Amadurecer
Crescer não dói , não é difícil.
Você pode crescer 7 cm em 2 minutos
Se você colocar um salto,
Ou você pode crescer apenas 2 cm por ano,
isso é relativo e indolor.
Amadurecer é o que dói.
Dói aprender com os erros,
Dói errar continuamente,
Dói enxergar as coisas que antes
Nos era invisível.
Difícil é enxergar um mundo novo,
Difícil é descobrir que as pessoas ,
Não são o que achamos,
Difícil é passarmos pela puberdade
E conservar-nos sãs.
Difícil é amar
E não sair machucado
Difícil é ter coragem,
Enfrentar os desafios de frente.
Doloroso é acordar todo dia
Com problemas diferentes
Sem saber como resolvê-los .
Difícil é sabermos que no final disso tudo,
Tudo o que ganhamos em troca é um caixão e oração.
Nosso presente final.
O caráter de uma pessoa se resume a erros e acertos.
Errar nos da mais experiencia do que viver acertando, mas você sabe por que?
Os erros nos trás sofrimento, e com isso vem o trauma.
O trauma é a barreira que servirá para impedir futuros erros, é a voz da razão nesse caso.
Em outras palavras, a famosa experiência concreta e vivenciada. A mais pura sabedoria.
Abrindo os olhos com amplitude para cada escolha e ação tomada.
Questionamos então nossos motivos, refletimos o que tudo nos causou, colocamos em uma balança o que realmente precisa ser feito para acontecer a mais importante grandeza de um ser humano, a mudança de comportamento.
Nossos acertos é o resultado de uma noção e de um olhar critico, pois se já sabemos que aquele erro nos causará sofrimento ou algum tipo de caos pessoal, consequentemente os evitamos, e ver os erros dos outros nos faz questionar ter uma auto-critica, mas não trás a experiência vivida, não nos impede totalmente de REPETIR ERROS.
Não é necessário errar para aprender, evitar o erro é ser racional, mas se não aprendemos com esse erro, ele será cometido.
Se a mente for capaz de captar a lição, tudo será convertido em sabedoria sobre a experiencia.
É a lei da vida, viver, aprender, amadurecer e se necessário, mudar.
Amadurecimento e maturidade...
Sempre tive a impressão de que essas duas palavras tivessem um mesmo significado, mas com o tempo compreendi que entre elas existem uma certa diferença.
O amadurecimento é o nosso crescimento, o passar dos anos, os novos dias de nossas vidas, amadurecer, e crescer envelhecer, são as mudanças que ocorrem na vida...
A maturidade que seria talvez o nosso grande problema.
Maturidade é a forma como levamos a vida, é saber como agir com tal amadurecimento...
Maturidade é sua idade interna, é o seu conhecimento espiritual, é a forma que você escolher ser e viver, uma escolha feita pelo saber e não pelo envelhecer.
A maturidade é algo de cada um o amadurecimento é algo que ocorre com todos e que nem sempre eleva a maturidade.
Existem jovens de maturidade avançada, que aos seus 15 anos já sabem muito mais que seus país com 30 ou 40 anos...
Maturidade é em alguns casos o peso que levamos por saber de mais, viver de mais, pensar de mais, o amadurecimento é o peso de ver os anos passar e entender que talvez você é maduro demais...
Amadurecer é crescer, envelhecer vem o tempo passar, maturidade é saber lidar com isso, é saber viver cada fase de amadurecimento, é se necessário mudar, pensar em escolhas melhores, agir se for necessário.
O amadurecimento as vezes nos trás o peso da maturidade que temos demais ou que então não temos...
Talvez tudo isso possa lhe parecer um pouco confuso, algo escrito sem razão ou sem lógica, minhas sinceras desculpas se assim lhe pareceu. Mas essas palavras são apenas simples pensamentos de um jovem de maturidade avançada mas que só agora esta sentindo o peso do amadurecimento.
Entender meu querer, não foi uma das tarefas mais fáceis. Depois de um tempo em que finalmente amadurecemos, podemos compreender o que é verdadeiramente essencial para uma vida estável e na maior parte do tempo feliz. Claro que não da para ser feliz o tempo todo, não da para viver de ilusões, aquela felicidade constante que assistimos nos filmes e lemos nos finais dos livros.
