Amigos Antigos
AFETOS ANTIGOS
Se o tempo fosse verdadeiramente um remédio, não “voltaríamos” para amores antigos. Não lembraríamos, não sofreríamos ao ver a pessoa com outro par. Esses amores sempre estarão ali, acolá, guardados em uma caixinha bem lá no fundo daquelas lembranças mais deliciosas. Isso sim é que podemos chamar de tentação, quando sua cabeça diz não, mas seu corpo, seu coração e todo o resto desobedecem. Bom, vamos parar...
Como posso viver bem se hoje em dia as pessoas só são “Se(e(”?
Posso até dizer que encontrei meu “Se(ou(” a anos atrás, mas, será que ainda dá tempo de correr atrás do tempo perdido?
Por favor, me diga que sim!
No Brasil, a categoria "ESCRITOR" pode ser explicada assim:
Os Clássicos: Criaram obras impactantes, contando eternas histórias;
Os Antigos: Inspirados pelos exemplos que tinham, nos encantaram com suas histórias;
Os Modernos: A essência libertária de suas obras proporciona uma constante renovação literária, e vibrantes novas histórias;
Os Desconhecidos: Lutam, escrevem, lutam, escrevem, nunca desistindo de seus sonhos de também poderem contar suas histórias;
Os Descondenados: Livre dos epítetos a frente de seus nomes, esses agora tentam usando uma literatura própria, transformar os maus em bons, e o bem no mal, reescrevendo suas nefastas e corruptas histórias.
Mentes jovens nem sempre são aceitas pelos antigos, por causa do conservadorismo. Pois infelizmente, ele conserva as crenças antigas estagnadas em jarras de formol.
Não Remova os Marcos Antigos.
Provérbios 22.28: Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.
Para nascer precisamos de: 02 Pais; 04 Avós; 08 Bisavós; 16 Trisavós; 32 Tetravós; 64 Pentavós; 128 Hexavós; 256 Heptavós; 512 Oitavós; 1024 Eneavós; 2048 Decavós. Somando as últimas 11 gerações foram necessários 4.094 ANCESTRAIS, tudo isso em aproximadamente 300 anos antes que eu ou você nascermos!
Pare e reflita por um instante... De onde eles vieram? Quantas dificuldades passaram? Quantas guerras viveram? Quantas instabilidades sobreviveram os nossos antepassados? Eles nos deixaram um legado, pois toda estrutura que estamos nos movendo hoje foram deixadas por eles. Se estamos aqui, bem ou mal é graças a tudo o que cada um deles passou e construiu.
Os marcos são referências para as futuras gerações; um marco antigo não deve ser levado para próxima geração, mas ele também não pode ser arrancado pela próxima geração. O marco antigo fica fincado para orientar a próxima geração. O marco serve como aferidor de novidades, um filtro para que as próximas gerações façam comparações com as novidades que estão chegando.
Qualquer novidade que rompe com a história, rompe com a tradição e faz com que a nova geração fique desconectada com a geração passada, perdendo a identidade histórica não é de Deus! Você gostaria que alguém apagasse os nomes de seus pais ou da sua família? Que alguém acabasse com seu sobrenome?
Juízes 2.8-12: Faleceu Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins. Deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito...
Isso é o que acontece com uma geração desconectada com sua história e antepassados. Um povo sem marcos antigos, sem referenciais, sem antepassados, sem memoria e sem tradição é um povo sem identidade.
Se nós estamos aqui hoje é porque alguém antes de nós trabalhou, pregou, evangelizou, estudou, fabricou, construiu, pagou um preço.
1º Reis 4.24 diz que Salomão tinha paz por todos os lados; mas porque ele teve paz por todos os lados? Porque seu reinado foi de paz e prosperidade?
1º Reis 5.3-4 diz que Davi venceu todas as guerras e entregou o reino em paz para Salomão.
Salomão só teve tempo para fazer tudo que fez porque seu pai Davi venceu todos os inimigos!
Êxodo 3.6: Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó...
Deus não é Deus de um homem e nem de um tempo, mas um Deus de gerações. O que Deus estava dizendo para Moisés nessa passagem era: “Moisés, antes de falar ou fazer alguma coisa por meio de você eu já falava e fazia com Abraão, Isaque e Jacó”. O problema de algumas pessoas dessa geração é achar que Deus só começou a falar agora, se mover agora, fazer agora, revelar agora. Deus já falava e fazia antes de nascermos, Ele já falava e fazia com a geração passada e vai ser assim até o grande dia.
As gerações passadas não devem impedir as novas gerações de estabelecer marcos novos, e as novas gerações não devem remover os marcos antigos. Elas são elos uma da outra. Se removermos os marcos antigos corremos o risco de perder a nossa história passada, e um povo sem passado é um povo sem história. Se também impedirmos os marcos novos de fazerem história, corremos o risco de sermos um povo sem futuro, sem descendência, sem filhos.
Qual a solução? Joel 2.28: E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Os anciões tem que sonhar com os jovens e os jovens precisam ter visões com os anciões. Um dos grandes erros hoje na igreja é que os jovens que estão chegando querem arrancar os anciões do púlpito com a desculpa que Deus está levantando uma nova geração; Mas é a geração dos anciões que deve passar o bastão para a próxima geração. Os anciões não podem impedir os jovens de terem visões, de subirem no púlpito, porque a obra que Deus começou não pode parar nos anciões; como Moises e Elias o bastão precisa ser passado para os jovens, para a nova geração. Anciões precisam sonhar com os jovens, a próxima geração; e os jovens precisam ter visões, honrar os anciões.
A nova geração deve respeitar os anciões da igreja e a geração antiga deve motivar os jovens, pois marcos antigos e marcos novos devem andar juntos.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Atentai senhor pela jornada, pela peleja e caminhada do Brasil
Eu quero ser boca do Altíssimo, porta do céu, no clamor, no chamado, na súplica, invoco sim, humilho me sim, porque eis que a única maneira de reter a humilhação dos teus filhos e abundar a botija, é convocando o exército celestial, junto conosco, ao lado destes meus irmãos mais velhos de batalha, no Brasil, sim, este povo que aparenta uma teimosia, rebeldia e desobediência, mas tenho comigo poderoso de Israel, do universo, que somos, que aqui está o teu altar, teu coração bobeia vida e fé, pois existe uma demanda de guerreiros unidos com os céus, pelo nome amado de Jesus, ao temor Altíssimo, pela vibração dos sonhos, pelo olhar solidário, cada momento cultuando o teu nome, honre este povo oh pai, seja nós, seja o teu povo, seja nossa nação, seja o Brasil a tua casa, adentre e organize, revista as paredes com um concreto sólido, jamais transpassado pelas traças, deleite toda tua glória sobre nós, creio, recebemos e profetizo gratidão em nome deste povo.
Giovane Silva Santos
Se um ser tolo
É alguém que procura...
Nutre sentimento singelo
E ainda tratado c/ loucura
Ser tolo, é alguém que se importa?
Meu senhor...
Se ser tolo, é ser idiota
Por querer dar seu melhor
Se for querer viver c/ quem ama
Se ser idiota significa demonstrar
Tão idiota pra valorizar
Num mundo onde querem só sentir
Eu sou o maior idiota que vai existir
Por querer apenas amar... e persistir
Tempos idos.
Amor antigo que tão perto está.
Te sinto de há muito, te vejo em
salões.
FLores em teu cabelo sempre há.
Que época é essa em que sempre
estamos.
O teu sorriso não muda, em meu
pensamento.
Agora surges, és tu eu sei.
Mas como provar que o és?
Como mostrar que a dama de flores no
cabelo dos meus sonhos, és tu.
Mistérios da vida, ao longo de anos,
e de séculos já vivídos.
Voltamos, e no amor antigo tido, eu
vejo agora que junto nesta volta estás.
Vives, outra vida, que não aquela que
tínhamos, mas a intuição mostra que
continuamos a nos amar.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U B E
TEMPOS ANTIGOS
Em uma época em que a mudança ainda era requerida, recebi palavras de perdão e culpa. O tronco foi sincero ao dizer-me que seria ferida, num tempo em que a lei Áurea ainda não havia sido estabelecida e a escravização era um sinal de nobreza para os seus feudos.
Onde comer era motivo de criação e ideias para um hoje moderno, onde a cor era motivo de risos e risos.
Nossas traças são narrativas, nossa fala é história, nosso alimento é história e a nossa cor é história.
~Safira souza
Quem disse que os sintomas foram feitos para serem sentidos? Eles são apenas erros antigos, aguardando perdão. Em vez disso, sinta gratidão pela vida dos seus sonhos.
Na verdade, emoções são apenas um nome moderno e bonitinho para o que os antigos chamavam de alma ou psiqué.
Apesar de sempre deixar magoas e decepções por onde passa, o amor ainda é a
a coisa mais bela do mundo e amar é tão bonito, então ame apesar de tudo ame porque mesmo que no final possa não dar certo pelo menos você vai pode dizer que tentou.
Tempos antigos, um olhar de menina, é isso que me vem a cabeça quando olho fotos minhas antigas. Como o tempo passa rápido e quanta coisa já mudou.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
