Alguem te Engana uma vez a Culpa e Dela
As principais características de uma seita que tenta se passar por cristã são:
- Tem um líder em pé de igualdade ou maior que Jesus;
- Tem um livro em pé de igualdade ou maior que a bíblia.
Em uma seita Cristo nunca é suficiente; a obra de Cristo nunca é completa e suficiente; a bíblia nunca é suficiente; a graça nunca é o bastante e suficiente e a fé nunca é suficiente.
É uma visão desagradável contemplar homens em idade, bebês em conhecimento; e quão inadequados eles são para instruir os outros, que precisam aprender para si mesmos quais são os primeiros princípios dos oráculos de Deus (Hebreus 5.12).
A feminilidade é sobre Deus. Você foi criada como uma mulher para mostrar a imagem de Deus para o mundo ao seu redor. Quando você nega esse fato ou trata como irrelevante, você não está refletindo a glória do Seu Criador como foi criada para fazer.
Ninguém é pós-moderno quando o assunto é ler bulas em uma caixa de remédio versus em uma caixa de veneno de rato. (se você tiver uma dor de cabeça, é melhor acreditar que os textos têm significado objetivo!)
Diferença Entre Dom e Unção
Existe uma diferença exponencial entre dom e unção. O dom enche o ambiente; o dom entretém a multidão; o dom emociona as pessoas; Mas a bíblia diz em Isaías 10.27 que é a unção que quebra o jugo, as correntes e as amarras. E a única forma que você consegue a unção é sendo esmagado, mas temos uma geração que não quer ser esmagada, mas que prefere exibição, performance, show, por isso vamos continuar tendo artistas, celebridades, famosos, estrelas, gente talentosa, mas não teremos pessoas ungidas, e por conseguinte não teremos milagres, jugo quebrado, correntes destruídas, amarras sendo soltas e libertação. Nós precisamos de uma geração que esteja disposta a ir para o secreto, onde o esmagamento acontece e é ai que o óleo vem, como é que se faz vinho novo? Você coloca as uvas no tanque e elas são esmagadas, é o mesmo com o azeite, esmagamento. Deus não conta com artistas, exibicionistas, estrelas, Deus está buscando por alguém que está disposto a ser esmagado.
Existe uma diferença exponencial entre conhecer a palavra encadernada (1ª Coríntios 2.4-5) e a Palavra Encarnada (João 1.14).
"E Jesus, olhando para ele, o AMOU e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades." (Mc 10:21-22). Se existe a graça irresistível, então o jovem rico não deveria resistir o AMOR (ηγαπησεν = amou de ἀγαπάν = amor ativo e sem interesse) o amor de Cristo! A graça irresistível cai por terra aqui. Logo, a eleição incondicional e a expiação limitada também!
Jesus e Sua Doutrina
Você sabe o que é uma doutrina?
Uma doutrina é a sistematização ou compartimentação de um ensino ou pensamento que se tornou oficial como verdade de uma instituição, grupo de pessoas ou pessoa; sendo impregnada de valor dogmático (de dogma; aceito como verdade absoluta; incontestável, indiscutível; Que se demonstra de uma maneira autoritária, expresso de um modo impositivo).
Para alguns grupos cristãos, uma doutrina é um conjunto de ensino baseado nos ensinos de Jesus e dos apóstolos, e esse conjunto de ensino é a verdade máxima de Jesus escrita num compêndio de teologia, ou manual denominacional explicados por meio de lógicas.
Quando Jesus ensinava, muitos perguntavam atônitos sobre o que Ele dizia: “Que doutrina é esta”?
A perplexidade deles foi que Jesus não apresentou nada compartimentado, teológico ou empedrado como eles estavam acostumados.
O ensino de Jesus nunca foi uma doutrina sistematizada, mas um ensino relacional-existencial e experiencial com O Verbo Vivo. Jesus nunca sistematizou nada! Quem sistematizou e abusou do uso de semânticas e logicas gregas no ensinamento de Jesus, corrompendo-o, foram os religiosos do cristianismo Constantiano. Foi a partir dos Gregos em diante que o ensino de Jesus se tornou uma doutrina sistematizada com logicas humanas.
Jesus disse que quem desejasse saber se Sua “doutrina” era verdadeira ou não, esse deveria crer, segui-lo, provar e experimentar para saber.
A “doutrina” de Jesus somente pode ser compreendida a partir de uma relação pessoal de fé com Ele.
Quem cria se tornava discípulo; e quem não cria se tornava mais cego ainda. Jesus nunca tentou vencer nada e nem ninguém pela força da intelectualidade, sistematização ou da lógica, pois as logicas humanas não conseguem alcançar o que seja Deus; pois Deus não cabe dentro dos processos limitados do pensar humano.
O convite é para crer! Ou faça como a religião e seus metres: Pense, raciocine, investigue, especule para talvez crer. Eu compreendo muito pouco, mas entendo e aprendo mais a cada dia. Voltemos à simplicidade do Evangelho!
Ótima semana!
No Amor do Abba, Marcelo Rissma.
Uma Experiência Não Substitui Uma Doutrina
Atos 19.11-12 diz: Deus fazia milagres maravilhosos por meio das mãos de Paulo, de tal maneira, que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os doentes e estes eram curados de todas as suas enfermidades, assim como espíritos malignos eram expelidos deles.
Temos que aprender uma coisa com esse texto:
- Paulo nunca fez a campanha do lenço! Por quê? Porque uma manifestação não substitui uma doutrina, e nem uma experiência pessoal pode se transformar num padrão para todos.
Foi por isso também que Pedro também não fez a campanha da sombra e nem Jesus fez a campanha da multiplicação dos peixes e pães.
Ótima semana para todos!
No Amor do Abba, Marcelo Rissma.
Resumo de uma Cronologia Cristã em Versos
Deus inspirou;
Lutero reformou;
Calvino deformou;
Beza piorou;
Armínio consertou;
Dort endemonizou;
Remonstrante confrontou;
Wesley reavivou;
Schleiermacher liberalizou;
A Europa afundou;
A América desviou!
No Brasil Deus recomeçou;
A fé se espalhou;
O Calvinismo enciumou;
O diabo potencializou;
Tio Nico TULIPOU;
O espantalho retornou;
Fraconato atacou;
C. A. Vailatti surrou;
Silas Daniel humilhou;
A Editora Reflexão disponibilizou;
A verdade viralizou e
Uma nova geração se levantou!
Falsos Pastores
O cuidado e o amor que um pastor tem por uma comunidade de fé, são medidos pelo desígnio de Deus que Ele anuncia, quanto mais ele é fiel as Escrituras, mais cuidado e amor ele demonstra, ainda que toda a comunidade o rejeite. (Atos 20.25-27).
Se você pensa que isso não é possível, estude o cenário bíblico, principalmente para o tempo do fim.
Muito cuidado ao generalizar "pastores", não coloque todos no mesmo saco. (Jeremias 3.15).
Nos últimos dias seria comum seguir, defender e exaltar falsos profetas (2ª Timóteo 4.1-4; 2ª Pedro 2.1-3), e combater aqueles que ensinam e pregam a Sã Doutrina e expõem com verdade as Escrituras (2ª Timóteo 4.14-17).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba, Marcelo Rissma.
Ter o Espírito Santo e ser Cheio do Espírito Santo.
Existe uma diferença importante no Segundo Testamento entre “ter” o Espírito Santo e “ser cheio” do Espírito Santo.
Toda pessoa que experimentou o novo nascimento tem o Espírito Santo:
“esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” (Ef 1.12-14).
Entretanto, a Bíblia ordena a todo nascido de novo:
“enchei-vos do Espírito Santo” ou literalmente “deixem-se encher pelo Espírito” (Ef 5.18);
“E todos foram cheios do Espírito Santo” (At 2.4);
“Tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” (At 4.31);
“Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (At 9.17);
“Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11.24);
“E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo” (At 13.52).
No Amor do Abba, Marcelo Rissma.
Entendendo as Facetas da Lei
A Lei Moral: Aborda as regras estabelecidas por Deus para uma vida de conduta correta e integra (Êxodo 20.1-17); aplicável em todas as épocas e ocasiões.
Um adendo ao sábado na lei moral. Alguém pode perguntar: “e o sábado”? “Devemos guarda-lo ainda hoje”? Devemos nós lembrar que o sábado (descanso) foi uma sombra do Primeiro Testamento que apontava para Cristo. Todo cordeiro que era trazido como oferta, toda a oferta queimada, todo o incenso oferecido, foi uma sombra da obra Jesus Cristo. O tabernáculo era uma sombra dele. O sumo sacerdote, nas suas vestes e em seu sacerdócio, era uma sombra de Cristo como nosso Sumo Sacerdote. O livro de Hebreus é claro e contundente quanto a isso. Quando Cristo se manifestou e terminou Suas obras, as sombras não eram mais necessárias; assim como o sábado, pois Cristo passou a ser o verdadeiro descanso (sábado), Mateus 11.28-30. O mandamento da guarda do sábado no Primeiro Testamento foi uma sombra da salvação em Cristo, sendo hoje um descansar na obra que Jesus fez por nós concernentes a nossa salvação. O sábado semanal terminou na cruz Colossenses 2.13-17.
A Lei Civil: Aborda a vida jurídica e social de Israel como nação (Êxodo 21.1 – 23.33); era temporal e necessária para a época á qual foi concedida.
A Lei Cerimonial: Aborda a forma e o ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive o sistema sacrificial (Êxodo 24.12 – 31.28); cumprida em Cristo, não se aplicando mais aos nossos dias.
Medite nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp