Agradecimento aos Meus Pais Já Falecidos
No silêncio barulhento do meu quarto
Em um longo tempo prévio
Vejo tudo passar rápido
Em um curto tempo
Quando acordo
O tempo já não é o mesmo
Tudo mudou,
Só eu que não mudei.
Oh moça dos olhos claros e brilhantes
dos cabelos soltos e ruivos
como fogo radiante.
Tu que sempre amei
e tanto procurei,
onde estavas que
só agora lhe enxerguei.
Queria te encontrar
ver o teu rosto para
acabar com este desgosto
de não te conhecer.
Gostaria de lhe ter por perto
dizer o quanto te quero
e quando tudo estiver certo
mostrar a ti que meu amor é vero.
Acho que o tempo
apagará esta história que sou,
e quem mesmo amado
não saberá quem amou.
Não espere sentir sede para construir um poço. Ou seja, não espere aparecer as falhas para decidir dar um basta.
O fígado de Zeca Pagodinho representa muito mais o povo brasileiro que o coração desse invasor chamado dom Pedro.
Eu vim de uma família amorosa, uma família acolhedora, que sempre me ensinou a fazer a coisa certa, sempre respeitou as minhas escolhas.
Imagina, a gente livre, sem nada, sem hora pra nada, sem prisão, sem pressão. Imaginar não é crime, né?
Eu quero contar a minha história. A minha vida. Para o senhor entender realmente o que aconteceu com a minha vida, desde pequenininha.
Esse menino vai te levar pro fundo do poço! Vai te afundar cada vez mais e você não vai conseguir sair.
Ser pai é mais que um destino traçado; é uma missão tecida nos fios invisíveis do tempo. Não se trata apenas de perpetuar a vida, mas de adentrar as profundezas da própria alma, onde os mistérios da existência se entrelaçam com os laços do amor. Os filhos, esses seres que nos atravessam, não precisam necessariamente brotar de nossa carne, mas devem cruzar o nosso caminho, tocando-nos e sendo tocados por nós. É quando o belo se revela, quando o inesperado se concretiza, e almas destinadas a não ser acabam se tornando.
A paternidade é um processo singular, forjado no calor das alegrias e no frio das dificuldades. Reconhecido, sim, mas quase sempre silencioso, escondido nos gestos simples e nas palavras não ditas. Em cada uma das suas ações, os pais, com o seu jeito finito de ser Deus, nos revelam o Divino que se faz homem. Semelhante a Ele nas tangentes da vida, por vezes invisível aos olhos, mas sempre presente, sustentando nosso mundo.
Talvez o maior pecado dos pais seja a ausência, essa escolha silenciosa de prover o bem-estar que, paradoxalmente, impõe a distância. E assim, de herói a vilão, transita o pai a cada repreensão, a cada tentativa de moldar o caráter, sem perceber que, em sua finitude, é reflexo de algo maior.
No entanto, é justamente nesse dilema que reside a grandeza da paternidade. Pois ser pai é caminhar na corda bamba entre a presença e a ausência, entre o querer proteger e o precisar deixar ir. É viver no eterno dilema de dar o melhor de si, mesmo sabendo que o melhor nem sempre é suficiente. Divergir, e por vezes reconhecer que o ideal nem sempre é o necessário. Mas, acima de tudo, é aprender que a grandeza de ser pai não está na perfeição, mas no amor que, mesmo imperfeito, é capaz de construir pontes onde só havia abismos e de transformar o vazio em plenitude.
E assim, na vastidão desse papel, o pai descobre que ser grande é dissernir entre o estar perto e se fazer próximo, saber que, mesmo na ausência física, sua essência perdura, enraizada no coração e nas ações daqueles que, passaram e se eternizaram por ele.
Os pais são os poetas que escrevem poesia com suas próprias vidas, sendo os filhos seus melhores versos.
Homenagem que tive a honra de prestar neste dia tão especial que foi a minha formatura e que gostaria de deixar registrado para sempre.
Aos que amamos,
Dizem que o amor dos pais é o mais próximo do amor de Deus por nós, ele é incondicional.
A palavra incondicional, por sua vez, é “aquilo que não está sujeito a qualquer tipo de condição, restrição ou limitação para que exista. Incondicional é a maior descrição do amor que vocês tiveram por nós!
Amor que não se limitou ao nosso merecimento, porque merecê-lo seria impossível, amor que não impôs restrição aos nossos sonhos, mesmo que para isso os seus sonhos fossem deixados de lado, amor que não colocou como condição a reciprocidade que muitas vezes, na correria dessa jornada, esquecemos de demonstrar.
A vocês, nossos pais, a vocês, nossos avós, que foram pais, irmãos que foram pais, tios e tias que foram pais, aos nossos pais que hoje não estão mais conosco, mas que eternamente serão lembrados.
A todos os que de alguma forma foram um pouco nossos pais!
Nós agradecemos por todo seu incondicional amor, que nos manteve erguidos para continuar quando pensamos em desistir, que nos deu força para lidar com a saudade quando já nos sentíamos totalmente sós, que nos deu velocidade quando estávamos entusiasmados com as novas descobertas, mas principalmente, que nos mostrou que para sermos bons cirurgiões dentistas, não bastava decorarmos livros, fazer endodontias perfeitas ou restaurações admiráveis, precisávamos colocar amor em tudo o que fizéssemos.
E agora com a felicidade do fim e com o receio do por vir, nós garantimos que não importa aonde o vento da profissão nos leve, podem ter certeza, nós sempre voltaremos!
Porque os filhos são barcos, mas os pais são cais.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Textos de Feliz Dia dos Pais (perfeitos para homenagear)
- Frases para o Dia dos Pais: expresse seu amor em poucas palavras
- Mensagens para reunião de pais
- Homenagens aos pais: 27 palavras de admiração por sua grandeza e importância
- Ando devagar porque já tive pressa