Agora
SESSENTA
Já fiz sessenta
Agora sou adulto
com formação de velhice e tudo.
É... Cheguei aqui, estou vivo sim!
E tudo que aprendi...
Aprendi com o mundo.
Apanhei de palmatória...
Meu pai, mina mãe, não passavam
a mão sobre a minha cabeça,
e hoje eu agradeço-os, pois com isso...
Aprendi a ser da hora
e não dá cesta.
Penei com meu indulto de vida, mas
aqui, poderei ampliar a maluquice
... Ser velho, é querer ser jovem criança...
Até brinco de esconde-esconde
pena que hoje, a minha
parceira, é a tão esperada saúde.
Aprendi a temer a esperança,
voar na paranóia...
D'aquilo que hoje tornou-se grude.
Recebi um bilhete do presente...
Usando óculos de graus,
e mãos tremulas...
Eu li as cláusulas dos meus apegos...
Minhas manias
meu tempero curto
o silencio p'ro meu pensar...
E o chorar pelo viajar
dos novos defuntos.
O bilhete me chamou de museu
e ainda disse que as coisas...
As minhas coisas!
São misturas, mais que eu.
Ora bolas... Mas que bilhete audacioso!
Eu já fui criança, jovem feliz,
Ao comer, já mordi, pedaço de carne
segurando-o com, as minhas mãos...
Já brinquei de bola de gude,
já tive pião, estilingue, bola peteca
já pulei corda muro amarelinho
já rascunhei o mundo
apenas com um pedaço de giz.
É... Já fui feliz, sim, sim!
Muito feliz.
Antonio Montes
Quando era criança, não me importava com o tempo
Agora, o tempo é tudo o que importa
Certos prazos sempre vencem!
Lembrei-me com exatidão do inverno de 2005, e, desta vez, não ansiei lábrimas. Foi bom, mas, agora, desapego de todas lembranças para seguir livre rumo a um futuro apaixonante.
As pessoas tem se envolvido em relacionamentos tão fracos e sem sentimentos verdadeiros que agora não basta dizer que você está emum relacionamento, tem que explicar que é um relacionamento sério.
Agora sei o porque que todo homem é igual. O choro lhe torna fraco, o romantismo cafona, o carinho pegajoso. Homens diferentes existem, mas se escondem por não serem "aceitos" na sociedade "moderna"
Quanta tristeza há nesta vida só incerteza só despedida e agora que desfecho Já nem penso mais em ti. Mas será que um dia deixo de lembrar que te esqueci. A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor brilha tranquila Depois de leve oscila e cai como uma lágrima de amor boa noite
Em um breve futuro-agora todos os objetos da criação humana voltarão ao pó.
Feito fósseis que servirão apenas de exemplo pra contar a história de um mundo que não existe mais, e só, esqueletos de aço por toda parte, estupendas obras de arte, antigas ilhas de luxo, hoje pilhas de lixo, completo descarte...
Mas mirem olhos qualquer horizonte, ainda assim veremos o mesmo Sol e a mesma Lua entre os escombros que vivemos.
Mal nenhum mais assola o mundo, só o ar pesado do passado, a memória impregnada em tudo como um fardo do pecado, marca da bestialidade humana e sua insana insensibilidade clara como o céu ao cair do véu, resplandecente a Verdade.
Nunca está em nenhum outro lugar, está sempre aqui e agora. Ao explorarmos o aqui e agora de nós próprios, podemos explorar o mundo. Se não investigarmos o mundo interior nunca poderemos conhecer a realidade - iremos conhecer apenas as nossas crenças ou nossas concepções intelectuais a esse respeito. Porém, pela observação de nós mesmos, podemos vir a conhecer a realidade diretamente e aprender a lidar com ela de uma forma positiva, criativa.
já chorei muitas lagrimas de solidão agora quero derramar rios de risos e alegria, por quem me me faz feliz sou eu mesmo, vou contar piadas para mim mesmo, quero ver filmes comigo mesmo, não eu não sou egoísta, egoísta eu era quando fazia as coisas para agradar outros.
felicidade existe esta aqui comigo obrigado meu Deus por me fazer intender que tudo isso só dependia de mim mesmo .
Completamente, amar você!
O que a gente faz agora,sonhos pelo céu da boca que não tem as suas estrelas,Você e eu ninguém pode dizer o quê já aconteceu.Quando já não o que falar,então fecho os olhos para te encontrar,qual estrela deve ser você para eu te encontrar.
Um beijo seu e o meu sonho será que vamos nos encontrar nesse céu de amor...
O politicamente correto extrapolou e agora se tornou politicamente incorreto. A convenção é um saco.
Antiga História
Página de uma antiga história,surges
novamente em minha vida agora.
Só faço em ti pensar, és a parte mais
linda vivida outrora.
És igual como antes, só o tempo passou.
Teus encantos repetem-se agora.
Flor que a minha vida adorna, voltas a
enfeitá-la com mais luz, mais encanto,
mais amor.
O que sei, é que te amo muito, és tudo que
alguém pode querer, sonho que vivo hoje,
que dele eu nunca venha a acordar.
Embala-me com a luz do teu olhar ,
e que o teu sorriso seja um eterno dia a raiar.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Aquiete-se e perceba que naquilo que se parecia imperceptível até agora há todas as respostas que você precisa, basta enxergar de forma crítica o mundo ao seu redor.
Agora quero falar
Da importância que a água tem
Ela não pode acabar
Pois a mesma nos faz bem
Mas precisamos
Nós preocupar
Pois acabando
Ela está
Por isso estou chamando
Vamos economizar
Na hora de usar ela
Esteja consciente
De que torneira aberta
Gasta tanto, quando vazamento
Existe alguns modos
De ajudá a preserva-la
Perfurando poços
Artesianos para a água doce não gastá-la
Quando for lavar calçada
Ou as plantas cultivar
Que não seja com frequência
Mas com a água que sobrar
E sobre como economizar
Algumas dicas vou te dar!
Banhos mais curtos pode ajudar
Também feche o chuveiro, enquanto se ensaboar
Mantenha a torneira fechada
Quando os dentes escovar
Cuidado com os vazamentos
Pois faz a água desperdiçar
E que tal reaproveitar
A água do banho
E da máquina de lavar?
Nas pequenas limpezas reutilizar
Na calçada, no carro e principalmente
Para à descarga dar.
E existe outros jeitos
Que você pode procurar
Vai no Google e veja os meios
De melhor a água utilizar
Seja você mesmo, pois lá na frete poderá ganhar algo melhor do que agora, nunca esquecer quem é si e no deixar ninguém atrapalhar seu caminho.
Não entedo agora, mas um dia vou ver que tudo que fiz e tudo que foi, vai chegar no coração de alguém, vai tocar outros e outros corações até chegar um ponto que as pessoas vão olhar os céus e me ver lá como uma grande estrelas brilhantes que sempre esteve lá.
Sabe não pensar, não é negar a viver mas sim dá tempo pra você mesmo.
Preso
É como estou agora
Será que ninguém pode me ouvir?
Mas eu levanto meu rosto
Limpo suor e ferrugem que há nele
Um silêncio e um vazio em mim
Apenas por estar proibido de viver a liberdade
Cercado por animais ferozes sedentos pelo o que não tenho
E ainda assim sou castigado e obrigado a cumprir com aquilo que eles chamam deveres
Mesmo sem poder reivindicar meus direitos
A verdade é que a escravidão ainda existe
Vivemos em meio a isso e você não percebe
Todos os dias quando acordo
Vejo a miséria dos meus irmãos que sofrem como eu
E ainda assim ninguém percebe
Somos tão inocentes
E aqueles que deviam guiar nosso povo
Sempre querem o que não temos ou o que temos de pouco
Assim nos roubam e nos iludem com aquilo que chamam de diversão
E um pouco de comida
Coisa que eles têm de fartura
Vivemos a Escravidão Moderna
Tanto brancos quanto negros
Coma! Beba! Use!
