Voz

Cerca de 9026 frases e pensamentos: Voz

⁠"A guerra grita, mas a paz sussurra — e é na voz suave do amor e da compaixão que Deus nos chama a viver como irmãos."

Inserida por edson_mateus

⁠⁠CONGRESSO EM ÓRBITA
(por um poeta em Marte)

No púlpito, a voz acadêmica
Simula um fervor de retórica,
Mas tudo que exala é política
Com gosto de névoa catártica.

Promete um país de harmonia,
Com leis de fachada plástica,
Mas trai, na proposta utópica,
A ética em curva pragmática.

Do claustro marciano observo
Os jogos em tela lunática —
Debates que brilham sem verbo,
Em marcha de lógica tática.

A esperança, agora sintoma,
Veste um glamour de crendice.
A Terra adormece em diploma
Assinado por sua mesmice.

E eu — sem consolo ou doutrina —
Risco um rastro que vacila,
Um canto sem lei nem figura,
Brindando ao vazio com tequila.

Inserida por ninhozargolin

⁠Escrever é pensar em voz alta, uma confissão pública da alma em movimento.

Inserida por felipe_felisbino

⁠Quando te chamei, ansiava por algo
que me era precioso: o nada.
Não pensava na sua voz, no seu corpo,
o brilho do seu olhar, queria o nada.
Não queria seu amor, sua alegria ou
sua tristeza, seu riso ou seu choro.
Somente o nada.
Não pensava na sua alma ou na minha.
Queria sua presença somente para nada.
Precisava de você apenas por você.
Poderia ser no nada, eu não me importaria.
Naquele momento só tinha um pensamento:
Você. Por quê? Não sei, era para nada.
Não queria minhas desculpas nem ouvir suas desculpas.
Era o seu nome na minha cabeça e mais nada.
Como posso dizer por que te procurava?
Se eu queria você sem motivo
Se não consigo dizer o que era sentido
e qual era o sentido, não consigo dizer
Então cheguei à conclusão que esse nada
em você é mais que tudo e mais que todos.

Inserida por oriebirsocram

⁠A Voz

O Andarilho carregava o peso de tantas críticas que já não conseguia ouvir sua própria vontade. Um dia, sentado à beira da estrada, decidiu ficar em silêncio. Foi nesse silêncio que escutou a voz que importava: a dele. Levantou-se mais leve, sabendo que seguir seus passos, mesmo incertos, era melhor do que viver preso nos sonhos dos outros.

Inserida por Vozqueninguem-ouve

Saudades

⁠Saudades são pequenos ecos do que já foi um cheiro, uma voz, um olhar que não volta,
mas insiste em ficar dentro da gente.

Em curtos espaços de tempo,
elas aparecem como vento leve,
ou como um silêncio pesado.

Não precisam de muito para doer,
nem de muito para aquecer o peito.
A saudade é o que resta quando o tempo passa,
mas o sentimento permanece.

Inserida por reinaldohilario

⁠Projetei no outro o espelho da minha alma, e na sua voz busquei a resposta que acalma:

Diga-me, quem sou eu? — pergunta que reclama, ser eu, senão o eco que no outro se inflama.

Inserida por I004145959

⁠Como vou endireitar o mundo e eu mesma sem minha voz?

Inserida por pensador

⁠“Pensar em voz alta, no tempo presente,
é amar o futuro em construção.”

Inserida por felipe_felisbino

⁠Os grandes comunicadores mantêm o mesmo tom de voz do interlocutor.

Leil Lowndes
Como conversar com qualquer pessoa. Rio de Janeiro: Sextante, 2025.
Inserida por pensador

O desejo da voz, que vem de dentro do pensante sobre a ética que supera, até ⁠o latente da carne que é o real, não aquieta a indagação que ecoa no fechar dos olhos.

Inserida por Dimensoes

⁠Oro aos deuses sobre corrigir minha conduta, encobrindo em voz alta a distante voz, mas ensurdecedora que diz que é minha natureza.

Inserida por Dimensoes

⁠O frio tem voz...
Ele fala no silêncio das madrugadas, no vento que corta a pele, no vazio das ruas desertas.
O frio sussurra ausências, revela solidões, convida à introspecção.
Mas também ensina: é no frio que se valoriza o calor, é no inverno da vida que se aprende a força da esperança.
Toda estação fala. E o frio… também tem voz.

Inserida por reisec

Quando a Última Luz se Apaga
⁠No silêncio que resta após a voz,
Ouço apenas o eco do que fui.
A saudade não fala — ela dói,
Como o peso de um mundo sem rui.

