A Ocasiao faz o Ladrao
A morte é bela, seu perfume de rosas que circulam meu interior faz minha alma viajante rodear o paraíso perfeito.
Há certos momentos que jamais esqueceremos, e a fotografia só faz enriquecer a saudade destes magníficos dias.
"Eu até gostaria que fosse menos, mas o fato é que já faz seis anos. Na época, eu cursava jornalismo na UCPel, e tinha um mundo inteiro para descobrir (sempre se tem, não é mesmo?). Minha vontade era clara: queria trabalhar com jornalismo escrito e fugia do assunto quando me diziam que eu tinha que ir para a televisão, como âncora de algum telejornal. Sempre gostei das palavras e de como elas informam com liberdade. Acho que ler para saber é sempre mais livre e rico do que ouvir ou do que ver. E talvez essa ideia venha desde o tempo da escola, quando a professora chegava, escrevia um fatídico primeiro parágrafo no quadro e terminava com insuportáveis reticências. E a turma ainda tinha que ouvir: - “Sejam o mais criativos possível!”. Eu sentia uma frustração terrível quando percebia que a minha criação só começava depois dos três pontinhos. Hoje escolho as palavras com a cerimônia de quem escolhe feijões na mesa da cozinha. Liberdade caça jeito, já dizia o poeta.
Mas agora é totalmente diferente. Não estou na faculdade, muito menos na escola, estou pedindo licença para retornar, para retomar o que eu deixei quando parti de Pelotas.
Enquanto cursava a faculdade, mandava textos para este jornal e, para a minha surpresa, depois de um tempo insistindo, eles foram publicados. E era uma felicidade imensa poder "me ler" no jornal da cidade. Era uma sensação de ganhar outros que compartilhassem ideias, um anonimato da imagem. Ser esmiuçada em palavras sempre me envaideceu mais do que comprar um vestido de festa.
Na adolescência, tive a oportunidade de deixar o Sul para desbravar outras fronteiras. E como nessa época, geralmente, a gente acredita que precisa sair do lugar para ir mais longe, eu aceitei.
Fui me despedindo aos poucos de cada pessoa que era importante para mim. Quando partimos, nunca sabemos quando (e se) um dia voltaremos. Faz parte da poesia de ir embora, fantasiar um voo sem trégua.
E nunca esqueço quando o jornalista Clayr Rochefort, então diretor de redação deste periódico, me desejando tudo de melhor, mas quase como quem exige uma promessa, recomendou: “Só não deixe de escrever!”
Noite dessas, no meio de um aniversário, recebo a ligação da minha mãe. Achei um canto onde eu pudesse ouvi-la e ela disse que seria breve. Queria apenas me contar que, reformando a casa, teve que desmontar um armário e, numa caixinha, encontrou meus primeiros brinquedos de infância, a roupinha que eu usei com apenas 24 horas de vida, ao sair do hospital, o primeiro lençol da minha cama de “adulto”. Quando minha voz falhou, coloquei a culpa na telefonia. Não seria fácil justificar algumas lágrimas de saudade numa noite de festa. Mais difícil ainda seria conseguir estancá-las. Saudade das origens é um tipo que não tem cura.
Mesmo que algum tempo tenha passado, eu continuei a escrever e hoje, com grande alegria, anuncio a minha frequência a ser debulhada nessas páginas tão familiares.
É que mesmo que a gente voe pelo mundo, encontre outras línguas, outras culturas, outros cheiros e amores, sempre fica num armário guardado, na cidade que nos embalou a meninice, bastante do que fomos. E, principalmente, aqueles que continuam nos vendo com os mesmos olhos de antes. Raízes, rio que sempre corre, mesmo quando a chuva estia, obrigada por terem me deixado ir e, sobretudo, por terem me lembrado de voltar."
Publicado pelo Diário Popular de Pelotas.
Quando terminares de quebrar a cara novamente com um garoto que não vale nada e só faz te iludir, saiba que um dia teve um rapaz que gostou verdadeiramente de te, sem ilusões.
A verdadeira essência está no coração daqueles que aprenderam que mudar faz parte da vida, mas que nem o tempo mais distante é capaz de destruir nossas bases.
A criminalidade faz parte do coração do homem.O homem, quando nasce, já traz latente em si, no seu espírito, o germe da criminalidade;por isso é que precisamos educar o homem.Quanto mais educado, portanto, for um povo, menos criminalidade no mundo.Há, porém, espíritos que, mesmo reencarnados e educados, ainda continuarão completamente atrasados,no apego ao seu passado, até se libertarem completamente desse germe da criminalidade.
A corrupção faz um povo anêmico, sem educação, submisso, dependente e escravo.Somente a educação será capaz de libertar um povo.
"Nao é uma religião que faz uma pessoa ser extremamente caridosa e amorosa com o próximo em se doar no Amor. Senão ela ter Deus no seu coração e ser temente aos ensinamentos de Cristo. Porque muitos não conseguem amar o seu irmão, mesmo sendo da mesma religião."
—By Coelhinha
Amar uns aos outros como eu vos amei
Jo 13-14
Quando achar que a vida não faz sentido, pare e olhe para os enfermos que lutam com todas as forças por mais um dia.
Tenho uma amiga que faz cortes no seu braço esquerdo. Outra, tentou suicídio enfiando uma faca também no pulso esquerdo. Há algo nos pulsos esquerdos que as atraem...
..."Sem atitude os nossos sonhos são apenas perda de tempo no campo do faz de conta"... - Ricardo Fischer -.
Faz assim: segue em frente sem olhar para trás. Olhe do seu lado. E se não O encontrar... é porque Ele te leva nos braços.
Na vida só não erra quem não faz. Errar não só é humano, como necessário. Acredito que não há aprendizado sem erros. Portanto, permita-se errar de vez em quando.
O mozinho faz um favor se é para me esquecer apague bem rápido suas recordações e não me procure dando falsas esperanças, agora se é para se lembrar me eternize em seu coração.
não consigo odiar alguém, não consigo guardar magoas. por um lado pode ser bom, mas por outro me faz esquecer o que a pessoa me fez e o quanto doeu, ai deixo ela fazer tudo de novo, e de novo, e de novo.
- Relacionados
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Você é importante para mim: palavras para quem faz a diferença
- A união faz a força: frases sobre o poder da cooperação
- Pequenos detalhes: frases que mostram que a simplicidade faz diferença
- Sua Inveja faz a minha Fama
- Faça o que te faz bem: frases para cuidar do bem-estar
- Aqui se faz, aqui se paga