Acham que somos animais
Mandam fazer isso e aquilo
Prometem e nunca fazem
Somos manipulados por eles
Eles nos roubam e levam tudo de nos
E ainda assim não ligamos, não vemos, não fazemos e não acordamos para enxergar a realidade
O Pensador e a Dor
Quero agora para vocês narrar
Um fato da minha vida
Que por deveras doloridas
Não posso reprimir, só quero falar;
Falar ,alivia a alma
Desintoxica o organismo
É como um mecanismo
Fazendo a gente chorar;
Parece pequena no nome
Mas é enorme seu fervor
Só tem tem três letras
Esse atrevido que chamo de "Dor";
Como pode !
Um nome tão reduzido
Fazer um pensador
Fazer rimas poéticas sobre a Dor?!
Eu já sei!Foi uma forma inusitada
De se transformar esse horror
Em breves estrofes
dividindo minha Dor:
Ai, um Pensador e a sua Dor
Ou seria melhor dores!?
Que rima com fervores
Rasga a carne sem pena meus senhores
Dores artríticas,
Dores quase mortais
Dores lancinantes
Dores imorais
O Pensador seria sábio?
Retratando num cordel?
Mas que maneira é essa
De espelhar as dores num papel!?
Sem dúvida é para aliviar
É para suspender
por algum tempo
A Dor que insisti em ficar
Escrever é um prazer
Nem sempre é fácil rimar
principalmente quando tem a dor
Fica difícil até pensar
Mas falo aqui Para partilhar com vocês
Essa bela forma de anestesiar
Transformando a Dor em poema
Para assim se dissipar
O Pensador e a Dor
Na sua paixão e ardor
Sabe transformar aquela que castiga
Em alívios supra dor.
Que depois de uma noite
Esperando que a dor embora vá indo
Eu durma aliviada
E acorde sempre sorrindo.
Yascara Samara
AS PESSOAS COM DEFICIENCIA E O PRAZER DE VIVER
NA FILOSOFIA DE EPICURO
Vou narrar agora uma linda história;
Que vocês aqui, nunca mais vão esquecer;
E mostrar uma realidade de pessoas;
Que não se deixa perecer;
Pessoas que vieram somente para vencer;
Nessa sociedade desigual;
Que não são vistas por ninguém;
Onde não há motivos pra sorrir e crer;
Destacam-se as pessoas com deficiência
E o prazer de viver;
Um viver pleno e equilibrado
Sem ter medo de nada,
Visando um belo futuro
Imitando assim como viveu,
O nosso filosofo Epicuro;
Oh! homem arretado,
Nunca vivia aperreado;
Pois ele estudou muito e descobriu!
Que viver na filosofia;
É o melhor que ele viu;
Nasceu antes de cristo;
Que a meus zóio epicurista este é!
Porque pregava a simplicidade;
E aceitava a todos do seu lado;
Com muita humanidade;
Epicuro era rico de sabedoria;
E por isso era sabido credo e cruz avé Maria;
Sabia viver bem, mesmo na adversidade;
Num período em que Alexandre o grande;
Deixou a Grécia antiga, uma verdadeira tempestade;
Foi ai então! Fugindo da política! E da vida perturbada;
Procurou um canto bem longe da cidade
Juntou um povo simples, de toda qualidade;
Pra viver num jardim entre amigos,
Dando valor o prazer da amizade;
Viver filosofando entres eles eram a coisa mais importante;
Era a chave mestra para restabelecer a vida de todos;
Uma comunidade de amigos que sabiam viver na simplicidade;
Dividindo tudo e sempre se respeitando na maior tranquilidade
Tudo isso por causa de um remédio – conselho, que eles seguiam na sua literalidade;
Ele era um vencedor!
Viveu sua vida inteira, suportando a dor;
Uma dor na bexiga, que ele ia, no outro mundo e voltava;
Essas dores em um homem são mesmo que umas cutiladas de faca;
Mas mesmo assim, com sua filosofia; Escrevia pra seus muitos amigos uma imensidão de carta;
Nestas cartas, ia o ensinamento que Epicuro queria dá;
Eram dirigidas pra todo o povo que quisesse provar,
Como era conviver com a dor e com ela viver alegre sem reclamar;
Naquele tempo a medicina não era muito boa!
E a que tinha, não era pra qualquer pessoa...
Mas a doutrina de Epicuro veio para diferenciar!
Que os quatro ensinamentos dele era bom mesmo pra danar;
Tetrafarmakom era o nome que povo começou a chamar;
Era escrito em todo canto, nos muro, pra da memoria não apagar;
Foi tanto batido que toda noite se reunia no jardim para o povo decorar;
O primeiro não deve temer os deuses;
O segundo não se deve temer a morte;
O terceiro é notar que não se tem dor, que dure para sempre;
O quarto é que a felicidade é possível para todos;
Basta trocar uma dor horrível, por um prazer ético e valoroso;
O prazer de estar entre amigos;
Que é a maior e uma das mais simples alegria;
Assim como a necessidade de tomar Água;
Comer e respirar há a necessidade;
Dos prazeres naturais que é necessário cultivar;
Epicuro dizia que este era o seu filosofar;
Que curava o povo bastava eles vivenciar;
Nas suas vidas e dos escritos dele retirar;
A boa vida e todas as almas curar;
Dizia também que nunca era tarde para filosofar;
Nem para véio nem para menino;
Bastavam somente nunca mais esquecer;
Que a filosofia de Epicuro pra eles e para nós hoje;
É o melhor meio de se viver;
Bote isso na cabeça viu, para não entristecer!
É só por isso que hoje venho explanar;
Que os ensinamentos de Epicuro veio pra nossa atualidade nos surpreender,
Que é possível viver feliz, basta querer!
Fundamentando que as pessoas enfermas e com deficiência;
Podem e devem ter o prazer de viver!
Mas como isso é possível?
Eu logo vou provar, eu sou um exemplo vivo, basta vocês olhar;
Que podemos conviver com a dor e com elas também vencer!
Além da pessoa que vos fala, tem muita gente por ai;
Que luta sempre toda hora e todo dia, basta vocês perceber;
Assim como pensava Epicuro, Que o prazer é o inicio e o fim para uma vida feliz! Mas por quê?
Porque o maior prazer pra ele era quando a dor sessava;
E vocês não tem ideia, que prazer inebriante é esse que é a ausência da dor!
Por isso que a cada momento que ela se anestesia,
Aproveito e faço o que quero sem qualquer maestria;
Percebam; que é com essa base que quero vir dizer;
O prazer que as pessoas com deficiência têm de se viver;
Se superar até quatro vezes mais, mostrar que tudo podemos e que de tudo faz-se capaz;
Não só a dor física, mas as dores da alma resumida;
Na depressão, na ansiedade que a dor nos trás;
É por isso que fiz em homenagem a Epicuro esse cordel;
E pra esse filosofo popular eu tiro meu chapéu;
Ele foi um marco na antiguidade e atingiu o senso comum da atualidade;
Chegou a imperturbabilidade da alma, e a dor passou na vida a vencer;
Foi muito criticado, conturbado, discriminado por terem preconceito com seu jeito de ser;
Mas percebemos de maneira singela como era o seu prazer;
Era o estar com os seus bem querer;
Os amigos e a família e fazer sempre o que se sentia bem;
Resumindo o prazer de viver;
O dançar, cantar, recitar, pintar, o filosofar...
O amar, escrever fazer o que der...
Beber, ir atrás do seu bem querer;
Descobrir no seu interior a melhor maneira de se ver
De se conhecer, de sentir o seu próprio prazer
Sua própria direção para um prazer equilibrado...
Fazer o que individualmente acha certo, pra ninguém ficar encabulado;
Um remédio para alma, para a vida, para seguir;
Até pra quem não conhece Epicuro, muitos vivem a sorrir;
Por que descobriram que a vida se torna bem mais amena;
Quando muitos prazeres nos permitimos sentir.
YASCARA SAMARA 09/04/16.
