Agradecimento ao Mestre
Na Maçonaria, o Templo é o ginásio da alma e os Mestres são os treinadores. Mas sem assiduidade, os músculos da mente e do coração não evoluem. João Pestana Dias RITO PORTUGUÊS
Não aspiremos a eternos Aprendizes, mas sim Mestres eternamente a aprender, pois só assim a sabedoria cresce ao ser partilhada.
João Pestana Dias
RITO PORTUGUÊS
O discurso é brilhante, mas a prática é opaca; são mestres em decorar textos, mas analfabetos na hora de estender a mão.
"A autodestruição é o passatempo dos fracos; a autoedificação é o ofício dos mestres. Enquanto o mundo se consome em vícios, nós projetamos impérios de valores."
Para mim o Brasil perdeu um de seus maiores mestres da música raiz caipira! Descanse em paz Tinoco, junto aí de seu irmão Tonico.
Entre meus grandes mestres na minha busca ao entendimento interior, estão os ensinamentos aprendidos em uma das Escolas filosófica mística grego-armênio, conhecida como escola do quarto caminho, que difunde o verdadeiro pensamento místico, religioso e psicológico do mestre russo George Ivanovich Gurdjieff. Legou nos, em sua obra difundida entre escolhidos, um modelo de conhecimento esotérico interior com o viés de uma metodologia para o desenvolvimento da consciência humana. Gurd para os que entenderam e aplicam a maquina humana, o tem como um "despertador" de homens. Uma fonte confiável, vem pela obra de um de seus discípulos direto, o pensador russo Peter Ouspensky, - " Em Busca do Milagroso: Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido."
Em honra aos Mestres, o Maior de Minas dá aula — de futebol, de resiliência e de como não se deixar abater pelos Menores que acreditam que a grandeza se sustenta no grito.
“Falsos mestres podem produzir falsos conhecimentos por meio da manipulação da realidade e da razão. Eles ao ensinarem o povo poderão adquirir grandes seguidores, mas no fundo não passarão de pobres criaturas enganadas. Por está razão nunca se esqueçam que o conhecimento verdadeiro e inabalável é somente aquele que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.”
Quando consumidores somos mestres do universo,quando cidadãos perante autoridade governamentais somos cordeirinhos dóceis e obedientes.
CORAGEM
Dos mestres da espada o corte inquestionável,
como o corte navalhado de um coração sublime,
Nada mais restou do corpo, veja! a foto imprime,
Momento sublime é momento memorável.
Coragem do justo diante de um desatino,
que de corações inflames destoam arbítrios,
Coragem diante de um ultrajar ferino,
Coragem diante de pedras atiradas em vítrios.
Quero crer que do remorso ecoe perdão
que da maledicência feróz de um bandido
há que crer num sim diante de um não.
Quero crer que da coragem se encontre o perdido
Enfrentando com zelo uma desilusão...
E que reste curativo para um coração ferido.
MEUS MESTRES
Suzette Rizzo
Aqueles que me magoaram foram os mestres da minha resistência...
Aqueles que me maltrataram foram os mestres da minha compreensão...
Aqueles que me impedem de viver são os mestres da minha consciência...
Aqueles que fizeram da minha vida um tempo de dor são os mestres da minha coragem...
E todo aquele que me traiu, derrubou, causou desânimo de viver, foi mestre do meu aprendizado...
E todo aquele que calou-me ou impediu-me de falar foi mestre da minha resignação
Todo aquele que segue um mesmo caminho é mestre do outro...
Ninguém é capaz de atropelar um destino traçado por leis desconhecidas e,
aquele que atropela é sempre mestre de algo.
Tive muitos mestres ao longo da vida, aprendi com eles a rejeitar o mal
e a escolher o caminho que mais se identificou comigo.
E todos os mestres que tive pegaram-me pela mão, sem que eles próprios soubessem...
abriram-me os portais do auto-conhecimento e da afirmação da minha criatura.
Aquele que quis atirar-me à fogueira e, de inveja cortou meu destino, fez-me um bem...
foi o mestre dos meus conhecimentos atuais.
E estes conhecimentos são responsáveis por meu crescimento.
Cresci, embora não aprenda a perdoar a criatura má, aquela que faz algum mal aos seres indefesos.
Estou falando dos animais: meus mestres da matéria amor.
Aqueles que sabem perdoar, amar, retribuir e defender suas famílias.
Não sou eu a ser mestre dos pequeninos seres, mas sim eles, com seu abundante amor.
Compreendi que um simples inseto pode ser mestre do respeito à vida
Nossos mestres construíram essa cultura. Agora, o mínimo, é a gente fazer com que a estrutura não desabe.
EDUCAÇÃO:CONHECIMENTO E AMOR
A educação tem de formar o caráter. Na escola, os mestres recebem alunos que vêm de histórias de vida completamente diferentes. Há pais que participam ativamente da história de seus filhos. Há pais ausentes. Há pais amorosos; há outros, agressivos. E isso faz a diferença. Escola não faz milagre. A família tem de fazer a sua parte. Este ano a escola pública de São Paulo tem muito a comemorar. Seguindo o exemplo de países como a Espanha, Coréia, Finlândia, Chile, teremos 514 escolas de tempo integral. Escolas em que os alunos entram às 7h e saem às 16h10. Esse é um grande salto na melhoria da qualidade do ensino. No período noturno, os alunos terão uma aula a mais todos os dias. Essa decisão do Governador Geraldo Alckmin demonstra o quanto a educação é valorizada em seu governo. Os reflexos estão aí. Professores mais comprometidos. Evasão escolar de 0,6% da 1a a 4a série, participação maciça dos pais na Escola da Família. É a sonhada escola pública de qualidade. Foram vencidas questões estruturais. Nunca mais se falou em filas nas portas das escolas nem em problemas com merenda ou material. Em mais de 28 anos, desde a primeira greve dos professores, em 1978, Alckmin é o primeiro governante em cuja gestão não se registrou nenhuma greve do magistério. E o maior beneficiado é o aluno. É o compromisso em desenvolver a autonomia da criança. Disse Rousseau, "A infância tem um jeito de enxergar, pensar e sentir peculiar. Nada é menos sensato do que substituir o dela pelo nosso". Cem anos mais tarde, confirmou Herbert Spencer, em meados do século 19, "As crianças deveriam ser levadas a fazer suas próprias investigações e assim tirar suas próprias conclusões". Respeitar a criança e todo seu potencial é papel do educador. Quanto aos jovens, Dom Bosco assim os acolhia: "Basta que sejais jovens para que eu vos ame". A irreverência, a rebeldia, a inquietação podem ser aliados na educação da juventude. Não pode o professor enxergar os alunos com desconfiança. Não são um problema. São crianças e jovens que dependem da orientação dos mestres, grandes parceiros nessa caminhada. Os adultos também aprendem. São Paulo tem mais de 750.000 alunos na Educação de Jovens e Adultos. E há vaga para qualquer pessoa que esteja fora da escola. Mesmo aqueles que não estudam há muitos anos podem estudar no período noturno ou matutino, ou apenas nos fins de semana. Não há idade para aprender. O aprendizado é possível em qualquer idade. Dizia Kant, "Como então buscar a perfeição? Onde fica a nossa esperança? Na educação e em nada mais". Pois a educação melhora nossa conduta e amplia nossos horizontes. Que nossas crianças, jovens e adultos encham-se de esperança neste primeiro dia de aula. Que os professores reinventem a forma de ensinar a cada momento. Precisamos mais de educadores e menos de burocratas. Que também os pais estejam presentes, sempre. E que todos participemos da construção de uma sociedade melhor. "Uma vida boa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento." (Bertrand Russel) Conhecimento e amor, ingredientes de sucesso para mais um ano letivo. Bom trabalho.
Publicado no Jornal Vale Paraibano, S.J.C. - on line e Jornal da Tarde
O sofrimento existe. Tem sempre uma causa e certamente uma solução. Dizem todos os grandes Mestres Espirituais que Deus, em Sua Divina Bondade e Misericórdia, colocou ao lado de cada dor um bálsamo que suaviza e faz despertar de novo a Esperança. Muitas vezes o Homem
sabe qual o bálsamo a tomar e a lição a aprender. Mas por vezes recusa esse bálsamo. Outras ainda, tem dificuldades em descobri-lo.
"O Problema Hoje em dia é que as pessoas ouvem conselhos de mestres e as aceitam somente como ideias e nao como verdades, mostrando o quao limitadas sao consigo mesmas, continuando com suas vidas chatas,com mentes vazias e empoeiradas.."
- Gustavo C . Herrero
- Relacionados
- Parabéns, mestre: mensagens para homenagear aquele que te ensina
- Feliz aniversário, professor! 37 mensagens que demonstram gratidão
- Mensagens de agradecimento aos mestres pelos ensinamentos
- 43 frases de Muay Thai que impulsionam sua entrega total no treino
- Professor Mestre
- Frases do Mestre Masaharu Taniguchi
- Gratidão aos mestres: homenagens aos professores na formatura
