Aflição
Os bons trovadores de outrora, Béroul e Thomas e monsenhor Eilhart e mestre Gofried, contaram este conto para todos os que amam, e não para os outros. Por mim, vos transmitem a sua saudação. Saúdam cuidadosos e os felizes, os descontentes e os desejosos, os alegres e os tristes, saúdam a todos os amantes. Possam eles aqui achar consolação contra a inconstância, contra a injustiça, contra o despeito, contra a aflição, contra todos os males do amor!
Eu não consigo viver em silêncio, sem ouvir nada, nem ler o que você escreve; bem tu sabes todas coisas que você faz, alegra o meu estado animico e sara as minhas dores. Por favor fale qualquer coisa e nunca mais esquecerei, devolva-me a vontade de sorrir de novo; neste momento que eu me sinto aflito.
Algumas feridas jamais cicatrizam. Umas tão profundas que de vez em quando sinto sangrar. É como se lembrar fosse um gatilho, dispara e me entorpece. Tamanha a dor, parece que vou sufocar. Minha alma chora.
Penso nas maldades que fiz, jamais poderei reparar.
As vezes a gente fica perdido dentro do nosso próprio mundo, com saudades de pessoas que ainda não foram, mas a gente sabe que elas vão, também ficamos com saudades da aquelas que já foram, fica com saudade daquela que nunca falamos só trocamos olhares, ficamos com aquele arrependimento de algo que não fizemos, e de coisas que fizemos também, o futuro e incerto não adianta mas de certo modo existe o tal destino e a gente nunca sabe o que ele guarda pra nós, aquela pessoa amada? Ou talvez aquela pessoa que já amamos e por alguma razão ela saio de nossas vidas, a gente sabe que um dia iremos se encontrar, isso e o mais triste como você vai estar? Como eu vou estar? Agente se vê por ai em qualquer esquina em qualquer lugar, a saudade e só uma previa de nossos destinos.
Além de inconstante, medrosa, ansiosa e covarde. Sou também egoísta e enquanto escrevo tenho vontade de deixar os problemas da humanidade que é a intenção deste meu conjunto de letras e focar em mim. Naquilo que me aflige de uma maneira extrema o suficiente para que eu queira fugir.
Mas a fuga é algo ilusório, e ter esse conhecimento permite que eu seque minhas lágrimas e decida a enfrentar todas as minhas aflições. Ter conhecimento da utopia que é a escapatória fácil faz com que eu tenha a presunção de acreditar que posso ignorar a minha covardia, e seguir visando às coisas à frente até o meu próximo surto onde terei as palavras á minha disposição para gritar com meu coração de poetisa que fugir não significa ir para outro lugar.
Trilhas
O vento sopra!
Sopra em toda direção.
Dependendo da temperatura,
altura e pressão,
pode cair e subir,
ir ao alto e ao fundo,
subir e descer calçada,
fazer dor e furor,
e trazer maldição...
Mas não existe aqui,
nem tão pouco ali,
e em nenhum lugar deste mundo,
qualquer sentido e calor,
força e aflição,
que me faça sair,
das trilhas traçadas,
pelo meu coração.
Maio/1998
Ao seu lado
Você pode não ter ao seu lado amigos nas horas de dificuldade
Mas ao seu lado está Deus,presente em cada segundo que você respira.
Pois é ele que te dá este ar para respirar
Sendo assim tendo fôlego para vencer esse momento de aflição.
As vezes penso que não sou uma boa pessoa.
Eu deveria existir?
Eu faria falta?
Não quero causar dor a ninguém, nem mesmo pela minha morte.
Se eu sumisse, então alguém sofreria cogitando onde eu estaria.
Melhor mesmo era não ter existido.
Aquele encontro não devia ter acontecido.
Nem aquela dor.
Nem aquele choro.
Nenhuma daquelas coisas que culminaram em mim.
Deveria ser outra pessoa.
Uma pessoa boa.
É só isso.
Não adianta se afligir diante do agravante. Encorajar-se a fazer a sua parte ja é o início do caminho, que mesmo incerto te dará esperança e fé.
autor
Não te aflijas diante da noite carregada de sombras. Pensa no amanhecer quando os raios de sol virão iluminar o dia.
Memórias são o auge da poesia apenas quando são lembranças de felicidade. Quando roçam em feridas sobre as quais cicatrizes se formaram, elas se tornam uma aflição dolorosa.
Jesus ao dizer bem-aventurado os aflitos, porque eles serão consolados, se referia a recompensa no mundo espiritual e não material, ainda assim alguns se revoltam com o sofrer para ser feliz porque verificam que uns sofrem mais que outros, mas é a Justiça Divina resgatando dívidas ou nos provando e nos fortalecendo com a fé.
Os sofrimentos em nossas vidas têm duas origens: a vida atual e as vidas passadas e foram geradas tanto numa situação como na outra pelos nossos defeitos morais como o orgulho, vaidade, ambição, desordem, imprevidência, falta de perseverança, má conduta, desejo sem limites, diversos excessos, ingratidão entre outros e só serão eliminados com a reforma íntima. O Homem é assim o gerador da maioria de seus males.
Se o homem se dedicasse a sua evolução moral como se dedica a sua evolução intelectual certamente ele eliminaria a maioria das vicissitudes em sua vida.
A lei dos homens pune algumas faltas quando prejudicamos os nossos semelhantes, mas não as que prejudicam a nós mesmos, porém, a Lei Divina é perfeita e todos os erros por menor que seja terão suas consequências, porém, visando o progresso moral de todos.
Muitas pessoas quando chegam na terceira idade ou estão com alguma doença grave se tornam mais humildes e reconhecem que se não tivessem tido uma vida desregrada poderiam ter evitado muitos de seus sofrimentos e se pudessem voltar ao passado fariam tudo diferente, mas não podem fazer mais nada. Se enganam, pois, não podemos mudar nosso passado, mas podemos ter um futuro diferente e enquanto há vida temos a obrigação moral de lutarmos por nossa evolução espiritual ainda nesta vida.
Nós somos punidos por aquilo que pecamos e isto visa induzir a nossa educação para aprendermos com nossos erros e podermos usar esta experiência para evoluirmos e evitarmos a dor no futuro.
Ziguezague Nostálgico
A vida,
apesar de às vezes aflita,
poderia ter sempre aquela alegria
que a gente tinha ao nos beijarmos na beira do mar.
Seria pedir demais?
Que você sempre volte.
Que nada estrague.
Que jamais acabe.
Porque gosto mesmo
é desse ziguezague
que me leva até você.
