Amor no Tempo Maduro- Carlos Drumond de Andrade
Os donos do poder querem controlar nossos vícios
Faz parte do planejamento usar violência como artifício
Investem no policiamento, pra vender mais armamento
Quem financia essa ****, são os mesmos que lucram com isso
Ô, ô, quem diz que o mundo tá girando, de acordo com sua crença
Se eu penso logo existo, tem quem existe mas não pensa
Do pó nós viemos, ao pó nós voltaremos, nada mais, nada menos
Somos poeira cósmica, eu vou fugir dá órbita
De tanto ficar alto, eu já deixei de ser terreno
Uma vez minha irmã me disse, "tudo à nossa volta são apenas sonhos realizados". Daquele dia em diante, eu nunca mais parei de sonhar.
O que o desespero fez comigo? Eu era uma pessoa tão liberta para pensar e tão cheia de ideias, era criativo, bem-humorado, feliz... Na verdade, sempre tive minhas feridas da vida, as quais de vez em quando me atordoavam, mas a partir de quando o desespero entrou nesse tão enorme sentimento dentro de mim, comecei a fazer coisas absurdas contra os meus princípios e nada mais fluía como antes. Por trás de uma alegria fingida, engoli muita coisa em busca de respostas e tentava por diversos dribles agradar alguém insistentemente. Poderia ser tudo tranquilo, eu poderia não ter chegado a esse estado, eu poderia ser alimentado desde o começo, poderia brotar os melhores frutos por ser tão feliz, mas minha cabeça já não era mais a mesma e eu estava perdendo o controle de tudo, até do meu amor próprio por conta de coisas que começaram acontecer me deixando imperceptivelmente atormentado cada vez mais.
Eu tentava agradar a todos, tentava me encaixar em minúsculos buracos onde eu nunca conseguiria entrar, mas eu tentava e falhava, eu tentava de novo, ah, não deu certo novamente. "Mas eu consigo", eu falava pra mim mesmo, e lá estava eu me diminuindo até ficar no tamanho de uma mísera mosca novamente, mas o engraçado é que não importava o quanto eu me diminuía e tentasse entrar, eu nunca iria encaixar ali. Era difícil engolir isso, ainda é, na verdade. Mas eu não desisti facilmente, e ainda não desisti... Mas isso não vem ao caso! Ou vem?.. Eu não sei. Talvez eu esteja tentando me encaixar nesse mesmo buraco ainda, pode ter se passado uma semana, um mês, cinco meses ou até mesmo mais de um ano, mas eu sempre estive tentando me encaixar nesse buraco rídiculo. Você já foi embora, eu já te perdi de vista, não consigo te encontrar mais na minha mente, mas meu coração não consegue te esquecer, ele pode ser o maior labirinto de sentimentos, como uma folha toda rabiscada, mas quando é você, o caminho fica reto, tão fácil de te achar..
Pense em como seria o mundo sem toda esta ira
O quão melhor estaríamos se não fosse a presente tirania
É tanta gente que escuto,
Cada uma repetindo um absurdo
Incontáveis vezes procuro me fazer de cega
Porém, não consigo
Não sou como quem a verdade se nega
O mundo está perdido nas mãos de humanos nada arrependidos do mal que causaram aos outros
De fato, vivo em lugar torto, errado e um tanto obscuro
Cercado de pessoas que ficam em cima do muro e não aceitam errar
Pessoas que não possuem amor, pois não foram ensinadas a amar.
[...]E desses dias que demoram a passar eu já não me espanto
Eram de se esperar.
Não choro mais em prantos,
Choro apenas nas horas de tristeza
Com lágrimas silenciosas por te amar tanto
E mesmo assim não é o bastante para estarmos juntos.
A saudade corrompe barreiras que os outros sentimentos não são capazes de corromper. Sem dúvida alguma, a saudade é de todas as dores a que mais machuca.
Sinceramente, eu não sei
Por que me escolhestes pra ti
E que valor teus olhos viram em mim
Pode alguém como tu
amar tanto alguém como eu
Eu precisava de um tempo para mim, tempo esse que eu queria ter vivido ao seu lado
Foi difícil ficar esses meses sem nenhum contato seu, sem aquele “bom dia” pela manhã, sem aquele áudio de você bêbado cantando a nossa música
Me segurei milésimas vezes para não te mandar uma mensagem, para não perguntar o que eu fiz de errado
Me vejo chorando no canto do quarto lembrando da gente e do seu perfume
Fico imaginando o que será que você está fazendo às 21hs de um sábado chuvoso
Vejo que você me esqueceu e isso me mata, por que parece que nada do que eu fiz valeu para você perceber que eu te amava
Eu tento me distrair nos finais de semana com caras errados, para ver se esqueço que você existe, mais é só chegar em casa e colocar a cabeça no travesseiro que você vem átona.
Será que só eu estou sofrendo por isso, será?
Será que eu não sou suficientemente boa para fazer um cara feliz?
Ficaria aqui questionando esse caso por horas, mais vi que já não vale a pena
Você já deve estar refazendo a sua história e eu aqui ainda remoendo os vestígios que você me causou.
Te amo hoje e talvez amanhã
Fica com Deus
Meu quase ex amor ♥
Dói saber.
Olhando para trás, dói saber quanto tempo da minha vida perdi esquecendo de sorrir porque estava muito ocupado fazendo os outros felizes.
Quantos sonhos não realizados, quantos projetos inacabados, porque estava muito ocupado realizando sonhos e projetos de outras pessoas.
Dói.
Dói saber que o tempo passou e a pessoa a quem você jurou seu amor, hojenão diz nem a primeira letra.
Dói.
Dói saber que meus cabelos ficaram brancos, meus olhos estão enrugados e não sou tão forte quanto antes.
Me dói saber que o tempo passou e que você se foi, deixando-me nesta solitude chamada desamor.
O problema é que você passa todo o seu tempo ocupado demais agradando aos outros e deixa de ser fiel a Deus e a si mesmo.
Às vezes, perdemos tempo e energia em relacionamentos e situações que não nos acrescentam nada positivo. É importante entender que merecemos mais do que apenas migalhas emocionais, merecemos ser nutridos e respeitados em nossas relações. Devemos nos lembrar de que somos valiosos e merecedores de amor verdadeiro e sincero.
Ao reconhecer o nosso valor próprio, somos capazes de tomar atitudes corajosas e nos afastar de ambientes tóxicos. Devemos nos lembrar de que o nosso bem-estar emocional é uma prioridade, e não devemos nos submeter a situações que nos prejudicam ou nos fazem sentir inferiorizados.
Que o amor-próprio seja o nosso guia, nos orientando a escolher relacionamentos e espaços que nos façam sentir bem e nos pertençam de verdade. Que possamos ter coragem para desistir do que não nos faz bem e buscar o que realmente nos preenche.
É fundamental que cultivemos a consciência e a sensibilidade para reconhecer onde somos apreciados e valorizados de verdade. Que o amor-próprio nos conduza à verdadeira realização e nos afaste de tudo aquilo que já não nos pertence.
- Edna Andrade
