Agradecimento de Professora para Aluno
O que é ser um aluno Waldorf?
O aluno Waldorf é um dos únicos que se preocupam com o mundo e a natureza,
Ele sabe o que fazer e como fazer para resolver algo que o aflige.
Ser um aluno Waldorf é ser um artista, um poeta, um músico, um esportista...
Mas o mais importante!
É saber como lidar com a sociedade, e se destacar entre todos da população.
GabrielGomes.
Não é a qualidade da escola que faz o aluno, é a qualidade do aluno que faz a escola? Não é a qualidade do ambiente que faz a espécie, é a qualidade da espécie que faz o ambiente? Solos inférteis não eclodem sementes.
O Aluno assiste aula o estudante participa da aula e depois estuda revendo todo conteúdo e realizando atividades!
Um bom professor não ensina ao seu aluno o que sabe, ensina-o a duvidar do que ele sabe. (Edna Frigato)
“Pois muito bem… Quando alguém lhe disser que quem faz ou forma o aluno é a escola… Acredite: isso não é outra senão um embuste retórico. Em verdade, o aluno é quem forma e faz a escola; Ou por outra: o aluno é o maior responsável pela aquisição ou não de seu próprio conhecimento.”
Querido aluno, não abra mão de fazer o seu melhor, pois um dia em um leito convalescente eu possa vir a ser sua paciente e só quero ter a certeza de está em boas mãos, então, por favor: se esforce! Eu conto com você.
Os olhos de um aluno podem parecer duas imensas bolas de gude, vidradas em suas mãos (professor), sua boca, suas palavras, sua postura, sua alegria. Caso contrário, poderão ser como duas jabuticabas secas, sem seiva, sem vida, sem cor, sem o brilho no olhar, que faz matéria disforme tomar vida.
Na escola pública, o aluno aprende que é preferível o peixe já pescado e frito na hora "certa" do que a dignidade de adquiri-lo. A mente torna-se como o Mar morto: repleta de valiosos elementos e materiais, mas sem uma aplicação útil.
..."Quando um professor não ensina um aluno a pensar, o mundo se engrandece na ignorância e ganha mais dois idiotas."... Ricardo Fischer
O atual modelo de aluno passa seu tempo a calcular nota,a bancarrota o aguarda!Mas,quem vai começar a nova forma de ser aluno?
Com o novo aluno resulta numa escola nova. Nas cinzas do velho aluno é enterrado o velho professor, o velho sistema, mas quem vai começar a nova forma de ser aluno?
O paciente quer com todas as forças ser curado, e o aluno quer ser aprovado com o menor esforço possível. Contudo, mérito aos médicos e professores.
Quer ser um grande mestre? Seja um grande aluno. Deseja tornar-se um mestre extraordinário? Torne-se um aluno espetacular.
A aula que vale a pena é aquela que satisfaz o aluno e o professor.
É a aula que inquieta, instiga, provoca o pensar.
É a aula, na qual não existe quem sabe mais ou quem sabe menos. Ao contrário, é a aula onde aluno e professor, são parceiros na grande aventura de aprender.
É a aula que possibilita a invenção e a reinvenção da história de cada um; que possibilita a leitura e interpretação do mundo de um modo crítico, porém, humano.
É a aula que permite o “boom” do conhecimento de modo suave, numa atmosfera de conforto emocional...
É a aula que resulta em crescimento e realização pessoal.
Não existe aula ideal, nem aluno ideal, nem professor ideal. Há sim, a aula real, a que atende ou não as demandas do aluno. Há o aluno real, que traz potencialidades e dificuldades a serem trabalhadas. E há o professor real, que a partir da realidade de seus alunos, de seu arcabouço cultural e repertório de vida, trabalha o conteúdo, bem como a forma de comunicar. Penso que aqui está a chave: saber comunicar, como despertar a atenção e o interesse do aluno em situações em que ele não está disposto a aprender. Cabe ao professor demonstrar seu interesse pelo aluno, proximidade, fazendo o aluno compreender que o professor não é seu inimigo, mas um parceiro, um aliado na construção de seus conceitos e conhecimento.
Uma aula que vale à pena é aquela que consegue transformar professor e aluno; ou como dizia Alicia Fernandez, psicopedagoga argentina, é quando o professor consegue assumir papel de aprendente e dá a seu aluno a chance de ser o ensinante. Essa troca inteligente e humilde torna significativo o processo de ensino-aprendizagem e permite assim que aluno e professor tenham êxito na aula em questão. Afinal, uma aula que vale à pena tem de fazer sentido para todos que estão envolvidos nesse árduo processo que é a arte de ensinar. Um filme que me tocou muito e exemplifica claramente esse questão é Como estrelas na terra. Vale à pena assistir e refletir sobre o papel de cada personagem, trazendo em seguida para nossa realidade e adaptando de acordo com nossos conceitos e necessidades.
A aula que vale a pena é aula que há aprendizado dos envolvidos, professor aluno e vice versa. Pode ser uma visão utópica demais para os dias atuais de nossa educação. Vejo nos meus alunos, quando o assunto é despertado pelo professor o tema é bem desenvolvido, as visões, opiniões e a teoria complementam e refletem o conhecimento sendo aplicável ou não. O importante são as relações construídas. A educação precisa humanizar pra encontrarmos os melhores caminhos. Bj amiga espero ter ajudado mas é o que penso pois é o momento que vivo hoje...
Um aluno com depressão.
A mas os pais eram presentes, participavam de reuniões escolar,olhavam o caderno do filho, estava tudo em ordem, ele tinha uma vida de boa.
- mas e da vida do menino os pais participavam? E dos pensamentos e as dores os pais sentiam? Será que os pais eram tão presentes assim?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
