL E POSITIVA TRÁS BENEFÍCIOS A HUMANIDADE, INFELIZMENTE É UMA PENA DIZER, QUE É DA NATUREZA HUMANA UTILIZAR A MESMA TECNOLOGIA PARA FINS DESTRUTIVOS ...
Nas circunstâncias específicas da sociedade brasileira atual, restaurar a vida intelectual é sem dúvida a tarefa mais urgente. Muitos se esquivam dessa tarefa mediante o expediente de fazer da repetição da Doutrina da Igreja o sucedâneo do esforço intelectual genuíno. Outros caem no erro de apostar na mera vida intelectual a salvação das suas almas. Outros, ainda, se enredam em altas discussões teológicas sem perceber que nelas o mero preparo intelectual é insuficiente, que sem anos de prática ascética e 'Imitação de Cristo' a teologia se torna a mais elegante armadilha do diabo.
Tenho a certeza de que não ensinei ninguém a cometer esses erros, nem dei o mau exemplo de cometê-los eu mesmo.
( NÂO ) QUERO
Não quero
Costurar lembranças de amores imperfeitos
Músicas românticas que já não encantam
Não quero
Viver de retalhos, de choro falhado
Deslizar sonhos em papel amassado.
Não quero
Palavras vazias lançadas ao vento
Sentimentos vazios, desencanto ou nostalgia
Não quero
Pétalas de rosas mortas no chão
Rabiscos de sentimentos e alegria.
Quero
Uma música para me alegrar e dançar
Cantar a vida, mudar o enredo.
Quero
A cumplicidade de um sorriso verdadeiro
Esperanças renovadas e felicidade por inteiro.
Quero
Em dias de frio, deitar o meu corpo no teu abraço
Em dias de chuva em ti me banhar
Quero
Um café de manhã num olhar envolvente
Magia e muita fantasia
-
Desejar ver estrêlas e luar em pleno dia
Delírio nas madrugadas das nossas vidas.
A Gaveta
Abro a gaveta
procuro-te nas cartas amarelecidas
Relembrando momentos de paixão
Peças de roupa em desalhinho
Perfumes em lençois de linho.
Eu, rosa vermelha aberta nesse momento
Tu, sentimentos selvagens
Cavalgando nos nossos corpos nús
Que dançavam ao sopro do desejo
Como vento em jovens bambus.
Fecho a gaveta
Tranco as memórias de um amor desatento
Encanto de um romance inacabado
Hoje somos destinos cruzados
E ainda vejo amor nos teus olhos magoados.
AUSÊNCIA
Ando sempre acompanhada
naqueles momentos que passam
lentos pelas horas e derrapo nas
curvas da tua ausência que me fere.
A saudade chegou, se aconchegou
no meu coração, elegeu morada.
Acendeu lareira dentro de mim
Absorta, eu deixei e até a acarinhei.
Uma cumplicidade brotou
Nela a minha alma renasce
Repousa e se aquece.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp