Viver em Sociedade
Todos em uma sociedade quer mudanças no governo, na saúde, na educação, na vida. Mas eles nem percebem que primeiro devem mudar a si mesmos. Não haverá mudanças enquanto as pessoas não mudarem a si mesmas.
Quando falo em amor, digo a condição quando o mesmo é dito em nossa sociedade, a palavra amor se perdeu num vazio existencial onde seu significado é apenas materializado num instante de um entusiasmo sem condição de oferecer ao bem amado a capacidade de errar.
A sociedade moderna é a origem, a mente é a causa, sua atitude é o resultado, dizer foda-se para sociedade é a sua solução.
A baixa autoestima existe somente porque as pessoas vivem em sociedade. Quem vive sozinho sofre de altíssima autoestima.
O poder está realmente na sociedade que elege os seus pares, pessoas que pensam da mesma forma e que também "financiam" e "mantem" esse pensamento, de forma que acaba virando um ciclo impenetrável e insustentável para quem pensa diferente.
Na vida EM SOCIEDADE, nós seres humanos, temos várias necessidades!
Citarei aqui somente as 10 que considero mais importantes:
1- PROFESSOR;
2- PROFESSOR;
3- PROFESSOR;
4- PROFESSOR;
5- PROFESSOR;
6- PROFESSOR;
7- PROFESSOR;
8- PROFESSOR;
9- PROFESSOR;
10- PROFESSOR.
SE NÃO VALORIZARMOS ESTES PROFISSIONAIS CORREMOS O RISCO DE NÃO TERMOS MAIS UMA SOCIEDADE PARA VIVER!
Seu telhado também é de vidro
Vamos pensar um pouco. Há muitos ditados que a sociedade mundial tem como uma verdade universal. Indiscutíveis. Logo, se os milênios de aprendizagem da humanidade dizem que algo deve ser assim, nada mais prudente que fazer assim.
Não atire pedras no telhado do seu vizinho, o seu também é de vidro.
Isso quer dizer, caso você venha criticar alguém, se sentindo no direito de repreender uma pessoa por uma atitude que esta cometeu. Aceite o direito de resposta desta. Ninguém é obrigado a aceitar suas críticas caladas.
E vivemos um exemplo esta semana. A Presidenta do Brasil expediu uma nota manifestando seu repúdio, pela morte do brasileiro por fuzilamento na Indonésia.
Totalmente aceitável este manifesto ante ao ocorrido.
Agora, se o Presidente da Indonésia viesse a rebater este manifesto, teria que ser observado respeitosamente sua atitude. Este em seu direito de resposta poderia lançar um manifesto repudiando a maneira como são tratados no Brasil, os professores, os doentes, os aposentados, a maneira como são usadas as verbas destinadas à sociedade, citando apenas alguns absurdos.
Caso nosso país tivesse a mesma atitude do Presidente da Indonésia com políticos, traficantes, corruptos, burocratas, e muitos outros. Muitas vidas inocentes seriam poupadas. Cuidado, seu telhado também é de vidro.
PAULO CESAR
Quando vivemos EM SOCIEDADE (seja entre amigos, família, bairro, cidade, país ou o próprio planeta), a preocupação primária deve ser sempre o "RESPEITO ao PRÓXIMO, à INDIVIDUALIDADE e DIGNIDADE de todos", nossas diferenças vão de raça, crença, gastronomia... NINGUÉM É IGUAL!
NENHUM ser humano é obrigado a viver EM SOCIEDADE, mas se optar em viver está OBRIGADO a saber lidar com estas diferenças, esta DIVERSIDADE, necessitamos APRENDER E PRATICAR o respeito a nós mesmos e ao próximo, pois que nossas ações AFETAM diretamente a sociedade que ESCOLHEMOS para viver, trago comigo este ensinamento desde criança na seguinte expressão: “nosso direito COMEÇA QUANDO O DOS OUTROS TERMINA, da mesma forma que TERMINA QUANDO O DOS OUTROS COMEÇA”!
Enquanto não nos conscientizarmos que numa vida EM SOCIEDADE o PROBLEMA DE UM é PROBLEMA DE TODOS, não estaremos AINDA vivendo em sociedade!
Existem tantas pessoas de BOM CORAÇÃO, mas como nossa sociedade não valoriza ESTES VALORES, estas pessoas evitam se mostrar, conheço VÁRIAS e me inspiro nelas!
Uma PARTE de um ensinamento foi “pinçada” e transformaram a expressão “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita...” numa CONDENAÇÃO SUMÁRIA de todos os que são flagrados FAZENDO O BEM, quando, na verdade, são destes REFERENCIAIS, destes BONS EXEMPLOS que NECESSITAMOS!
Jesus NÃO CONDENA a boa ação, muito menos QUEM A PRATICA, sua máxima se opunha ao HÁBITO de ostentar, característico de pessoas VAIDOSAS, Seus ensinamentos sempre combatiam os DEFEITOS DOS SERES HUMANOS e não as pessoas!
