A Medida que o Tempo Passa
A inspiração é o momento em que os mortais experimentam também – por que não? – o maná dos deuses. Um instante muito especial. Mágico.
O conceito de inspiração, contudo, vem mudando no tempo e no espaço. No século XIX, ela “baixava” no poeta – ou melhor, no vate – na forma de espírito, bênção ou dom.
De lá para cá, o verbo inspirar ficou mais fácil de ser conjugado. Felizmente, “se inspirar” ficou mais acessível ao eu e ao tu, líricos ou não.
Moderno, Fernando Pessoa escreve com a imaginação e não com o coração. Moderníssimo, João Cabral enfatiza a técnica em detrimento do lirismo.
Quem vai negar que, à sua maneira, tanto Pessoa quanto Cabral são poetas inspirados e criativos?
Certo é que uma boa motivação – que pode vir duma musa, situação ou acontecimento pessoal – ajuda e muito no ato de escrever prosa e, especialmente, versos.
Assim, estou convencido de que o texto literário é resultado da equação emoção/técnica, com predomínio desta sobre aquela. Sem vice-versa.
“A morte é a curva da estrada”
A morte, com licença, é irônica por demais. E trágica, com a devida vênia, por excesso.
Ela é “a curva da estrada”, conforme poetou Fernando Pessoa no “Cancioneiro”.
Ah, senhora brincalhona! Ah, dona das estradas do mundo vasto mundo! Vosmecê tira a vida, mas eu a canto; vosmecê arranca o que as pessoas têm de mais importante, mas eu, pobre poeta, celebro o que elas possuem de mais caro, qual seja, a vida, ainda que Severina ou Caetana:
Bem, dona morte:
Está certo que a sra.
Anula toda sorte!
Todavia, as ações
Realizadas vão ficar
Imortalizadas de A a
Z: logo fim não há!
Era uma menina
Viva à procura do sEU
Adão de sua sina!
Ah, dama negra que quase tudo pode! Quase tudo, repito. Vosmecê arrebata Beatriz na curva da estrada, mas Dante há de continuar a longa caminhada...
Vosmecê, rainha das trevas, se apossa sem avisar da pequena Eva, mas Adão há de permanecer em vigília constante, atado às lembranças especiais. Porque a vida – presente da ventura – segue...
Até que um dia, na curva da estrada, a morte, pela enésima vez, aplicará o golpe fatal. Porque, como bem disse o poeta maior, “a morte é a curva da estrada / morrer é só não ser visto”.
Janeiro
Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendários juliano e gregoriano. O que nem todos sabem é que “janeiro” remete a Jano, deus na mitologia romana.
E o mais interessante: Jano tinha duas faces, uma olhando para trás, para o passado; a outra olhando para frente, para o futuro.
O mês de janeiro é exatamente isto: o momento de iniciarmos o ano novo, tomarmos pé da situação, em sentido pessoal e social, e fazermos projeções para o futuro.
Ao mesmo tempo, janeiro constitui a hora de pararmos para pensar, refletir e fazer um balanço das ações concluídas no ano velho.
Que estamos esperando? Mãos à obra!
Quem sou eu?
Eu sou uma canção sem música?
Uma poesia sem rima?
Diante desses versos tento expressar minha vida.
Quem sou eu?
Gostaria que alguém me dissesse, me mostrasse,
quem realmente sou.
Sou um apaixonado sem poder ter um amor?
Sou um sofredor sofrendo sem poder se manifestar?
E nessa postagem achei um jeito de falar.
Sou um lobo correndo a procurar de seu luar,
tentando achar uma maneira para se soltar e,
como todo lobo, chorar em seu uivar?
Quem eu sou?
Quem nunca se perguntou assim?
Não sou o que você pensa, não sou o que achas que sou.
Na verdade, nem eu mesmo sei quem sou.
Embora tal enigma esteja aqui...
Um fato não posso negar.
Nao sei quem eu sou, mas sou chamado de Felipe A.
Toda geração tem a chance de mudar o mundo.
O direito de ser ridículo é algo que a nossa vem preferindo.
Terremotos, tsunamis, palcas de gelos se soltando, temperaturas elevadas. E vamos continuar esperando q as próximas gerações façam algo?
Nunca entendi como as pessoas podem ODIAR pelas coisas mais simples. Como nunca entendi, porque elas amam por essas mesmas razões.
a vida .. a essa rapoza !
as vezes tudo que queremos é compreender o verdadeiro caminho pra felicidade e como melhor se aproveitar a vida . Muitos acham que a maneira certa é fazendo coisas que reflitam positivamente no seu futuro, que vá lhe garantir algo ; outros creem que é preciso aproveitar cada dia como se fosse o ultimo, se divertir, encher a cara, não se importar com o tal do julgamento , fazer no popular 'oque dá na telha' .
eu não, eu não sei como fazer, mas acho que sei oque estou fazendo . Eu acordo a cada dia com a expectativa de que algo novo possa acontecer, que novas oportunidades surgirão e talvez antigas coisas tenham que ir . Hoje eu aceito a perda, eu sei que de uma maneira ou outra os dias lhe arrancarão coisas, umas mais importantes, outras menos, mas smp levarão . Eu sei que muitas pessoas que amamos vão nos decepcionar , magoar, não irão nos compreender , e que nós faremos o mesmo mas se essa pessoa realmente te ama ela não vai te abandonar . Eu sei que os contos de fadas não existem, mas ninguém nunca deixa de sonhar com eles, que sempre vamos idealizar uma fantasia em nós . Sei que é preciso sonhar, mesmo quando todo mundo te chama de idiota por isso, porque são os seus sonhos que moverão a sua vida, é atravez dele que você vai correr atrás dos seus objetivos. Sei que seriedade e compromisso é necessário , mas é importante termos sempre nosso lado insano e levado conosco . Sei que todos podem virar as costas pra mim um dia, mas tem alguém que nunca vai me abandonar, Deus, ele sim pode me julgar e me conhece inteiramente , e nele eu ponho minhas expectativas, alegrias, angustias e principalmente meu amor . ELE me fez tomar uma decisão , talvez a mais sábia na minha vida, e mesmo sabendo que diariamente vou passar por tribulações eu não desistirei , porque sua graça me basta . e assim eu vou seguindo , do meu jeito, não sei bem onde isso me levará, mas sei que vou a algum lugar, porque nunca , nunca eu irei me entregar ou parar de lutar (yn)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
- Tempo Amor Impossível
- O tempo cura tudo: 43 frases que mostram que ele sara as feridas
- Envelhecer: frases engraçadas para olhar o tempo com bom humor