Amor e Odio Sao Iguais
Os monstros não nascem assim, nunca. Eles são feitos, pedaço por pedaço e membro por membro, criações artificiais de loucos que, como o equivocado Dr. Frankenstein, sempre acham que sabem mais.
Psicólogos desenvolvimentistas descobriram que crianças são naturalmente empáticas, ou seja, sentem e interpretam as desarmonias das pessoas, como se fossem suas.
Com o passar do tempo e tantas distrações na vida, perdemos essa capacidade. Na verdade, se quisermos nos dar bem nos relacionamentos precisamos resgatar a capacidade de nos conectar.
20 passos para aprender a lidar com suas emoções e melhorar seus relacionamentos
O primeiro ano é o mais difícil…
“Me abraça, me beija, me aceita assim como eu sou.”
“A empatia alimenta-se da autoconsciência; quanto mais abertos estamos para nossas emoções, mais hábeis seremos na leitura de sentimentos.” Daniel Goleman
A empatia é a capacidade de saber como o outro se sente, ser sensível para perceber o outro em uma sintonia emocional, estar presente, demonstrando real interesse pelo outro.
Quando temos essa capacidade desenvolvida, somos capazes de interpretar por canais não verbais, quando uma pessoa está irritada ou ansiosa, pelo tom ou velocidade da voz, expressão facial e corporal.
Quando uma pessoa está alinhada consigo mesma, ela se ama e se acolhe, ela se compreende, desta forma apenas expande para seus relacionamentos. Isso porque ela começa a ver as coisas na perspectiva do outro, assim gera dentro de si a tolerância e aceitação das diferenças.
Quando estamos envolvidos emocionalmente, a dor do outro é nossa, sem julgamentos morais, isso é compreender numa escala profunda, dessa forma partimos para ajudar e não para criticar.
Podemos ajudar acalmando a pessoa, mostrando que estamos realmente nos importando com relação aos sentimentos dela, assim abrimos a oportunidade de diálogo.
Por outro lado, a postura antipática é uma mistura de expressões sarcásticas, de desprezo, que gera o afastamento do outro ou resistência, ou seja, ela será realmente uma pedra no seu sapato.
Então aprendendo ao ter controle sobre as próprias emoções, descartando as prejudiciais e sintonizando emocionalmente com o outro.
Argumentando racionalmente, resolvemos conflitos e produzimos aptidões sociais, que garantem o sucesso nos relacionamentos.
Selvageria
Os jornais anunciam:
"Latrocínio em São Paulo"
Que covardia... Há motivo pra tanta selvageria?
Por que tanto ódio? Por que tanta dor?
Desde quando uma vida e um celular possuem o mesmo valor? Triste.
O humano primitivo caçava e matava por instinto, necessidade,
Enquanto o humano atual? Ainda é caçador?
Seu instinto é causar dor? Ainda selvagem...
O mundo só precisa de paz,
Mas o que impede é a arma invés do livro
Na mão do rapaz... Ainda triste.
E a cada dia que passa
O jornal anuncia uma morte diferente
Não passa outra coisa.. Passou!
Então é anunciado:
"Ainda chamas na floresta amazônica"
A natureza chora, os animais choram,
E o homem ainda continua... Selvagem!
Sorrisos são joias raras
Garotas carregando o mundo todo
Garotas são joias raras
Sorri pra enfrentar o mundo todo
Trampa pra ganhar esse mundo todo
Fiz minha lança com essas linha
Agora tô buscando prata e ouro
Brilho no olho dessa rainha
Todos somos artistas, afinal as letras são desenhos soltos pelo universo, e todas as vezes que escrevemos, pintamos grandes quadros que enfeitam as paredes de nossas vidas contando nossas pequenas grandes historias.
Alguns loucos são alucinados à tal ponto que precisam ser detidos não porque a sociedade corre riscos irreparáveis, mas porque eles auto se destroem com as suas insanas vaidades descompensadas que apavora-nos, se não as fossem, estes, teriam tudo para serem apenas insanos sem maiores danos, como a maioria de nós
Chega ser cômico ver como as pessoas são hipócritas... Não dão o mínimo de importância pra sua dor, e quando parece que estão dando importância, no fim estão falando da própria dor, porquê no fundo elas só pensam em si. Eu já fui a melhor pessoa do mundo para todos ao meu redor, e ninguém, eu disse NINGUÉM foi recíproco, mas aí você diz, " claro, você fez as coisas querendo algo em troca", e eu te digo, não, a questão não é esperar algo em troca, a questão é que quando a gente faz o bem pra alguém, o mínimo que a gente espera, é receber o bem de volta um dia, mas nem todo ser humano tem o bem no coração.
O DIA COMEÇA
O dia começa quando eu te vejo
O sol e toda a sua luz, são apenas adereços alegóricos
O sol dos teus olhos é quem derrete um campo de gelo que parecera impenetrável
Mas assim como o Sol você também se põe ao entardecer.
Os filhos são nossas prioridades absolutas, as pessoas mais importantes de nossas vidas, a parte mais valiosa de nossos corações e os únicos que estão em nossas mentes a todo momento.
Por eles, fazemos tudo com um sorriso no rosto, porque sabemos que vale a pena, porque a sua alegria é a nossa alegria e nossas almas se alegram por tê-los por perto.
Ainda que desejemos, nem sempre podemos estar com eles a todo momento, e é por isso que sempre buscamos fazer o nosso melhor para tornar nossas interações sempre felizes e positivas, trazendo todo o amor, segurança e carinho que eles precisam para que estejam sempre bem e guardem boas lembranças ao nosso lado em suas mentes e corações.
Carregamos lembranças da infância conosco por toda a vida e somos constantemente influenciados pelas experiências que vivemos nessa idade. Por isso, é fundamental que nos esforcemos para que as nossas crianças cresçam com uma base saudável, recordando de nós e das demais pessoas em suas vidas com muita gratidão e carinho.
Devemos estar sempre presentes para eles, celebrando suas descobertas e conquistas, reforçando sua autoestima, preservando suas mentes e corações e cuidando para que tenham apenas pessoas positivas por perto, que os preencham com influências positivas.
Meus filhos são minha prioridade, mas eu não me deixo de lado
Mesmo que nossas vidas mudem muito depois de termos um filho, e nos vejamos obrigados a rever nossas prioridades, isso não significa que devemos negligenciar a nós mesmos e nossos relacionamentos para viver totalmente em função deles.
Nossos filhos sempre serão a coisa mais preciosa que possuímos e sairemos de nossos caminhos quantas vezes forem necessárias para garantir que eles estejam sempre felizes. Nós os protegeremos de qualquer tipo de ameaça em suas vidas, mas para isso não precisamos esquecer de que nós também temos uma vida.
Quando cuidamos de nós mesmos, fazemos um investimento na felicidade de nossos filhos, porque, para que possamos cuidá-los da melhor maneira possível, precisamos primeiro estar bem com nós mesmos, em todos os níveis de nossas vidas.
Não devemos negligenciar nossos relacionamentos românticos, amizades e demais vínculos em nossas vidas, porque também precisamos ser felizes e completos, e para isso é necessário que tenhamos pessoas especiais ao nosso redor.
Dedico um tempo todos os dias para os meus tesouros
O papel de mãe e pai é integral. Nossos filhos não deixam de precisar de nós da noite para o dia e realmente não importa se estamos cansados, se trabalhamos o dia todo ou se não dormimos bem à noite. Essa missão nos acompanha a todo momento.
As crianças, ainda quando muito novas, entendem o que acontecem ao seu redor, sabem quando são amadas, compreendidas e quando recebem atenção, e esses sentimentos as acompanham e ajudam a moldar sua estrutura emocional. Por isso, precisamos fazer valer nossa presença em suas vidas.
Assim, dedique um tempo todos os dias para promover uma conexão especial com seus filhos. Brinquem, leiam histórias, assistam a desenhos, cozinhem, cantem. Enfim, faça com que eles sempre saibam que você está presente e ama compartilhar momentos ao seu lado! Essa segurança será muito importante durante o seu período de crescimento e pela vida toda.
Nossos filhos são nossas maiores prioridades, e quando se trata deles, o resto do mundo pode esperar.
14/04/2019
Bom Dia
(Com alegria e alto astral)
De que são feitas nossas manhãs?
De pequenos pedaços de carinho,
desejos repartidos, momentos divididos e
sentimentos compartilhados.
Nossas manhãs passam a serem delineadas
nestes pequenos gestos de carinho, amizade ou amor,
que levamos para o dia, guardados no coração.
Como uma música que desejamos ouvir à todo instante.
É o baile do dia, da vida
que desfilamos com fulgor ou...
como o barquinho que navega seguro
em águas furiosas,
no qual sua fragilidade e leveza são verdadeiro amparo e proteção.
A alegria é a leveza da alma, de todas horas, não pode faltar!
"Siga plena(o) pelo caminho,
ora caminhando,
ora pulando,
sempre no compasso da musica que vibra e dá o tom do momento
com sabor de alegria, paixão e felicidade sem fim!"
“ ... minha linda São Franciscana,
se pisei descalço naquele chão,
arrebentado o dedão do pé num toco
outro dia, tomado banho pelado num córrego
frio; se senti um dia o orvalho da madrugada
escorrendo na pele e a brisa fresca
cantando nas cavernas das orelhas;
se apertei as tetas de uma vaca brava
e provei araticum embaixo de um pé de árvore,
é porque procurava rumo na escrita da história.
Ainda sou devedor da vida, antes de tudo,
uma extensão da terra e dela desconfio
que sou filho que não se desgrenha e com ela
sou verdadeiramente vida como toda mãe propicia.
Cortar esse cordão totalmente não consigo,
essa ligadura é também
essência para viver esta peleja.
De guardar tantas recordações
e de gostar do que vi, faço
este pálido registro, contrariando
o que muito se fala e faz
neste mundo do asfalto,
quando se separa a alma do material
– para dar mais valor a este segundo.
Lembro aqui enquanto ainda é tempo de confirmar,
umas coisinhas de nada, do que vi e vivi
na depressão do rio São Francisco,
onde sitia-se o sertão do homem-terra
ou seria a terra-homem ?
Depois sei, mudaram o mundo
para longe e mudaram de vez,
mas aqui tenho lembranças do amor,
mesmo que me encontre um pouco à margem
de um novo tempo inaugurado...”
Muitas dores que sentimos são reflexos dos defeitos que escolhemos não "superar", sob justificativa de nascemos assim, de que esse é nosso jeito. Quanto mais temos consciência dos nossos defeitos, mais nós somos responsáveis pela sua resolução.
“...buritizeiros são testemunhas poeirentas.
Emprestei na roça tempo e gosto na labuta
Junto aos afazeres que eram sua luta
por entre o memorável frescor das bentas.
Dulce, me empenhou o sabor do jenipapo
entre quantos pulos no Corguinho Doce
e contudo se isso suficiente não fosse
do sentido da bondade não me escapo.
No mundo então onde um rei não mais enxergo
Nem pelas veredas com cheiros de rês no pasto
ela, tia, que me ensinou temor e respeito vasto.
Discernir o ruim do bom onde me aqueço e ergo
Sua falta é agora para onde me rumo
com olhar vazio pela falta que se instala.
Posso talvez sofrer pela morte que apunhala,
mas certamente há um lugar de seu aprumo..."
.... só me dei conta das profundezas
onde retorcidas raízes são arrancadas
na despedida e na derradeira separação....
Procurei sol brilhante que aquece mais
que uma família inteira em horas tristes
e lança fé na prece e intercessão divina...
Sei que no firmamento colorido é você
que perdura nalguma estrela a doçura
que me fez valente a procura de justiça ...
foram-se minhas esperanças perdidas
pois chegou hora do amor encontrado
a revigorar minhas forças a cada dia....
Em muitas instâncias, sem embargo, as opiniões são determinadas pelos sentimentos, não pelo intelecto.
Sonhos são como madeira na fogueira, precisamos acender uma fagulha para vemos o fogo da vida soprar...
PauloRockCesar
