Agradecimento aos Mestres de Direito
Quem vive ameaçando de expulsar o filho de casa não tem direito de se perguntar o que fez para estar no asilo.
"A liberdade não é o direito de fazer o que queremos, mas a coragem de ser o que somos, mesmo quando o mundo pede que sejamos outro."
A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal, a balança sem a espada é a impotência do direito.
"O Direito deve ser um instrumento de libertação e justiça, não uma cela de conceitos e formalismo." Dr. Fabrício de Spontin, jurista e doutrinador, no livro Não Existe Lide Sem Prejuízo, 2026.
O livro: Não Existe Lide Sem Prejuízo, de Spontin, 2026. Surge a técnica no direito "advogados devem criar tensão sobre o processo para não dar rotas de fugas formais aos juízes". "O advogado é o mestre do que vai ser apreciado no processo, a petição tem que prever e eliminar rotas de fugas formais das futuras decisões". "Foco no resultado pelo advogado, a petição tem que prever que existe o formalismo, e se completar para evitar que o fim do processo seja improcedência pelo próprio formalismo que não foi anteriormente desclassificado", "O advogado deve dominar as variáveis processuais e prever cenários decisórios.".
"Dinheiro nenhum compra o direito de se sentir superior; na conta da vida, o que vale é o amor que entregamos."
"A honra na política é ser a voz de quem por muito tempo foi esquecido, defendendo o direito à legítima defesa e a meritocracia."
Não existe área mais completa que a política. Direito é Direito, Medicina é Medicina, Publicidade é Publicidade, Empresário é Empresário… e na política se encontram todos eles.
Me blindei, me calei,
engoli o que era meu por direito dizer.
Aprendi a sorrir em silêncio
pra não ter que me explicar pra ninguém.
Helaine Machado
Nem sempre ganhamos o que queremos e às vezes somos rudes e não pensamos direito. Aí está, um assunto dos mais delicados. Ninguém quer errar. Todos querem ganhar, sem se importar em plantar o bem para colhê-lo. Aí está, a sociedade não quer saber de seus erros. "Ai mas tudo é culpa de tãnanã", "É por causa do fulano" ... Mas nunca é a sua culpa.
Sabemos o quão difícil é admitir sua parte e não culpar o outro, ou perdoar os outros. O perdão. O perdão é uma forma de nos livrarmos de rancor guardado à toa. Uma pessoa que te fez mal pode melhorar e evoluir. Não temos que ignorá-la, falar mal dela ou rejeitá-la pelo seu passado, a pessoa quer se redimir, mas o orgulho é maior...
“A justiça só se torna verdadeira quando o advogado leva o direito até quem não tem poder, recursos ou influência.”
- Relacionados
- Frases sobre professores ditas por grandes filósofos e pensadores
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- 67 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Reflexões de Ano Novo: mensagens para começar 2026 com o pé direito
- Frases relacionadas ao Direito
- Epígrafes de Direito
- Frases de Direito para status que expressam seus valores