Todos nós, até mesmo nas melhores fases da vida, temos nossos dias de confusão mental, aquele dia da cobrança interna, o dia em que indagamos nós mesmo e questionamos como podemos ser mais felizes.
É uma busca constante, às vezes encontramos a felicidade em coisas, lugares e muitas vezes em pessoas. Eu busco encontrar nas coisas simples. Me pego com o pensamento longe imaginando como seria se…
“Tivesse engrenado meu noivado aos 20 anos de idade, talvez hoje estaria casada finalmente, com 2 filhos e um bom marido para amar e me dedicar.
Talvez entrado naquele curso dos sonhos, que não tinha condições para pagar, apertado minhas finanças e me dedicado 100%. Hoje poderia estar em um escritório rodeada de pessoas ambiciosas e talvez programando uma viagem pra fora a trabalho ou qualquer coisas do tipo.
Talvez também tivesse seguido a ideia da minha amiga de ir morar fora do País, poderia estar descobrindo a Europa seus castelos e bares, desfrutando do melhor vinho e me aquecendo do frio.”
A verdade é que eu estou aqui pensando em como seria qualquer escolha que não fiz, tomando meu chocolate quente em meio as cobertas refletindo sobre os se’s da vida.
Engraçado como as coisas mudam, como crescemos em meio ao caos, como uma dor nos fortalece, como nossa fé pode ser multiplicada. Hoje tenho fé em Deus, tenho fé na vida, fé em mim mesma e nas minhas escolhas, por mais que nem sempre eu saiba o melhor a se fazer, o que eu escolher vou procurar fazer o meu melhor.
Sei pouco da vida, sei pouco das coisas, sei o que eu quero e principalmente o que não quero mais. Sei que seguir não é fácil, amadurecendo descobri que não existe um mundo perfeito de felicidade constante e colorido como imaginava. Mas sei que posso viver a minha maneira, pintar com as minhas cores e valorizar cada momento de felicidade do meu dia a dia.
a pessoa chega na sua vida, com atitudes e palavras, ou com a falta delas, mas logo depois ela estraga tudo, dizendo que tem problemas (de fato) os mesmos no qual abominava nos outros, e como se achasse pouco, vai embora! tu te entristece por ter feito tudo certo, e não ter ganho nada com isso, porém mesmo em frutos ruins, podemos tirar sua semente intacta que vai gerar muitos frutos bons, deixemos amadurecer sob o silêncio que diz tudo!
A vida aos poucos vai nos mostrando que nossas fraquezas e imperfeições não são exclusividades nossas. Não! Na verdade, ainda bem, assim não nos julgaremos inferiores a ninguém.
De portas abertas para a liberdade, exploro caminhos sem mapas. Se quer sei aonde vou, nem mesmo onde estou. Por esse lugar se escondem mistérios de um tempo em que eu não conheci, mas que agora distante de tudo que é rotina, se fez novidade para mim. Era tudo o que eu esperava, mesmo sem conhecer, pois ouvi dizer que é preciso descobrir caminhos sozinha, para amadurecer.
É incrível como os acontecimentos da vida forçam a gente a mudar, descobrimos que algumas pessoas nunca foram o que pensávamos, aprendemos que uma derrota não é o fim e sim um estimulo para tentar quantas vezes for preciso alcançarmos nossos objetivos e que ficamos cada vez mais sábios ao superarmos nossas dificuldades. O fato é que após uma mudança seja de pensamento ou de vida nunca mais seremos a mesma pessoa de antes porque a gente também amadurece com a dor e com a alegria.
Quando sentimos sinceridade ficamos abraçados ao que é de verdade... Falsidade cansa, estou descansando! Não quero acordar. Mas já acordei do outro lado, o lado que me faz melhorar... Vendo a vida de outra maneira, troquei meus olhos e assim protegi meu coração.
Cultive sorrisos sinceros e a maçã de seu rosto vai amadurecer.
Quando agente é forçado a seguir um destino que nem imaginávamos e para ele somos atraídos de maneira irreversível, deixando fisicamente para trás, paisagens, situações e pessoas que insistem em ficar nas nossas boas lembranças e em nossos melhores sentimentos, penso que essa imposição, é para amadurecermos , porque lá na frente, em um futuro qualquer, tudo será como antes porém de maneira aperfeiçoada, não apenas para nosso deleite, mas para que sirvamos melhor e mais conscientes os ditames do Universo!
odair flores
É no seu tempo... No velho e conhecido tempo, sempre surpreendendo.
O tempo é relativo.
É o mesmo.
É longo.
É perto.
É longe.
É forte.
Enfraquece.
Aumenta.
É perigo.
É dúvida.
É amigo.
É intenso.
É fugido.
É pagão.
É musical.
É teatral.
É desconexo.
É temperamental...
Ah, o tempo...
E suas respostas.
Tão buscadas.
Queridas
Temidas.
Ansiadas
Nervosas
Tranquilizadoras
Traiçoeiras...
Promovemos as respostas... No tempo certo.
Tempo que te levanta?
... Ou te deixa se levantar.
Erguer-se é nosso...
Do tempo, só o vento...
Ele passa...
Nós passamos
Mas também ficamos.
E isso, só nós fazemos.
Mas às vezes, só o tempo... Porque dói. Dói muito.
Infeliz daquele que protege sua opinião com cercas de ego e arames de orgulho. Submeter a opinião a liberdade de se modificar é a essência do amadurecer
Voltar atrás e mudar de opinião não deve ser motivo de orgulho ou vergonha. É sinal de aprendizado e amadurecimento.
Já odiei por algum tempo tanta gente nesse mundo que só de lembrar me dar até medo de mim mesmo. Mas o que me alegra é que amadureci tanto que hoje no máximo o que sinto por essas pessoas que despertaram um dia esse sentimento tão asqueroso, é compreensão e tolerância, afinal isso é a base para seguir a vida sem carregar o árduo peso do rancor, do ódio...
..."O homem que se permite mudar por evolução, se renova, renasce e jamais sera o mesmo."... Ricardo Fischer
Em um determinado momento das nossas vidas surgem dúvidas sobre as mais diversas coisas da nossa rotina:
Já não sabemos mais se nossa cor favorita é azul ou roxa;
Se preferimos cabelos curtos ou longos;
Se o suco de morango é melhor que o de abacaxi;
Se ainda queremos aquela música na nossa playlist;
Se aquela foto deve ou não ser guardada;
Se merecemos ou não o amor alheio que nos é dado;
Se daquela pessoa devemos sentir saudade ou não...
Apesar da quantidade imensa de questões e suas diferentes intensidades, havemos de manter a calma, pois transições são necessárias para que haja o amadurecimento de nosso interior.
Confiei errado e sofri, enchido de orgulho insisti. Fui até aonde nem dava para ir.
La no final então eu percebi, quem eu era. Quem eu não era, e que não deveria estar ali.
Acordei com a dor, descobri a importância do aprendizado e o peso da consequência.
Amadureci.
..."Em todo processo evolutivo até mesmo as certezas são circunstancialmente momentâneas." ... Ricardo Fischer.
Aprender a crescer
Aprendemos a crescer não quando deixamos a alfabetização e avançamos uma série, não quando deixamos para trás os brinquedos que nós brincávamos, não quando deixamos de assistirmos desenhos animados, não quando aprendemos a andar de bicicleta, não quando damos o nosso primeiro beijo no colegial, não quando começamos a querer deixar nosso lar porque nossos pais estão a cada dia mais nos tratando como se fossemos crianças ainda e não quando desejamos construir uma família. Aprendemos a crescer quando percebemos que a vida é um grande replay e o que muda são os personagens, quando percebemos que amores vão e vem toda hora que a real felicidade está em nosso coração e não nos pensamentos que os outros todos os dias fazem com que sigamos, aprendemos a crescer quando aceitamos ser realmente o que nós somos, seres humanos com defeitos e qualidades que nos tornam únicos e especiais do jeito que somos.
As coisas passam e de repende algo parece mudar...
O muleque apaixonado encontrou o seu lugar...
Cresceu, viveu, aprendeu e acima de qualquer coisa, sobreviveu!
Longe dos seus braços aprendi a me expressar...
Voltei a sorrir, voltei a sonhar, voltei a amar...
Voltei a ser o que era e muito mais do que isso, reconheci os verdadeiros amigos...
Com você perdi minha essência e a vontade de fazer tudo que gostosa, pra viver uma vida que não amava...
Mais duras lições que consegui escrever
Experiências que vinheram para aprender
Coisas que serviram para amadurecer!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp