Amarracao para Tirar o Sossego de uma Mulher
Os prazeres de se depender de alguém empalidecem perto dos medos paralisantes que essa dependência envolve.
Em 1948, quando começaram a demolir as casas térreas para construir os edifícios, nós, os pobres que residíamos nas habitações coletivas, fomos despejados e ficamos residindo debaixo das pontes. É por isso que eu denomino que a favela é o quarto de despejo de uma cidade. Nós, os pobres, somos os trastes velhos.
Eu classifico São Paulo assim: O Palácio é a sala de visita. A Prefeitura é a sala de jantar e a cidade é o jardim. E a favela é o quintal onde jogam os lixos.
Shakspeare, em sua obra "hamlet", perguntou se em primeira instância: ser ou não ser? Eis a questão! Diria então a Shakespeare, que prefiro não ser, prefiro apenas estar, e neste estado me fazer independe do sentido. Então estou, mas não sou, nem nunca serei.
Assentei o amor pelos meus nessa dádiva de sangue, assim como a mãe assenta o seu amor no leite que dá. É aí que reside o mistério. É preciso começar pelo sacrifício para alicerçar o amor.
Agora só espero a despalavra: a palavra nascida para o canto-desde os pássaros.
A palavra sem pronúncia, ágrafa.
Quero o som que ainda não deu liga.
Quero o som gotejante das violas de cocho.
A palavra que tenha um aroma ainda cego.
Até antes do murmúrio.
Que fosse nem um risco de voz.
Que só mostrasse a cintilância dos escuros.
A palavra incapaz de ocupar o lugar de uma imagem.
O antesmente verbal: a despalavra mesmo.
Aos onze anos, todo mundo sabe como consertar o mundo. Aos setenta, você olha para trás e vê que não conseguiu consertar nem mesmo o menor dos seus próprios defeitos.
"Se eu fosse viver de poesia, estava na sarjeta. Trabalho intelectual neste país é sinônimo de vagabundagem"
Manoel de Barros, poeta, advogado e fazendeiro, em 29/12/1991, em entrevista ao GLOBO
O Brasil inventou a categoria do OBVIOSCENO: aquilo que, justamente por ser óbvio, é proibido como obsceno.
3 de maio
Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi
Não vi o seu rosto
_ ele estava mergulhado entre as minhas coxas_
Não beijei sua boca
_ ela estava ocupada me beijando os lábios...
Se APAIXONAR e sofrer um dia vai acontecer, mais o mundo so gira para um lado e um dia volta quem passou por voce.
Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. [...] Entretanto, se eu me ativer só à lembrança da sensação, não fico longe da verdade. [...] Realmente, por mais preparado que estivesse, padeci muito. [...] Sofria com alma e coração; demais.
Hoje foi um dia normal. Como todos os outros dias normais eu senti fortes emoções. Esperança foi uma delas, ahhh que esperança. E no meu sonho eu estava ao seu lado olhando as estrelas. O céu não estava o melhor para observação mais ao seu lado qualquer céu estaria com fracas estrelas porque a mais brilhante de todas estava ao meu lado. Bom... mais se era um sonho bem que eu podia colocar um céu mais bonito, não?
Nesse sonho estávamos deitados olhando o céu, eu sentia seu rosto junto ao meu, seu cabelo tocando minha face era como um véu. Um lenço que me acariciava enquanto eu observava as estrelas, mais que burrice a minha einh? Observar as estrelas se a estrela em que eu mais pensava estava ao meu lado. Que burrice! Mais já passou, foi só um sonho. Ou não? Nossas risadas... Ahhhh nossas risadas. Incrivel como o timbre da sua voz mexia com meus ouvidos. Incrivel como meus olhos enxergavam o brilho dos seus. Tudo em você era incrivel para mim. O brilho do seu sorriso... pra brilhar daquele jeito só sendo uma estrela mesmo, e que estrela!. E agora eu tenho saudades de você. O sonho acabou. E quando irei sonhar novamente? Alguma previsão?
Minhas pernas não estremecem, minha boca não fica seca, o suor não escorre por minha testa, mais meu coração acerela. Será que isso significa algo?
Sei que uma imensa alegria toma conta de mim quando nos vemos. Pena que sinto pouco essa alegria. Bom, hoje eu cansei de falar disso tudo.
Estou com problemas, muitos problemas. Mesmo assim você conseguiu atrair minha atenção. Espero que nos arrependamos de não termos ido em frente no sonho. Mais ele acabou? De que modo?
Minha cabeça dói, o sono tenta fechar meus olhos, meu cerébro está cansado. Mesmo assim não deixo de pensar em você pois é com o coração. E ele não cansa. Mais o sonho acabou, minha estrela virou um cometa e partiu. Adeus?
Câmbio, desligo.
- Relacionados
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Uma mensagem para alguém especial
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Poemas para Conquistar uma Garota