O tempo, esse traidor sem rosto,
Levou tudo o que me fazia viver.
E deixou um coração exposto
A lembrar sem poder esquecer.

Os risos morreram nos cantos da casa,
E os quadros, sem cor, me acusam em vão.
Cada passo é um corte que atrasa
A cura de tanta desilusão.

Eu amei com a força de um naufrago,
Gritei teu nome ao vento surdo.
Mas a vida, com seu verbo frágil,
Sussurrou: "você chegou tarde, é o absurdo".

Já não sei o que sou — sombra, poeira,
Ou só alguém que o mundo esqueceu.
Só sei que tudo que era bandeira
Hoje é trapo que o tempo comeu.

E quando a última luz se apagar,
Que não chorem, que não digam meu nome.
Pois quem morre sem mais esperar
Já morreu bem antes da fome.

Inserida por silvano_eising

⁠ Escrevo no Escuro, Mas Não em Silêncio

Mesmo com minha visão limitada, minha voz não se cala.

A vida me impôs um silêncio forçado, uma pausa que nunca escolhi. Minha visão debilitada me impede de agir como antes, de subir, pintar ou realizar tarefas físicas.

Mas a dor que não fala explode por dentro — e eu preciso botar isso pra fora.

Escrever, para mim, não é simplesmente sentar e digitar. É uma batalha diária.

Minha visão limitada dificulta a leitura e a escrita. Cada palavra que sai é fruto de muita paciência, esforço e adaptação.

Uso ferramentas tecnológicas para ajudar — leitores de tela que me falam o que está escrito, comandos de voz que transformam minha fala em texto, teclados especiais que me ajudam a não errar —, mas mesmo assim o processo é lento e exaustivo.

Às vezes, a letra demora a sair porque tenho que revisar com cuidado o que foi transcrito, corrigir erros que aparecem, lidar com o cansaço físico e mental.

A sensação é de um combate constante contra o tempo, contra a fadiga, contra a frustração de não poder ver as palavras como antes.

Mas eu persisto. Porque essas palavras são mais que letras — são minha resistência, meu grito silencioso, meu modo de existir.

A escrita não é só trabalho, nem rotina — é luta, é expressão de dor, é cura e sobrevivência.

Enquanto minha visão limita meus passos, minha mente e alma encontram força para criar e resistir.

Que minha história sirva de voz para tantos que lutam calados, porque ser forte nem sempre significa estar bem.

Seguimos, com a alma ferida, mas de pé.

#Resiliência #DorSilenciosa #HomemQueSofre #EscritaQueCura #ForçaInterior

⁠Uma Ideia

palavras não matam
nem provocam inverno atômico

e na voz do poeta
(abelhas na colmeia)

podem até conter uma ideia

Régis Bonvicino
Más companhias: poesia, 1983/1986. São Paulo: Olavobrás, 1987.
Inserida por pensador

Ninguém Te Copia

Falei de você pra uma tal de inteligência
Tentei descrever tua voz, tua presença
Mas faltou calor, faltou emoção
Não tem tecnologia que entenda o coração.
Mostrei tua foto, contei teu jeitinho
Até mencionei o sabor do teu carinho
Mas não teve jeito, ficou tudo vazio
Você é um amor que não cabe num fio.

E eu pedi desculpa por tentar te explicar
É que amar demais faz a gente exagerar.

Mas ninguém te copia, ninguém te traduz
Você é milagre, é estrela com luz
Não dá pra programar teu beijo, teu olhar
O que eu sinto por ti, não dá pra simular
Você é única, inteira e eu queria só minha
Nem o céu com seus dados te adivinha.

Se um dia o mundo tentar te inventar
Vai ver que o amor não se pode criar
Você é poema que só eu sei ler
E tudo em mim só sabe te querer.

Inserida por niely_lima

⁠É, a dor virou livro,
e o silêncio agora tem voz.
Cada linha, uma cicatriz.
Cada página, um grito disfarçado.
Escrevo pra não explodir.
Respiro entre palavras afiadas.
Viver doeu.
Escrever salvou.

Sem fé pública, a democracia perde sua voz.

Inserida por I004145959

⁠Existem aqueles que provocam apenas com o sopro da presença, o timbre da voz, o olhar que arde sem pressa, o gesto que acende devaneios sem precisar tocar, nem toda nudez é explícita, Há quem enlouqueça sem jamais se despir.

Inserida por alilianebritto