Vejamos TODO o ensinamento, e tiremos nossas próprias conclusões:
“Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, PARA SERDES VISTOS POR ELES, do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu!”.
“Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita!”.
Mateus, 6
Nesta terra não existe PATRIMÔNIO maior que um bom e velho CORAÇÃO, é ele a CHAVE que nos abrirá as tão propaladas PORTAS DOS CÉUS!
O que precisamos é mudar nossos conceitos de BEM SUCEDIDOS, que numa sociedade consumista equivale a ter DINHEIRO... BEM SUCEDIDOS são aqueles que com muito ou pouco dinheiro VIVEM FELIZES e promovem a FELICIDADE DOS SEMELHANTES, BEM SUCEDIDOS são aqueles que FICAM FELIZES com a FELICIDADE ALHEIA, promovem a FELICIDADE COLETIVA para se beneficiarem da COLETIVIDADE FELIZ, pois entendem que a vida só tem sentido quando é voltada para o BEM DE TODOS, BEM SUCEDIDOS são os que entendem e praticam o SER ÚTIL A TUDO E A TODOS, fazendo-se PEQUENOS, mas tornando-se GIGANTES nos corações e nas lembranças daqueles que cruzaram seus caminhos...
Tô tentando!
A Sociedade.
Texto baseado em sociologia do nosso tempo ,desde os primórdios dos primeiros anos das revoluções industriais , onde o mundo começava a se organizar em sociedades , é a partir daí que o mundo virou um caos e uma loucura só.
E um tal de corre-corre pra cá e pra lá,uma aglomeração de pessoas em todos os lugares, as pessoas trabalhando muito e mal param para se cumprimentarem umas as outras.
Mas falando a verdade ninguém conhece ninguém, e a maioria não tem empatia com as outras, é um mundo de solitários ,tristeza e amarguras.
Todos pisam em cima dos outros e tudo piora com essas, classes sociais, por que querem ver quem tem mais , quem pode mais ou resumindo quem adquiri mais poder.
Em minha modesta opinião tudo isso está passando dos limites, está uma loucura essa nossa sociedade....
E enquanto a busca pelo prazer é uma constância nessa sociedade, o amor torna-se cada vez mais escasso.
Somos uma sociedade adultera! Adulteramos o amor ao próximo quando menosprezamos o outro e somos infiéis na forma como buscamos a verdadeira felicidade e o respeito ao outro.
Faça o que a "sociedade" quer, no fim das contas você não terá vivido para você e sim para os outros... Se liga pow!
#phaelandrade
SOS – misericórdia para as crianças
A sociedade vive sobressaltada, de cabelo em pé, com o resultado do seu próprio estilo de vida. É muito barulho pra todo lado. Aí, a própria família, essa que reclama tanto do incômodo, basta alguém comemorar o aniversário e o barulho é o primeiro convidado a chegar. Nas festas de casamento então, o barulho chega de fraque e cartola. Os convidados, coitados, que imaginavam rever amigos e botar o assunto em dia, nem pensar. Ninguém consegue falar, só se gritar para saber, pelo menos, como o outro vai. Aliás, na primeira chance as pessoas vão saindo, estressadas e frustradas. É para economizar o consumo? É chic? É moda? É claro que um fundo musical na festa é maravilhoso! Mas, por que tanto volume? E não adianta pedir para baixar o som, o profissional contratado, o dj, tem poder; manda na festa e você pode morrer fuzilado com uma guitarra apontada para o seu ouvido que ninguém socorre ninguém.
Por onde anda a educação?
As crianças não escapam dessa maluquice de botar o som em último volume nas comemorações, pasmem, a partir de um ano de vida! Mas reparem como os pimpolhos homenageados se comportam na festa: desesperados, choram, querem tirar a roupa, os sapatos, os penduricalhos do cabelo, e geralmente os avós ou algum voluntário bom samaritano sai com a vítima aos farrapos, para dar uma volta lá fora, onde o aniversariante acaba dormindo, aliviado, longe dessa zoeira horrorosa! É um caos! Enquanto isso, uma nuvem de sofredores de tenra idade se esforçam para ficar na festa, anestesiados pela esperança de ganhar os brindes. Ufa! Que sacrifício! A maioria chega a casa e haja mecanismos para baixar a overdose de adrenalina.
A Escola não pode de maneira nenhuma se omitir na educação sobre o uso inteligente do som.
Os profissionais têm também que baixar o volume dos equipamentos utilizados nas aulas. É um horror! Os professores devem reduzir o volume da voz. Por que gritar tanto assim? Numa conversa normal, com pessoas educadas falando, o decibelímetro marca 30, 35 decibeis! Imagina o incomodo de quem é obrigado a participar de uma aula com 60 decibéis ou mais dos professores que só gritam? O resultado é este que se registra: de cada cinco crianças, nas três primeiras séries do ensino fundamental, somente uma é capaz de ler e entender uma frase escrita! É só porque o professor grita? Não! Claro que não, mas que a gritaria interfere, ah! Interfere, sim.
“O excesso de ruído causa na massa cinzenta um estímulo desnecessário, que a deixa acelerada, sem motivo. Ficamos em alerta, como se estivéssemos em perigo", explica Fernando Pimentel de Souza, neurofisiologista da Universidade Federal de Minas Gerais. Isso significa produção em excesso de cortisol, o hormônio do estresse, em picos estratosféricos, no organismo. "É uma estratégia de defesa, que o próprio cérebro, agredido, articula", justifica o psicólogo Esdras Vasconcellos, da Universidade de São Paulo. Faz sentido, por se tratar de uma reação que prepara o corpo para se proteger de um possível problema”.
“O ouvido é o único sentido que jamais descansa, sequer durante o sono. Com isso, os ruídos urbanos são motivos a que, durante o sono, o cérebro não descanse como as leis da natureza exigem. Desta forma, o problema dos ruídos excessivos não é apenas de gostar ou não, é, nos dias que correm, uma questão de saúde, a que o Direito não pode ficar indiferente”.
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/5261/poluicao-sonora-como-crime-ambiental#ixzz3niGlnwid
.
Excesso de som altera a química cerebral: barulho excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, recreio da escola, festas, reuniões, etc. “A Escola localizada no centro nervoso das cidades tem o ensino prejudicado. Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, ao avaliar os efeitos do som do trânsito diurno em alunos do 7º ano, chegaram à conclusão que alunos que estudam em escolas localizadas em áreas de tráfego intenso tiveram pior resultado nos testes de leitura - uma defasagem de sete meses - em relação às turmas de instituições situadas em áreas mais silenciosas”.
Então, mãos à obra: família, escola, igrejas, amigos, todo mundo; baixem o volume do som! Use-o, com inteligência!
Ele provocou e provoca até hoje muitos impactos na sociedade, seus textos simples já comoveram muita gente, várias vezes calou a ciência, mudou a história do mundo e até hoje é o mais vendido em todo o planeta. Ele é o único que descreve o passado, o presente e o futuro sem errar em nenhum detalhe. Sua intenção é levar as nações a praticarem o amor e ensinar a unica forma de se ter paz no mundo. É a Bíblia, um livro escrito por reis, por anciãos, pescadores, cobradores de impostos, agricultores, escrito por pessoas simples, porém que foram transformados pela mesma palavra que há nesse livro, por isso posso dizer que ele é tudo isso por que não é só um livro é a palavra do Deus vivo e bem aventurados são os que praticam e guardam os mandamentos contidos nesse livro, eles serão recompensados e chamados filhos de Deus.
OS LADOS DA SOCIEDADE INFELIZ
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Adultinhos e criançonas me causam dó. Tenho a mesma sensação pungente quando me deparo com um velho de alma jovem ou com um jovem de alma velha. Em minha opinião, as acelerações e os retardos não da idade propriamente, mas da identidade do indivíduo, causam desarmonia profunda entre corpo e alma.
Não me refiro à inteligência natural da pessoa, nem aos desníveis patológicos de natureza biológica ou psíquica. Falo das distorções sociais comumente causadas por influências externas capazes de moldar o caráter ou a personalidade menos fundamentada. Essas influências podem vir dos pais que desejam ter filhos precoces quando crianças, para torná-los produtos bem sucedidos de mídia. Outros pais, que idiotizam filhos jovens, dando-lhes boa vida material sem qualquer limite ou responsabilidade.
Também se torna cada vez mais comum a exploração, por políticos, marcas e mídias, dos idosos que se deslumbram com a ilusão do rótulo de melhor idade que gera, com pouco investimento, milhões de votos, faturamentos milionários e altos índices de audiência. Tudo muito bom, mas não para os idosos tratados como bichinhos de pelúcia.
Vivemos em tempos cada vez mais fúteis; superficiais; voltados para o consumo sem critério; as aparências; a materialidade. Em um mundo impregnado por conceitos distorcidos de competição, vitória sobre o próximo e posses. Algum tipo de poder, não importa qual. Muito menos o critério de sua conquista.
Na maioria das vezes, tudo começa na infância precoce. Na obrigação de ser super. Vencer e vencer. Ter por ter. Subir a qualquer custo as escadarias da fama, da riqueza incontida e do poder. Alguns serão sempre subjugados com a ilusão de um dia subjugar. Outros sempre subjugarão ou passarão a fazê-lo.
De alguma forma, todos sempre serão insatisfeitos, infelizes e deprimidos. Uns, porque não podem comprar nada e ninguém. Outros, porque não podem comprar tudo e todos.
Não dá para pensar em uma sociedade mais justa, num mundo mais fraterno se não fizer a sua parte. Perceba-se o ser criador, transformador,capaz de fazer coisas que mudem a nossa história! Levante-se e corra pro abraço! O mundo espera isso de você.
